Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 27 de Abril de 2024, as 06:30:09


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 2 3 [4] 5 6   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Montagem Head baixo 250W  (Lida 34048 vezes)
Ramsay
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 969

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 127



« Responder #45 : 06 de Janeiro de 2017, as 19:50:12 »

Citar
Os diodos D2 e D3 DEVEM ficar encostados física e térmicamente ao dissipador principal mas elétricamente isolado deste.

Exato, e de preferência usar uma pasta térmica do tipo utilizada em computadores entre a carcaça dos diodos D2 e D3 e o dissipador principal a fim de aumentar a condutividade térmica.
« Última modificação: 06 de Janeiro de 2017, as 20:05:28 por Ramsay » Registrado
daniel_tubes
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 718

Obrigado
-Dado: 190
-Recebido: 106


A eficiência está na simplicidade...


« Responder #46 : 06 de Janeiro de 2017, as 20:11:35 »

Vou desviar o tópico , mas só um pouquinho...

Que tipo de aterramento é esse feito com diodos, resistores e capacitores.

Perdão a minha ignorância, mas nunca tinha visto isso antes?

At Daniel.
Registrado

Pirataria é crime, não roube navios...
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.262

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #47 : 06 de Janeiro de 2017, as 20:54:14 »

Bom, pesquisando um pouco acho que achei a resposta para os "terras".



O triângulo seria o "comum" do circuito, referência e retorno para os sinais.  Como ele pode ficar flutuante em relação ao terra, o arranjo de resistor-capacitor-diodos serve para evitar os loops de terra.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #48 : 06 de Janeiro de 2017, as 23:32:20 »


Matec

Essa dos diodos eu não sabia, fiquei até surpreso nunca tinha visto. O dissipador que tenho aqui é bem grande e seria para os transistores de potência (3 MJL21193 e 3 MJL21194), então os diodos também vão nesse dissipador? Esse é o principal?

Quais são os transistores de driver? MJE15033 e MJE 15032?

Não sabia? Precisaria saber bem antes. No outro ampli como ficava o sensor de temperatura?

O dissipador Grande é para os 6 MJLs (são 3 pares), e os diodos vão ficar simplesmente encostados no metal, com pasta térmica, (como bem disse o Ramsay).

Os MJE são 3, o primeiro do esquema 15033 (Q4) é o amplificador de tensão e o outro par de MJEs 15032 e 15033 (Q5 e Q6), são os drivers. No projeto eles são colocados num dissipador menor.

Pense em tudo isso na hora de fazer o layout, de modo que caiba tudo lá nas posições corretas, ou você vai ficar criando layouts até o fim do ano.  Evil

Abs
« Última modificação: 16 de Abril de 2017, as 20:59:07 por Matec » Registrado
castrodga
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 62

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 7



« Responder #49 : 07 de Janeiro de 2017, as 16:37:48 »


Matec

Essa dos diodos eu não sabia, fiquei até surpreso nunca tinha visto. O dissipador que tenho aqui é bem grande e seria para os transistores de potência (3 MJL21193 e 3 MJL21194), então os diodos também vão nesse dissipador? Esse é o principal?

Quais são os transistores de driver? MJE15033 e MJE 15032?

Não sabia? Precisaria saber bem antes. No outro ampli como ficava o sensor de temperatura?

O dissipador Grande é para os 6 MJLs (são 3 pares), e os diodos vão ficar simplesmente encostados no metal, com pasta térmica, (como bem disse o Ramsay).

Os MJE são 3, o primeiro do esquema 15033 (Q4) é o amplificador de tensão e o outro par de MJEs 15032 e 15033 (Q5 e Q6), são os drivers. No projeto eles são colocados num dissipador menor.

Pense em tudo isso na hora de fazer o layout, de modo que caiba tudo lá nas posições corretas, ou você vai ficar criando layouts até o fim do ano.  Evil

Abs

Pior que não, no outro projeto acho que o autor não falou nada sobre os diodos, os que iam no dissipador eram os dois pares de saída e o 2sd669.

Imagino mesmo  Cheesy vou fazer esse layout com muita calma mesmo, para dar tudo certo. O bom é que tenho outro dissipador aqui só tenho que ver se vai servir para os MJEs.
Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #50 : 07 de Janeiro de 2017, as 17:47:53 »

Pois é, no outro projeto o 2SD669 era o sensor de temperatura e você nem sabia.  Huh?

Sensores de temperatura podem utilizar Diodos, Transístores, PTCs, NTCs, ou qualquer outro componente que tenha suas caraterísticas elétricas alteradas pela temperatura.

Nos amplificadores de potência lineares, os sensores servem para ajustar a corrente de Bias dos transístores de saída. Quando esses transístores estão trabalhando quentes, sua corrente quiescente pode aumentar tanto que leva o componente à destruição.
Por isso esses sensores devem ficar firmemente encostados no dissipador, para que a corrente de Bias seja ajustada á temperatura de trabalho dos transístores de saída.  Roqueiro

Abs
« Última modificação: 16 de Abril de 2017, as 20:55:55 por Matec » Registrado
castrodga
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 62

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 7



« Responder #51 : 07 de Janeiro de 2017, as 18:19:36 »

Obrigado pela explicação Matec  Legal!

Eu tinha lido que o 2sd699 que fazia o ajuste da corrente de Bias, mas não sabia que era chamado de sensor de temperatura nem que podia ser feito por diodos e outros.

Na realidade meus conhecimentos sobre amplificadores de potência são poucos, nada muito além do básico que se tem nos livros de eletrônica analógica por aí.
Registrado
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.227

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 353



WWW
« Responder #52 : 07 de Janeiro de 2017, as 19:58:31 »

Olá.

Na verdade, o 2SD669 não é um " sensor de temperatura ". O circuito é chamado de " multiplicador de Vbe ", em função do valor da tensão Vce ser dada pela expressão ( Rcb / Rbe +1 ) * Vbe. Ele serve para estabelecer a tensão inter-bases dos transistores de saída e, assim, controlar a corrente quiescente dos mesmos. Fazendo-se um dos resistores variáveis ( de preferência, Rbe ) pode-se ajustar a tensão Vce para qualquer múltiplo de Vbe, o que não é possível de ser feito com diodos discretos, que só permitem incrementos em múltiplos inteiros.

Acontece que o valor do Vbe dos transistores de saída varia com a temperatura; mantendo-se a tensão inter-bases fixa, corre-se o risco de a corrente quiescente dos transistores de saída entrar em disparo térmico. Acoplando-se o transistor do multiplicador de Vbe ao dissipador dos transistores de saída, consegue-se compensar essa variação, pelo menos, numa primeira aproximação.

O multiplicador de Vbe, como circuito para fornecer a tensão inter-bases, é extremamente interessante, pois não só consegue compensar satisfatoriamente a variação na tensão Vbe dos transistores de potência quando bem projetado e implementado, como também introduz um fator de estabilidade adicional à corrente quiescente do estágio de potência.
« Última modificação: 10 de Janeiro de 2017, as 18:49:43 por A.Sim » Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
castrodga
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 62

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 7



« Responder #53 : 10 de Janeiro de 2017, as 18:24:26 »

Olá pessoal, depois de fazer algumas simulações e pesquisar bastante acabei decidindo montar o primeiro esquema que o xformer postou mesmo. Porém estou com algumas dúvidas ainda.

Os diodos devem ficar no dissipador dos transistores de potência mesmo(MJLs)? Pois o autor fala que eles devem ir no dissipador dos transistores de driver, olhem só:


Além disso ele não fala nada sobre a tensão dos capacitores, será que se eu usar de 100V fica bom? Não tem risco nenhum? E os cerâmicos de 25V.

O que é esse S/B? é o tipo do fusível?


E por fim, posso usar esse transistor no lugar do MPSA42 sem problemas?

xformer, o aterramento é o rachurado mesmo, tanto que ele indica no esquema da fonte. só pra confirmar mesmo. o problema é que ele fala que aquele resistor de 10ohms(R23) é de 1/4W, o certo não seria de uns 5W?

Por enquanto é isso, essa semana começo a fazer o layout  Roqueiro

Abraços
Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #54 : 10 de Janeiro de 2017, as 18:57:26 »

Não sei porque essa recomendação de colocar os diodos encostados no dissipador dos drivers. Os drivers trabalham quentes seja qual for a potência que o amplificador forneça ao falante. Já os Transístores de saída trabalham desde quase frios à extremamente quentes, e esses sim precisam da compensação. Na minha opinião o texto está errado.  Bufando

Os capacitores dependendo do lugar devem ser mesmo de 100v. Os cerâmicos também. Se não achar cerâmicos de 100v use valores maiores de tensão.

S/B = Slow Blow que em termos gerais significa fusível de ação lenta.

Se o transístor tiver as mesmas características do MPSA 42.  Lembre-se que boa parte da estabilidade do amplificador virá desses componentes.

Abs
« Última modificação: 06 de Fevereiro de 2017, as 23:52:20 por Matec » Registrado
castrodga
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 62

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 7



« Responder #55 : 03 de Fevereiro de 2017, as 22:26:01 »

Boa noite pessoal, atualizando o tópico. A potência ta quase pronta, falta colocar os transistores de driver e de saída. Testei a fonte agora a pouco e tá tudo certo por enquanto  Legal!

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)
Registrado
castrodga
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 62

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 7



« Responder #56 : 06 de Fevereiro de 2017, as 22:20:43 »

Fala galera, hoje finalmente pude terminar o amplificador, enrolei porque como mudei de projeto do power tive que furar o dissipador novamente e dá um trabalhão  Bufando

Ele funcionou perfeitamente, ainda tenho que fazer alguns ajustes, pretendo ir no laboratório da faculdade fazer uns testes e etc. Mas no geral saiu som, e que som lindo(estou usando uma caixa 4x10 4Ohms), a indicação do xformer do power casou muito bem com o pré do 400rb. Uma coisa que notei é que o transistor Q4 esquentou bem mais que os outros dois (Q5 e Q6), vou ter que trocar o dissipador dele por um maior.

Gostaria de agradecer a todos que me ajudaram e tiraram minhas dúvidas aqui do fórum, valeu demais pessoal 

Abraços

Registrado
rodlburigo
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 410

Obrigado
-Dado: 93
-Recebido: 121



« Responder #57 : 07 de Fevereiro de 2017, as 09:12:03 »

Show de bola castrodga, parabéns pela conclusão do projeto!!!
Rola umas fotos e uns vídeos?
Abraço!
Registrado

Mesmo a maior jornada começa com o 1º passo!
Rodrigo.
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.262

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #58 : 07 de Fevereiro de 2017, as 14:37:16 »

Uma coisa que notei é que o transistor Q4 esquentou bem mais que os outros dois (Q5 e Q6), vou ter que trocar o dissipador dele por um maior.

O Q4 é o estágio amplificador de tensão, e trabalha em classe A,, portanto vai dissipar bastante potência. Não sei se você atentou a esse aviso na página do projeto:

Citar
All three driver transistors (Q4, 5 & 6)must be on a heatsink, and D2 and D3 should be in good thermal contact with the driver heatsink. Neglect to do this and the result will be thermal runaway, and the amp will fail. For some reason, the last statement seems to cause some people confusion - look at the photo below, and you will see the small heatsink, 3 driver transistors, and a white 'blob' (just to the left of the electrolytic capacitor), which is the two diodes pressed against the heatsink with thermal grease.

Ou seja, os três transistores e os dois diodos devem ser bem presos (e tenham bom contato térmico) ao mesmo dissipador, pra que tenham a mesma temperatura e se compensem entre si.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
castrodga
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 62

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 7



« Responder #59 : 07 de Fevereiro de 2017, as 15:33:00 »

Olá xformer, até fiquei com dúvida quando vi isso e perguntei aqui no fórum, e o Matec achou que estava errado o texto do autor, olha só:

Não sei porque essa recomendação de colocar os diodos encostados no dissipador dos drivers. Os drivers trabalham quentes seja qual for a potência que o amplificador forneça ao falante. Já os Transístores de saída trabalham desde quase frios à extremamente quentes, e esses sim precisam da compensação. Na minha opinião o texto está errado.  Bufando

Os capacitores dependendo do lugar devem ser mesmo de 100v. Os cerâmicos também. Se não achar cerâmicos de 100v use valores maiores de tensão.

S/B = Slow Blow que em termos gerais significa fusível de ação lenta.

Se o transístor tiver as mesmas características do MPSA 42.  Lembre-se que boa parte da estabilidade do amplificador virá desses componentes.

Abs

Para mim até que fez sentido porque no amplificador anterior que eu ia montar o 'sensor de temperatura' também ficava no mesmo dissipador dos transistores de saída.
Registrado
Páginas:  1 2 3 [4] 5 6   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.046 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal