Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 27 de Abril de 2024, as 02:31:00


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 2 [3] 4 5 6   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Montagem Head baixo 250W  (Lida 34034 vezes)
castrodga
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 62

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 7



« Responder #30 : 05 de Janeiro de 2017, as 19:09:11 »

Olá.

A solução do item ( c ) vale para o amplificador com os quatro transistores, ou só dois, se quiser.

Quanto a testar o amplificador, sugiro colocar um resistor de 100 ohms x 10 W no lugar de cada um dos fusíveis de +B / -B para limitar a corrente e evitar novas queimas. Com os resistores, dá para testar o amplificador e verificar as tensões quiescentes sem medo de queimar os transistores de saída.

Olá A.Sim,

desculpe a ignorância mas não entendi sobre os fusíveis de +B/-B. Estou usando um fusível no primário do transformador apenas.


-----
Olá

Só pra finalizar minha "avaliação" sobre esse esquema de power; fui fazer uma simulação e descobri que há um erro no projeto muito mais sério que oscilações em alta frequência. O amplificador não é estável em DC, o que pode fazer com que "trave" a saída, ou em +B ou -B, e leve à imediata destruição dos transístores de saída, falantes e fonte.  Cry

Não tem como garantir o bom funcionamento desse amplificador. Bufando

De modo que o melhor é partir para outro projeto de power que seja já aprovado, sem haver surpresas escondidas.  Batendo Cabeça

Tem alguns Powers Prá lá de testados que vou mostrar mais tarde.

Abs

Olá Matec,

Estranho pois no próprio site tem um vídeo desse amplificador funcionando  Sad

Mas aproveitando seu diagnóstico, poderia indicar outros projetos mais simples, ou que se tenha certeza que funcione? Detalhe que preciso de uma potência de pelo menos 150W, e se fosse possível um projeto que desse para aproveitar o transformador desse projeto  Cry
« Última modificação: 05 de Janeiro de 2017, as 19:12:53 por castrodga » Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #31 : 05 de Janeiro de 2017, as 19:29:18 »

Olá, Matec :

O amplificador é estável em DC, sim. A fase da realimentação está correta. Notaste que ela entra na entrada (+) do operacional ?


É nada A.Sim.   Sad

Se a fonte dc do amplificador ficasse entre 30 e -30, talvez. Porém em tensões maiores o integrado satura e não consegue controlar  tensão de saída.

Veja que a saída do integrado passa por um divisor de tensão, os resistores de 18k e 240 ohms.
Isso significa que se você precisar de uma variação PP de 1V, (+0,5V -0,5V), na base dos transístores amplificadores de tensão, o integrado terá que suprir uma variação de: 0,5 x 18000/240 = 37,5v Ou seja: de +37,5v à -37,5V = 75v PP Para cada 1V. Lembrando que a fonte do Circuito Integrado é de +15 e -15V (30v).

Como os transístores têm polaridades diferentes, o ponto de funcionamento não é igual. Uma variação de de 0,03v já obriga o CI à deslocar a tensão de offset  no pino 1 em 2,25v. Esses detalhes, além de outros já tornam o projeto ruim. Não duvido que funcione bem com uma fonte de tensão mais baixa, mas com mais de 100v dão dá .

E existem muitos projetos bons que trabalham bem com essas condições.

Citar
Notaste que ela entra na entrada (+) do operacional

Sim, como o power é inversor, tem que inverter as entradas do CI para que a Realimentação Negativa funcione. É comum esse procedimento


castrodga

Citar
Estranho pois no próprio site tem um vídeo desse amplificador funcionando

O amplificador funciona... até que torra, do nada...  Evil

Vou pesquisar aqui e em alguns dias posto alguma coisa.

Abs
« Última modificação: 05 de Janeiro de 2017, as 19:57:13 por Matec » Registrado
castrodga
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 62

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 7



« Responder #32 : 05 de Janeiro de 2017, as 19:45:47 »

Muito obrigado pela ajuda Matec  Legal!
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.262

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #33 : 05 de Janeiro de 2017, as 20:16:35 »

Com esse projeto aqui, daria pra aproveitar o seu transformador de força. Mas pena que não tem o layout do circuito impresso:

http://sound.whsites.net/project68.htm

Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
castrodga
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 62

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 7



« Responder #34 : 05 de Janeiro de 2017, as 20:25:06 »

Obrigado xformer, vou dar uma lida nele!
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.262

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #35 : 05 de Janeiro de 2017, as 20:39:15 »

Veja esses aqui também:

http://sound.whsites.net/project101.htm


Bass Guitar Amplifier - Part 1:
http://sound.whsites.net/project152-1.htm

Bass Guitar Amplifier - Part 2:
http://sound.whsites.net/project152-2.htm
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.227

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 353



WWW
« Responder #36 : 05 de Janeiro de 2017, as 20:41:04 »

Olá, Matec :

Em repouso, a tensão na saída do operacional é zero e as quedas nos resistores de 240 ohms são de 0,83 V. Descontando os 0,7 V do Vbe, sobram 130 mV para os resistores de 100 ohms, com o que teremos uma corrente quiescente de cerca de 1 mA atravessando os transistores driver. É pouco, na minha opinião, mas não impede de o circuito funcionar.

Qaundo a saída do operacional excursiona os +/-15 V, as quedas nos resistores de 240 V vão para 0,63 V / 1,03 V alternadamente, o que garante que um transistor vai estar em plena condução e o outro praticamente cortado. Nos coletores teremos facilmente uma excursão de " fonte a fonte ". Não vejo problema com a excursão do operacional.

Como toda a corrente que entra pelo 2SA940 precisa sair pelo 2SC2073, eventuais diferenças nos parâmetros dos transistores serão compensadas por um offset na saída do operacional, a fim de que a tensão de saída seja zero em repouso. Nenhum problema quanto a isso, desde que não seja excessivo.

O que vejo de objecionável neste projeto é o excesso de ganho em laço aberto... um TL071 em laço aberto, seguido de um estágio em emissor comum ( o driver ) com mais ganho... esse amplificador é um prato cheio para oscilações.
« Última modificação: 05 de Janeiro de 2017, as 20:45:03 por A.Sim » Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
Electric Effects
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.941

Obrigado
-Dado: 352
-Recebido: 383



WWW
« Responder #37 : 05 de Janeiro de 2017, as 20:47:41 »

Pessoal, conheço pessoalmente o castrodga, ele é meu colega de banda/faculdade.

Como parece que essa potência não tem muita salvação e o xformer já propôs até uma nova, acho que ele poderia usar uma que estou prestes a fazer a placa, já foi simulada com êxito e tem resposta em frequência suficiente em 20Hz até 20kHz. Se for mudar algum componente poderia ser o capacitor de entrada e o de realimentação, além de adicionar mais um par de transistores de saída para aguentar maior potência.

O que acham? Esse seria uma solução legal para o problema?

https://drive.google.com/file/d/0B12cFs-e4eD_R2ZqX3BIUzZNUms/view?usp=sharing

Abraços.
Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #38 : 05 de Janeiro de 2017, as 22:59:31 »

Olá A.Sim

Em repouso, a saída do operacional dificilmente será zero. Nessa situação desse amplificador qualquer diferença mínima será no mínimo multiplicada por 37,5 o que já não é pouco.

Devido ás diferenças entre transístores PNP e NPN o CI vai sempre trabalhar compensando mais um lado que outro.
Com carga, essa situação torna-se pior, pois a saída composta por um único driver para cada polaridade e esse driver carregado por e transístores de power, torna-se uma carga pesada para os transístores amplificadores de tensão. E o CI tem que aplicar tensão maior para corrigir esse fenômeno, e aí acontece a saturação. Uma vez saturado o CI, o amplificador perde sua função.

Electric Effects

O amplificador que você postou é um exemplo de bom projeto. O único detalhe é que ele está programado para uma fonte de +-50V , e me parece que a fonte do amplificador do castrodga tem mais de +-60v (Qual é o valor correto?) aí tem que ver se os transístores todos aguentam essa diferença (Os tip 41C e 42C já não devem ser utilizados em fontes de +- 55V) . Além de que a regulagem de Bias é outra. Essa saída não foi feita para mais de 120W o que limita o amplificador à cargas de 8 ohms . Teria que ter mais um par de 2sc5200/2sa1493 para chegar nos 200W sem sobrecarga nem superaquecimento.

O primeiro esquema que o xformer postou é clássico. Está chegando perto do que vocês precisam.

O power com Mosfets também parece bem legal. Bem estável (Nesse caso uma avaliação pela arquitetura do amplificador, pois nunca vi um desses funcionando)
Algo que pode ser um problema é conseguir os pares 2sk1058/2sj162. Pelo que vi são caros e talvez um tanto difíceis de achar, mas a internet está aí para ajudar.

Abs

« Última modificação: 05 de Janeiro de 2017, as 23:01:46 por Matec » Registrado
castrodga
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 62

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 7



« Responder #39 : 06 de Janeiro de 2017, as 12:27:11 »

Olá

Gostei bastante do primeiro projeto que o xformer postou, o layout seria o menor dos problemas, quando acabei achando o par MJL4281A/MJL4302A apenas no ML por 32R$ cada peça(ai meu rim, quase nem li o resto do projeto  Huh?). Felizmente ele sugere algumas alternativas mais em conta MJL3281/ MJL1302 ou MJL21193/ MJL21194. Achei o par MJL21193/ MJL21194 no ML por 19R$, estou pensando em usar esse par.

Vou fazer uma simulação desse amplificador. A minha dúvida é quando aos dois símbolos de terra no esquema, são o mesmo ponto? Ou são nós diferentes?



Bom, se possível gostaria de saber a opinião dos mais experientes quanto a este amplificador, gostei bastante do projeto e talvez tente ele. Algum detalhe importante além do que está na página do projeto?

Abraços

Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.262

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #40 : 06 de Janeiro de 2017, as 14:25:27 »

Nessa página ele faz a diferenciação entre o terra-chassis e terra-circuito:

http://sound.whsites.net/earthing.htm



Pelo esquema acima e do amplificador, os dois pontos são separados por um resistor de 10 ohms em paralelo com um capacitor de 100nF.  Só não consegui descobrir se o terra do chassis é o do símbolo com triângulo ou do hachurado. No esquema do amplificador com MOSFETs, o hachurado é P-GND  (terra da fonte ?) e o triângulo é apenas GND.

Eu não montei esses amplificadores, então não posso opinar. Apenas sugeri porque eles podem atender as suas especificações e necessidade.  Observe que o amplificador a MOSFET nem tem os valores dos componentes, então não tem muita valia.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.227

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 353



WWW
« Responder #41 : 06 de Janeiro de 2017, as 14:54:48 »

Nessa página ele faz a diferenciação entre o terra-chassis e terra-circuito:
http://sound.whsites.net/earthing.htm

Olá.

C4 deveria ser bipolar.

« Última modificação: 06 de Janeiro de 2017, as 14:59:48 por A.Sim » Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #42 : 06 de Janeiro de 2017, as 16:50:37 »

castrodga

Sobre o projeto, é preciso saber que é bastante potente, e por isso, os cuidados com a dissipação de calor é fundamental.

Os diodos D2 e D3 DEVEM ficar encostados física e termicamente ao dissipador principal mas eletricamente isolado deste.
Os transístores, amplificador de tensão e os drivers, devem ter um (ou mais) dissipador(es) SEPARADO(s) do principal. Nada de "aproveitar um espaço".

Uma sugestão seria implementar o circuito de proteção dos transístores de saída, ele não é 100% garantido mas pode retardar a queima da saída em alguns segundos.

Ele é mostrado em outras versões desse mesmo circuito:

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

O circuito de proteção nesse esquema inclui R13, R14, R15, R16; D5, D6, D7, D8; Q7, Q8; C6, C7. Os valores dos resistores devem ser alterados.


Outra coisa é um circuito limiter que aparece também no site. Ele parece simples e pode ser uma boa para um amplificador de baixo.

http://sound.whsites.net/project53.htm

Abs.
Registrado
castrodga
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 62

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 7



« Responder #43 : 06 de Janeiro de 2017, as 19:39:36 »

xformer

O esquema do aterramento eu sei fazer, a minha dúvida é exatamente a sua, qual símbolo é qual. Simulando o circuito com o terra da fonte sendo hachurado e o triangular como sendo a entrada do circuito(vindo do pré) consegui ver que o amplificador realmente funciona, com 1Vrms na entrada obtive algo em torno de 30V de pico na saída e 5A. Porém aí que eu me confundi mais ainda, não sei mas então o terra do pré não é o mesmo do power. E no caso qual dos dois eu aterraria no chassis, ou os dois.

Matec

Essa dos diodos eu não sabia, fiquei até surpreso nunca tinha visto. O dissipador que tenho aqui é bem grande e seria para os transistores de potência (3 MJL21193 e 3 MJL21194), então os diodos também vão nesse dissipador? Esse é o principal?

Quais são os transistores de driver? MJE15033 e MJE 15032?

Abraços

Registrado
Electric Effects
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.941

Obrigado
-Dado: 352
-Recebido: 383



WWW
« Responder #44 : 06 de Janeiro de 2017, as 19:47:24 »

Eu já arrumei um Marshall Bi-Chorus stereo de 200W no total, ele usava esse esquema de aterramento ai junto com 2 diodos parrudos em anti-paralelo. Nesse Marshall os "triângulos" eram juntados todos num só ponto e então depois de passar pelo resistor de 10 ohms era passado para o chassis.
Mas você pode fazer igual no desenho, pega o terra geral do circuito e liga ele por meio do resistor + capacitor + ponte de diodos bem perto do terra da tomada isso encostado no chassis.
Registrado
Páginas:  1 2 [3] 4 5 6   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.047 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal