Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Março de 2024, as 16:43:27


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 2 [3]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Equivalência de transformadores  (Lida 10998 vezes)
Brunotrema
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 293

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 7



« Responder #30 : 14 de Setembro de 2016, as 19:20:11 »

A verdade é que nesse caso 12+12 não é igual a 24. Isso é que precisa ficar claro.
12+12V 3A significa que você tem 2 enrolamentos de 12V cuja corrente somada da 3A, mas em 12V.
A retificação aí é com 2 diodos + CT, que vai colocar os 2 enrolamentos"em paralelo".


Desculpe a insistência...
Mas utilizando as 2 pontas de 12V e esquecendo o CT ou seja ligar os secundários em série eu não encontraria os 12+12=24V?   Embarrassed
Aí eu não entendo o motivo de as tensões se somarem e a corrente não...  Batendo Cabeça

Isso está me levando a achar que o correto então seria especificar a corrente por enrolamento do transformador...

Matec Esse método da régua é bom para não levar "gato por lebre"

Você parece estar confundindo alguns conceitos. O seu transformador aguenta até 36VA de carga, isso não tem como mudar mais. Se seguir o procedimento do Matec vai chegar num valor um pouco acima, mas ocorrem algumas perdas no núcleo, por isso o transformador é vendido com tensão e corrente NOMINAL, logo potência nominal também.

O fato de encontrar os 24V alternados é bem básica: fontes de tensão associadas em série tem suas tensões somadas. Fontes de corrente associadas em série não se somam, apenas em paralelo! Obviamente não se põe em paralelo fonte de tensão com valores diferentes nem em série fontes de corrente de valores diferentes.

Pense nesses dois enrolamentos como duas pilhas em série, vai ser uma boa analogia. Nunca se esqueça que corrente, tensão e potência estão sempre juntas! (ficou bonitinho isso hahaha)

-----
Olá

Existe uma solução prática para quem vê um transformador e não tem certeza se ele pode ou não fornecer a potência desejada.

A "solução" é uma Régua.

Núcleos pequenos demais não vão fornecer a potência necessária que você precisa, independente do que o vendedor diga, seja núcleo GO ou qualquer outro. Angry

A formula para se descobrir o tamanho necessário para o potência real do transformador pode ser esta:

Sg = (Raiz((Ps*1,1)/60))*1.1*7,5

Onde Sg é a área do ferro que fica dentro do núcleo (também conhecida por seção geométrica). É o valor Sg = H x h que aparece na imagem:



O Ps é a potência que você precisa no secundário.

O 60 é a frequência da rede elétrica no Brasil.

Os 1,1 são dois fatores de perda que servem para ajustar o cálculo teórico ao comportamento real do transformador.

O 7,5 é uma constante utilizada na construção de transformadores de força.

...


Matec, eu faço um cálculo mais simples com boa aproximação:

Pego a régua e apenas meço a seção geométrica em cm^2, elevo ao quadrado e eis a potência aproximada:

P [VA] ~ A^2 [cm^2]

Essa foi um técnico de rádio já falecido que me passou...
« Última modificação: 14 de Setembro de 2016, as 19:48:44 por Brunotrema » Registrado

+ Inteligência é um imperativo do Universo +
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #31 : 14 de Setembro de 2016, as 22:41:47 »

Citar
Matec, eu faço um cálculo mais simples com boa aproximação:

Pego a régua e apenas meço a seção geométrica em cm^2, elevo ao quadrado e eis a potência aproximada:

P [VA] ~ A^2 [cm^2]

Essa foi um técnico de rádio já falecido que me passou...


Olá Brunotrema

Eu já vi várias aproximações desse tipo. Elas são práticas e foram tiradas no dia-a-dia dos técnicos, ao reparar na proximidade dos resultados.

Porém elas são derivadas dessa fórmula que eu coloquei ali acima, com a frequência de 60Hz. Se por acaso a frequência da rede fosse diferente os resultados seriam diversos. 

Veja as diferenças: 
Com a fórmula "geral", para 72va  o núcleo precisa ter 9,47cm².
Com fórmula prática A= Raiz(72)= 8,48 cm²
Existem redes de 50Hz em que o valor já ficaria menor em relação ao esperado. Com 50Hz A= 8,25*Raiz(79,2/50)=8,25*1.25 =10,38 cm²
Já em circuitos de 400hz, esse cálculo fugiria totalmente do que é necessário. Com 400Hz A= 8,25*Raiz(79,2/400)=8,25*0,198 =1,633cm²

De todo modo é muito bom quando não se tem a calculadora por perto. Smiley

Abs
Registrado
MARFU
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 136

Obrigado
-Dado: 39
-Recebido: 25



« Responder #32 : 15 de Setembro de 2016, as 09:58:38 »

Bom dia.
Estes 400Hz me lembram as APU das Aeronaves.
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #33 : 15 de Setembro de 2016, as 11:02:58 »

Só um adendo:
- Transformadores pequenos são menos eficientes que os grandes, portanto a relação entre potência e área da secção do núcleo não é muito linear e não guardam proporcionalidade sempre.
- Chapas de transformadores E I nem sempre tem a dimensões padronizadas (principalmente os pequenos) que guardam a relação altura do E = 3 x largura da perna central (o traço do meio) e a largura do I = 1/2 da largura da perna central do E.
- Autotransformadores também não seguem essa fórmula da potência com a área do núcleo. Eles precisam de menos núcleo do que um transformador de isolação com a mesma potência (VA) porque  o que conta é só a parte da potência a ser transformada e não a total.  
Pode usar:  Secção = 7,5 x raiz (potência transformada/frequência)
« Última modificação: 15 de Setembro de 2016, as 11:40:53 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
andersohm
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 110

Obrigado
-Dado: 10
-Recebido: 21


« Responder #34 : 16 de Setembro de 2016, as 09:51:17 »

O fio suporta 1.5A. Se colocar os secundários em paralelo você tem a mesma tensão (12V), mas o dobro de corrente.
Colocando em série, você dobra a tensão (24V), mas a corrente permanece a mesma (1.5A).

Agora que você falou foi que eu percebi que isso é tão lógico!   Toma na Cabeça
Registrado

"Don't talk to strangers..."
Páginas:  1 2 [3]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.037 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal