Dúvida sobre ligação de transformador para fonte

Started by Diego Gin, 06 de December de 2016, as 14:42:02

Previous topic - Next topic

kem

DIY Freak
Pelo que sei a rede elétrica brasileira foi crescendo sem muito padrão e acabou nisso aí.
Agora pra padronizar fica difícil. O custo é proibitivo.
Não bastasse o fato de ter cidade 110V (100 a 135V) vizinha de cidade com 220V (210 a 240V), ainda tem diferença dentro de uma mesma cidade.
É coisa de louco...
I don't want to die young...
I want to diode!

marcioulguim

**
Freqüente
Quote from: A.Sim on 07 de December de 2016, as 22:31:44
Quote from: marcioulguim on 07 de December de 2016, as 20:36:55
Buenas

Eu trabalhei quase 10 anos na concessionaria estatal do Rio Grande do Sul (CEEE-D). Aqui as tensões elétricas utilizadas são 127/220 V, 220/380 V e 115/230 V.
Atualmente (pouco mais de 3 anos) atuo como professor nos cursos de Engenharia Mecânica da FURG e não sei informar se houve alguma alteração nos níveis de tensão elétrica.

Olá, colega.

Por favor, qual cidade do RS usa 115/230 V ?

Buenas

Cidade completa nenhuma, mas as redes secundárias monofásicas e bifásicas de Rio Grande e de outras atendidas a 127/220 V, como Porto Alegre. Nestes casos os transformadores não passam de 30 kVA.

A.Sim

Handmaker
Quote from: kem on 08 de December de 2016, as 01:25:21
Pelo que sei a rede elétrica brasileira foi crescendo sem muito padrão e acabou nisso aí.
Agora pra padronizar fica difícil. O custo é proibitivo.

Eu pergunto se o custo não seria o mesmo de passar 115/230 para 120/240. Sem contar que passar 115/230 para 127/220 envolveria trocar 01, 02 ou 03 transformadores monofásicos por apenas 01 transformador trifásico.
Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !

Matec

Hand MasterMind
Quote from: A.Sim on 08 de December de 2016, as 11:15:45
Eu pergunto se o custo não seria o mesmo de passar 115/230 para 120/240. Sem contar que passar 115/230 para 127/220 envolveria trocar 01, 02 ou 03 transformadores monofásicos por apenas 01 transformador trifásico.

Concordo.

Já que com o tempo, todos os transformadores acabam tendo que ser trocados. Porque não ir padronizando efetivamente todas as redes, em vez de simplesmente aceitar tantas tensões variadas. Será que não se paga o suficiente para ir colocando novos transformadores? E em vez disso vá se reutilizando indefinidamente equipamento já sucateado, com maior consumo em vazio?

Creio não ser um dos únicos aqui do fórum que tem o transformador de distribuição alimentado por apenas 1 cabo de alta tensão, (sim, apenas 1 cabo), sendo que o "retorno" é feito via aterramento (um cabo que desce do poste e vai para o chão). A variação de tensão nesse caso é inevitável é só o vizinho ligar o chuveiro, que todos nós já ficamos sabendo.

Padronização já...  (aplaus)

Abs

kem

DIY Freak
E a casa dos usuários? Já pensou ter que trocar instalação elétrica de meia cidade?
Eu sou 100% a favor de padronizar. Mas tem tanta coisa mais simples de se fazer nesse país e nada sai...  :(

-----

Quote from: Matec on 08 de December de 2016, as 12:07:45

Creio não ser um dos únicos aqui do fórum que tem o transformador de distribuição alimentado por apenas 1 cabo de alta tensão, (sim, apenas 1 cabo), sendo que o "retorno" é feito via aterramento (um cabo que desce do poste e vai para o chão). A variação de tensão nesse caso é inevitável é só o vizinho ligar o chuveiro, que todos nós já ficamos sabendo.
Po Matec. Que ruim...
Acho que é uma das vantagens de se morar em uma cidade onde o padrão é 220V. Em casa chegam 3 fases + neutro. Mas também é a única.
I don't want to die young...
I want to diode!