Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 24 de Abril de 2024, as 18:34:13


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 2 [3]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: O Amplificador SS Mais Simples Possível.  (Lida 23579 vezes)
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #30 : 08 de Fevereiro de 2017, as 12:33:26 »

Ligando o falante ao GND e somente um capacitor aos emissores tu ecomomiza um capacitor.  Mas veja que neste circuito se escutaria ou 120HZ da fonte.  Acrescente um AC de 2VPP à fonte e simule.

Se acrescentando algumas peças isso seria resolvido.

Aí volta minha crítica:não está exposto, mas existe circuito com outros transistores para drive deste circuito:  O circuito prático não funciona a 2 transistores, aida mais precisando de 15W.

Tuas simulações devem emitir os 15W para estar comprovado o funcionamento.

Creio que estamos percorrendo caminhos de convencimento até voltar às topologias mínimas Já conhecidas.

************************************************
Não esqueça também de acrescentar a resistência de saída à fonte de sinal, tipo uma bem baixa: 500R como ponto de partida.  Depois de funcionar com os 15W, implemente o circuito para elevar o sinal de 2Vpp de entrada com a impedância de saída de 500R e tensão suficiente para que funcione o amplificador procurado.

Abraços

MINHAS RESPOSTAS SE REFEREM APENAS AO ÚLTIMO ESQUEMA  Angry

Patines

Eu já esperava algumas objeções à esse esquema e a maioria deles não procede.

Ligando apenas um capacitor a fonte não teria um filtro completo, ficaria DC pulsante em 120Hz. Lembre-se que a fonte é flutuante não está ligada ao terra.
Com a fonte montada corretamente a ondulação afetará igualmente os dois trilhos de alimentação de modo que o ruído é praticamente nulo. Não aparece em hora nenhuma, nem mesmo em altos volumes. Nesse ponto também parece um Valvulado Push Pull.

A fonte desse amplificador não terá influência nenhuma em relação à carga, não acrescenta nenhuma resistência em série com o Falante. A única função exigida dela é fornecer energia para o bom funcionamento do circuito.

Sugiro que você também simule esse arranjo, e no lugar da fonte de tensão, coloque uma fonte de AC passando por uma ponte retificadora.

Existe apenas um detalhe em relação à fonte, que também falarei em outra ocasião.

Citar
Aí volta minha crítica:não está exposto, mas existe circuito com outros transistores para drive deste circuito:  O circuito prático não funciona a 2 transistores, aida mais precisando de 15W.

Não, o circuito é esse mesmo, apenas acrescentado de diodos para estabilização da corrente quiescente.

Mas os transístores escolhidos não são BJTs, são Mosfets, por conta de serem componentes que trabalham com transcondutância, e tem uma alta impedância de entrada.


Continuo aberto à questões e mais tarde postarei o esquema do meu protótipo.

Abs
« Última modificação: 24 de Fevereiro de 2017, as 20:05:54 por Matec » Registrado
Patines
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.500

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175



« Responder #31 : 08 de Fevereiro de 2017, as 12:57:45 »

Ligando o falante ao GND e somente um capacitor aos emissores tu ecomomiza um capacitor.  Mas veja que neste circuito se escutaria ou 120HZ da fonte.  Acrescente um AC de 2VPP à fonte e simule.

Se acrescentando algumas peças isso seria resolvido.

Aí volta minha crítica:não está exposto, mas existe circuito com outros transistores para drive deste circuito:  O circuito prático não funciona a 2 transistores, aida mais precisando de 15W.

Tuas simulações devem emitir os 15W para estar comprovado o funcionamento.

Creio que estamos percorrendo caminhos de convencimento até voltar às topologias mínimas Já conhecidas.

************************************************
Não esqueça também de acrescentar a resistência de saída à fonte de sinal, tipo uma bem baixa: 500R como ponto de partida.  Depois de funcionar com os 15W, implemente o circuito para elevar o sinal de 2Vpp de entrada com a impedância de saída de 500R e tensão suficiente para que funcione o amplificador procurado.

Abraços

MINHAS RESPOSTAS SE REFEREM APENAS AO ÚLTIMO ESQUEMA  Angry

Patines

Eu já esperava algumas objeções à esse esquema e a maioria deles não procede.

Ligando apenas um capacitor a fonte não teria um filtro completo, ficaria DC pulsante em 120Hz. Lembre-se que a fonte é flutuante não está ligada ao terra.
Com a fonte montada corretamente a ondulação afetará igualmente os dois trilhos de alimentação de modo que o ruído é praticamente nulo. Não aparece em hora nenhuma, nem mesmo em altos volumes. Nesse ponto também parece um Valvulado Push Pull.

A fonte desse amplificador não terá influência nenhuma em relação à carga, não acrescenta nenhuma resistência em série com o Falante. A única função exigida dela é fornecer energia para o bom funcionamento do circuito.

Sugiro que você também simule esse arranjo, e no lugar da fonte de tensão, coloque uma fonte de AC passando por uma ponte retificadora.

Existe apenas um detalhe em relação à fonte, que também falarei em outra ocasião.

Citar
Aí volta minha crítica:não está exposto, mas existe circuito com outros transistores para drive deste circuito:  O circuito prático não funciona a 2 transistores, aida mais precisando de 15W.

Não, o circuito é esse mesmo, apenas acrescentado de diodos para estabilização da corrente quiescente.

Mas os transístores escolhidos não são BJTs, são Mosfets, por conta de serem componentes que trabalham com transcondutância, e tem uma alta impedância de entrada.


Continuo aberto à questões e mais tarde postarei o esquema do meu protótipo.

Bem, logicamente que com MOSFETs a impedância de entrada do circuito aumenta bastante.  Mesmo assim se necessita em configuração de seguidor de emissor, aumentar a tensão: tensão de saída de 10,95V de pico para falante de 8R e de 7,75V de pico para falante de 4R.  Aí está a necessidade de pelo menos mais um transistor.

Os MOSFETs no mundo real tem variação de transcondutância, e o capacitores tem variação de valor.  de modo que seria necessário, além de mais capacitores no circuito, casamente de MOSFETs e capacitores.

Sugiro então, alterar esses parâmetros, ou seus geradores nos MOSFETs e alterar um dos capacitores em 10% para ver o que acontece..  com uma ondulação na fonte e com sinal de entrada curto-circuitado.

Abraço.
 
« Última modificação: 24 de Fevereiro de 2017, as 20:07:42 por Matec » Registrado
guilhermeantonini
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 27

Obrigado
-Dado: 4
-Recebido: 9


« Responder #32 : 08 de Fevereiro de 2017, as 16:54:38 »

No circuito na qual os capacitores de desacoplamento são os próprios capacitores da fonte não se transforma em um filtro Low Pass no sinal de áudio?
Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #33 : 08 de Fevereiro de 2017, as 19:00:20 »

No circuito na qual os capacitores de desacoplamento são os próprios capacitores da fonte não se transforma em um filtro Low Pass no sinal de áudio?

Não sei se entendi sua pergunta. Quando se põe um capacitor no caminho do sinal entre o amplificador e o falante, isso cria um filtro HI-PASS . 
É o caso desses capacitores desse circuito, um filtro de corte extremamente baixo (em torno de 4,5Hz). O que acontece nesse circuito em especial, é que esses capacitores ficam com dupla função: capacitores de desacoplamento DC e filtro da fonte. No entanto, por incrível que pareça, uma função não interfere na outra.



Bem, logicamente que com MOSFETs a impedância de entrada do circuito aumenta bastante.  Mesmo assim se necessita em configuração de seguidor de emissor, aumentar a tensão: tensão de saída de 10,95V de pico para falante de 8R e de 7,75V de pico para falante de 4R.  Aí está a necessidade de pelo menos mais um transistor.

Os MOSFETs no mundo real tem variação de trancondutância, e o capacitores tem variação de valor.  de modo que seria necessário, além de mais capacitores no circuito, casamente de MOSFETs e capacitores.

Sugiro então, alterar esses parâmetros, ou seus geradores nos MOSFETs e alterar um dos capacitores em 10% para ver o que acontece..  com uma ondulação na fonte e com sinal de entrada curto-circuitado.

Abraço.
 

Patines

O que você falou está correto.
Existem muitos fatores que devem ser melhor estudados para que um projeto fique adequado ao mundo real.

No entanto, eu já estou tateando no mundo real. E aqui está o esquema do protótipo já montado e testado aqui no mundo real. É claro que se eu fosse criar outros amplificadores com componentes variados e potências variadas teria que voltar para a "prancheta".



Mais tarde mostrarei o desempenho na simulação, e que ele apresenta a potência que promete. Não é um amplificador perfeito, apresenta uma distorção na segunda harmônica bem forte. Por isso eu não considero um amplificador Hi-Fi. No entanto com uma potência média, apresenta uma definição impressionante.

Abs
« Última modificação: 08 de Fevereiro de 2017, as 19:18:31 por Matec » Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #34 : 12 de Fevereiro de 2017, as 11:52:36 »

Bom.

Continuando com os testes virtuais do circuito apresentado, a primeira imagem é relativa a um teste, com carga resistiva de 8ohms, fonte de corrente alternada de 32v rms@60Hz. A tensão retificada é de 40,9v .

A potência fornecida à carga é de 15,1W ; a distorção harmônica não foi mostrada, mas é menor que 5%. Pode-se perceber pela imagem do osciloscópio que ainda não há clipping na crista, apesar de que está quase no limite para isso.
Não foi simulado o efeito que a resistência interna de um transformador causaria. Mas não mudaria muito já que esse circuito ainda poderia fornecer mais de 17,5W, sem que a distorção chegasse aos 10%.



Percebe se também que a onda não tem o efeito do hummig na saída.

Isso pode ser comprovado na próxima imagem com o sinal sendo reduzido para 20mV. Se houvessem ruídos eles já estariam se sobrepondo ao sinal de saída.
No entanto na imagem do osciloscópio é mostrado o hummig em ambos os barramentos de alimentação, porém simétricos, o que causa sua anulação na saída do amplificador




O tópico vai continuar agora mostrando a construção do módulo de 15w 12W para utilização em audição doméstica.

Legal!
« Última modificação: 17 de Abril de 2017, as 11:39:56 por Matec » Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #35 : 12 de Fevereiro de 2017, as 18:13:04 »

Matec... to acompanhando o topico.
Eu não manjo nada de SS, então ta sendo um aprendizado. Mas qual será a finalidade desse amplificador?
E a ideia de usar só 2 transistores é mais como meta ou tem algum outro motivo? Será realmente um produto final para uso próprio?
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #36 : 12 de Fevereiro de 2017, as 20:09:05 »

Matec... to acompanhando o topico.
Eu não manjo nada de SS, então ta sendo um aprendizado. Mas qual será a finalidade desse amplificador?
E a ideia de usar só 2 transistores é mais como meta ou tem algum outro motivo? Será realmente um produto final para uso próprio?

Ué. Sim para uso próprio. Se fosse um produto para venda eu faria uma propaganda, mandaria um link para o Mercado Livre e não disponibilizaria o esquema.

O importante, na minha opinião, é abrir um pouco a visão das pessoas sobre as possibilidades de circuitos simples e também de alguma pesquisa. Tenho visto alguns tópicos em outros fóruns onde se desenvolvem pesquisas realmente sérias sobre circuitos e eletrônica. E acho que falta isso por aqui.

Engano seu que você não manja nada de SS. O que você entende de valvulados pode em 99% dos casos, ser utilizado em circuitos transistorizados, com as devidas modificações pertinentes à cada componente.

Uma ideia que me ocorre é que existem poucos circuitos utilizados fora do "aprovado comercialmente", e não precisa ser assim.

 Legal!

« Última modificação: 17 de Abril de 2017, as 11:39:14 por Matec » Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #37 : 12 de Fevereiro de 2017, as 22:22:20 »


Ué. Sim para uso próprio. Se fosse um produto para venda eu faria uma propaganda, mandaria um link para o Mercado Livre e não disponibilizaria o esquema.
Nem foi nessa linha a pergunta (OK, não formulei direito).
O que eu tinha curiosidade era se a montagem era só pra comprovar o conceito ou se ia realmente ter uso.
Já conversamos antes e ainda tenho vontade de chegar a um esquema + layout de um amplificador completo para guitarra.
O pré podia ser o TSE lite... Ou não. A parte do Power pensei no 18W de MOSFET. Mas claro que esse tópico chamou a atenção...
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #38 : 12 de Fevereiro de 2017, as 22:38:38 »

Nem foi nessa linha a pergunta (OK, não formulei direito).
O que eu tinha curiosidade era se a montagem era só pra comprovar o conceito ou se ia realmente ter uso.
Já conversamos antes e ainda tenho vontade de chegar a um esquema + layout de um amplificador completo para guitarra.
O pré podia ser o TSE lite... Ou não. A parte do Power pensei no 18W de MOSFET. Mas claro que esse tópico chamou a atenção...

Entendi. Eu ainda estou chegando lá no tópico, mas sim é um amplificador que já tem utilização. Tenho escutado músicas do computador e a qualidade é comprovadamente boa. Podemos inclusive marcar um Testdrive. Nesse caso ainda não testei esse protótipo com guitarra, tenho tido muitas Prioridades que me deixam muito sem tempo. Mas como só tenho um equipamento montado, logo pretendo montar mais outro para ter estéreo. Só que estou pensando em algo um pouco mais forte....  Roll Eyes
Registrado
Patines
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.500

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175



« Responder #39 : 14 de Fevereiro de 2017, as 18:47:55 »

Nem foi nessa linha a pergunta (OK, não formulei direito).
O que eu tinha curiosidade era se a montagem era só pra comprovar o conceito ou se ia realmente ter uso.
Já conversamos antes e ainda tenho vontade de chegar a um esquema + layout de um amplificador completo para guitarra.
O pré podia ser o TSE lite... Ou não. A parte do Power pensei no 18W de MOSFET. Mas claro que esse tópico chamou a atenção...

Entendi. Eu ainda estou chegando lá no tópico, mas sim é um amplificador que já tem utilização. Tenho escutado músicas do computador e a qualidade é comprovadamente boa. Podemos inclusive marcar um Testdrive. Nesse caso ainda não testei esse protótipo com guitarra, tenho tido muitas Prioridades que me deixam muito sem tempo. Mas como só tenho um equipamento montado, logo pretendo montar mais outro para ter estéreo. Só que estou pensando em algo um pouco mais forte....  Roll Eyes

Se já testou, e está aprovadao, boto fé e dou força, tem que fazer um mais porreta!  Abraços.
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #40 : 19 de Fevereiro de 2017, as 17:45:03 »

Matec, sei que ta tarde pra ficar postando esquemas de exemplo, mas achei esse aqui interessante:
17W em 8 ohms. Consumo 88W. O sinal na entrada precisa ter 12V RMS para potencia total.
E são só 2 transistores... (tá, tem um darlington  Cheesy ).

« Última modificação: 19 de Fevereiro de 2017, as 17:47:18 por kem » Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #41 : 19 de Fevereiro de 2017, as 18:09:36 »

Tudo certo kem.

É mais um exemplo de amplificador de 2 transístores. Só que esse tem 2 características que não ajudam. Ele não amplifica tensão, só corrente, o que faz dele um Buffer, antes de ser um amplificador pleno. E ele tem esse consumo todo de energia, por trabalhar em classe A,  o que torna o projeto em si muito mais dispendioso por conta da fonte.

Se você pegar os 12v RMS e colocar na fórmula de potência relativa á carga verá que é praticamente o valor da potência entregue por esse amplificador.

P = (12²) / 8 =>144 / 8 = 18W.

Descontando a potência que se perde nas polarizações dos transístores ~17W.

O amplificador que eu adotei para o projeto tem um consumo estimado de 4 a 8W sem sinal.  Wink

« Última modificação: 16 de Abril de 2017, as 20:42:16 por Matec » Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #42 : 19 de Fevereiro de 2017, as 18:15:25 »

Sim, ele consome 88W o tempo todo. É muito desperdício de energia, como todo classe A. Apesar de ter gente que os prefere a qualquer outro.
E sim, ele é um "Power Follower". Basicamente um buffer como você citou.
Quero ver esse seu montado... to curioso pra ver o resultado.
« Última modificação: 19 de Fevereiro de 2017, as 18:19:36 por kem » Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Páginas:  1 2 [3]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.046 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal