Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 29 de Março de 2024, as 05:40:25


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2 3 ... 33   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Tremendão 2 sem etapa de saída  (Lida 143934 vezes)
casacunha
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 759

Obrigado
-Dado: 49
-Recebido: 63


page & stratocaster


« : 20 de Fevereiro de 2017, as 06:23:26 »

Bom dia amigos do Handmades, estou finalizando um amplificador valvulado, SE de 5 watts, e nao sei se pra atrapalhar ou ajudar, esse menino apareceu aqui querendo um novo dono.
E´um Tremendão II, fabricado em 1971, ate que em boas condições gerais, mas cometeram o sacrilegio de tirar a etapa de saída valvulada e colocaram essa saida transistorizada.
Minha intenção é restaura-lo, mas provavelmente usando apenas duas valvulas de saída, depois de estar funcionando bem, se  precisar, fazer algumas MODs.
Ainda não abri, pra fotografar por dentro, mas logo vou fazer isso.
Estarei postando algumas fotos externas.

-----
Eis as primeiras fotos:





















« Última modificação: 26 de Novembro de 2017, as 17:59:59 por casacunha » Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #1 : 20 de Fevereiro de 2017, as 08:31:35 »

Fiquei curioso pra saber o que é esta peça grande e cilíndrica.  Parece uma roda, um ralo, uma polia.  Será que foi usada como dissipador de calor ?
« Última modificação: 20 de Fevereiro de 2017, as 08:33:21 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Doug
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 925

Obrigado
-Dado: 84
-Recebido: 122



« Responder #2 : 20 de Fevereiro de 2017, as 08:56:16 »

Acho que é uma tampa de algum motor elétrico.
Registrado

Essa Estória de viver em paz, não me satisfaz
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #3 : 20 de Fevereiro de 2017, as 09:07:14 »

Será que estou vendo ali um transformador driver?  Huh?

Se a saída for com transístores 2N3055, é um power utilizado por aqui pela Palmer, muitas décadas atrás.  Shocked

O que preocupa é que o transformador de força tenha sido alterado, para poder alimentar esse power. Aí teria que reenrolar novamente, com as características corretas. Sad
Registrado
Doug
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 925

Obrigado
-Dado: 84
-Recebido: 122



« Responder #4 : 20 de Fevereiro de 2017, as 10:12:03 »

Será que estou vendo ali um transformador driver?  Huh?

Se a saída for com transístores 2N3055, é um power utilizado por aqui pela Palmer, muitas décadas atrás.  Shocked

O que preocupa é que o transformador de força tenha sido alterado, para poder alimentar esse power. Aí teria que reenrolar novamente, com as características corretas. Sad

Olhando a Foto, dá para notar que o Power usa sim um par de transistores TO-3 e o transformador está ligado diretamente neles.

duvida: se ele morar num local com tensão 127v, também seria aconselhável reenrolar o transformador de força, provavelmente esse primário originalmente é para 110v, não é?
Registrado

Essa Estória de viver em paz, não me satisfaz
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #5 : 20 de Fevereiro de 2017, as 11:55:49 »


duvida: se ele morar num local com tensão 127v, também seria aconselhável reenrolar o transformador de força, provavelmente esse primário originalmente é para 110v, não é?

Sim, se com a carga dos filamentos das válvulas e a corrente de Bias ajustada, a tensão for diferente da recomendada, seria melhor modificar o transformador para as tensões corretas. Pelo menos para o local onde ele vive.

Existe uma crença de que todos os transformadores de força que a Willkason enrolava eram para 110v, mas creio que isso não é correto, uma grande parte era feita para 115v, basta dar uma olhada nos catálogos antigos. É claro que num país em que as tensões das tomadas variam aleatoriamente de um local para outro, não se pode supor que a tensão que deveria ser a "Oficial", seja encontrada em todas as residências.


Registrado
casacunha
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 759

Obrigado
-Dado: 49
-Recebido: 63


page & stratocaster


« Responder #6 : 20 de Fevereiro de 2017, as 13:08:46 »

Tambem fiquei curioso com esta etapa transistorizada, aquele transformador é pequeno demais pra ser um transformador de força para alimentar os transistores, realmente deve ser um driver, e se for, o transformador de força foi modificado provavelmente. Notei tambem que tem apenas 5 valvulas no pre, e acho que deveriam ser 6
Acho que a valvula que faria este papel de driver foi retirada juntamente com seu soquete, alem das 4 6L6 seus soquetes e transformador de saída
Para saber realmente a dimensão desta mudança, só tirando a chassis.
Estou fortemente inclinado a fazer um combo com 2 falantes de 12 com este chassis, mantendo uma certa originalidade; vamos ver o que vai acontecer no desenrolar disso.

-----
Sobre a tensão de entrada, aqui tenho 127 e 220 volts, no caso de ele ser 110 mesmo, um autotransformador nao resolveria isso? algo tipo 127/110 ou 127/220, neste ultimo caso eu usaria ele sempre com sua chave seletora de tensão posicionada em 220
Presumindo-se que o transformador esteja bom; caso contrario, é partir pra troca com os valores ja corrigidos
Penso tambem que caso eu faça opção por uma saida com 2 valvulas, eu tenha que  redimensiona-lo, ate porque me parece que as valvulas de hoje suportam mais tensão que as antigas...Isso é verdade?

« Última modificação: 20 de Fevereiro de 2017, as 15:56:39 por xformer » Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #7 : 20 de Fevereiro de 2017, as 14:01:50 »

Acabou comprando o amplificador!!!
Bom, a primeira coisa agora é medir as tensões que o transformador de força fornece.
Com essas medidas você vai saber que rumo tomar.
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Gfassuncao
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 430

Obrigado
-Dado: 43
-Recebido: 59


« Responder #8 : 20 de Fevereiro de 2017, as 14:19:21 »

As válvulas de hoje suportam MENOS tensão.
Ele ainda tem o transformador de saída? Se não tem, você terá que adquirir um, para duas válvulas se ele tem, talvez não compense comprar um novo.
Registrado
casacunha
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 759

Obrigado
-Dado: 49
-Recebido: 63


page & stratocaster


« Responder #9 : 20 de Fevereiro de 2017, as 23:28:10 »

Acho que só vou trabalhar nele no carnaval, talvez segunda ou terça, aí veremos as condiçoes reais daquele transformador de entrada.
O antigo dono nao tem o transformador de saída, nem as valvulas e soquetes faltantes, ja chegou assim na mão dele.
Vou ter que comprar a saída toda mesmo, mas acho que vai ficar com 2 valvulas, pois foi passado pra mim que duas 6L6 ou EL34 dão bem conta do recado.
Ja consegui o projeto do gabinete do twin reverb, com lugar para 2 falantes de 12 e o chassis. Ficará só a duvida mesmo: 6L6 ou EL34?
Vi que ele tem conectores traseiros para Vibrato e Reverb, entao penso que a unidade de reverb é externa. Isso mesmo? ou aqueles conectores são para FS?
« Última modificação: 20 de Fevereiro de 2017, as 23:42:47 por casacunha » Registrado
Doug
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 925

Obrigado
-Dado: 84
-Recebido: 122



« Responder #10 : 21 de Fevereiro de 2017, as 06:58:53 »

Acho que só vou trabalhar nele no carnaval, talvez segunda ou terça, aí veremos as condiçoes reais daquele transformador de entrada.
O antigo dono nao tem o transformador de saída, nem as valvulas e soquetes faltantes, ja chegou assim na mão dele.
Vou ter que comprar a saída toda mesmo, mas acho que vai ficar com 2 valvulas, pois foi passado pra mim que duas 6L6 ou EL34 dão bem conta do recado.
Ja consegui o projeto do gabinete do twin reverb, com lugar para 2 falantes de 12 e o chassis. Ficará só a duvida mesmo: 6L6 ou EL34?
Vi que ele tem conectores traseiros para Vibrato e Reverb, entao penso que a unidade de reverb é externa. Isso mesmo? ou aqueles conectores são para FS?


Os conectores traseiros são apenas para os Footswitch, tanto o reverb quanto o tremolo são onboard, sobre as valvulas de saída, segundo o esquema, originalmente seriam as 6L6 (só que 4 delas)

segue no spoiler o esquema desse amplificador:
Spoiler (clique para mostrar ou esconder)
Registrado

Essa Estória de viver em paz, não me satisfaz
casacunha
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 759

Obrigado
-Dado: 49
-Recebido: 63


page & stratocaster


« Responder #11 : 21 de Fevereiro de 2017, as 07:55:22 »

Obrigado por participar do topico Doug, mas onde esta a unidade de reverb ai no esquema?
Registrado
Doug
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 925

Obrigado
-Dado: 84
-Recebido: 122



« Responder #12 : 21 de Fevereiro de 2017, as 08:03:17 »

Obrigado por participar do topico Doug, mas onde esta a unidade de reverb ai no esquema?

Entre a V3 e a V4, você pode ver a representação do tanque de reverb (dois zigue-zague na vertical representando as molas)
Registrado

Essa Estória de viver em paz, não me satisfaz
casacunha
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 759

Obrigado
-Dado: 49
-Recebido: 63


page & stratocaster


« Responder #13 : 21 de Fevereiro de 2017, as 12:36:03 »

Meu Deus...ooo distração, ta na cara o tanque de reverb..., bom, alguma chance de conseguir o esquema com as tensões?
Registrado
Jean Lxs
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 170

Obrigado
-Dado: 26
-Recebido: 51



« Responder #14 : 22 de Fevereiro de 2017, as 16:23:31 »


Vi que ele tem conectores traseiros para Vibrato e Reverb, entao penso que a unidade de reverb é externa. Isso mesmo? ou aqueles conectores são para FS?


Onde está indicado vibrato e reverb  são as conexões para os foots e onde esta indicado "entrada" e "saída" são as conexões do tanque de reverb.(Todas essas conexões originalmente em jacks RCA)
Registrado
Páginas:  [1] 2 3 ... 33   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.046 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal