Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 25 de Abril de 2024, as 16:17:05


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 2 [3]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Bobinadeira antiga  (Lida 22179 vezes)
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #30 : 28 de Maio de 2020, as 22:56:13 »

Está  ficando muito bem feita essa reconstrução! Pena que muitos dos itens originais acabaram por se perder. Você está reconstruindo praticamente metade da máquina. A metade funcional! Parabéns novamente pela sua empreitada!

 Legal!
Registrado
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.226

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 353



WWW
« Responder #31 : 29 de Maio de 2020, as 14:58:42 »

Olá, Márcio:

Bom, até agora a única peça que se "perdeu" foi o botão de zeramento. Outros tiveram de ser substituídos por causa do desgaste, combinação de mau uso, excesso de uso e uso de peças de... latão !

-----
Chegou a hora de fechar a máquina. O primeiro passo é lubrificar o mecanismo; graxa nas engrenagens e nas peças que deslizam, óleo nos eixos embuchados. Sempre com parcimônia. Os rolamentos, alguns dos quais são abertos, já foram lubrificados no momento da montagem.



Por falar em rolamentos, os mesmos são montados em porta-rolamentos ( de latão, claro... ) que são rosqueados nas laterais da máquina. Há cinco deles, e cada um é travado com um pinhão. É hora de conferir a folga nos eixos, fazer um último ajuste na posição dos rolamentos e travar os porta-rolamentos sem arrochar o pinhão !



Os painéis frontal e posterior já estão prontos há dias. Faltava pintar a tampa e a janelinha do contador. A tampa, coitadinha, foi conformada na perna de algum funcionário do Dr. Vozáry e o curvamento da chapa é todo irregular. O tempo e o uso encarregaram-se de acrescer arranhões, marcas e ferrugem, além de infinitas camadas de tinta verde. Removedor de tinta e fosfatizante, aliados a uma afiada escova de aço, deixaram a chapa da tampa livre da ferrugem e da tinta. Após endireitar o que estava torto e empenado com martelo e bigorna plana, aplicou-se Wash Primer anticorrosivo e fundo PU catalisado ( acabamento Schatz #2 ). O fundo serve para preencher as mossas, arranhões e imperfeições da chapa, e esse fundo PU é simplesmente uma pequena maravilha da Química Moderna. Após generosas camadas de fundo seguidas de lixamento, a tampa recebeu tinta PU azul Schatz. O resultado pode ser visto abaixo.



A janelinha do contador também recebeu pintura em azul. Na hora da montagem, descobri que faltava a única peça plástica da máquina: uma lâmina transparente para proteger os algarismos da poeira. Essa lâmina, montada por dentro da janelinha, provavelmente era de celulóide, ficou opaca com o tempo e há muito foi removida. Hoje temos materiais bem mais estáveis e resistentes; usei um pedaço de poliéster transparente, que ficou perfeito e vai durar "para sempre".



A plaquinha do fabricante foi polida para destacar os escritos em alto-relevo e envernizada com verniz acrílico. Ficou supimpa !



A máquina com a tampa finalmente montada:



Por fim, é interessante fazer a comparação do "antes" e do "depois"... seguem as fotos para apreciação, mas olhem com bastante cuidado senão as diferenças não serão notadas. Porque, no final das contas, foi só feita uma limpezinha e aplicado um pouco de tinta...





« Última modificação: 02 de Junho de 2020, as 22:04:37 por A.Sim » Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #32 : 29 de Maio de 2020, as 21:15:51 »

A.sim... Parabéns... Um primor de restauração. Da gosto de ver.
 Palmas
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Antonio de Campos Junior
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 470

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 102



« Responder #33 : 29 de Maio de 2020, as 22:13:20 »

A.Sim,

Parabéns pela restauração da máquina, muito capricho nos mínimos detalhes!

Ficou lindona!

 Palmas Palmas
Registrado

Os políticos e as fraldas devem ser trocados sempre, e sempre pelos mesmos motivos!
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.260

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #34 : 29 de Maio de 2020, as 22:45:04 »

Parece nova como recém retirada da fábrica, na verdade muito melhor.

Será que há algum parente do G. Vozary ou ex-funcionário da fábrica que lembraria dessa máquina e desse uma olhada nessa restauração ?  Com certeza haveria comoção por rever algo tão bem feito.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.226

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 353



WWW
« Responder #35 : 29 de Maio de 2020, as 23:06:55 »

Pois então. Encontrei o obituário do Dr. Vozáry, "Diário da Noite" de 15 de Julho de 1964 http://memoria.bn.br/pdf/221961/per221961_1964_12119.pdf:

" Sr. Geza Vozary: Faleceu ontem, nesta capital, aos 68 anos de idade, o sr. Geza Vozary, casado com d. Ana Vozary. Deixa uma filha d. Suzana Vozary Mesa Campos, casada com o sr. Oswaldo Mesa Campos. Deixa três netos... "

Eu procurei pela família Vozáry e nada encontrei, decerto porque os filhos da d. Suzana não receberam o sobrenome da mãe. Tanto a d. Suzana quanto o sr. Oswaldo já são falecidos, pois aparecem os processos sucessórios na internet. É possível, entretanto, procurar pelos filhos do casal, que ainda devem estar vivos.

Segue a procura. Pelo menos, até aparecerem os comentários tipo "não sei qual a relevância dessas informações para a maioria do pessoal daqui" e "não entendi o questionamento do colega sobre onde ele trabalhou e quando morreu, e que idade teriam seus contemporâneos e alunos". Coisa de geração sem memória...
« Última modificação: 02 de Junho de 2020, as 15:40:19 por A.Sim » Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
Páginas:  1 2 [3]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.038 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal