Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Março de 2024, as 17:05:34


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 2 [3] 4 5 ... 33   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Tremendão 2 sem etapa de saída  (Lida 143863 vezes)
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #30 : 02 de Março de 2017, as 17:04:21 »


Matec... fora a caneca do transformador, o resto (nucleo e carretel - e claro, fios) pode ser substituído sem descaracterizar o transformador. A caneca precisa de uma pintura.
O gabinete já não é original e as placas estão mexidas demais. Acho que sobra pouca coisa que se possa aproveitar.
Mas fazer um restauração seguindo o circuito original é sim uma opção valida.

Sim a caneca atualmente vale mais que o transformador inteiro.

A placa do pré está como saiu da fábrica, o chassis está 100% utilizável e pode ser, com algum trabalho, deixado como novo. O faceplate é original.
O gabinete não é original, precisa de uma reforma para ficar melhor. Se for trabalhado e novamente revestido em pouco tempo fica bom.
O problema maior é o power e a fonte. Só que de todo modo eles terão que ser feitos mesmo.

Um amplificador novo tem em si o valor dos componentes e do trabalho do montador, fora o valor da marca.
Mas tenho visto muitos amplificadores antigos sendo reformados e ficarem ótimos, além de valiosos, justamente por sua originalidade.
Já ninguém valoriza muito um amplificador modificado, justamente porque não se sabe qual a referência do amplificador e o profissionalismo do técnico.

Veja essa modificação que foi feita nesse amplificador. Uma gambiarra maior que a outra, tanto que só pode estar queimado. Mesmo se esse power estivesse funcionando as válvulas estão sendo alimentadas por pouco mais de 100V da fonte, sabe-se lá que som pode estar saindo dessa genialidade toda.

Se for desejo do casacunha, esse amplificador pode ficar original com alguma despesa e um pouco de trabalho, mas vai valer muito mais do que vale agora.

 Roqueiro
Registrado
casacunha
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 759

Obrigado
-Dado: 49
-Recebido: 63


page & stratocaster


« Responder #31 : 02 de Março de 2017, as 18:48:15 »

Amigos, posso estar falando besteira, mas ja que estamos nesse ponto...
Uma possibilidade que pensei é manter o canal limpo do jeito que era de fabrica, e trabalhar em cima do canal vibrato/reverb.
Tentar aí algo tipo um bandmaster, ou bassman, ou deluxe, claro... analizando qual deles se encaixaria melhor ai...
Sem esquecer que pretendo usar duas 6L6 apenas...
Mas tudo são possibilidades, temos que pensar bem...
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #32 : 02 de Março de 2017, as 19:20:00 »

Aí eu fico com o Matec.
Se for pra manter o circuito original, que seja todo original.
Mas... Se for manter só parte dele, melhor pensar num projeto já  consagrado.
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
casacunha
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 759

Obrigado
-Dado: 49
-Recebido: 63


page & stratocaster


« Responder #33 : 02 de Março de 2017, as 19:25:02 »

Vamos pensar com calma, tenho certeza que encontraremos uma soluçao viavel para este chassis...
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #34 : 02 de Março de 2017, as 19:30:49 »

Vamos pensar com calma, tenho certeza que encontraremos uma soluçao viavel para este chassis...
Já encontramos... E 2...  Wink
Você é quem decide. Ou restaura 100% original ou escolhe um circuito que te agrade e monta nele.
Meio termo é que eu não aconselho.
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #35 : 02 de Março de 2017, as 19:55:14 »

No fim você pagou os 400 reais mesmo, ou saiu mais barato ?

Um problema para manter a originalidade, vai ser confiar no esquema e adivinhar as informações faltantes.

Depois, tem muita coisa feia e estragada ou com componentes ruins. Sem falar na solda usada, que antigamente era de péssima qualidade.

Desmonta tudo, guarde o que der pra aproveitar e restaurar (acho que os triodos e o transformadorzinho do reverb). O resto eu colocaria tudo novo: placa, fios, soquetes, capacitores, potenciômetros, resistores decentes, jacks, chaves, etc.  Obviamente os transformadores terão de ser novos, pois não tem o de saída e o de força não serve para saída com válvulas.

Limpa o chassi, lixa as ferrugens, dessamassa, pinta, restaura o gabinete.  Depois pensa no circuito que vai colocar neles.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
casacunha
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 759

Obrigado
-Dado: 49
-Recebido: 63


page & stratocaster


« Responder #36 : 03 de Março de 2017, as 07:21:23 »

Na verdade troquei com uma lespaul memphis usada.
ja tirei tudo que não era dele, placas da saida transistorizada,dissipador, transformador de força...capacitores da fonte, diodos...
esta tudo guardado, mas ainda vou fazer umas medidas no transformador fora do circuito.
O gabinete esta extremamente bem conservado, madeira perfeita, tecido sem marcas ou rasgos, a alça é novissima.
Faltam apenas as cantoneiras
Este não precisarei me preocupar, só se optar por um combo mesmo.
Achei uma pagina na net com varias informaçoes dos fender, sendo elas:
Potencia, valvulas utilizadas, ano de fabricação, alimentação AC, impedancia de saída e tipo de retificação.
Eu daria preferencia aos que vem com retificação a diodos ja de fabrica, que é como o nosso tremendão
Vou copiar esta pagina e comparar com outras informaçoes de outros sites, da propria fender por exemplo
Tem tambem os esquemas e layouts das firmas que vendem kits, como tube depot e outros
Quanto a manter original, minha duvida é gastar no canal de reverb, sendo que sem o tanque este canal fica igual ao primeiro; e por que compraria o tanque se consigo este efeito com pedais?
Só não sei se o pedal soa como um tanque...
Por isso pensei em colocar outro pre completo no lugar do canal de reverb e vibrato
Daí surgiu a ideia do bassman, ou bandmaster, ou blues de luxe, ou outro.
Mas tudo é questão de analisar o que ficaria melhor...
Mais tarde posto as fotos dele somente com os componentes originais.





-----

-----
Como prometi, aí estão as fotos:





Esta muito estranho este transformador, fio do primário saindo junto com secundario e vice versa...




Tirando o soquete quebrado, os outros estão em bom estado, terminais livres de oxidação e com boa pressão.







O chassis. Eu esperava encontrar furos para capacitores verticais, mas não tinha.
Precisa de uma boa limpeza...estou com dó de desmontar tudo..._











Potenciometros, conectores P10, chaves, fiação... Uma vista mais aproximada

Parece tudo em boas condições ainda...Tá dando dó de desmontar tudo isso aí...(voces entendem...25 anos imaginando um desses em minhas mãos novamente...)

Amanha posto fotos do chassis sem nada, só ele...

Estou pesquisando uma forma de limpeza ou talvez uma pintura...

-----
Fui começar desmontar o restante do circuito... o ferrinho de 40Watts nao fez nem cosquinha nas soldas no chassis... Cheesy Cheesy Cheesy
« Última modificação: 03 de Março de 2017, as 22:27:43 por casacunha » Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #37 : 04 de Março de 2017, as 11:27:47 »

Pode desmontar a placa e as soldas no chassis sem dó. Essas ligações com soldas no chassis podem criar vários loops de terra (sem falar que esteticamente são horríveis - arrume um ferro mais potente ou corte os terminais e passe lima ou lixa pra retirar a solda do chassis).  Chassis não é feito para servir de condutor de terra do circuito, apenas é suporte mecânico para as peças e componentes.  Se você disse que tem ruído, mais uma boa razão pra repensar todo o circuito e não aproveitar a montagem deste circuito da forma que está.  Não tem como garantir que todos estes capacitores eletrolíticos estejam bons.

Além disso eu vi um faceplate (ou backplate) com a chapa torta, então é melhor soltar tudo mesmo (potenciômetros e tudo o que estiver preso nas chapas) para poder desamassar e limpar, lixar, repintar.

Várias horas de boa diversão !
« Última modificação: 04 de Março de 2017, as 11:29:28 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #38 : 04 de Março de 2017, as 12:00:41 »

Como disse o xformer, desmontar tudo sem dó.
O gabinete você pode levar em lugares que fazem zincagem de portões, ou se tiver disposto a gastar um pouco mais, mandar cromar.
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
casacunha
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 759

Obrigado
-Dado: 49
-Recebido: 63


page & stratocaster


« Responder #39 : 04 de Março de 2017, as 15:55:54 »

Vamos lá, deixar o dó de lado e fazer o correto então, a chapa torta que voce viu, Xformer, é o backplate mesmo, estou imaginando aqui o chassis sem nada para começar a trabalhar nele.
Quanto aos componentes, um teste com o multimetro pode nos dar uma breve ideia das condiçoes? No caso aí, jacks, potenciometros e resistores? (estes ultimos com tolerancia de 10%..meu Deus)
Li em um lugar que usar resistores de menor tolerancia na valvula inversora seria bom..., e na opiniao de voces?
Troco tudo por menor tolerancia?
Kem, esse chassis cromado...acho que ia pra parede, tipo trofeu.... Cheesy Cheesy
Matec , li no forum valvulados, sobre um valvulado que o marfu reformou a fonte, (voce estava lá cooperando), usando capacitores eletroliticos radiais em serie e paralelo.
Na foto, a fonte ficou muito bem organizada...Então pensei em fazer o mesmo nesta fonte. Recomendavel?
Bem deixando o chassis livre, por hora ele servira de chassis de teste para o MOD 102.2...
Tem furo o suficiente pra colocar quantas valvulas, placas e potenciometros quiser... Cheesy Cheesy Cheesy
Não quero deixar este projeto de lado por causa do tremendão
Enfim, Ele é a base pra partir pro tremendão , na questão de aprendizado...e paralelamente...vamos restaurando o tremendão...
« Última modificação: 04 de Março de 2017, as 16:54:35 por casacunha » Registrado
casacunha
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 759

Obrigado
-Dado: 49
-Recebido: 63


page & stratocaster


« Responder #40 : 05 de Março de 2017, as 18:46:29 »

Amigos que estão juntos, nos apoiando, depois de muito ver videos, pesquisar por informações, acabei vendo a possibilidade de transformar este tremendão 2 em um Bandmaster Blackface.
Um detalhe crucial, é que nao sei se vou colocar o reverb do tremendão pra funcionar.
Outro é que pretendo usar apenas duas 6L6 na saída
Ví que o Bandmaster já é construido desta forma
O mesmo circuito, AB 763, retificação a diodo e saida com 2 6L6, apenas o circuito de vibrato, sem o reverb, e timbre muito bom.
Como tenho que partir pra compra dos transformadores, ja compraria com as especificações corretas pra ele.
Uma duvida: Qual a função do Choque na fonte de HT?
Então, vamos pra mudança?
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #41 : 05 de Março de 2017, as 18:52:40 »

Choque é pra ajudar a filtrar e diminuir o ripple.
E não precisa pendurar na parede o chassis se cromar...  Cheesy
Mas se você levar pra cromar ou zincar eles dão um banho de ácido que tira toda a ferrugem.
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
casacunha
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 759

Obrigado
-Dado: 49
-Recebido: 63


page & stratocaster


« Responder #42 : 05 de Março de 2017, as 21:58:17 »

 Cheesy Cheesy, mas vai ficar lindo demais...usar sem o gabinete então... Cheesy Cheesy
Melhor de tudo que no caso, do bandmaster, da pra usar quase todos os furos da frente do chassis
Vai sobrar apenas o furo do potenciometro de reverb.
Futuramente colocar ai um potenciometro de presença, copiado do tremendão 3...
Quero começar com o esquema original, e mais pra frente modificar bem um dos canais, e usar um AB line para chavear a guitarra entre os dois.
Será que da certo isso?
Vi este amplificador empurrado por um Ibanez TS9... que coisa...
Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #43 : 06 de Março de 2017, as 09:31:58 »

Casacunha

Sem dúvida você tem viajado nesse amplificador.

Os amplificadores Fender tem pouca diferença interna entre os modelos. Você fala do Bandmaster como se fosse um outro modelo de amplificador. Pois veja o esquema e compare, os canais são parecidos aos do Tremendão. E se for comparar com o Bandmaster Reverb, aí eles são mais parecidos ainda. Quanto à saída também são parecidos, exceto pelo número de válvulas de saída.
Por isso, mantê-lo original não é nenhum tipo de saudosismo, é fazer o que você quer, fazendo o mínimo de esforço.

Bandmaster Blackface Canal Normal e Vibrato bem parecidos com o T2

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

Bandmaster Reverb circuito de reverb idêntico ao T2. Nesse modelo o vibrato atua de modo diferente, e tem retificadora na fonte.

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

Veja esse Twin Reverb. O Clone dele está aí embaixo

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

Esquema Tremendão 2

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

 Grin


« Última modificação: 06 de Março de 2017, as 09:34:24 por Matec » Registrado
Solenoide
Visitante
« Responder #44 : 07 de Março de 2017, as 02:19:05 »

Saudações pessoal.

Estou acompanhando o tópico e gostaria de saber se seria interessante implementar um trimpot individual para cada válvula de saída, para um ajuste fino de Bias em cada uma delas.

O que os senhores acham a respeito disso?

Obrigado.

Abraços a todos.
Registrado
Páginas:  1 2 [3] 4 5 ... 33   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.056 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal