Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 20 de Abril de 2024, as 10:51:07


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 ... 5 6 [7] 8 9 ... 33   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Tremendão 2 sem etapa de saída  (Lida 146191 vezes)
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #90 : 08 de Março de 2017, as 15:30:18 »

UF 4007 é diferente de 1n4007?
Ao invés de responder, vou te passar um link de uma aula sobre o assunto: http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=3464.msg157225#msg157225
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
casacunha
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 759

Obrigado
-Dado: 49
-Recebido: 63


page & stratocaster


« Responder #91 : 08 de Março de 2017, as 16:46:48 »

Obrigado kem, a noite vou ler o topico

Boa noite a todos
Kem, quanto a potência dos resistores da parte do bias, tudo bem? manteremos assim?
E as explicaçôes sobre a comutação dos diodos foi ótima, tudo a ver com velocidade.


« Última modificação: 09 de Março de 2017, as 18:37:06 por casacunha » Registrado
casacunha
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 759

Obrigado
-Dado: 49
-Recebido: 63


page & stratocaster


« Responder #92 : 11 de Março de 2017, as 07:58:23 »

Nova fonte, com ajuste do bias individual.
Totalmente aberto a correçoes
Tomei a liberdade de nomear como Handmades pela colaboração de muitas pessoas aqui do forum

LAYOUT NÃO TESTADO



-----
Esquema dela
« Última modificação: 11 de Março de 2017, as 14:32:06 por casacunha » Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.258

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2010


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #93 : 11 de Março de 2017, as 09:49:01 »

As entradas CT e HT da direita estão trocadas (não o desenho, mas as denominações).

Na fonte de bias negativo, você usou dois capacitores de 100uF, é um só, e deixou de colocar os dois capacitores de 10uF.

Veja se consegue deixar as saídas +B1, +B2, +B3 e +B4 na beirada superior da placa, nem que seja preciso alguns jumpers. É meio esquisito puxar fios do meio da placa. 
Se você desenhar a linha de resistores R9, R10 e R11 pelo lado de cima (perto da beirada superior), e os capacitores mais pra dentro (baixo), deve ficar mais fácil fazer isso.
« Última modificação: 11 de Março de 2017, as 09:58:40 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #94 : 11 de Março de 2017, as 10:35:11 »

Eu sou da seguinte opinião:

É ótimo desenvolver o esquema, e é bom projetar as placas. No seu caso o chassis do T2 é bem amplo e até deve caber essa placa.

Só que é o problema de sempre. Falta ter os componentes principais para fazer isso tudo. Fazer as medidas corretas para que a placa não tenha que ser "ajeitada" no lugar onde deveria.

Que eu saiba, não estão aí na sua frente os 2 transformadores principais do amplificador. Então você não sabe se essa sua placa vai ficar bem instalada . Não sabe se os terminais vão ficar próximos das passagens dos fios para dentro do chassis. Também ainda não tem os capacitores para saber se essa dimensão está de acordo com o espaço que terá no final da montagem. Os fios saindo do meio da placa não são muito bons para se fazer a manutenção.

Falta os pontos de saída para a chave stand-by.


Outra coisa são as dissipações dos resistores:

Supondo que a fonte forneça 510v constantes para todos os pontos de +B

R1 e R2 = 100k então esse par de resistores vão dissipar (510^2) /(100000+100000)=> 260100/200000 =1,3W

Como 1,3W é para os 2 resistores cada um vai dissipar um máximo de 650mW, aí eu diria que 2W para cada resistor estaria de bom tamanho.

Os resistores de 470K, indo pelo mesmo caminho: (510^2)/(2*470000) = ~0,28W para os 2 resistores.
Creio que 1W para cada um é mais que suficiente.

Já o resistor R9 vai ter uma corrente alta passando por ele, visto que depois dele é que há a alimentação das grades screem.
Esse eu colocaria de 10W.

Lembre-se também que os resistores de potência são soldados com o corpo à uma distância da placa.

Já sei que o kem vai querer emendar isso que eu disse...


 Roll Eyes
« Última modificação: 11 de Março de 2017, as 10:42:41 por Matec » Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.258

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2010


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #95 : 11 de Março de 2017, as 11:43:07 »

Só um detalhezinho: o kem separou os tópicos para não fazer confusão entre o Tremendão e o Thunder Sound e você vem e posta de novo um layout da fonte do Thunder Sound no tópico do Tremendão. Aí começa de novo a bagunça.

Como o Matec escreveu, você não tem os componentes principais para restaurar o amplificador, na verdade nem se decidiu qual circuito vai colocar no seu chassis.  Então, decida primeiro o que vai fazer, antes de começar a por o carro na frente dos bois.  Fazer layout agora é perda de tempo, pois com certeza essa fonte não vai ser a correta para o amplificador que você vai querer usar (a menos que ponha o Thunder Sound nesse chassis). 
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
casacunha
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 759

Obrigado
-Dado: 49
-Recebido: 63


page & stratocaster


« Responder #96 : 11 de Março de 2017, as 12:08:43 »

Agradeço as correções, Matec e Xformer, pra mim tá mais do que claro que reproduzirei o círcuito original com algumas melhorias, a começar pela fonte.

-----
Mas eu pensava que o esquema serviria pró tremendão, por isso fiz o layout, que aliás deu trabalho.
Não postei no tópico das fontes por não estar testada.
Apesar de não ter os componentes em mãos, já dá pra visualizar o resultado final.
Eu e tantos outros aqui do site não temos o conhecimento que voces, nossos moderadores tem, e dependemos inteiramente de voces, e reconhecemos o tanto que vocês se dedicam ao Handmades.
Sei por isso o cuidado que vocês têm com o site.
Só que meus amigos, paulada ninguém gosta de tomar.
 Certas abordagens fazem a gente desanimar.
A pouco ocorreu o mesmo com o Marfu.
Neste momento talvez seria certo fazer a fonte original, sem mudanças .
Mas postei a fonte aqui pra fazer em conjunto.
Mostrei o que estou pensando, se quiserem me suspender, a autoridade esta com voces.
Mas que fique claro que dependo do handmades.
Se errei, me mostre onde.
A lei do bate-assopra não é muito agradável a ninguém.
Perdoem a sinceridade.
« Última modificação: 11 de Março de 2017, as 12:29:50 por casacunha » Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #97 : 11 de Março de 2017, as 12:51:50 »

Matec... Sobre a dissipação dos resistores, quem orientou fui eu.
Pra resistor queimando tensão 100% do tempo, EU prefiro 10x a dissipação calculada. É um custo mínimo para um sossego enorme.
PS. Só agora vi o texto em branco...  Cheesy

Casacunha... Ninguém aqui tá batendo. Só estão orientando o caminho certo.
Como você mesmo disse, essa placa deu trabalho, e desculpe, mas talvez tenha sido trabalho perdido, pelos problemas já apontados.
Eu tomo a mim mesmo como exemplo. Veja minhas postagens de 6 anos atrás. Eu não sabia NADA de eletrônica. Na época os que me orientaram foram o Eduardo e o xformer. Mais tarde o Plautz com os layout.
Eles são ótimos professores, rígidos, mas se seguir a orientação deles, você vai aprender. Assim como eu aprendi, pelo menos o pouco que meu cérebro já velho permitiu. Hoje eles são inclusive meus amigos pessoais.
O Matec tem o mesmo perfil. Sabe muito e tem muita vontade em ajudar.
Vai por mim. Melhor te avisarem disso agora do que você descobrir mais pra frente. Chegar na hora de montar o amplificador e descobrir que tudo feito até então tava errado seria muito pior. Você desanima e desiste.
« Última modificação: 11 de Março de 2017, as 13:17:08 por kem » Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.258

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2010


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #98 : 11 de Março de 2017, as 12:54:48 »

Ué, você tem que pensar e estudar os circuitos antes de fazer as coisas. A fonte do Tremendão é DIFERENTE da  do Thunder Sound. Estude os esquemas.  Veja que o Tremendão usa um CHOQUE no lugar de um resistor.  Depois, o tremendão tem 4 válvulas de saída e não duas como  o Thunder Sound, assim o circuito de bias separado faz sentido ter dois ajustes ?  (a menos que ajuste um par de válvulas por vez - o que cai no mesmo problema de antes).

Ou seja, você perde tempo desenhando algo que não vai servir pra você.  Você disse que queria um amplificador com 50W e duas válvulas, então também não seria o Tremendão original. De novo, decida o que vai fazer e pense como vai fazer, não comece a fazer as coisas (principalmente gastar dinheiro comprando peças) sem decidir primeiro (e estudar bastante).

Ninguém está dando paulada, apenas corrigindo coisas erradas.

================================================

Meu pai contava (obs. ele ainda é vivo) uma história que ilustra a nossa ineficiência e  improdutividade. Ele ia ao EUA e via os operários montarem um equipamento. Tudo era planejado e organizado. Só com todos os materiais e ferramentas necessárias prontos e disponibilizados e os operários treinados e com o manual de montagem lido e entendido, é que a montagem propriamente dita começava. E dessa forma, o equipamento era montado rapidamente na sequência correta e feito uma só vez.

Aqui no Brasil, a coisa é diferente. Brasileiro gosta de começar a montar e construir as coisas logo. Mas sempre falta alguma ferramenta (ou a correta), ou falta material, ou o pessoal não tem o treinamento ou o conhecimento necessário (operário muitas vezes aprende na hora de realizar o serviço). Dessa forma, perde-se tempo esperando o que falta chegar, ou estudando na hora o que precisa ser feito (se isso não acontece, é montado ou feito errado). Se a coisa foi feita de forma incorreta ou na sequência errada, não funciona, precisa ser desfeita e refeita, perde-se material e dinheiro, tempo de mão de obra parada. Ou seja custou 3 vezes mais. É a falta de planejamento e organização.  Não é de se admirar que as obras no Brasil nunca são feitas no prazo (isso quando terminam) ou custem muito mais caro (não é só a corrupção que encarece) - recentemente nas obras do Rodoanel Norte aqui em São Paulo, começaram as obras, sem ter os terrenos desapropriados, sem ter licença ambiental, etc etc, o que era pra estar pronto, vai sendo adiado ... 
« Última modificação: 11 de Março de 2017, as 13:47:51 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.226

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 353



WWW
« Responder #99 : 11 de Março de 2017, as 13:17:24 »

Pra resistor queimando tensão 100% do tempo, EU prefiro 10x a dissipação calculada. É um custo mínimo para um sossego enorme.

Para uma vida útil de 10000 h basta usar um resistor com o dobro da potência a ser dissipada. Não é necessário esse exagero; um fator de segurança de 2 ( usar 4 x a potência calculada ) deve proporcionar ao resistor uma vida útil maior do que a do próprio equipamento completo.

O problem nos resistores para a descarga dos capacitores de filtro é a tensão aplicada. Para um resistor CR25, não se deve aplicar mais de 100 V, independente da dissipação. Assim, é mais vantajoso usar vários resistores em série e diminuir a tensão por resistor, do que usar um resistor de dissipação mais alta.
Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #100 : 11 de Março de 2017, as 13:31:47 »

Nova fonte, com ajuste do bias individual.
Totalmente aberto a correçoes
Tomei a liberdade de nomear como Handmades pela colaboração de muitas pessoas aqui do forum



Eu sou da seguinte opinião:
...


Casacunha você pediu as correções, eu dei minha opinião.

Eu faço questão de que esse projeto saia do papel e se transforme  no amplificador que você quer.
Só que a eletrônica não admite muitos erros, e esses erros costumam sair caros.
Eu estou sempre aberto à ajudar e à dar sugestões, enquanto você quiser.
Mas você pode também fazer tudo do seu jeito, é uma prerrogativa sua.

 Legal!
« Última modificação: 16 de Abril de 2017, as 20:24:41 por Matec » Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #101 : 11 de Março de 2017, as 13:35:47 »

A.Sim... Eu sempre usei pra resistor 4-5x a potência.
Mas não tenho confiado muito nos resistores atuais...  Embarrassed
« Última modificação: 11 de Março de 2017, as 14:31:50 por kem » Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.226

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 353



WWW
« Responder #102 : 11 de Março de 2017, as 13:51:30 »

A.Sim... Eu sempre usei pra resistor 2-3x a potência.
Mas não tenho confiado muito nos resistores atuais...  Embarrassed

Pois é, saudades da Constanta. Mas te digo que mesmo os resistores chineses que temos hoje em dia têm funcionado satisfatoriamente nos meus projetos. Baseado em que experiência o colega suspeita dos resistores atuais ?

-----
Olá.

Senti uma certa nostalgia ao escrever a resposta anterior - como eram bons os tempos antigos ! Era fácil comprar componentes, com a variedade que existia :

Resistores, potenciômetros e trimpots - Constanta

Capacitores - Icotron ( alguns IBRAPE )

Transistores - IBRAPE, Icotron ou RCA ( depois SID )

CIs TTL - Texas

CIs CMOS - RCA ( depois, SID e Itaucom )

CIs analógicos - Texas e RCA ( alguns National, quando havia )

Relés - Schrack e Metaltex

Placas de fenolite - Ambalit e CQIL

Conectores e soquetes para CI - Molex e Celis



« Última modificação: 11 de Março de 2017, as 14:09:40 por A.Sim » Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #103 : 11 de Março de 2017, as 14:11:50 »

a.sim... não é nada concreto.
Apenas acho que eles esquentam mais hoje em dia...  Roll Eyes
Sabe aquela sensação que você tem sem saber explicar, e de repente começa a ler relatos de gente séria descrevendo a mesma coisa?!?
Pois foi isso.
Resistor é barato. Não custa nem 1% do valor final do amplificador. Eu me sinto mais seguro com essa margem maior (10x), e as placas ficam menos queimadas...  Cheesy
« Última modificação: 11 de Março de 2017, as 14:36:01 por kem » Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.226

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 353



WWW
« Responder #104 : 11 de Março de 2017, as 14:17:50 »

Olá.

Um fator de segurança de 2 ou 3 está abaixo daquele que indiquei ( 4 ). Se está funcionando bem para ti, então está tudo OK. 4 ou 5 está OK, embora 4 seja uma excelente margem e 5 já seja exagerado. A não ser que estejas construindo amplificadores para serem usados na missão Apolo ou no SpaceShuttle.

O aquecimento de um resistor depende da temperatura ambiente, da potência dissipada e do tamanho físico do componente. Dois resistores de mesmo tamanho vão aquecer à mesma temperatura, independentemente da tecnologia e do material usado na confeccção do resistor ( por exemplo, um PR1 e um CR25 ). O que faz resistores de mesmo tamanho permitirem dissipações diferentes é a máxima temperatura admissível no corpo do resistor ( 205º C para o PR1, 1 W e 155º C para o CR25, 1/3 W ).

 
« Última modificação: 11 de Março de 2017, as 15:06:28 por A.Sim » Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
Páginas:  1 ... 5 6 [7] 8 9 ... 33   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.046 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal