Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Março de 2024, as 08:03:37


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 ... 17 18 [19] 20 21 ... 33   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Tremendão 2 sem etapa de saída  (Lida 143783 vezes)
casacunha
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 759

Obrigado
-Dado: 49
-Recebido: 63


page & stratocaster


« Responder #270 : 01 de Setembro de 2017, as 05:43:22 »

Amigos, bom dia.
Mandei enrolar o transformador de força original dele, o willkason FG4010,
mas com novas especificações.
primario com 127/220 volts e secundarios de
0 - 360v x 350mA,  0 - 60v x 50mA,  3,15 - 0 - 3,15 x 5A.
A duvida é:
Se não usar o choke, substituo-o por um resistor de qual valor?
Registrado
Ronconi
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 56

Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 14


João Ronconi


WWW
« Responder #271 : 01 de Setembro de 2017, as 08:35:01 »

Use Choke!!!
Registrado

.
blackcorvo
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 1.203

Obrigado
-Dado: 175
-Recebido: 169



WWW
« Responder #272 : 01 de Setembro de 2017, as 09:01:13 »

A duvida é:
Se não usar o choke, substituo-o por um resistor de qual valor?

Depende da queda de tensão e dissipação que você quer ter nesse resistor, e o que vai te dizer isso é a corrente que o circuito consome. Só colocar na fórmula da lei de ohm um valor de tensão e a corrente, que você acha o valor do resistor:

V / I = R

Depois, para achar a potência dissipada (lembrando que a potência que o resistor deve suportar tem que ser MAIOR que a calculada, senão ele frita!):

V * I = P

Segundo datasheet da Tung-Sol, em classe AB para saída de 55 Watts, a corrente consumida por um par de 6L6GC é de 116mA em repouso, chegando à 210mA com saída máxima.
Podemos adicionar mais 5mA de consumo médio para as outras válvulas, chegando ao total de 30mA para o consumo do pré + inversor.
Somando tudo, o consumo total seria de 146mA em repouso (podemos arredondar para 150mA), e 240mA com volume máximo.

Vamos dizer que você quer 10 volts sobre o resistor. Considerando o circuito em repouso:

10 / 0.150 = 66 ohms (o valor comercial mais próximo seria 68 ohms)

Agora, vamos ver a potência dissipada:

10 * 0.15 = 1,5 Watts

Porém, não podemos esquecer que a corrente pode chegar a 240mA, portanto temos que saber qual a potência dissipada no resistor nesse caso, para não escolhermos um resistor com dissipação abaixo do que seria apropriado.
Na fórmula, podemos encontrar a queda de tensão no resistor com corrente de 240mA da seguinte forma:

R * I = V

Portanto:

68 * 0.24 = 16,32v

Isso nos dá uma potência de:

16,32 * 0,24 = 3,91 Watts (podemos arredondar para 4w)

Com isso, podemos concluir que um resistor de 5 watts poderia dar conta do recado, mas eu pessoalmente acho melhor sempre usar um que suporte o dobro (do mesmo jeito que fazemos com a tensão de capacitores), então usaríamos um resistor de 68 ohms, 10 watts.
« Última modificação: 01 de Setembro de 2017, as 09:02:55 por blackcorvo » Registrado

http://blackcorvo.com

Ela/dela desde Agosto 2021
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #273 : 01 de Setembro de 2017, as 09:10:02 »

Só uma correção no raciocínio do Blackcorvo: a alimentação das placas das válvulas de saída (ponto 1, que demanda a maior parte da corrente da fonte) não passa pelo choque. Então deve considerar apenas a alimentação das grades de screen das válvulas de saída e das etapas anteriores (pontos 2 em diante da fonte de alimentação).
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
casacunha
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 759

Obrigado
-Dado: 49
-Recebido: 63


page & stratocaster


« Responder #274 : 01 de Setembro de 2017, as 10:14:42 »

Gente, to de boca aberta aqui...
É conhecimento demais da parte de voces...
Quem me dera um dia saber 10% disso tudo...
Bem, com os calculos do BlackCorvo e do Xformer, vamos pelo qual caminho?
E pra calcular o consumo das grades das 6L6?
Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #275 : 01 de Setembro de 2017, as 10:36:46 »

Não calcule, à menos que você queira fazer isso para aprender.

O que as seções da fonte devem fazer é Filtrar o ripple da retificação da tensão AC de alimentação. A maneira mais simples e prática é sem dúvida o Choque de Filtro, pois ele faz esse trabalho de modo mais eficaz e eficiente.

Se o problema é o custo, tente utilizar um resistor de 220R por 10W. (eu não fiz o cálculo, isso é apenas uma aproximação).

 Cheesy
Registrado
casacunha
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 759

Obrigado
-Dado: 49
-Recebido: 63


page & stratocaster


« Responder #276 : 01 de Setembro de 2017, as 11:37:17 »

Então, Matec, o custo ate nao é tão alto, o Alexandre da Schatz ate fez por um preço razoavel.
É que o cara que esta fazendo o meu transformador de força disse que faria o indutor, mas nao teria como medir a indutancia pois nao tem equipamento pra isso.
Passei os dados que voce me passou sobre dimensoes, empilhamento e resistencia DC.
Sera que apenas com esses dados se consegue enrolar um indutor certo?

-----
Por isso estou considerando o uso do resistor...
Agora. se un indutor sem medir ja for melhor que um resistor...
« Última modificação: 01 de Setembro de 2017, as 11:40:07 por casacunha » Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #277 : 01 de Setembro de 2017, as 11:52:33 »

Casa... eu respondi por MP que era melhor um de 100-120R, mas eu realmente não me ative ao local desse resistor.
Como o resistor fica após a alimentação das placas dos pêntodos, o resistor pode sim ter um valor maior.
470R não fica fora pras 6L6.
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
casacunha
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 759

Obrigado
-Dado: 49
-Recebido: 63


page & stratocaster


« Responder #278 : 01 de Setembro de 2017, as 12:51:48 »

Entendi, Kem, é que estou considerando as possibilidades caso o indutor sem medida deixe a desejar, por isso ja quis me preparar para ter a opção do resistor também.

-----
Outra coisa que eu queria entender é a questao da fase dos canais deste amplificador.
Li que aqui, eles sao fora fase, e por isso nao podem ser jumpeados, como nos jtm 45 (Que sao conhecidamente copia dos bassman).
Estes podem ser junpeados pois estao em fase.
Bom isso foi o que eu li.
Só faltou entender, visualizar a diferenca entre os canais aquie os canais no jtm.
« Última modificação: 01 de Setembro de 2017, as 13:00:02 por casacunha » Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #279 : 01 de Setembro de 2017, as 13:34:17 »

Outra coisa que eu queria entender é a questao da fase dos canais deste amplificador.
Li que aqui, eles sao fora fase, e por isso nao podem ser jumpeados, como nos jtm 45 (Que sao conhecidamente copia dos bassman).
Estes podem ser junpeados pois estao em fase.
Bom isso foi o que eu li.
Só faltou entender, visualizar a diferenca entre os canais aquie os canais no jtm.

Sinceramente nunca vi ninguém se preocupar com isso, principalmente porque isso não muda nada no funcionamento do amplificador. Mas é claro que você casacunha, tinha que ser aquele que se preocupa com isso, porque leu em algum lugar que isso poderia atrapalhar. Escrito provavelmente por alguém que não testou para saber.

 Ui
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #280 : 01 de Setembro de 2017, as 13:52:58 »

Entendi, Kem, é que estou considerando as possibilidades caso o indutor sem medida deixe a desejar, por isso ja quis me preparar para ter a opção do resistor também.

O filtro com o indutor vai deixar o ripple com talvez 100 a 200mVpp depois dele, enquanto que um resistor vai deixar o ripple com um valor mais ou menos 10 vezes maior (1 a 2Vpp), isso numa tensão de mais de 450Vdc. Esse ripple depois do indutor (ponto 2 da fonte) vai fazer efeito nas grades de screen das válvulas de saída. Já para os estágios de pré e inversão, haverá mais estágios de filtragem RC, o que diminui mais o ripple.

O resistor não bloqueia sinais alternados, apenas atenua e limita a corrente (em todas frequências), enquanto que o indutor bloqueia os sinais alternados (quanto maior a frequência, maior será atenuação), ou seja a ondulação (ripple) presente somado ao nível DC da tensão da fonte. Entre um indutor com resistência do fio igual ao do resistor alternativo, vai haver essa diferença no ripple, então o choque é melhor sem dúvida para fazer a filtragem, não importa o valor da indutância. Só peça para o sujeito que fizer o choque não deixar que a resistência do fio do enrolamento fique muito grande. Ele vai ter de achar um equilíbrio entre ter mais espiras usando fio mais fino (= mais indutância, mas também mais resistência) ou  usar fio mais grosso (= menos espiras, menos indutância e menos resistência).
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
casacunha
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 759

Obrigado
-Dado: 49
-Recebido: 63


page & stratocaster


« Responder #281 : 01 de Setembro de 2017, as 14:45:50 »

ok, xformer, entendi o porque da escolha do indutor e nao do resistor.
Ele mencionou ontem em fazer em uma estrutura maior pra ser igual o original, por fora do chassis, e isso iria trazer o aumento do enrolamento e.consequente diminuiçao da bitola do fio, pra manter a resistencia DC em 77 ohms

-----
Sinceramente nunca vi ninguém se preocupar com isso, principalmente porque isso não muda nada no funcionamento do amplificador. Mas é claro que você casacunha, tinha que ser aquele que se preocupa com isso, porque leu em algum lugar que isso poderia atrapalhar. Escrito provavelmente por alguém que não testou para saber.

Matec, nao sei se.voce entendeu o que eu disse, mas voce ja deve ter visto alguns marshal e ate mesmo alguns.fender com os canais jumpeados por fora, com um cabo pequeno como os de pedais.
A pergunta.é, porque nao se.ve isso nos twin reverb ou tremendoes.
Embora.eu nao saiba nada em conceito de eletroeletronica, o que eu vi escrito, me pareceu fazer algum sentido.
Vou procurar o texto traduzido e posto aqui.
Só uma coisa:
É muito normal alguem que nao tenha conhecimento, perguntar, querer entender, sentir atraçao pelo assunto e querer aprender mais.
Mas a ausencia de conhecimento tecnico nao faz da pessoa um imbecil.
Incompetente sim, mas imbecil, nao
Desculpa, nao é pessoal,
É que paulada doi...
« Última modificação: 01 de Setembro de 2017, as 14:56:45 por casacunha » Registrado
Ronconi
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 56

Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 14


João Ronconi


WWW
« Responder #282 : 01 de Setembro de 2017, as 17:07:14 »

Canais com fases invertidas dão problema sim. Qualquer Fender Blackface com Reverb, por ter um estágio a mais de ganho no canal Reverb, fica com som muito ruim se tiver seus canais jumpeados, por exemplo.
Registrado

.
casacunha
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 759

Obrigado
-Dado: 49
-Recebido: 63


page & stratocaster


« Responder #283 : 01 de Setembro de 2017, as 17:26:33 »

Bem, aí ja vira um assunto tecnico, que compete a voces que detem o conhecimento...
Ainda nao encontrei o texto, mas vou achar...

-----
Conforme eu havia dito, de compartilhar o que eu li.
Eis aqui:

http://fenderguru.com/amps/bassman/
« Última modificação: 02 de Setembro de 2017, as 10:27:11 por casacunha » Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #284 : 01 de Setembro de 2017, as 17:59:01 »

Casacunha

Sim eu entendi a sua pergunta desde que você perguntou da primeira vez lá atrás, em outro post.

Agora eu te pergunto é uma pergunta retórica ou é mais um problema que vai fazer você ter um ataque cardíaco? Huh? Huh?

A base para se ter um conhecimento, além de perguntar, é montar testar, remontar testar de novo. Teoria e experiência.

Perguntar é útil; você tira uma dúvida, e verifica se na aplicação prática, a resposta faz sentido. Perguntar sobre assuntos diversos para muitas pessoas faz com que tenhamos respostas diversas. Nem sempre satisfatórias, aí começamos à divagar sobre quem tem razão. Nessa hora o melhor é tentar provar na prática quem tem razão.

Até hoje você é o homem das perguntas, e isso é válido. Eu acho melhor perguntar, do que fazer sem conhecimento, e com isso, errar demais. Mas você tem fugido da parte prática onde o conhecimento se consolida. Você recorda que eu já te disse isso. "-Você precisa terminar o que começa". Não foi atoa, você precisa ter seus conhecimentos comprovados com a prática.

Já várias vezes vi você perguntar sobre assuntos que já haviam sido explicados.... para você mesmo. E parece que as explicações passaram batidas.

Sim. Um canal do Twin/Tremendão, tem a fase invertida do outro. E aí? Tem 50 anos que existem Twins /Tremendões e ninguém reclama o fato de haverem canais de fase invertida. O fato, como o Ronconi falou, é que o som não fica bom, como fica no Plexi. Mas isso não estraga o amplificador e nem tira o sono de ninguém.

Não penso que você seja nada do que você falou, nada disso é verdadeiro.
Mas que não vou deixar de dar uma resposta direta à um assunto sem relevância, que costuma se prolongar por páginas e páginas com um proveito duvidoso.
Não pretendo adotar aqui ou em lugar nenhum o aprendizado "à paulada". Mas creio que um toque direto à pessoa fará no mínimo ela parar para pensar.

Todos nós já demos uma contribuição neste tópico, e gostaríamos e muito de ver esse amplificador funcionando. Não nos decepcione.

 Wink

Registrado
Páginas:  1 ... 17 18 [19] 20 21 ... 33   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.066 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal