Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 29 de Março de 2024, as 04:03:41


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 ... 19 20 [21] 22 23 ... 33   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Tremendão 2 sem etapa de saída  (Lida 143918 vezes)
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #300 : 08 de Setembro de 2017, as 11:40:57 »

O método da comparação, ilustrado anteriormente, era de valia nos velhos tempos, quando o instrumento de precisão que se dispunha era o VTVM, o qual não lê corrente ! Nossos modernos multitestes superaram esse problema, assim, pode-se usar um método mais direto.

É que os multímetros mais simples (mesmo digitais) não medem corrente AC, apenas corrente DC e mesmo os que medem corrente AC podem nem ter escala com correntes baixas. Até recentemente, eu mesmo não tinha um multímetro que medisse corrente AC com valores baixos (o meu Fluke tinha resolução mínima de 20mA).

Veja uma derivação deste tópico sobre a indicação de multímetros em:
http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=10099.msg179532;topicseen#msg179532
« Última modificação: 08 de Setembro de 2017, as 13:18:13 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #301 : 08 de Setembro de 2017, as 11:50:04 »

A.Sim

Em se tratando de um choque, onde irá circular uma corrente conhecida, qual é o método de medição da indutância?
Qual a fórmula utilizada nesse caso?

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Peculiar nesse método sugerido pelo xformer é que os valores de indutância medidos crescem de acordo com a tensão AC aplicada.
Então também existe esse tipo de erro para ser levado em conta.
« Última modificação: 08 de Setembro de 2017, as 11:55:56 por Matec » Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #302 : 08 de Setembro de 2017, as 12:03:27 »

Peculiar nesse método sugerido pelo xformer é que os valores de indutância medidos crescem de acordo com a tensão AC aplicada.
Então também existe esse tipo de erro para ser levado em conta.

Matec, você fez essa constatação na prática ?  Talvez o indutor sature com o aumento do sinal.
Depois vou fazer uns experimentos, mas acho que é melhor deixar a corrente do circuito num valor baixo, e o potenciômetro ajuda nisso.
« Última modificação: 08 de Setembro de 2017, as 12:06:13 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #303 : 08 de Setembro de 2017, as 12:15:53 »


Matec, você fez essa constatação na prática ?  Talvez o indutor sature com o aumento do sinal.
Depois vou fazer uns experimentos, mas acho que é melhor deixar a corrente do circuito num valor baixo, e o potenciômetro ajuda nisso.

Sim. Na época eu estava medindo a indutância de transformadores de saída. Aí eu fiz o levantamento com várias tensões, tenho inclusive gráficos em Excel. Assim que achá-los vou enviar para você.

A.Sim
 
Eu também preciso de um desses. Creio que para quem não tem um desses multímetros, o mais prático é mesmo esse método antigo.


O Matec está certo; a indutância aparente vai mudar com a tensão aplicada. Isso é decorrente da curva de magnetização do ferro.

Edit:
Veja uma derivação deste tópico em:


http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=10099.msg179532;topicseen#msg179532



« Última modificação: 08 de Setembro de 2017, as 13:47:17 por Matec » Registrado
casacunha
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 759

Obrigado
-Dado: 49
-Recebido: 63


page & stratocaster


« Responder #304 : 08 de Setembro de 2017, as 15:20:28 »

Xformer, Matec, A.Sim.
Vou ter que comprar um transformadorzinho pra isso.
O unico que tenho aqui é um de 15+15 por 3A.
Tenho o Do tremendão que acabei de comprar, que tem o enrolamento de 3,15+3,15 x 5A.
Mas ligando ele, as saídas de alta estarão energizadas.
Não sei se é recomendável fazer isso.
Posso usar qualquer dos desenhos dados?
O seu, Xformer ou o seu, Matec?
A.Sim, realmente o multimetro que disponho aqui no momento não tem escala pra medição de corrente AC. apenas DC.
Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #305 : 08 de Setembro de 2017, as 15:39:37 »

Olá amigo

Você pode utilizar, por exemplo o 0-15v do seu transformador, ou mesmo total de 0-30v, isso não importa.

Utilize o desenho que você quiser, caso não tenha percebido, eles representam o mesmo circuito. Roll Eyes

Boa sorte, mas precisando pergunte.

 Smiley
Registrado
casacunha
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 759

Obrigado
-Dado: 49
-Recebido: 63


page & stratocaster


« Responder #306 : 08 de Setembro de 2017, as 16:34:33 »

Ok, matec, usarei 0-30, e logo mais posto o resultado.
Agradeço a todos pela grande ajuda.
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #307 : 08 de Setembro de 2017, as 16:57:55 »

Ok, matec, usarei 0-30, e logo mais posto o resultado.
Agradeço a todos pela grande ajuda.

Não. Use a menor tensão que puder (no caso, 15Vac), senão corre o risco de torrar o potenciômetro. Pra quê usar e aplicar mais do que o necessário ? Se eu recomendei até 12V, qual é mais perto de 12V,  15 ou 30Vac ?
Além disso, como o Matec constatou e informou acima, quanto maior o sinal aplicado, maior será a indutância obtida pelo cálculo, que pode não ser verdadeira.
« Última modificação: 08 de Setembro de 2017, as 17:01:17 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.222

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 352



WWW
« Responder #308 : 08 de Setembro de 2017, as 17:02:44 »

Há corrente DC permanente circulando no choque de filtro...essas medidas não vão dar em nada ( melhor, vai dar potenciômetro queimado...).

Peça para o fabricante a curva L x Idc, ele deve tê-la.
Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #309 : 08 de Setembro de 2017, as 17:23:59 »

É que o cara que esta fazendo o meu transformador de força disse que faria o indutor, mas nao teria como medir a indutancia pois nao tem equipamento pra isso.
Passei os dados que voce me passou sobre dimensoes, empilhamento e resistencia DC.
Sera que apenas com esses dados se consegue enrolar um indutor certo?

-----
Peça para o fabricante a curva L x Idc, ele deve tê-la.

O sujeito só enrola e monta. Pedir mais que isso vai ser difícil.  Na verdade nem deve ser muito importante ter esse valor da indutância, eu acho que era mais a título de curiosidade do Casacunha saber o valor (mesmo que aproximado), por isso sugeri uma forma de medir. Se o filtro tiver 1H ou 2H ou 5H, vai ser melhor do que usar o resistor no lugar.
« Última modificação: 08 de Setembro de 2017, as 17:27:58 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #310 : 08 de Setembro de 2017, as 17:45:20 »

Citar
Não. Use a menor tensão que puder (no caso, 15Vac), senão corre o risco de torrar o potenciômetro. Pra quê usar e aplicar mais do que o necessário ? Se eu recomendei até 12V, qual é mais perto de 12V,  15 ou 30Vac ?

Para não torrar o potenciômetro teria que ter inserido um resistor de pelo menos 2,2k 1k na série com o circuito. O perigo de queima existe se por acaso o casacunha girar o potenciômetro para ficar com baixa resistência. Nesse hora, tanto faz se é 12 15 ou 30v.

Casacunha, se ainda não testou, coloque um resistor de 2,2k  1K entre o transformador e o potenciômetro.

Na hora de medir meça o valor do resistor+potenciômetro.

 Cool
« Última modificação: 08 de Setembro de 2017, as 17:59:30 por Matec » Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #311 : 08 de Setembro de 2017, as 17:49:44 »

Mas se o indutor tiver menos do que 5,8H (=2200/377, o que pode acontecer tranquilamente), ele nunca vai conseguir o ajuste nas tensões.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #312 : 08 de Setembro de 2017, as 17:56:16 »

 
Mas se o indutor tiver menos do que 5,8H (=2200/377, o que pode acontecer tranquilamente), ele nunca vai conseguir o ajuste nas tensões.

Realmente, então talvez um resistor de 1k. Roll Eyes
Registrado
casacunha
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 759

Obrigado
-Dado: 49
-Recebido: 63


page & stratocaster


« Responder #313 : 08 de Setembro de 2017, as 18:56:57 »

Não, pessoal, não testei ainda, estava atarefado com uns pedidos da patroa e umas coisas da igreja.
O valor que eu queria saber nem é a titulo de curiosidade não, mas sim pra saber de a indutância esta dentro do que tem de ser.
Mas se não importa tanto, e qualquer valor é melhor que um resistor...
Justifica estarmos tentando medi-lo?
Achei umas fontes paradas aqui, ainda não abri pra ver porque não funcionam.
Se o transformadores estiverem bons....
Tem uma de 12v 800mA pra teclado que parece estar funcionando...
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #314 : 08 de Setembro de 2017, as 19:50:58 »

Justifica estarmos tentando medi-lo?

O interesse é seu, se não se importa mais, nem perca tempo.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Páginas:  1 ... 19 20 [21] 22 23 ... 33   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.041 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal