Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 19 de Abril de 2024, as 11:09:57


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 ... 22 23 [24] 25 26 ... 33   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Tremendão 2 sem etapa de saída  (Lida 146098 vezes)
casacunha
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 759

Obrigado
-Dado: 49
-Recebido: 63


page & stratocaster


« Responder #345 : 10 de Setembro de 2017, as 17:32:45 »

Boa tarde, A.Sim. posso ver estes dados com o cara que enrolou, ele disse que guarda as fichas de produção dos transformadores.
as o Xformer postou aqui uma formula e um circuito pra ser montado a fim de se encontrar o valor da indutância.
Eu montei aqui e chegamos à 16 Henries



-----
Eu calculei 16 H.

corrente no indutor 6 V / 5000 ohms = 1,2 mA

reatância indutiva 7,5 V / 1,2 mA = 6250 ohms, aprox 16 H a 60 Hz.

Você mesmo já tinha acertado antes que eu informasse o valor da resistência encontrada no potenciômetro...

Bem só se eu colocar os dados que voce pediu, a titulo de estudo...
Mas pego amanha com ele e posto aqui, A.Sim

-----
Hoje não deu tempo de fazer nada no tremendão, fiquei envolvido com o reparo de alguns cabos, guitarra, microfones, caixas amplificadas da igreja que congrego.
Amanha dou mais uma acelerada nele...
« Última modificação: 10 de Setembro de 2017, as 17:41:43 por casacunha » Registrado
casacunha
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 759

Obrigado
-Dado: 49
-Recebido: 63


page & stratocaster


« Responder #346 : 25 de Novembro de 2017, as 14:39:57 »

Atualizando:
Fixei os transformadores que eu ja tenho e algumas chaves.
A entrada AC ja esta pronta, funcionando. Pode trabalhar em 127 ou 220 volts.
Fiz um teste ontem e com 125VAC na tomada tive:
358VAC no enrolamento HT
59VAC no enrolamento do bias
6.5VAC no enrolamento dos filamentos.
Lembrando que não tinha mais nada ligado ao circuito e não estava usando lampada serial.
Eis algumas imagens:



















« Última modificação: 25 de Novembro de 2017, as 14:42:02 por casacunha » Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #347 : 25 de Novembro de 2017, as 15:21:51 »

Parabéns! Está ficando bonito!
Legal!
Registrado
casacunha
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 759

Obrigado
-Dado: 49
-Recebido: 63


page & stratocaster


« Responder #348 : 25 de Novembro de 2017, as 17:14:27 »

Muito obrigado Matec. Estou nessa sem pressa, voce sabe o quão enrolado o dono dele é... Cheesy Cheesy Cheesy
Ajudou que ainda fiquei sem emprego este fim de ano...ja viu, né...
Mas tem muita coisa que eu ja posso ir adiantando, usando o tempo que estou parado aqui em casa.
Esta semana dou os ultimos retoques na placa da fonte e instalo ela.
Trabalharei na placa de pre esta semana também.
Olhei as primeiras fotos deste tópico...são de fevereiro deste ano... Grin Grin
Só por Deus... Cheesy Cheesy Cheesy
Mas vamos lá...
Registrado
Ronconi
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 58

Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 15


João Ronconi


WWW
« Responder #349 : 25 de Novembro de 2017, as 23:00:34 »

Falando em enrolado,


Enrole esses AC's todos saindo e entrando do transformador de força!!!! Vais quebrar a cabeça procurando ruído ac depois de montado...

Bom trabalho!
Registrado

.
casacunha
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 759

Obrigado
-Dado: 49
-Recebido: 63


page & stratocaster


« Responder #350 : 26 de Novembro de 2017, as 04:05:13 »

Certo Ronconi, voce se refere a enrolar todos os fios que saem do transformador de força certo, assim como se faz com os fios dos filamentos, ok...
O choke é necessario enrolar tambem
Desde ja agradeço as valiosas dicas deixadas pelos amigos.
« Última modificação: 27 de Novembro de 2017, as 03:54:53 por casacunha » Registrado
Ronconi
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 58

Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 15


João Ronconi


WWW
« Responder #351 : 26 de Novembro de 2017, as 21:55:11 »

 Legal!
Primários, filamentos, alta tensão, bias.
No choke já é DC, então não enrole. Esses tem que sempre ser tão curtos quanto possível.
Lembre de lixar bem a região onde é preciso o contato do ground com o chassi.
Registrado

.
casacunha
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 759

Obrigado
-Dado: 49
-Recebido: 63


page & stratocaster


« Responder #352 : 27 de Novembro de 2017, as 04:40:56 »

Boa noite Ronconi.
Amanhã cedo vou fazer como voce recomendou com os fios do transformador de força.
Isso vale pras chave seletora de tensão, e o interruptor que liga ele, ok?
Fios curtos são estes em AC ou os do choke?
To meio perdido quanto aos aterramentos, são muitos.
Pra começar ja não sei ao certo onde ligar o terra do enrolamento dos filamentos.
Fiz certo ligando o terra do cabo de força no parafuso do transformador?
Neste ponto pode se ligar outros aterramentos ou deixa só ele?
Tenho um ponto de aterramento na placa da fonte que tem que ser ligado ainda.

Vi uma reforma de um Twin reverb que o cara fez um ground bus num espaço entre a placa do pre e os potenciômetros do painel, correndo um fio rigido quase na frente toda.

Assim:





Aqui o link das imagens para melhor visualizar:
http://www.tjadamowicz.com/amps/Reissue/rebuild.html

Estou preocupado quanto ao tal de loop de terra, que alguns amigos aqui do fórum já me explicaram mas o  tapado aqui não conseguiu entender ainda.

Acho melhor fazer um diagrama dos aterramentos e apresentar aqui.
Aí qualquer irregularidade pode ser corrigida antes de ir para a montagem.
Muito obrigado pelas dicas Ronconi.
« Última modificação: 27 de Novembro de 2017, as 04:49:44 por casacunha » Registrado
MARFU
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 136

Obrigado
-Dado: 39
-Recebido: 25



« Responder #353 : 27 de Novembro de 2017, as 17:18:49 »

Casacunha.
Aparentemente a chave standby ( +B) esta ligada errada.

Se cada fio vermelho soldado é uma extremmidade do enrolamento ( HT) eles devem ficar um em cada lado da chave.

Para ter certeza, favor informar a identificação dos enrolamentos do transformador. ( quem é quem?)



Abraço !


Registrado
Guilherme
Visitante
« Responder #354 : 27 de Novembro de 2017, as 19:29:20 »

A chave de +B do tipo do tipo deslizante (ou tipo HH), usada pela Giannini em seus amplificadores, é totalmente/radicalmente desaconselhável para essa aplicação.

Deve-se usar chaves do tipo "SPST" com alta isolação AC e DC, iguais aquelas que a Fender usava em seus amplificadores. A do tipo usada pela Giannini é perigosa sob todo e qualquer aspectos.

A Giannini barateava seus custos em componentes críticos, como essa chave, além de clonar bem mal outros componentes da Fender...

A chave correta é essa:

http://hoffmanamps.com/MyStore/perlshop.cgi?ACTION=enter&template&thispage=Switches&ORDER_ID=!ORDERID!

Nas conversões que eu faço de Thunder Sound III para Fender 5F6-A coloco uma igual no painel traseiro para comutar +B:

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)


O sistema de ligação ao chassis utilizado no link acima divide signal ground de power gound, no melhor estilo Marshall. Ambos só se encontram no exato ponto de ligação ao chassis. Esse, na minha opinião, é o sistema que tem  melhores chances de dar a menos dor de cabeça.

O sistema utilizado pela Fender, na  minha opinião, só deve ser usado se bem compreendido.

No website do Doug Hoffmann tem tudo sobre amplificadores Fender, inclusive métodos de ligação ao chassis.

http://www.el34world.com

Guilherme

« Última modificação: 27 de Novembro de 2017, as 19:36:30 por Guilherme » Registrado
casacunha
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 759

Obrigado
-Dado: 49
-Recebido: 63


page & stratocaster


« Responder #355 : 28 de Novembro de 2017, as 02:55:37 »

Boa noite amigos.
Em primeiro lugar quero agradecer a grande ajuda que todos tem dado e as aulas técnicas.
Marfu, esta chave de +B trabalha direto no enrolamento de HT, ainda em AC.
Este enrolamento é o dos fios vermelhos, sendo que um dos fios vai direto pra placa da fonte e o outro vai pra chave e segue para a mesma placa.
Abordou-se bem a posição desta chave no circuito e chegou-se a conclusão que nesta posição, antes dos diodos, fica melhor.
Atualizei o esquema da fonte com a cor dos fios do transformador. Como os fios brancos sumiriam no desenho, usei azul claro no lugar deles.



Quero destacar tambem as explicações e dicas do Guilherme
Mas as fotos que voce postou Guilherme...que trabalho espetacular...
A impressão que dá é que o amplificador prima pelo acabamento interno até mais que o externo...
Magnifico.
Ultimamente tenho visto só obras primas aqui no forum,em termos de amplificador.
Ronconi ja nos mostrou a qualidade dos seus produtos, e esta fotos agora dos trabalhos do Guilherme..
Pra nós, iniciantes, fica a impressão que precisaremos de uns 100 anos pra fazer algo parecido... Grin Grin Grin
Muito agradecido a todos....
« Última modificação: 28 de Novembro de 2017, as 03:02:40 por casacunha » Registrado
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.226

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 353



WWW
« Responder #356 : 28 de Novembro de 2017, as 12:30:27 »

Olá, casacunha :

Não querendo alterar o tipo de chave usada para o standby, coloque as duas seções da chave H em série ( ao invés de pô-las em paralelo, como mostrado no desenho ). Isso vai aumentar o poder de ruptura da chave, permitindo interromper os 360 V com segurança.
Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
casacunha
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 759

Obrigado
-Dado: 49
-Recebido: 63


page & stratocaster


« Responder #357 : 28 de Novembro de 2017, as 13:52:16 »

Bom dia Alexandre.
Seria pra ligar a chave desta forma?



Devo entender a necessidade desta chave mais robusta citada pelo Guilherme, pelo fato dela estar interrompendo o +B já retificado, segundo os esquemas dos Fender?   (diferente dos Giannini que interrompem  no +B não retificado)

Ainda, justo pensar que a proximidade dos contatos da chave H-H com sua carcaça pode induzir à faiscamento, queima de transformador, e aí por diante?

-----
Ia esquecendo, difícil pensar em qualidade sem pensar em custo, ou seja, mais qualidade quase sempre gera mais custo.
Por curiosidade cotei os capacitores usados pelo Guilherme neste Thundersound exposto nas fotos, e só ai, nestes 5 capacitores da placa da fonte, la se vão 300 reais, valores cotados na Multicomercial.
Justo, mas infelizmente inviável pra mim que estou desempregado de novo.
Quase esqueci que um dos motivos de se desenvolver outra placa para a fonte foi a redução dos custos de manutenção...
Destaco que os meios encontrados para se conseguir um custo de manutenção menor, mas confiável, não tira o brilho de trabalhos maravilhosos como o que o Guilherme expos aqui.
O diferencial aí, é : quanto se tem pra gastar...
« Última modificação: 28 de Novembro de 2017, as 14:13:09 por casacunha » Registrado
casacunha
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 759

Obrigado
-Dado: 49
-Recebido: 63


page & stratocaster


« Responder #358 : 30 de Novembro de 2017, as 16:33:11 »

Boa tarde, trabalhando um pouco no amplificador.
enrolei os fios do transformador e fixei os fios dos filamentos em uma ponte.
Não gostei do resultado da ponte, os fios são grossos e estão forçando a ponte.
Vou usar uma ponte com dois ponto de fixação e mudar o lado de entrada dos fios.
Uma pena eu não ter termo-retrátil para proteger os terminais das chaves, mas se eu conseguir, desfaço as soldas e coloco.
Vou limpar bem o lugar de fixação dos aterramentos e montar a placa da fonte agora a tarde...espero... Cheesy Cheesy





Registrado
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.226

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 353



WWW
« Responder #359 : 01 de Dezembro de 2017, as 00:17:44 »

Bom dia Alexandre.
Seria pra ligar a chave desta forma?

Sim.

Devo entender a necessidade desta chave mais robusta citada pelo Guilherme, pelo fato dela estar interrompendo o +B já retificado, segundo os esquemas dos Fender?   (diferente dos Giannini que interrompem  no +B não retificado)

Sim. O melhor é nunca interromper a corrente retificada, pois o arco gerado pela interrupção é muito mais difícil de extinguir.

Ainda, justo pensar que a proximidade dos contatos da chave H-H com sua carcaça pode induzir à faiscamento, queima de transformador, e aí por diante?

Não. A chave tamanho " grande " deve proporcionar isolamento suficiente para as tensões envolvidas.

« Última modificação: 01 de Dezembro de 2017, as 01:26:48 por xformer » Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
Páginas:  1 ... 22 23 [24] 25 26 ... 33   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.05 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal