Bypass - Comutação Eletrônica com Transistores Bipolares

Started by Adiel, 03 de July de 2010, as 20:25:44

Previous topic - Next topic

Adiel

DIY Freak
Resistance is futile, if <1R
Eu não sei se esse é o lugar apropriado para postar esse circuito, já que ele não gera efeito algum, apenas serve para ligar ou desligar o efeito, da mesma forma que uma chave DPDT.  Quero ressaltar que essa é uma sugestão para o pessoal mais tarimbado com essas coisas.  Eu já usei esse circuito em vários pedais, e nunca tive problemas de defeitos ou ruídos com ele.

Esse circuito foi elaborado em uma época em que todos os grandes fabricantes usavam comutação eletrônica em seus pedais, e eu também queria implementá-la em meus circuitos, mas não conseguia encontrar os FETs para tal.  

O circuito da esquerda trata-se de um flip-flop básico, que vai controlar as chaves de áudio (T4 e T5) e o acendimento do LED indicador de efeito ligado (sem Millennia, Decennia e afins).  A chave de contato momentâneo na parte inferior deverá ser montada de forma a ser acionada com o pé (ou qualquer outra parte do corpo que você deseje...)

O circuito da direita compreende um pré buffer T3, que vai receber o sinal do instrumento e encaminhá-lo para a entrada do circuito do efeito e para a chave de áudio T4 que vai levar o sinal sem modificações para a saída do pedal.   A chave de áudio T5, quando acionada, vai levar o sinal da saída do circuito do efeito para a saída do pedal.

Eu fiz um layout para esse circuito, há uns vinte e poucos anos, e tem 2,5 por 3 centímetros, aproximadamente, a mão, e está meio confuso, com jumpers e afins.

Se alguém quiser se aventurar, não vai se arrepender, mas quero lembrar a todos que esse circuito vai meio que na contra-mão da tendência atual de true bypass.

Abraço a todos.

Tiarlei Crist

Guest
Muito intessante.
Antes quem não queria usar as famosas dpdt (ou 3pdt etc...) de solo tinha que fazer aqueles circuitos brabos tipo o da boss.

Perdoe a ignorância, mas S1 não precisa de trava, não é?

Até mais.

Adiel

DIY Freak
Isso mesmo, S1 é de acionamento momentâneo, só para mudar o estado do flip-flop, igual aos pedais da Boss, Ibanez, Chorus, Oliver e outros.

Scorpion

Handmaker
  1. e-castilho@hotmail.com

Ledod

Handmaker
  1. eduardo.mellonotto@gmail.com
Bem interessante o circuito porque não usa fet! Bem mais simples de implementar!

Adiel

DIY Freak
Esse circuito serve para quem quer usar uma chave com trava (latch) que permaneça ligada ou desligada.  Nesse caso, esse arranjo vai substituir o circuito da esquerda, do flip-flop.

Mensagem Mesclada

Esse próximo circuito, muito mais simples, serve para controlar as chaves de áudio com uma chave de 1 pólo e duas posições (1P2T), da mesma forma que o circuito logo acima, substituindo o flip-flop (T1 e T2) do primeiro circuito da página.

FRED

Guest
 Adiel, parabéns pelos projetos. É exatamente o que eu estava precisando. Agora, duas perguntas bestas de iniciante: No primeiro esquema, não entendi aonde vão as "entradas e saídas", como no segundo esquema, se é que me fiz entender. Outra: no segundo esquema, o transistor TEM QUE SER o BC550?

Adiel

DIY Freak
As conexões PEDAL_INPUT e PEDAL_OUTPUT vão aos jacks de entrada e saída da caixa do pedal, respectivamente.

As conexões CIRCUIT_INPUT e CIRCUIT_OUTPUT vão ligadas à entrada e à saída (depois do volume) do circuito do efeito, respectivamente, na placa de circuito impresso, por exemplo.

Os pontos A & B são interligados.

Os transistores podem ser qualquer tipo de NPN de baixo sinal.  Eu prefiro os BC550 ou os BC549 pelo baixo ruído, mas pode ser qualquer um.  O pré buffer de entrada (T3) é mais crítico, pois pode gerar ruído branco (chiado, tipo chuva) no caso de pedais de alto ganho.

Abraço!

keny

Guest
Estou montando um Rotary speaker(LESLIE) vou usar essa idéia nele Valeu e obrigado pela contribuição Adiel  (aplaus)

Alex Frias

DIY Freak
Flanelinhas, cuidado!!!
Muito engenhoso. Voce já o experimentou em algum projeto espeçifico de pedal?

Parabéns!
"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!

Adiel

DIY Freak
Nesse aqui, por exemplo, na plaquinha à esquerda, e outros que vendi há muitos anos.

Mensagem Mesclada

Na foto mais abaixo, num sustainer, usei comutação eletrônica com chave de pedal de 1 pólo.

FRED

Guest
 Muito obrigado pelo esclarecimento!!! É que eu achei que o primeiro esquema era já do bypass, o segundo já estava bem claro onde ficavam as entradas e saídas.

Alex Frias

DIY Freak
Flanelinhas, cuidado!!!
Uma opção muito boa e barata de bypass eletrônico. Com um pushbutton e algusn componentes baratos e de fácil aquisição merece um destaque mesmo! (aplaus)
Pagão e feliz!!

Doug

Colaborador
Muito interessante esse esquema, vou montar uma plaquinha com ele para realizar uns testes, principalmente no GT2.

Parabens Adiel, ideia simples e brilhante
Essa Estória de viver em paz, não me satisfaz

Alex Frias

DIY Freak
Flanelinhas, cuidado!!!
Possivelmente irá ficar supimpa no GT2! Estou apostando em sua empreitada, boa sorte!
Pagão e feliz!!