Criar elétrica para violão

Started by Blum, 04 de May de 2012, as 01:07:47

Previous topic - Next topic

cesar.carazza

***
Colaborador
Posts: 683
Logged
#30
Esse violão de Kurt Cobain, um Martin D-18E dos anos 50 se não me engano, ele foi um dos primeiros violões elétricos (se não me engano também), se não foi o primeiro, usava captadores igual de guitarra, o bacana que o timbre ficou bem parecido com de um violão, digamos que ficou um timbre misto, ele pode até usar efeitos que soam bem como na guitarra.

http://www.youtube.com/watch?v=fregObNcHC8

Só para descontrair depois de ver o vídeo  :D

[spoiler][/spoiler]

overlock

*
Iniciante
Posts: 110
Logged
#31
Quote from: Marcos Câmara on 25 de January de 2013, as 08:58:56
Lembrando: o Jack do violão já é estéreo para poder desligar a bateria.

Vish, ai eu  :'(
Eu queria utilizar esse esquema de jack estéreo justamente pra evitar furações no violão.

Cesar, o resultado é mais ou menos esse mesmo do vídeo do Kurt. Vi que ele joga um overdrive (se não me engano) bem de leve... Queria fazer isso também, mas se jogar esse tipo de efeito no Piezo do violão vai gerar uma ressonância que só morre q d o (moderador, peço que me suspenda do fórum) abaixo o volume... por isso o single na boca com abafador.

O resultado esperado é mais ou menos esse, só que ao contrário

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=myz8ItfXthE#!

cesar.carazza

***
Colaborador
Posts: 683
Logged
Entendi, nossa, eu postei e fui voltando as páginas do tópico, o Felix já havia citado o mesmo violão, o meu sonho é adquirir um violão desse, quem sabe um dia eu encontro um perdido por ai e baratinho (não muito antes de acordar)  :D

Uma dica para a chave seletora, seria colocar ela no próprio tampão, não seria o caso?

overlock

*
Iniciante
Posts: 110
Logged
#33
Cesar, acho que se colocar na boca do violão eu vou acabar esbarrando Nela.... Tenho uma mão meio pesada...    :-)

-----------
Tirei o jack do violão e realmente é estereo. Aparentemente o fio vermelho faz contato com a malha... É Isso?

darkislanio

***
Colaborador
Posts: 808
Electronic Mess
Logged
Olhe se esse fio vermelho é o que vai para a bateria. Se a elétrica do violão for ligada pelo jack, então só furando o violão mesmo.
[MODO CONSELHEIRO DO MAL ON]
Mete a furadeira nesse violão e coloca uma chave Les Paul creme!
[MODO CONSELHEIRO DO MAL OFF]
:D
AI = data laundering

overlock

*
Iniciante
Posts: 110
Logged
Então dark, o problema ė que se eu for vender o violāo dpois ele desvaloriza demais furado...
Eu tenho a intenção de que dpois do casamento eu consiga uma guitarra com um sistema piezo... Algo mais apresentável... _

cesar.carazza

***
Colaborador
Posts: 683
Logged
#36
Mas coloca uma chave no tampão estilo das guitarras Giannini Supersonic, ou então a própria Fender Jaguar. Essa chave é bem firme e tem um tamanho legal, coloca a chave abaixo da corda, ela vai ficar camuflada por ser preta (caso o tampão também seja preto) e será bem difícil de esbarrar nela.

Sobre o fio, caso ele seja da bateria, deve haver um fio saindo do jack stereo e ligado ao negativo da bateria, o fio positivo da bateria vai direto para o circuito na entrada +9v, e o GND do jack vai para o GND do circuito, neste caso, quando coloca-se o conector P10 no jack, ele faz a ligação do GND com o GND da bateria para a corrente passar e ligar o circuito.

[spoiler]

[/spoiler]

overlock

*
Iniciante
Posts: 110
Logged
Cesar, valeu a dica. Vou testar isso.
Mais uma dúvida... eu testei com o multímetro e é bem isso que você falou. Achei alguns volts la.
Posso ligar o malha do circuito junto ao malha do captador magnético? Pode acontecer alguma coisa devida a corrente negativa circulando por ali?

cesar.carazza

***
Colaborador
Posts: 683
Logged
O que eu acho mais interessante seria o seguinte, a chave seria uma DPTD e a ligação assim.

A1 - Fio IN da captação do violão
A2 - Fio ligado no IN do Jack
A3 - Fio positivo do captador de guitarra

B1 - Fio GND da captação do violão
B2 - Fio ligado ao GND do Jack
B3 - Fio negativo do captador de guitarra

Fio GND da bateria ligado normalmente no Jack como já está.

Chave:

A1 _  _ B1
A2 _  _ B2
A3 _  _ B3

Assim os dois circuitos ficam individuais.

overlock

*
Iniciante
Posts: 110
Logged
Pessoal, fiz uns testes de ligação ontem e anteontem não consegui fazer funcionar os dois captadores juntos.
Pensei em bolar uma plaquinha, aonde eu conseguisse criar um terra virtual pra ligar o GND do captador magnético.

To tentando desenhar pra ver se consigo explicar melhor... Assim que terminar posto o rascunho.

cesar.carazza

***
Colaborador
Posts: 683
Logged
Você quer funcionar os dois captadores juntos?

Não vai ficar uma coisa estranha?

Pensei que você queria usar os dois separadamente...

overlock

*
Iniciante
Posts: 110
Logged
César, vou sim. A idéia e usar o jack estéreo, e na placa dar um jeito de ligar o gnd do magnético e o negativo da bateria. A seleção de captadores eu faria por um AB box...

cesar.carazza

***
Colaborador
Posts: 683
Logged
Vamos ver se vai dar certo, boa sorte ai  :pinchX

darkislanio

***
Colaborador
Posts: 808
Electronic Mess
Logged
O problema é que o jack stereo já é responsável por ligar a parte elétrica do proprio violão.mas uma alternativa seria usar aqueles jacks stereos que possuem também uma espécie de chave, que fecha quando o jack é introduzido, e usar essa chave para ligar a bateria da parte elétrica do violão.
AI = data laundering

Jupterra

Guest
Logged


Alguém tentou este circuito que fiz, no site?
Testei e adorei o resultado.

http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=2247.0

Pode servir pra qualquer um... achei que ficou muito bom.

Abraços.