Dúvida em amp valvulado

Started by tcgomes, 25 de July de 2012, as 15:18:48

Previous topic - Next topic

betoknigth

Handmaker
Engenheiro Eletricista
Quote from: kem on 15 de April de 2014, as 11:58:50
Na saida de uma 12AX7 podemos encontrar facil sinais de audio com mais de 40VPP...
A distorção na valvula depende do sinal que entra e de sua polarização. A valvula precisa de alta tensão DC para funcionar...

Voce diz precisar de alta tensao DC no anodo e catodo... no gate não necessariamente, certo?

Ledod

Handmaker
  1. eduardo.mellonotto@gmail.com
 Não se for um seguidor de cátodo com a grade conectada diretamente a placa do estágio anterior!

betoknigth

Handmaker
Engenheiro Eletricista
exatamente isso Leddod, por isso coloquei "no gate não necessariamente", que pode ser substituido por "pode ou não ter alta DC no gate" depende da configuração.

tcgomes

Guest
Boas,

Uma questão: para que serviria esse chaveamento com Jfets ou Mosfet?

Abraços.

daniel_tubes

Colaborador
A eficiência está na simplicidade...
Tcgomes, esses componente funcionam como chaves a grosso modo redirecionando o sinal de audio, se você olhar com atenção os pedais da BOSS vai ver que os Fet's direcionam o sinal pela etapa de efeito ou pela etapa que apenas passa o sinal sem efeito.

Nos amplificadore serve por exemplo, você tem 2 canais , um clean e um drive, então combinando os Fet's você guia o sinal pra o canal desejado.

Nos valvulado essa pratica creio eu que seja um pouco complicado por causa das tensões envolvidas, posso estar errado, não estudei a fundo essa parte ainda.

Qualquer dúvida e so perguntar.

At Daniel
Pirataria é crime, não roube navios...

betoknigth

Handmaker
Engenheiro Eletricista
Quote from: daniel_tubes on 17 de April de 2014, as 19:20:21
Tcgomes, esses componente funcionam como chaves a grosso modo redirecionando o sinal de audio, se você olhar com atenção os pedais da BOSS vai ver que os Fet's direcionam o sinal pela etapa de efeito ou pela etapa que apenas passa o sinal sem efeito.

Nos amplificadore serve por exemplo, você tem 2 canais , um clean e um drive, então combinando os Fet's você guia o sinal pra o canal desejado.

Nos valvulado essa pratica creio eu que seja um pouco complicado por causa das tensões envolvidas, posso estar errado, não estudei a fundo essa parte ainda.

Qualquer dúvida e so perguntar.

At Daniel

exato, funciona tal como o arranjo LED/LDR... mas como o JFETs (transistores de efeito de campo) não aguentam tensões elevadas, sua aplicação em amps valvulados é praticamente nula, mas eu vejo aplicação para ele, deve-se saber exatamente onde coloca-los... esse é o ponto.

tcgomes

Guest
Boas,

Obrigado pelas explicações, entendi  :tup

betoknight nesse caso, não se poderia procurar um Jfet que aguentasse uma tensão maior?

Abraços.

betoknigth

Handmaker
Engenheiro Eletricista
Quote from: tcgomes on 18 de April de 2014, as 06:45:45
Boas,

Obrigado pelas explicações, entendi  :tup

betoknight nesse caso, não se poderia procurar um Jfet que aguentasse uma tensão maior?

Abraços.

esta é a questão... infelizmente eu não conheço nenhum com mais de 30V.... em outro tópico um colega menciona o CI AQY210 com gatilho isolado até 5kV... ele encomendou e vai testar... mencionou também que há em um forum internacional em que ja foi utilizado satisfatoriamente tal integrado.

http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=6089.msg142714;topicseen#msg142714

tcgomes

Guest
Boas,

Esses 30V que o Jfet tem que suportar é na Gate?

Abraços.

betoknigth

Handmaker
Engenheiro Eletricista
Quote from: tcgomes on 18 de April de 2014, as 14:54:23
Boas,

Esses 30V que o Jfet tem que suportar é na Gate?

Abraços.

entre os terminais de gate dreno e source, mas nao é 30v para todo caso... depende de cada jfet....