The 100Buck Amp - HB-1 Amp

Started by kem, 01 de April de 2012, as 17:12:53

Previous topic - Next topic

junior.ngc

*
Iniciante
Quote from: nelsonpaschoal on 17 de March de 2021, as 16:39:32
Junior.ngc, segue em frente cara, eu também estou no inicio de alguns projetinhos valvulados, toma extremo cuidado com as tensões e revisa mil vezes se necessário todas as conexões. A parte de fazer a placa é fácil demais, estuda muito bem as ligações off-board, ela que são o desafio maior, não cruzar áudio com AC, plano de terra, etc... Boa sorte ai e eu to aqui acompanhando e torcendo pelo sucesso!!! E sempre preste bem atenção nos conselhos dos mais experientes, eles já trilharam esse caminho muitas vezes.

Muito obrigado. Procuro seguir sempre as indicações que recebo quando trago alguma dúvida, como o matec sugeriu/explicou.
Só não achei condizente uma crítica, que não achei nada construtiva, baseada em gosto pessoal (dobras). Não agregou em nada, pelo contrário, Desmotiva.

Citei o matec pois a resposta dele foi de quem entendeu o espírito da pergunta: de um principiante para alguém com experiência.. Para mim, respostas como as do Ricardo soam de forma soberba, prepotentes, quando em contato com alguém que, notória e declaradamente, não possui conhecimento ao nível dele. Porém isso é uma história antiga que vem de um grupo similar do Facebook. Fica aqui a minha crítica construtiva

Mas segue a vida.. voltemos ao foco: HB-1

kem

DIY Freak
Quote from: junior.ngc on 17 de March de 2021, as 17:06:53Para mim, respostas como as do Ricardo soam de forma soberba, prepotentes, quando em contato com alguém que, notória e declaradamente, não possui conhecimento ao nível dele. Porém isso é uma história antiga que vem de um grupo similar do Facebook. Fica aqui a minha crítica construtiva
Acho que tá faltando um pouco de autocrítica pra você. Eu fiz uma pequena sugestão, e você escreveu "um livro" para rebate-la, de forma arrogante e ríspida.
Boa sorte no projeto.
I don't want to die young...
I want to diode!

A.Sim

Handmaker
Quote from: kem on 17 de March de 2021, as 17:48:10
Quote from: junior.ngc on 17 de March de 2021, as 17:06:53Para mim, respostas como as do Ricardo soam de forma soberba, prepotentes, quando em contato com alguém que, notória e declaradamente, não possui conhecimento ao nível dele. Porém isso é uma história antiga que vem de um grupo similar do Facebook. Fica aqui a minha crítica construtiva
Acho que tá faltando um pouco de autocrítica pra você. Eu fiz uma pequena sugestão, e você escreveu "um livro" para rebate-la, de forma arrogante e ríspida.
Boa sorte no projeto.

Se o autor dos desenhos está dizendo que montar o resistor em S não é o modo ideal, então é porque não é o ideal. Aliás, por que montar o resistor em S e não diretamente de um turret ao outro ? A representação no desenho foi só uma representação, não é necessário seguir o contorno das linhas desenhadas quando se faz a montagem. Lembro de um conselho que se dá aos iniciantes em eletrônica, que vem desde os tempos da galena: ligações curtas e diretas. Direto é sempre melhor.

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !

kem

DIY Freak
LAYOUT NÃO TESTADO!

Novo esquema / layout do HB-1.
Já tem pronto um novo layout PCB. O protótipo foi testado com sucesso pelo bossman (claro que não foi logo de primeira - inclusive o primeiro layout pegava até rádio  :D ), mas ainda não tive tempo de testar as placas industriais que mandei fazer.
O layout PTP em anexo, apesar de não testado, é apenas uma atualização do layout que esta no PDF para adequar ao novo esquema.

E só pra dar um gostinho:

[spoiler][/spoiler]
I want to diode!

bossman

Administrator
DIY Freak
Alguém quer comprar uma dessas placas do kem e ser o beta tester por favor ?? Porque ele não vai fazer isso tão cedo... :-)  ;D
Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof

Pedro Augusto

*
Iniciante
Quote from: bossman on 22 de March de 2021, as 00:56:06
Alguém quer comprar uma dessas placas do kem e ser o beta tester por favor ?? Porque ele não vai fazer isso tão cedo... :-)  ;D
Eu quero. Precisarei da ajuda de vocês para montar, mas me disponibilizo para ser cobaia do novo layout.

Já estou cotando com o A.Sim o valor do transformador.

bossman

Administrator
DIY Freak
Quote from: Pedro Augusto on 22 de March de 2021, as 01:38:35
Eu quero. Precisarei da ajuda de vocês para montar, mas me disponibilizo para ser cobaia do novo layout.

Já estou cotando com o A.Sim o valor do transformador.

Nem tem muito onde se perder não, o pdf do projeto é muito bem explicado. Mas, claro qualquer dúvida estamos aqui pra ajudar

Eu também já montei um desse e com esse novo layout (placa comum) e curti muito o timbre obtido. Ahhh e usei transfomadores Schatz também

Pedro Augusto

*
Iniciante
Chegou a placa que o Ricardo (Kem) mandou.
Faltam alguns poucos componentes, incluindo a fonte e o transformador de saída, mas que já estão encomendados.

[spoiler][/spoiler]

kem

DIY Freak
Pedro...
Um milhão de desculpas!!! Esqueci de avisar.
Os soquetes das válvulas tem que ser soldados do outro lado (cobreado).  :(
Os potenciometros podem ser soldados direto na placa (mas aí é opcional).
I want to diode!

Pedro Augusto

*
Iniciante
Não tem o que se desculpar.
Eu ainda não soldei os soquetes, então não vou ter dificuldade de retirar e colocar no lado certo.  :tup

kem

DIY Freak
Quote from: Pedro Augusto on 05 de April de 2021, as 05:53:52
...Eu ainda não soldei os soquetes...
Ufa!!! Passei nervoso agora!!!  :D
O bom que essa placa (assim como a do Coffee Maker) foi feita com 2oz de cobre (o dobro do "comum"). Ela é mais resistente a dessoldagens (se fosse o caso).
I want to diode!

ZAS

**
Freqüente
Um ao outro ajudou.
Quote from: kem on 05 de April de 2021, as 05:40:02
Os soquetes das válvulas tem que ser soldados do outro lado (cobreado).  :(

Sugiro já colocar uma indicação nos originais da placa, para que a próxima produção tenha essa informação que auxiliará os desavisados inexperientes :D
Nada que nos tire a lucidez.... e prejudique alguém.

bossman

Administrator
DIY Freak
Quote from: ZAS on 05 de April de 2021, as 15:50:55
Sugiro já colocar uma indicação nos originais da placa, para que a próxima produção tenha essa informação que auxiliará os desavisados inexperientes :D

Os inexperientes montarão com apoio do pdf que apesar de não ser o dessa versão da placa serve como base pois não mudou muita coisa e lá tem mais de um aviso em relação ao lado correto de serem soldados os soquetes

Pedro Augusto

*
Iniciante
Quote from: kem on 21 de March de 2021, as 00:19:47
LAYOUT NÃO TESTADO!

Novo esquema / layout do HB-1.
Já tem pronto um novo layout PCB. O protótipo foi testado com sucesso pelo bossman (claro que não foi logo de primeira - inclusive o primeiro layout pegava até rádio  :D ), mas ainda não tive tempo de testar as placas industriais que mandei fazer.
O layout PTP em anexo, apesar de não testado, é apenas uma atualização do layout que esta no PDF para adequar ao novo esquema.

R7** pode ser de 15K?
Por que ele vem marcado com dois asteriscos?

kem

DIY Freak
Quote from: Pedro Augusto on 10 de April de 2021, as 02:19:24
R7** pode ser de 15K?
Por que ele vem marcado com dois asteriscos?
"Pode". Ele tá marcado com os 2 asteriscos porque será feito um comentário no PDF sobre ele.
Você tem que selecionar R7 de forma que no pino 4 da 25L6 (marcado o ponto tanto no esquema quanto na placa) fique com no máximo 115V. Mas muito menos que isso também não é interessante.
Na maioria dos casos, esse resistor deve ser de 12K. Use 15K e meça a tensão no ponto indicado na placa. Se ficar perto dos 110V tá ótimo.
I want to diode!