Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Março de 2024, as 12:59:06


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 [2] 3 4 ... 10   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: ajuda com ajuste de bias (duovox 120g)  (Lida 35136 vezes)
casacunha
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 759

Obrigado
-Dado: 49
-Recebido: 63


page & stratocaster


« Responder #15 : 29 de Setembro de 2018, as 18:55:28 »

OK, Marcão, chavinha 220 e rede 220, certo?
Registrado
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #16 : 29 de Setembro de 2018, as 18:56:32 »

Sim. Tenho uma única tomada 220V no meu quarto, e uso ela somente para amplificadores.
Registrado
casacunha
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 759

Obrigado
-Dado: 49
-Recebido: 63


page & stratocaster


« Responder #17 : 29 de Setembro de 2018, as 19:48:10 »

Beleza
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #18 : 29 de Setembro de 2018, as 20:25:33 »

Rapaz, isso aqui parece com aqueles filmes onde o avião fica sem os pilotos e chamam um fulano pra tomar conta dos comandos e tentar pousar o avião (que pra piorar está com problemas). Pelo rádio ele chama os controladores de voo e eles perguntam quanto resta de combustível. O que está no avião responde que tem 5000kg de combustível.  Meia hora depois de voo, o controlador pergunta de novo quanto combustível ainda tem no avião, e a resposta do fulano é 8000kg ...   Cheesy    (a mesma cara do controlador, foi a minha e do Bossman).

Ainda assim, como que a tensão de polarização negativa continua nos -38V quando você já mediu -70V um dia ?

Agora olha para o esquema original da fonte:


Dá pra perceber que as tomada de saída pra derivar as tensões B2, B3 e B4 é na metade do B1 (ou no CT do transformador). Isso porque, segundo o Matec, a tensão B1 é bem alta, e as 12AX7 que serão alimentadas na sequência não aceitam mais do que 300V nas placas.
Então precisa ver se a modificação feita pelo fulano que trocou o transformador de saída, contempla essa redução (se ele derivou direto do B1 e alterou os resistores dos filtros RC ou manteve os originais e ligou no CT - agora muito menor).  O certo é você levantar e desenhar o esquema da fonte, pra ver como está ligado, pra não fazer besteira.  Em resumo, precisa saber se o cara que trocou o transformador, fez a coisa direito ou fez de qualquer jeito.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #19 : 29 de Setembro de 2018, as 21:48:39 »

Rapaz, isso aqui parece com aqueles filmes onde o avião fica sem os pilotos e chamam um fulano pra tomar conta dos comandos e tentar pousar o avião (que pra piorar está com problemas). Pelo rádio ele chama os controladores de voo e eles perguntam quanto resta de combustível. O que está no avião responde que tem 5000kg de combustível.  Meia hora depois de voo, o controlador pergunta de novo quanto combustível ainda tem no avião, e a resposta do fulano é 8000kg ...   Cheesy    (a mesma cara do controlador, foi a minha e do Bossman).
É, foi mancada minha em passar o valor de 257V. Esqueci de conferir a chave de standby Batendo Cabeça. Mas os últimos valores que passei estão corretos, acabei de conferir novamente.

Ainda assim, como que a tensão de polarização negativa continua nos -38V quando você já mediu -70V um dia ?
-70V com trimpot ajustado em um extremo, -38V com o trimpot no outro extremo.

O certo é você levantar e desenhar o esquema da fonte, pra ver como está ligado, pra não fazer besteira.  Em resumo, precisa saber se o cara que trocou o transformador, fez a coisa direito ou fez de qualquer jeito.
Desenharei o esquema amanhã, depois de uma boa noite de sono. Não é uma boa ideia mexer nessa fonte agora Cheesy

-----
Tentei traçar o esquema da fonte e comparar com o original. Mas confesso que me perdi na parte dos capacitores duplos, não tenho experiência com esse componente, então não consegui fazer uma leitura correta. Fiz um desenho dessa parte:


Os dois capacitores da direita consegui identificar no esquema original, e está tudo correto. Me confundi com os capacitores da esquerda, ainda mais com esse capacitor de 100uF (que não é original) soldado diretamente no capacitor duplo.

Mas pude constatar o seguinte:
- no original, há um resistor de 100K entre B1 e o choke. No meu, o choke é ligado diretamente a B1 (identificado no meu desenho como "ct do transformador de saída");
- no original, há um resistor de 6K8 conectado ao trimpot de bias. No meu, o resistor tem valor diferente. Consigo ver as cores preto e laranja, suspeito que seja 10K;
- no original, há um capacitor de 50uF 150V conectado ao terminal 2 do trimpot e o terra. Esse capacitor não está presente no meu amplificador;
- há o já mencionado capacitor extra soldado a um dos capacitores duplos. Aliás, notei que um dos terminais dele estava quebrado, portanto desconectado;
- as grades das 6L6 (pino 5) deveriam ser conectadas diretamente a B2. Mas no meu amplificador, há resistores entre as válvulas e B2. Não consegui ler bem o valor, aparentam ser 47r ou 470r. Eles estão na placa da fonte, e me parecem ser originais;
- não relacionado à fonte, mas não há sinal dos resistores de 100r que deveriam estar ligados às 6L6.

Como devo proceder? Posso refazer a fonte, caso isso seja necessário.
« Última modificação: 30 de Setembro de 2018, as 19:53:08 por marcao_cfh » Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #20 : 30 de Setembro de 2018, as 20:45:00 »

marcao_cfh

Já que agora você desenhou o esquema, e que se sabe que o circuito foi alterado mesmo, precisamos das tensões reais com as válvulas. Precisamos saber as tensões em +B1, +B2, +B3 e +B4, com o bias ajustado em por exemplo -45v. Seria bom também saber quais as tensões ac do transformador de força.

E as relações de tensão entre o primário e o secundário do transformador de saída. Isso para saber a real impedância desse transformador.
 Smiley
Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.272

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 447



« Responder #21 : 30 de Setembro de 2018, as 21:29:14 »

Desculpe, foi erro meu. Fiz as medições com o amplificador em standby  Batendo Cabeça.
Cheesy  Toma na Cabeça

-----
Está em 220V. Não sei se o transformador de força foi feito para 127V ou 110V, então na dúvida deixei em 220V mesmo e depois comparo as tensões.

E sua tomada é 220 volts também né?  Roll Eyes Já li a resposta, favor ignorar
« Última modificação: 30 de Setembro de 2018, as 21:33:39 por bossman » Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #22 : 30 de Setembro de 2018, as 21:30:58 »

Primeiro vamos ver alguns dados importantes da datasheet:



Veja que a tensão máxima na placa da 6L6 normal é 500Vdc (se não estou enganado parece que tem uma versão que aguenta mais, precisa ver se são as suas).  De modo que os 516V que você mediu sem as válvulas deve cair um pouco com as válvulas consumindo corrente e deixando a tensão de placa (+B1) dentro do aceitável.
Observe também que a tensão na grade 2 de screen (+B2) não deve passar de 450V.   Logo, se +B2 vem do choque que agora está ligado no +B1, deve ter mais de 450V no +B2 (mesmo com consumo).  Antes, o choque estava ligado na metade de +B1 (os 257V que você mediu com a chave de stand by aberta, que são a metade dos 516V).  E por sequência, +B3 e +B4  também vão estar com tensão bem maior que no original (e lembre que as 12AX7 tem tensão máxima de placa em 300Vdc).
E de fato, quando você mediu +B2, +B3, etc todas estavam com mais de 500Vdc.   LOGO NÂO LIGUE ASSIM, tem de voltar o choque para o CT (meio da tensão de +B1).   Deu sorte dos capacitores em +B2, +B3 e +B4 não terem estragado ou explodido.

De acordo com seu desenho, a sua fonte está assim:


Desfaça a ligação vermelha do choque ao +B1 e ligue como o traço azul picotado.

Sobre a tensão negativa de bias, você tem uma tensão mínima de -70V.  Se tiver um trimpot de 10k e um resistor de 10k, a faixa de ajuste, vai ser de -70V a -35V  (você mediu -38V, porque provavelmente seu trimpot deve ter um valor com tolerância).  Agora observe o gráfico da 6L6 (o traço vermelho de tensão de placa de 500V e com tensão de screen em 250V, que deve ser mais ou menos o que vai ter quando ligar o choque no lugar certo = CT).  Supondo que a tensão de placa fique nos 500V, veja que com bias de -38V, a válvula vai conduzir bem pouco, e com tensão indo para -70V, menos corrente de placa ainda. Ou seja, você não sai do corte da válvula.    Com o resistor de 6k8, o ajuste podia ir de -28V a -70V (com -28V dá uma corrente de uns 18mA).   Pode melhorar a faixa de ajuste, diminuindo o resistor para 4k7 (-22V a -70V).  Ou melhor, põe um trimpot de 25k e o resistor de 10k  (de -20V a -70V) e aí pode conseguir corrente de até uns 47mA.   E religue o capacitor que vai do -B2 ao terra (observe a polaridade do capacitor, o positivo vai ao terra). Esse capacitor filtra algum ruído na tensão de bias  e deixa ela mais estável.

Por último, troque a chave de stand by por uma dupla e mude o lugar de conexão dela (chaves azuis) para os fios extremos do transformador de força) conforme o esquema.  Do jeito que está, a chave simples não desliga totalmente a energia que vai para as válvulas.
« Última modificação: 30 de Setembro de 2018, as 21:44:08 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #23 : 30 de Setembro de 2018, as 22:46:27 »

Bom, vamos lá. Valores medidos sem as válvulas, após a mudança do choque de lugar:

Transformador de força: 187.7+187.6 V AC
B1: 537.6 V DC
B2: 269 V DC
B3: 268.7 V DC
B4: 268.5 V DC

As tensões com as válvulas vou esperar spós vocês verem essas tensões. Aí meço. Mas já deixei o bias em -45 V para adiantar.

E as relações de tensão entre o primário e o secundário do transformador de saída. Isso para saber a real impedância desse transformador.
 Smiley
Meço diretamente no amplificador ou desconecto e ligo ele a uma fonte de tensão alternada? Acredito que esse seja original, pelo menos o técnico que mexeu no amplificador por último não mexeu no transformador de saída.

De acordo com seu desenho, a sua fonte está assim:
Eu ainda não entendi os capacitores duplos do lado esquerdo do meu desenho, mas enfim. O capacitor de 100uF 250V que foi adicionado entra aonde na fonte?

Desfaça a ligação vermelha do choque ao +B1 e ligue como o traço azul picotado.
Feito!

Ou melhor, põe um trimpot de 25k e o resistor de 10k  (de -20V a -70V) e aí pode conseguir corrente de até uns 47mA. E religue o capacitor que vai do -B2 ao terra (observe a polaridade do capacitor, o positivo vai ao terra).
Vou até a loja de componentes na quarta, a mais próxima fica a uns 25 a 30 km de casa. Aí compro esses componentes.
Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #24 : 30 de Setembro de 2018, as 23:07:47 »

O que eu observo, é que o transformador de força foi realmente modificado.

Resta saber agora se o transformador de saida foi também alterado.

Para isso, é melhor desconectar os terminais, e aplicar por exemplo 12v ac nos terminais dos secundários e medir as tensões no primário.

Citar
Veja que a tensão máxima na placa da 6L6 normal é 500Vdc (se não estou enganado parece que tem uma versão que aguenta mais, precisa ver se são as suas).  De modo que os 516V que você mediu sem as válvulas deve cair um pouco com as válvulas consumindo corrente e deixando a tensão de placa (+B1) dentro do aceitável.
Observe também que a tensão na grade 2 de screen (+B2) não deve passar de 450V.   Logo, se +B2 vem do choque que agora está ligado no +B1, deve ter mais de 450V no +B2 (mesmo com consumo).  Antes, o choque estava ligado na metade de +B1 (os 257V que você mediu com a chave de stand by aberta, que são a metade dos 516V).  E por sequência, +B3 e +B4  também vão estar com tensão bem maior que no original (e lembre que as 12AX7 tem tensão máxima de placa em 300Vdc).
E de fato, quando você mediu +B2, +B3, etc todas estavam com mais de 500Vdc.   LOGO NÂO LIGUE ASSIM, tem de voltar o choque para o CT (meio da tensão de +B1).   Deu sorte dos capacitores em +B2, +B3 e +B4 não terem estragado ou explodido.

Existe realmente aí um monte de coisas erradas. O esquema que você desenhou estaria correto, mas o xformer está correto em dizer que os capacitores não aguentariam. Caberia aí outra alteração. Enfim modificação malfeita, como eu suspeitava.
« Última modificação: 30 de Setembro de 2018, as 23:21:19 por Matec » Registrado
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #25 : 01 de Outubro de 2018, as 00:19:00 »

Existe realmente aí um monte de coisas erradas. O esquema que você desenhou estaria correto, mas o xformer está correto em dizer que os capacitores não aguentariam. Caberia aí outra alteração. Enfim modificação malfeita, como eu suspeitava.
Não aguentariam mesmo com a tensão no secundário mais baixa? Eu conferi novamente minha fonte e bate com a original, excluindo os capacitores do lado esquerdo do meu desenho (que não compreendi bem como eles estão ligados), a falta do capacitor no bias e os resistores entre B2 e a grade das válvulas. Como devo proceder? Como mencionei antes, posso refazer toda a fonte caso necessário (e pode até ser mais fácil que ficar consertando algumas coisas), mas preciso de orientações, muitas orientações Cheesy.
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #26 : 01 de Outubro de 2018, as 10:05:26 »

Eu acho arriscado você ficar medindo as tensões sem as válvulas, porque sem elas, as tensões das fontes excedem as tensões suportadas pelos capacitores.  Válvula não estraga tão facilmente como os capacitores.

Sobre o capacitor de 100uF e 250V  em paralelo com os capacitores duplos (no seu desenho você não informou os valores) que devem sem os capacitores de 100uF 500V no esquema (o de baixo).  Veja que esse capacitor de 100uF 250V está SUBDIMENSIONADO, pois tem tensão máxima muito baixa para aquele ponto (você mediu 269V no +B2).  Na verdade, foi outra coisa mal feita por quem fez a reforma, pois os dois capacitores duplos devem ter o mesmo valor para dividirem igualmente a tensão +B1 por 2 (embora tenha mais o efeito do CT e dos resistores de 100k pra essa divisão).  Vai ver ficou algum ruído de hum e o fulano quis "melhorar a filtragem" aumentando a capacitância.  Provavelmente, deve haver algum desbalanço entre as 4 válvulas e as correntes que passam por cada perna do primário (em sentido contrário) não se cancelam  (o problema de ter um ajuste único de bias para as 4 válvulas).

Sobre os resistores de 100 ohms em duas placas, vai ver é pra dar algum timbre diferente.  Não sei dizer o motivo.

A melhor coisa a fazer é tentar refazer o circuito de acordo com o esquema original e ver o que acontece e depois fazer as modificações.  E desfazer as coisas erradas que foram feitas (provavelmente o cara não tinha esquema e fez de qualquer jeito).
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
casacunha
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 759

Obrigado
-Dado: 49
-Recebido: 63


page & stratocaster


« Responder #27 : 01 de Outubro de 2018, as 10:18:57 »

Senhores, bom dia. A placa de fonte que foi elaborada aqui no fórum poderia ser utilizada nele?
Este Duovox 120G passaria a ter um trimpot para ajustar cada par de válvulas.

http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=9515.0
« Última modificação: 01 de Outubro de 2018, as 16:41:57 por casacunha » Registrado
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #28 : 01 de Outubro de 2018, as 18:14:04 »

Os capacitores duplos são de 50uF 500V.

Em relação a refazer de acordo com o circuito original, se as ligações dos capacitores duplos no meu desenho estão corretas, a fonte está agora quase original. Só tem esse capacitor a mais, falta o capacitor no ajuste de bias e trocar o resistor de bias.

A ideia de refazer a fonte me parece muito interessante. Agora vi que havia perguntado nesse mesmo tópico mencionado pelo Casacunha, e o Matec comentou que seriam necessárias algumas modificações. Vou olhar novamente com calma. Editado: vi que se tratam de circuitos bastante diferentes, e agora entendi o motivo: acredito que essa placa foi feita para o Tremendão 2 e eu estava olhando o esquema do Tremendão 3, que tem fonte bastante parecida com a do Duovox. Vou redesenhar o layout.

Sobre os resistores de 100r, lembro que já li ou vi um vídeo a respeito, mas também não lembro a utilidade.
« Última modificação: 01 de Outubro de 2018, as 18:32:59 por marcao_cfh » Registrado
casacunha
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 759

Obrigado
-Dado: 49
-Recebido: 63


page & stratocaster


« Responder #29 : 01 de Outubro de 2018, as 20:13:25 »

Marcão, você conhece as condições de trabalhos destes capacitores originais da fonte?
Bom, esta placa que foi feita pelo pessoal do fórum serve para toda linha tremendão e thundersound.
A diferença entre eles está nos resistores limitadores das saídas (+B3,+B4), e no caso do thundersound, um resistor que substitui o choke usado na linha tremendão.
Ela também permite usar retificação em onda completa ou em ponte.
Tudo isso foi projetado para atender o maior número possível de modelos.
Já que seu transformador de força foi modificado, dá para pensar no uso dela. mas tem que ver como ficaria este arranjo do choque que se conecta ao Tap central do secundário de HT, diferente do tremendão que se conecta ao positivo do primeiro capacitor.
Levar em consideração estes resistores que estão entre o primário do transformador de saída e as primeiras 6L6.
Dá uma olhada na fonte do Duovox 100G, é praticamente a fonte do tremendão 3, exceto pela localização da chave do +B.
Precisa ver também a questão da impedância do primário do seu transformador de saída.
O seu registra 5300 ohms, e do Duovox 100G e tremendão 3, registra 2200 ohms, segundo esta tabela:

http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=9172.0





« Última modificação: 01 de Outubro de 2018, as 20:23:02 por casacunha » Registrado
Páginas:  1 [2] 3 4 ... 10   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.056 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal