Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 19 de Abril de 2024, as 14:27:22


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 ... 4 5 [6] 7 8   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Teste de placa em curto  (Lida 18597 vezes)
Paulo Shure
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.066

Obrigado
-Dado: 961
-Recebido: 85


O limão é uma laranja de mau humor.


« Responder #75 : 15 de Novembro de 2018, as 10:58:38 »

Mallermb sim verdade vou dar mais umas olhadas e sugar o máximo possível desse aprendizado,mas e bom pegar a fonte correta,no final das contas vai precisar mesmo para testar ele,se puder mandar os link dessas que você viu mais em conta eu agradeço.
Registrado

Não perca seu tempo, conquiste-o.
Mallermb
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 854

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 200



« Responder #76 : 15 de Novembro de 2018, as 11:14:54 »

Se puder mandar os links dessas que você viu mais em conta eu agradeço.

Aqui tem uma por menos de R$90,00.

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1137005025-fonte-carregador-22v-para-pedal-blackstar-ht-metal-valvulado-_JM?quantity=1
Registrado

A vida não é complicada, o viver não é complicado, nós é que temos o costume de complicar a vida e o viver...,
Paulo Shure
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.066

Obrigado
-Dado: 961
-Recebido: 85


O limão é uma laranja de mau humor.


« Responder #77 : 15 de Novembro de 2018, as 11:16:11 »

Acabei de receber de uma assistência técnica o esquemático(original) dele....como posto aqui?
Registrado

Não perca seu tempo, conquiste-o.
Mallermb
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 854

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 200



« Responder #78 : 15 de Novembro de 2018, as 11:19:19 »

Acabei de receber de uma assistência técnica o esquemático(original) dele....como posto aqui?

Terá que hospedar o arquivo no 4shared ou outro lugar que hospede imagens ou arquivos, depois inserir o link da imagem ou arquivo por aqui para que possamos visualizar ou baixar, mas não sei se será permitido postar o esquemático por aqui, se quiser me mandar MP te passo meu e-mail, você me envia e edito o que dá para ser mostrado por aqui. Meu medo é infringir algumas regras ou arranjar problema com a empresa.

-----
Eis aqui o esquema que o Paulo conseguiu, a smps é até pequena, agora ficou mais fácil para identificar as peças e tentarmos resolver o problema. (se não puder mostrar a imagem aqui por causa de direitos autorais ou propriedade intelectual, etc... por favor avisem que removo).

« Última modificação: 15 de Novembro de 2018, as 11:54:42 por Mallermb » Registrado

A vida não é complicada, o viver não é complicado, nós é que temos o costume de complicar a vida e o viver...,
Paulo Shure
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.066

Obrigado
-Dado: 961
-Recebido: 85


O limão é uma laranja de mau humor.


« Responder #79 : 15 de Novembro de 2018, as 12:31:57 »

Olhando o esquema acredito que o problema esta no diodo d31 Seguindo o caminho dele,bate com o aquecimento do mosfet e dos diodos na entrada.
Registrado

Não perca seu tempo, conquiste-o.
Mallermb
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 854

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 200



« Responder #80 : 15 de Novembro de 2018, as 13:59:18 »

Olhando o esquema acredito que o problema esta no diodo d31, Seguindo o caminho dele, bate com o aquecimento do mosfet e dos diodos na entrada.

Esse diodo é um diodo schottky 21DQ04, diodo retificador, uma das funções seria proteção contra inversão de polaridade, mas acredito mais na explicação anterior do Matec, se ele estiver bom, os outros componentes são fáceis de testar, mas como estava aquecendo o mosfet novo e os diodos lá na entrada, é muito provável que exista algum curto em algum lugar, ou algum consumo excessivo, seria bom verificar a tensão logo após D32, isso ajudaria muito.

Aproveita e verifica a sua fonte de notebook se está tudo ok com ela, polaridade, tensão, etc...

Verifique o diodo D31, pela foto ele parece estar quebrado em um dos lados, pode ser falha da foto, mas é bom verificar.


-----
Paulo, depois verifica na placa se o resistor R106, está com uma das pernas soldada no terra, pela foto não está, está sem solda naquele ponto.



-----
Me veio uma coisa em mente, não entendo quase nada de fontes chaveadas, mas se repararem na etapa smps, a disposição dos diodos de entrada, estão todos no mesmo sentido, os 4 diodos estão no mesmo sentido, se conectarmos uma fonte externa que possua os 22v positivos + o terra, o terra da fonte externa não deveria ser flutuante ou um tipo de terra diferente? me veio isso na mente, devo estar escrevendo uma besteira enorme.

Pergunto isso pois se repararem no esquema, o terra (0v), é separado do terra da entrada da fonte externa.

Talvez por isso aquele filtro esteja logo ali na entrada, para não misturar um terra com outro ocasionando ainda mais ruídos!

Eu sei que com um terra normal, com um polo positivo de diodo conectado nele, ele não permitiria conduzir, mas com fonte externa chaveada não sei se isso se aplica, pois nunca precisei analisar isso antes.
« Última modificação: 15 de Novembro de 2018, as 16:52:20 por Mallermb » Registrado

A vida não é complicada, o viver não é complicado, nós é que temos o costume de complicar a vida e o viver...,
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #81 : 15 de Novembro de 2018, as 16:59:42 »


Meu veio uma coisa em mente, não entendo quase nada de fontes chaveadas, mas se repararem na etapa smps, a disposição dos diodos de entrada, estão todos no mesmo sentido, os 4 diodos estão no mesmo sentido, se conectarmos uma fonte externa que possua os 22v positivos + o terra, o terra da fonte externa não deveria ser flutuante ou um tipo de terra diferente? me veio isso na mente, devo estar escrevendo uma besteira enorme.

Pergunto isso pois se repararem no esquema, o terra (0v), é separado do terra da entrada da fonte externa!

Eu sei que com um terra normal, com um polo positivo de diodo conectado nele, ele não permitiria conduzir, mas com fonte externa chaveada não sei se isso se aplica, pois nunca precisei analisar isso antes.

As fotos postadas são boas, só que por elas não deu pra traçar um esquema da placa da fonte. Em todo caso, deu pra entender que os 4 diodos da entrada formam uma ponte. Que basicamente evita que não hajam problemas com uma inversão acidental de polaridade na entrada. O que significa também que essa parte não tem nada a ver com o esquema do Blackstar Dual que foi postado.

No entanto, a parte do SMPS é bem parecida. Então daí pelo menos se pode ter uma ideia do circuito.

 Huh?
Registrado
Mallermb
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 854

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 200



« Responder #82 : 15 de Novembro de 2018, as 18:17:20 »


As fotos postadas são boas, só que por elas não deu pra traçar um esquema da placa da fonte. Em todo caso, deu pra entender que os 4 diodos da entrada formam uma ponte. Que basicamente evita que não hajam problemas com uma inversão acidental de polaridade na entrada. O que significa também que essa parte não tem nada a ver com o esquema do Blackstar Dual que foi postado.

No entanto, a parte do SMPS é bem parecida. Então daí pelo menos se pode ter uma ideia do circuito.

 

Matec, o Paulo conseguiu o esquema original do pedal, postei a parte da fonte horas atrás, não aparece ele ai não?
Registrado

A vida não é complicada, o viver não é complicado, nós é que temos o costume de complicar a vida e o viver...,
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #83 : 15 de Novembro de 2018, as 19:42:06 »

Olá Mallermb.

Eu não tinha visto esse novo esquema. É mais complexo que o normal, bom de dar problema...  Cheesy Cheesy

Além de tudo, toda a alimentação do pedal passa pelo UC 3843A, o que é bem ruim, pois qualquer defeito em qualquer estágio já faz com que a fonte inteira estrague.

Mas vamos lá agora a caçada ao problema é mais fácil. Eu ainda aposto na parte da alta tensão, (o Mosfet estava esquentando muito pelo que disse o Paulo), o Diodo D32 os capacitores C100 e C103, (mas tem que olhar também o C101 e o C102).

Paulo, se puder poste um link com o esquema completo.

 Smiley
Registrado
Mallermb
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 854

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 200



« Responder #84 : 16 de Novembro de 2018, as 03:39:43 »

Olá Mallermb.

Eu não tinha visto esse novo esquema. É mais complexo que o normal, bom de dar problema...  Cheesy Cheesy

Além de tudo, toda a alimentação do pedal passa pelo UC 3843A, o que é bem ruim, pois qualquer defeito em qualquer estágio já faz com que a fonte inteira estrague.

Mas vamos lá agora a caçada ao problema é mais fácil. Eu ainda aposto na parte da alta tensão, (o Mosfet estava esquentando muito pelo que disse o Paulo), o Diodo D32 os capacitores C100 e C103, (mas tem que olhar também o C101 e o C102).

Paulo, se puder poste um link com o esquema completo.

 Smiley

Ainda aposto em algum curto, o mosfet pode ser falsificado, ou algum componente está fazendo ele retornar alta tensão direto nos diodos principais, por isso aquecem, mas são apenas suposições...

Matec, upei o esquema do 4shared, dá uma olhada se consegue baixar, se não conseguir me manda mp que envio no seu e-mail.

https://www.4shared.com/office/6jwMAji6da/blk-ht-mt-complete.html
Registrado

A vida não é complicada, o viver não é complicado, nós é que temos o costume de complicar a vida e o viver...,
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.257

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2010


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #85 : 16 de Novembro de 2018, as 07:26:52 »

Ainda aposto em algum curto, o mosfet pode ser falsificado,

Eu também pensei nisso. Inclusive já comprei MOSFET fajuto.

Qual é o fake ?


Foto do site:
http://miscdotgeek.com/genuine-irf510/

https://hackaday.com/2017/07/15/lets-play-spot-the-fake-mosfet/
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Mallermb
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 854

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 200



« Responder #86 : 16 de Novembro de 2018, as 08:33:02 »


Eu também pensei nisso. Inclusive já comprei MOSFET fajuto.

Qual é o fake ?


Acho que o da esquerda é fake, a aparência dele me leva para o lado fake da coisa, não sei explicar!

Mas hoje em dia está cada vez mais difícil identificar ou confiar em qualquer coisa, comprei dois capacitores de 4.700uF x 63V, um deles era falso, ainda bem que não cheguei a ligar ele na placa, senão teria estourado, colocaram um capacitor de 4.700uF x 16V dentro do invólucro maior, o pior é que estava perfeito visualmente, só descobri por que deixei o capacitor cair no chão e quando peguei senti que alguma coisa estava solta dentro dele, os caras tem um trabalho digno de um mestre falsificador, mas não procuram fazer a coisa certa, inacreditável.
Registrado

A vida não é complicada, o viver não é complicado, nós é que temos o costume de complicar a vida e o viver...,
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.257

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2010


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #87 : 16 de Novembro de 2018, as 10:57:11 »

Acho que o da esquerda é fake, a aparência dele me leva para o lado fake da coisa, não sei explicar!

O da esquerda é o falso. No site ele diz qual é. O IRF510 da esquerda tinha letras mais visíveis que o da direita (marcado a laser) e não tem os terminais estanhados (mais caro).

Citar
Mas hoje em dia está cada vez mais difícil identificar ou confiar em qualquer coisa, comprei dois capacitores de 4.700uF x 63V, um deles era falso, ainda bem que não cheguei a ligar ele na placa, senão teria estourado, colocaram um capacitor de 4.700uF x 16V dentro do invólucro maior, o pior é que estava perfeito visualmente, só descobri por que deixei o capacitor cair no chão e quando peguei senti que alguma coisa estava solta dentro dele, os caras tem um trabalho digno de um mestre falsificador, mas não procuram fazer a coisa certa, inacreditável.

Tipo assim:
« Última modificação: 16 de Novembro de 2018, as 17:47:38 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Mallermb
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 854

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 200



« Responder #88 : 16 de Novembro de 2018, as 11:14:56 »

Tipo assim:

Quase que exatamente assim, a gente se sente tão "inteligente" quando estas coisas acontecem, que chega a dar vontade de chorar de emoção!

Uns 5 meses atrás comprei alguns LM1875, três vieram falsificados (acho que eram falsificados), mas funcionavam, o timbre emitido era típico de um TDA2030, comparei o som com um LM1875 original que tenho faz anos e com um TDA2030, o timbre deles eram idênticos ao TDA2030, acredito que pegaram o TDA2030 e remarcaram, a diferença de timbre entre eles, em testes práticos que fiz, mostra que pelo menos na minha aplicação, que era uma etapa amplificadora de 15w, o timbre do TDA2030 era mais ardido com toque de abelha, já no LM1875, era mais suave, mais definido e bonito, não é a toa que a Marshall utiliza o LM1875 no amplificador G15RCD, é fantástico o som desse amplificador, mas se trocar pelo TDA2030, funciona, mas o timbre muda do vinho para a água.
Registrado

A vida não é complicada, o viver não é complicado, nós é que temos o costume de complicar a vida e o viver...,
Ramsay
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 969

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 127



« Responder #89 : 16 de Novembro de 2018, as 21:42:26 »

Pois é, essa falsificação massiva, até de componentes baratos, como transistores de uso geral e baixa potência é que tem me levado a não querer mais montar circuitos eletrônicos de quaisquer espécie.
Já montei um circuito que usa mosfet de potência e ele não funcionou. Como estava tudo certo na montagem, eu creio que o problema estava, com certeza no mosfet chinês vagabundo que eu utilizei.

O fato é que eu tenho uns cinco NE5532, uns seis RC4580, vários CIs do ISP Decimator, vários LM386  e vários TL072 e todos falsificados. Em qualquer circuito que eu coloque um deles, o som ou a função é degradada.
Quanto a falsificação de eletrolítico, eu já tinha visto isso, anos atrás no Youtube, e acho que essa de colocar um capacitor eletrolítico de menor capacidade dentro do outro é o cúmulo do absurdo!!
Registrado
Páginas:  1 ... 4 5 [6] 7 8   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.059 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal