Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 29 de Março de 2024, as 05:41:03


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 [2] 3 4 5   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Amplificador de áudio 12 - 30v  (Lida 23588 vezes)
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #15 : 07 de Janeiro de 2019, as 20:47:35 »

Neto.

Não se aborreça. Pode construir seu novo protótipo sem problemas.  Legal!

Minha discussão com o Alexandre é basicamente uma busca do que é o "melhor" circuito. E isso é uma busca incessante.

Assim que seu amplificador ficar pronto, faremos mais testes para ver se está tudo funcionando bem.

Registrado
Neto
Visitante
« Responder #16 : 07 de Janeiro de 2019, as 21:09:16 »

 
  Ah entendi, mas não fiquei aborrecido, de maneira nenhuma. Vou dar prosseguimento no projeto e posto sim quando estiver pronto.

  Entretanto, gostaria de saber mais sobre as questões levantadas por A.Sim.

 Como resolver esse problema que existe tanto neste quando no outro modelo?

 Qual seria o problema do Darlington com os tip's?
 
 Como eu posso resolver "a incerteza do ponto quiescente, em função da dispersão de ganho e Vbe de Q2"?

 Não desgrudo os olhos deste Fórum. Curiosidade infinita!
Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #17 : 07 de Janeiro de 2019, as 21:43:35 »

O problema de fazer darlingtom com os tips é que sendo transístores de potência para 40W máxima cada, vamos usar 1 tip 31 e 1 tip 32 só pra fazer os outros de saída funcionarem melhor. Isso poderia ser feito com transístores menores e mais adequados à essa função.

A " incerteza do ponto quiescente, em função da dispersão de ganho e Vbe de Q2" vai ser resolvida por calibragem, alterando o valor da resistência R3. Essa é a parte interessante da história. Ao se alterar esse resistor vai haver alteração de outras grandezas, como o ganho geral do amplificador e o ponto quiescente, que nesse caso seria calibrar a tensão DC sobre o capacitor de saída C4 para a metade do valor da tensão de alimentação.

Vai ter mais encrencas prá gente se divertir!  Tongue
Registrado
Neto
Visitante
« Responder #18 : 07 de Janeiro de 2019, as 23:40:52 »

 Mas Matec, o ajuste do ponto quiescente não seria feito regulando o resistor variável R9 que está ligado em paralelo com C1, R3 e C3 antes de ir para a base de Q2, logo através do ajuste de R9 não se conseguiria ajustar o ponto quiescente? Ou o problema é não se saber qual é o valor do ponto? Ou ainda mais, o grande problema é oque você disse, em se reorganizar as grandezas de um modo geral do circuito. E o quê tem a ver C4 com isso?

 Estou muito empolgado com isso! 
Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #19 : 08 de Janeiro de 2019, as 00:03:17 »

Mas Matec, o ajuste do ponto quiescente não seria feito regulando o resistor variável R9 que está ligado em paralelo com C1, R3 e C3 antes de ir para a base de Q2, logo através do ajuste de R9 não se conseguiria ajustar o ponto quiescente? Ou o problema é não se saber qual é o valor do ponto? Ou ainda mais, o grande problema é oque você disse, em se reorganizar as grandezas de um modo geral do circuito. E o quê tem a ver C4 com isso?

O potenciômetro R9 é o volume de entrada do amplificador. Cool

No esquema, o resistor variável R10 faz o ajuste do BIAS dos transístores de saída. Esse ajuste, quando feito corretamente, evita que surja uma distorção, conhecida como distorção de crossover, que é bem desagradável. Em especial em volumes baixos.

O ponto quiescente do VAS é feito por R3. Poderia até por um resistor variável ali.

Ué! C4 é a saída do circuito, onde se liga o alto-falante. Cheesy

 Wink



Registrado
Neto
Visitante
« Responder #20 : 08 de Janeiro de 2019, as 14:35:49 »

 Entendi. Acontece que no esquema, tanto R9 quanto R10 está com a mesma simbologia, isso me confundiu e acabei pegando 2 resistores variaveis, vou providenciar o pot R9.

 Outra coisa é que você disse: "É bom colocar um capacitor de 2200uF /50v entre o +B e o terra para garantir uma melhor filtragem da fonte." 
 
 O capacitor eu já comprei mas não sei onde fica no esquema o ponto +B Shocked
« Última modificação: 17 de Janeiro de 2019, as 12:46:22 por Neto » Registrado
Alfredo Padrao
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.452

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 311


"Fui eu que fiz"


WWW
« Responder #21 : 08 de Janeiro de 2019, as 15:14:23 »

Como estou pegando o bonde andando, corro o risco de cair, mas vou tentar sugerir um amplificador que já esteja funcional.  Exemplo: "Giannini V7 Valiant Solid State" entre outros que já foram divulgado o esquema aqui. http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=10270.0

Entre outros, pois assim, teria que se preocupar apenas com o layout de circuito impresso.

Abraços,
Alfredo
Registrado

Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #22 : 08 de Janeiro de 2019, as 15:17:00 »

Entendi. Acontece que no esquema, tanto R9 quanto R10 está com a mesma simbologia, isso me confundiu e acabei pegando 2 resistores variaveis, vou providenciar o pot R9.

 Outra coisa é que vc disse: "É bom colocar um capacitor de 2200uF /50v entre o +B e o terra para garantir uma melhor filtragem da fonte."  
 
 O capacitor eu já comprei mas nao sei onde fica no esquema o ponto +B Shocked

Neto cuidado com o internetês, a palavra "Você", nunca deve ser abreviada aqui no fórum. É contra as regras. Corrija o quanto antes!

O potenciômetro R9 pode ser de um valor maior que o escrito no esquema 10k, 22k, 47k, etc e de preferência Logarítmico (LOG ou A).

+B é como se costuma chamar a alimentação positiva do circuito. No esquema +30v. Alguns circuitos também tem alimentação negativa, aí a notação fica -B

Alfredo Padrão suas sugestões são sempre bem-vindas.
Registrado
Alfredo Padrao
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.452

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 311


"Fui eu que fiz"


WWW
« Responder #23 : 08 de Janeiro de 2019, as 16:21:09 »

Eu acho que tenho uma placa "detonada" deste amplificador.  Se necessário for posso procurar e tirar umas fotos para orientar a confecção de um layout.  A placa original parece até que o layout era desenhado à mão.  Mas claro que dá para os layoutistas de plantão fazer outro, se for de interesse, é claro.
Registrado

Neto
Visitante
« Responder #24 : 17 de Janeiro de 2019, as 13:03:16 »

Como estou pegando o bonde andando, corro o risco de cair, ...
Valiant Solid State"[/i][/b] entre outros que já foram divulgado...

Entre outros, pois assim, teria que se preocupar apenas com o layout de circuito impresso.


Caro Alfredo Padrao, a minha busca em montar um amplificador 'legal' parte não só de uma necessidade mas também de entender como funciona o circuito, visto que sou "menino na eletrônica". Então esse projeto sugerido por Matec visa também me instruir nos conceitos básicos sobre arranjos eletrônicos. Fora que é praticamente possível monta-lo com sucata, outro aspecto deste projeto é ser acessível e com o menor custo possível.

Entretanto olhei sim o link que postou com ampli Giannine, obrigado! Com a medida em que eu for evoluindo buscarei projetos mais complexos, como parece ser o caso deste que postou, mas por enquanto vou devagar. Entendi sua preocupação e sua ajuda é bem vinda com toda certeza!   

-----
Entendi. Acontece que no esquema...
 Outra coisa é que vc disse:...
 
 

Neto cuidado com o internetês, a palavra "Você", nunca deve ser abreviada aqui no fórum. É contra as regras. Corrija o quanto antes!

O potenciômetro R9 pode ser de um valor maior que o escrito no esquema 10k, 22k, 47k, etc e de preferência Logarítmico (LOG ou A).

+B é como se costuma chamar a alimentação positiva do circuito. No esquema +30v. Alguns circuitos também tem alimentação negativa, aí a notação fica -B

Alfredo Padrão suas sugestões são sempre bem-vindas.

Antes de tudo vou me justificar! Cheesy.
Passei por um problema com o fornecimento de internet (a caixa de distribuição do bairro que moro foi vandalizada), cerca de 10-11 dias e como perceberam fique afastado por esse tempo. Daí, meio esse cotra tempo, fui a casa de um amigo e lembrei do Fórum, então cai na tentação de usar o celular para mandar um post Sad Sad mas já corrigido!

 Então, liguei o amplificador e sim, da para notar uma melhora considerável entre o antigo e esse que você propôs. Porém, ainda notei algumas coisas chamaram a minha atenção:

 Acho que há uma incoerência com R6 e R7, entre o que é pedido no esquema e o que eu consegui nas casas de eletrônica, me parece que o há algum erro no esquema ou esses valores estão em falta na praça ou ainda houve confusão entre eu e o vendedor, porem fiz o pedido do mesmo jeito do esquema (levei o esquema ate a loja). De modo que nao tenho certeza se os valores estão corretos.
 
 O pot (R9)  eu coloquei um de 10k porem antes de coloca-lo eu usei o resistor variavel de 4k7 que estava no local pára comparar e percebi que o resultado com o pot de 10k foi inferior, inclusive quando fecho o pot completamente ainda é possível escutar o som, outra coisa é que quando o pot esta ajustado entre 50 e 65% do seu cursor, dai em diante o aumento do volume é praticamente ínfimo (você gira quase 40% do cursos e não sente o som aumentar). 
 
 Existe um ruído nada desprezível em todos os níveis de volume que está mais presente nos extremos tanto em volumes baixos quanto alto, inclusive quando não ha sinal de áudio a ser amplificado. Este ruído tem um som parecido com de uma tv antiga quando o canal não sintonizava e ficava com uma imagem sem definição, cinza e preto (chuviscando) e fazendo o tal ruído, que no amplificador não é tão alto mas é perfeitamente audível.

 Fiz a ligação do capacitor logo apos a entrada + (B+) e no GND (este eu puxei uma ligação para ficar próximo ao +"para ficar mais arrumado") e soldei o capacitor, polo positivo no B+ e negativo no GND. Fiz uma ferramenta que previne contra surtos, com ela vi que o circuito entrava em curto de modo alternado..... Então retirei-o do circuito.

 o projeto ficou assim:
   
Perdoe a montagem mas como não tem um layout para corroer a PCB foi a única forma que achei para fazer, tentei me esmerar ao máximo. Roll Eyes

 Algumas considerações:
 
 Os falantes foram os mesmos 4 omhs, testei com um apenas e testei em serie (não foram observadas diferenças tangíveis)

 A fonte usada foi a mesma que descrevi aqui: 16v/625mA e 32V/940mA. Com 16V ele se  permaneceu com os relatos já descritos e estável no geral os transistores trabalharam frios. Com 32V percebi uma melhora na "potencia" sobre tudo uma melhora notável nos graves, porém Q5 esquentou a ponto de queimar os dedos caso eu continuasse segurando. Se eu o mantivesse em volume baixo para médio, o Q5 esquenta, porem com dissipação suficiente, estabilizando uma temperatura, mas quando se aumenta o volume ele começa a esquentar muito. Intuitivamente, prevendo que Q5 suportaria um trabalho maior que os outros coloquei nele um dissipador maior como pode ser visto na imagem mas não adiantou, tenho dúvidas se há anormalidade no trabalho de Q5 ou se o dissipador que usei não esta adequado. Com essa alimentação maior só Q5 que aquece, os demais continuam a trabalhar frios. 

 A tensão aferida na saida foi de 5vdc.

 Emfim, essas foram as minhas observações, peço desculpas se foi extenso mas minha intenção e detalhar o máximo possível os problemas a fim de obter a ajuda necessária!

 Te espero Matec! E A.Sim, acho que preciso de sua ajuda também Cheesy
 
 Obrigado a todos!
 
« Última modificação: 17 de Janeiro de 2019, as 14:29:01 por Neto » Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #25 : 18 de Janeiro de 2019, as 09:14:07 »

Esses dissipadores nos TIP31s são muito pequenos e você não deve nem ligar o amplificador com eles, sob pena de estragar os transistores.  Precisa usar dissipadores muito maiores para dissipar o calor gerado durante o funcionamento. O tamanho de cada dissipador deve ser maior do que uma caixa de fósforos pelo menos (se for maior e com aletas, melhor).

Um outro esquema de amplificador de 10W com os mesmos transistores de saída desse que você montou e com mesma potência de 10W, apenas que precisa de uma fonte simétrica de 20V  (i.e.  -20V e +20V).


« Última modificação: 18 de Janeiro de 2019, as 09:36:25 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Neto
Visitante
« Responder #26 : 18 de Janeiro de 2019, as 10:38:01 »

Esses dissipadores nos TIP31s são muito pequenos e você não deve nem ligar o amplificador com eles, sob pena de estragar os transistores....
...apenas que precisa de uma fonte simétrica...


 Olá xformer, grato por sua colaboração!

 Acontece que eu liguei sim o ampli e ele funcionou, porém não teve resultado sonoro agradável como deveria, e descobrir o por quê ê o meu problema!

 Como relatei antes nos testes que fiz Q5(tip 31) é o único que aquece e isso só acontece quando ligo em 32v, quando ligo com 16v todos eles trabalham frios!

 Esse projeto que você postou parece ser um tanto mais elaborado, de modo que não disponho de material e talvez também me falte conhecimento para prosseguir com um ampli deste porte, agradeço sua indicação mas esse ficará para um projeto futuro, antes gostaria de fazer o meu funcionar e estudar-lo antes de passar para um próximo. Outro contra tempo é a fonte simétrica, que no momento não disponho.

 Sigo sem saber o que esta acontecendo! Cry
« Última modificação: 18 de Janeiro de 2019, as 10:39:49 por Neto » Registrado
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.222

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 352



WWW
« Responder #27 : 18 de Janeiro de 2019, as 10:54:25 »

Olá.

HayKayHayHayHay

Q5 e Q6 precisam aquecer de modo igual, ou há algo errrrado no circuito. Verifique se no coletor de Q6 há cerca de metade da tensão da fonte, em ambos os casos. Eu aposto que em 16 V isso se verifica, mas não em 32 V - por conta do tipo de polarização empregada em Q2.

« Última modificação: 18 de Janeiro de 2019, as 10:57:07 por A.Sim » Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
Neto
Visitante
« Responder #28 : 18 de Janeiro de 2019, as 11:54:40 »

Olá.

HayKayHayHayHay

Q5 e Q6 precisam aquecer de modo igual, ou há algo errrrado no circuito. Verifique se no coletor de Q6 há cerca de metade da tensão da fonte, em ambos os casos. Eu aposto que em 16 V isso se verifica, mas não em 32 V - por conta do tipo de polarização empregada em Q2.



 Olá A.Sim, obrigado pela sua visita, estava mesmo precisando, e acho que já descobri o que é "HayKayHayHayHay"  Cheesy Cheesy

 Fiz a medição entre coletor e GND com a alimentação em 16v como orientado e obtive os seguintes valores:

 Q3 e Q5 têm a tensão da fonte variando em alguns milivolts (16,2V - 16,4v )
 
 Q4 e Q6 varia entre 4,4 e 4,7V

 Sua observação é pertinente visto quê Q6 não acquece igualmente a Q5 e os valores não batem em Q6 com metade do valor da fonte como disse.

 Como resolver?
Registrado
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.222

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 352



WWW
« Responder #29 : 18 de Janeiro de 2019, as 12:13:13 »

Olá

Eu avisei...mas o pessoal não acredita. Q2 está sendo polarizado com corrente de base...isso nunca dá certo. Vide meu post anterior.

Se quiseres salvar o circuito, é preciso aumentar R3. Põe um trimpot de 1M em série com R3 e ajusta até que a tensão no coletor de Q6 atinja metade da tensão da fonte.

Esse ajuste vai variar com a tensão da fonte, com a temperatura ambiente, com a hora do dia e com a fase da lua, bem como com a atividade das manchas solares.

Depois de fazer o circuito funcionar e se divertir com a instabilidade dele, tenta montar aquele que eu te indiquei.

HayHayHayHay... assim gritavam os mariachis antes de cada coita de amor que havia no disco. Uma mais triste do que a outra.
« Última modificação: 18 de Janeiro de 2019, as 12:15:56 por A.Sim » Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
Páginas:  1 [2] 3 4 5   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.048 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal