Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Março de 2024, as 17:53:27


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 ... 3 4 [5]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Amplificador de áudio 12 - 30v  (Lida 23577 vezes)
Neto
Visitante
« Responder #60 : 19 de Janeiro de 2019, as 13:01:38 »

 Agora fiquei confuso, porque eu coloquei o circuito no lugar como o Matec falou, mais não funcionou mais.

-----
Olá, Neto :

Nãoooooo.

É A.Sim :


As resistências mencionadas ( 39 k e 22 k ) referiam-se ao valor provável do potenciômetro, após o ajuste.

A propósito, estou achando que C3 tem um valor muito baixo. Até que faças o circuito funcionar, eu sugeriria alterar o seu valor para 1 nF, só por garantia.

Eu vou ligar o ferro de solda aqui A.Sim e fazer deste jeito e posto!
P.S como faço a ligação do pot neste caso, visto que ele têm 3 terminais?
« Última modificação: 19 de Janeiro de 2019, as 14:55:25 por Neto » Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #61 : 19 de Janeiro de 2019, as 13:04:49 »

Olá.

O que estava na foto seria isso:



Isso funciona bem

Mas é uma possibilidade, existem várias outras.

 Legal!
Registrado
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.222

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 352



WWW
« Responder #62 : 19 de Janeiro de 2019, as 13:27:02 »

Agora fiquei confuso, porque eu coloquei o circuito no lugar como o Matec falou, mais não funcionou mais
Eu vou ligar o ferro de solda aqui A.Sim e fazer deste jeito e posto!
P.S como faço a ligação do pot neste caso, visto que ele têm 3 terminais?

O 2N3904 pode ter sido danificado. Nesse caso, a tensão na saída vai ser próxima à tensão de alimentação e nada vai funcionar.

O trimpot deve ser ligado como está no diagrama; o cursor ligado a um dos lados.

Quanto à solução do Matec, ela funciona. Mas eu tenho a impressão ( seria preciso calcular ) que a estabilidade não seria tão boa devido à presença do potenciômetro dividindo a tensão de saída.

-----
Na verdade, não... quem prejudica o desempenho do circuito é o resistor de 470 k que fica em série com a base. Com a base de Q2 ligada diretamente ao cursor do potenciômetro, o circuito resulta naquele que eu recomendei ( polarização por nVbe ), apenas configurado de forma um pouco diferente. A presença do resistor de 470 k vai fazer com que o ponto quiescente dependa da corrente de base de Q2, que depende do Hfe, que depende da temperatura...
« Última modificação: 19 de Janeiro de 2019, as 13:40:45 por A.Sim » Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #63 : 19 de Janeiro de 2019, as 14:16:02 »

Na simulação, os dois jeitos funcionam    Legal!



Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Neto
Visitante
« Responder #64 : 19 de Janeiro de 2019, as 14:46:35 »

Bem, fiz como A.Sim sugeriu.

Mas..... não funcionou....

O engraçado é que quando estava com os capacitores invertidos (liguei errado) estava saindo som, desliguei e liguei varias vezes....

Emfim, se danificou Q2 ou algum outro componente eu não sei. Segunda feira eu saio para comprar tudo de novo....

Ficou assim:


Aproveitei para trocar o resistor na base de Q5 e coloquei  de 0.47ohms (se não for esse então não sei mais qual é Batendo Cabeça)

Os capacitores, os testei fora, e eles continuam carregando e descarregando (sei que não é o suficiente, teria que checar a capacitância mas não tenho ferramenta.)

Agora estou colhendo 0.09v na saída sem os falantes e sem sinal de entrada, antes estava 5v oscilando um pouco....

Já não sei mais.... vou parar e estudar o post que o Matec postou la atras explicando o passo a passo do circuito sugerido, porque acho que esse circuito não tem mais jeito, entretanto, não saber o que aconteceu me dá uma aflição que só! Por enquanto só agradecer os esforços de quem dedicou um tempinho do seu dia para vir aqui e tentar me dar dicas, debater sugerir ou tentar me ajudar de alguma maneira Embarrassed
« Última modificação: 19 de Janeiro de 2019, as 14:53:23 por Neto » Registrado
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.222

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 352



WWW
« Responder #65 : 19 de Janeiro de 2019, as 15:19:34 »

Enfim, se danificou Q2 ou algum outro componente eu não sei. Segunda feira eu saio para comprar tudo de novo....

É só testar. Conduz, não conduz...teste básico de transistor bipolar. Na dúvida, pegue o primeiro BC548 que achar e substitua Q2. A montagem parece estar toda certa.

E, sim, os dois jeitos funcionam, pois representam a mesma topologia. Mas, com certeza, o segundo é mais estável pois a resistência equivalente de Thévenin é menor, assim, uma variação na corrente de base faz um efeito menor. Simule os circuitos variando a temperatura para ver...
« Última modificação: 19 de Janeiro de 2019, as 15:21:21 por A.Sim » Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #66 : 19 de Janeiro de 2019, as 15:24:49 »

Veja bem Neto.

Até agora seu amplificador não funcionou de maneira correta, mesmo quando funcionou um pouco.

Dei mais uma olhada e verifiquei que em Q4 você trocou o emissor pelo coletor. Como eu disse, precisa tomar cuidado com a montagem e com as alterações no circuito.

Mesmo agora se você ligar e não funcionar pode já ter estragado algum componente.

Se isso acontecer meça as tensões em todos os nós do circuito e escreva no esquema. Resolver isso, pode ser coisa de 5 minutos.

 Smiley
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #67 : 20 de Janeiro de 2019, as 09:23:38 »

Para testar os transistores com o multímetro (provavelmente você tem um digital), faça assim:

Passe a chave seletora para a posição em que tem um símbolo do diodo (teste de diodos).  Um transistor bipolar pode ser testado como se fosse dois diodos ligados pelos catodos (tipo PNP como o 2N3906 e TIP32) ou pelos anodos (tipo NPN como o 2N3904 e TIP31):




Se você testar um transistor NPN, ligue a ponta vermelha na base do transistor e a ponta preta no emissor do transistor. Deve aparecer um valor entre 0,6 e 0,8 (volts) que é a tensão na junção PN de um transistor bom (em transistores Darlington, o valor é mais ou menos o dobro). Ao inverter as pontas, o medidor vai indicar circuito aberto (open). Faça o mesmo com a base e o coletor do transistor.  Entre os terminais do coletor e emissor deve sempre aparecer circuito aberto em ambos sentidos.  Se der algum outro valor ou curto ou aberto onde deveria aparecer a tensão de polarização de junção (0,6 a 0,8V), o transistor está ruim.

Para testar transistor PNP, a tensão de polarização ocorre quando a ponta preta vai na base e a vermelha no coletor ou no emissor. Da mesma forma entre coletor e emissor deve ser circuito aberto.

Pra testar capacitor eletrolítico: se ele estiver estufado pode jogar fora, nem precisa testar.  Se ele aparenta estar bom por fora, descarregue o capacitor dando um curto nos terminais dele. Em seguida passe o multímetro para a escala de ohms (pode ser uma escala alta, 200k ou 2M) e com a ponta vermelha no terminal positivo e a preta no terminal negativo do capacitor (sem prender com os dedos, não encoste nos terminais, se tiver ponta com garra jacaré é melhor) veja se a resistência vai subindo com o tempo até aparecer circuito aberto no mostrador. Se o valor for de curto ou um valor baixo, jogue fora o capacitor.

Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Electric Effects
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.941

Obrigado
-Dado: 352
-Recebido: 383



WWW
« Responder #68 : 13 de Maio de 2019, as 22:47:25 »

Pessoal, um conhecido meu de um curso técnico de eletrônica vai montar esse amplificador. Eu tinha traçado o esquema pra ele, só que agora ele disse que arrumou uma fonte de 46V, talvez com a regulação do transformador caia um pouco. Será se os transistores aguentariam essa tensão?

Att. Electric Fx.
Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #69 : 14 de Maio de 2019, as 01:04:17 »

Esse é basicamente o mesmo circuito que estava sendo discutido neste tópico. Fora alguns detalhes sobre linearidade e estabilidade térmica, é  um circuito que funciona sem problemas, mesmo com uma tensão  um pouco maior. Não esquecer de providenciar dissipadores para os transístores de saída. E de fazer um contato térmico entre o dissipador e Q10.

Smiley
Registrado
Electric Effects
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.941

Obrigado
-Dado: 352
-Recebido: 383



WWW
« Responder #70 : 14 de Maio de 2019, as 08:26:06 »

Quando a montagem for bem sucedida, farei um layout pra ele e postarei aqui. Obrigado.
Registrado
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.222

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 352



WWW
« Responder #71 : 14 de Maio de 2019, as 08:26:26 »

Esse é basicamente o mesmo circuito que estava sendo discutido neste tópico. Fora alguns detalhes sobre linearidade e estabilidade térmica, é  um circuito que funciona sem problemas, mesmo com uma tensão  um pouco maior. Não esquecer de providenciar dissipadores para os transístores de saída. E de fazer um contato térmico entre o dissipador e Q10.

Smiley

Minhas interjeições costumeiras de cunho mexicano...

O pessoal não aprende. Mais um circuito baseado em corrente de base e nVbe para estabilizar o ponto quiescente.
« Última modificação: 14 de Maio de 2019, as 08:34:23 por A.Sim » Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.272

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 447



« Responder #72 : 14 de Maio de 2019, as 11:35:34 »

O pessoal não aprende. Mais um circuito baseado em corrente de base e nVbe para estabilizar o ponto quiescente.

Qual é o problema com esse tipo de circuito Alexandre ?
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.222

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 352



WWW
« Responder #73 : 14 de Maio de 2019, as 12:14:29 »

Olá.

Mau comportamento térmico. A tensão de saída quiescente é n x Vbe, que varia com a temperatura. Com um Vbe variando de 400 mV a 700 mV pode-se estimar a instabilidade na tensão quiescente da saída. Com 46 V na fonte, tensão de saída quiescente em 23 V a 700 mV ( um dia frio ) teremos 13 V com o aparelho aquecido em um dia quente. Que tal ?
« Última modificação: 14 de Maio de 2019, as 12:16:28 por A.Sim » Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
Páginas:  1 ... 3 4 [5]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.044 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal