Projeto Amplificador Hi-fi

Started by tcholopi, 21 de May de 2019, as 08:37:45

Previous topic - Next topic

tcholopi

*
Iniciante
Obrigado pelas considerações Xformer. Eu não tenho experiência com Hi-fi, por isso gostaria da dica de quem conhece. Não faço ideia se mudaria muita coisa trocar a válvula do pré para utilizar a realimentação e diminuir a distorção, ou se compensa utilizar o circuito da maneira como está. Também não me restrinjo ao projeto postado, foi uma opção que encontrei. Se tiverem sugestões de outros esquemas talvez melhores, podem compartilhar.

xformer

Administrator
DIY Freak
e^(i x pi)+1=0
Estava lendo o livro do Morgan Jones (Valve Amplifiers) e achei este trecho interessante:

[spoiler][/spoiler]
Em resumo, o que importa é a distorção no primeiro 1 watt, que será mínima e tolerável (talvez até agradável).

Com base nesse mesmo livro, ele diz que a 6SN7 é uma das válvulas que tem menos distorção, mas ao mesmo tempo dá pouco ganho. Então não deve ser a toa que o esquema que você postou usa a 6SN7 e não tem realimentação.

Se a ideia é trocar o estágio de entrada, colocando um com maior ganho (por exemplo com 12AX7 que pode ter um ganho na casa dos 60x) mas que introduza mais distorção e aí se valer da realimentação negativa pra reduzir o nível de distorção e por tabela o ganho global do circuito  voltar ao mesmo valor de ganho com a 6SN7, eu acho que é trocar 6 por meia dúzia e não faz sentido (ah e realimentação negativa também tem seus efeitos colaterais).

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.

tcholopi

*
Iniciante
Bom, nesse caso vou seguir o esquema da maneira como está. Posteriormente posso implementar o circuito com a realimentação e analisar se o ganho menor inviabiliza sua utilização.

A.Sim

Handmaker
Linearidade do triodo.

Já faz tempo que passei por Cálculo II, mas lembrei das séries de Taylor. Com elas, pode-se expressar uma função matemática  na forma de uma série de potências:

f(x) = A0 + A1x + A2x² + A3x³...

Os coeficientes A0, A1,A2, etc são obtidos por derivação sucessiva da função f(x). Quem estiver interessado no método pode achar vários textos explicando o processo na internet.

Pois bem, eu encontrei os seguintes coeficientes para os primeiros três termos da série para a função Ia = K(Eg + Ea/mu)^3/2 que dá a corrente anódica em função das tensões de grade e de anodo:

A0 = K(Eg + Ea/mu)^3/2
A1 = 3/2K(Eg+Ea/mu)^1/2
A2 = 3/8K(Eg+Ea/mu)^-1/2

Esses termos devem ser calculados num certo ponto da curva que queremos aproximar, pois a aproximação é tanto melhor quanto mais próximo desse ponto se estiver, ao calcular a série.

Então, o primeiro termo dá uma constante, o segundo termo dá a parcela linear e o terceiro termo dá a parcela quadrática da função. Se a função Ia=f(Eg, Ea) fosse linear, nós só teríamos os dois primeiros termos, mas como ela não o é, temos os demais termos ( quadrático, cúbico, etc ) presentes.

Assim, o grau de linearidade da função pode ser avaliado dividindo-se os termos de ordem mais alta pelo termo de primeira ordem ( linear ). Veja o que encontramos :

A2 / A1 = (1/4)/(Eg+Ea/mu) !

O que se pode concluir ?

-----

Então, deixa eu concluir :

a) A linearidade do triodo é tanto melhor quanto maior for Eg. Isso significa que as válvulas devem ser polarizadas o mais longe do corte que se possa, sendo ideal usar Eg = 0 V.

b) A tensão de anodo deve ser a mais elevada possível.

c) Quanto menor o ganho da válvula ( mu ) mais linear ela é.

Os itens a e b são determinados pelo projeto e independem, por larga margem, da válvula escolhida. O item c depende da válvula, e a dependência da distorção com o mu pode explicar por que a 6SN7, que " dá pouco ganho ", seria melhor do que uma 12AX7, por exemplo. Mas o ganho que um triodo da 12AX7 ( mu = 100 ) proporciona precisa ser obtido por pelo menos duas seções da 6SN7 ( mu = 20 ). Há espaço aqui para analisar o que acontece com a distorção de duas seções em cascata; se é igual, maior ou menor do que uma única seção de ganho equivalente.
Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !

Matec

Hand MasterMind
Quote from: A.Sim on 02 de October de 2019, as 13:41:37
Linearidade do triodo.

Já faz tempo que passei por Cálculo II, mas lembrei das séries de Taylor. Com elas, pode-se expressar uma função matemática  na forma de uma série de potências:

f(x) = A0 + A1x + A2x² + A3x³...

Os coeficientes A0, A1,A2, etc são obtidos por derivação sucessiva da função f(x). Quem estiver interessado no método pode achar vários textos explicando o processo na internet.

Pois bem, eu encontrei os seguintes coeficientes para os primeiros três termos da série para a função Ia = K(Eg + Ea/mu)^3/2 que dá a corrente anódica em função das tensões de grade e de anodo:

A0 = K(Eg + Ea/mu)^3/2
A1 = 3/2K(Eg+Ea/mu)^1/2
A2 = 3/8K(Eg+Ea/mu)^-1/2

Esses termos devem ser calculados num certo ponto da curva que queremos aproximar, pois a aproximação é tanto melhor quanto mais próximo desse ponto se estiver, ao calcular a série.

Então, o primeiro termo dá uma constante, o segundo termo dá a parcela linear e o terceiro termo dá a parcela quadrática da função. Se a função Ia=f(Eg, Ea) fosse linear, nós só teríamos os dois primeiros termos, mas como ela não o é, temos os demais termos ( quadrático, cúbico, etc ) presentes.

Assim, o grau de linearidade da função pode ser avaliado dividindo-se os termos de ordem mais alta pelo termo de primeira ordem ( linear ). Veja o que encontramos :

A2 / A1 = (1/4)/(Eg+Ea/mu) !

O que se pode concluir ?

-----

Então, deixa eu concluir :

a) A linearidade do triodo é tanto melhor quanto maior for Eg. Isso significa que as válvulas devem ser polarizadas o mais longe do corte que se possa, sendo ideal usar Eg = 0 V.

b) A tensão de anodo deve ser a mais elevada possível.

c) Quanto menor o ganho da válvula ( mu ) mais linear ela é.

Os itens a e b são determinados pelo projeto e independem, por larga margem, da válvula escolhida. O item c depende da válvula, e a dependência da distorção com o mu pode explicar por que a 6SN7, que " dá pouco ganho ", seria melhor do que uma 12AX7, por exemplo. Mas o ganho que um triodo da 12AX7 ( mu = 100 ) proporciona precisa ser obtido por pelo menos duas seções da 6SN7 ( mu = 20 ). Há espaço aqui para analisar o que acontece com a distorção de duas seções em cascata; se é igual, maior ou menor do que uma única seção de ganho equivalente.

Muito interessante! O que leva a supor que um triodo 12ax7 com realimentação negativa pode ser ainda mais linear do que um par de triodos 6SN7 em série...

8)

xformer

Administrator
DIY Freak
e^(i x pi)+1=0
A distorção de segundo harmônico faz com que num semiciclo, a senoide fique mais fina, e no outro semiciclo fique mais arredondada. Ao se colocar dois estágios de catodo comum em cascata, haverá a inversão de fase e o segundo estágio vai distorcer ao contrário do primeiro (o primeiro semiciclo arredonda e o segundo fica mais pontudo). Aparentemente cancelaria a distorção. Mas como há o ganho dos estágios, a distorção do segundo vai se sobressair.  

Agora, se o segundo estágio tivesse ganho unitário (talvez um seguidor de catodo), e a distorção tivesse o mesmo efeito contrário, a distorção ficaria bem baixa.

Eu acho que é essa a ideia dos amplificadores com dois estágios. Como  o estágio de saída tem ganho perto de 1 (por causa do transformador) e também vai agir inversamente nos semiciclos (embora a válvula seja outra), as distorções combinadas do primeiro estágio com  o estágio de saída, poderiam diminuir a distorção final.  
O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.

A.Sim

Handmaker
Agora vem a cerejinha :

A análise mostrada foi baseada na curva Ia = f( Eg, Ea ) que é obtida mantendo-se a tensão de anodo Ea fixa. Acontece que a tensão de anodo não é fixa, afinal, temos um resistor na placa, de onde extraímos o sinal amplificado. O fato de que a tensão da placa é variável pode ser expressa na forma :

Ea = -mu * Eg

Devido à presença do resistor de placa e da resistência dinâmica de placa, a tensão de anodo é um pouco maior do que -mu * Eg, sendo, então, igual a -n * mu * Eg, n > 1, e igual a 1-((Eb / ( mu * Eg )) + 1) * Rp /( Ra + Rp ). Para pequenas excursões, n pode ser considerado constante, sendo desejável que ele seja o mais próximo possível de 1 ( Ra >> Rp ) a fim de maximizar o ganho de tensão do estágio.

Então, substituindo-se Ea = -n * mu * Eg em (1/4)/(Eg + Ea/mu )) chega se a....

A2 / A1 = (1/4)/(Eg ( 1 - n ))

Ou seja, se eu fiz todas as continhas corretamente, prova-se, assim, que a distorção de um triodo depende apenas da tensão de grade Eg escolhida para polarizá-lo.
Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

tcholopi

*
Iniciante
Senhores, esse esquema do power supply está me deixando com algumas dúvidas. [spoiler][/spoiler]
O resistor de 350 Ohms 5W ligado logo depois da válvula retificadora tem alguma função além de abaixar a tensão naquele ponto? Se sim, eu posso utilizar um transformador de força com tensão menor do que o especificado que daria o mesmo resultado. Outra dúvida é a corrente desse transformador. Para ter folga, acredito que o filamento de 5 volts deva suportar 4A e não 3A como no transformador especificado. A válvula 5U4 consome 3A, mas utilizar os 3A significa (ao menos teoricamente) trabalhar no limite do transformador. E a parte mais estranha é o filamento de 6,3v. Cada 6V6 consome 0,5A e a 6SN7 consome 0,6A. Não faz sentido utilizar 5A para os filamentos. Acredito que 2A esteja de bom tamanho. Concordam?

xformer

Administrator
DIY Freak
e^(i x pi)+1=0
É que provavelmente o autor do projeto só tinha acesso a um transformador de "prateleira" (já pronto) da Hammond modelo 270FX e então teve de fazer algumas adequações pois as especificações do modelo não eram sob medida para o projeto dele. É logico que se você tiver as especificações mais justas para o transformador de força, ficará menor (e talvez mais barato, embora algo customizado possa sair mais caro que algo feito em quantidade e de catálogo/prateleira).

tcholopi

*
Iniciante
Imaginei isso mesmo. Mas é bom confirmar para não errar na hora de dimensionar os componentes. Um transformador de força de 220+220 serviria? Como calculo a perda dos indutores? Acredito que nesse projeto a corrente fique em torno de 90mA.

xformer

Administrator
DIY Freak
e^(i x pi)+1=0
Olhando a página do projeto, a tensão de catodo da 6V6 é 18,1V, portanto o consumo de cada 6V6 é 18,1V/392ohms=46,2mA.   Cada triodo da 6SN7 consome (300V-265V)/20kohms = 1,75mA  (do esquema da fonte).  No total dá uns 96mA.

O indutor de 10H tem resistência de 82 ohms (do catálogo da Hammond).  Pra conseguir 300V depois do indutor de 10H, acho que um secundário de 220V é muito pouco (lembre-se que tem a perda na válvula retificadora também, por volta de 16 a 18V).

tcholopi

*
Iniciante
Considerando 96mA, a perda no indutor de 10H é cerca de 7 Volts. Somado a perda de 18 Volts na válvula retificadora daria uma perda de aproximadamente  25V. Com um transformador de 230+230, consegue-se teoricamente 325V após a retificação. Acho que essa especificação vai me atender. Obrigado

A.Sim

Handmaker
Olá.

Recomendo simular o circuito utilizando o PSU Designer II com regulação de 10% no transformador e resistências de 200 ohms para o de 10 H e 40 ohms para o de 1 H.
Transformadores Schatz

tcholopi

*
Iniciante
A simulação para um TF de 230+230V e 120mA ficaria dessa forma?
[spoiler][/spoiler]

A.Sim

Handmaker
Use o Off-load Voltage Calculator, dispensando o Source Impedance Calculator, que é mais difícil de usar.

Para o segundo filtro, use um indutor de 0,5 H com 20 ohms de resistência ( considere os dois filtros como ligados em paralelo ).

Ajuste a tensão e a corrente secundárias do transformador ( é preciso mexer nesses dois parâmetros ) até que a corrente rms indicada em I(T1) seja aproximadamente igual à ajustada no Off-load Voltage Calculator e que a tensão DC atinja o valor desejado. Altera-se um deles e, depois, procura-se acertar o outro.
Transformadores Schatz