Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 29 de Março de 2024, as 11:47:49


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 ... 7 8 [9] 10 11 ... 17   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Projeto Amplificador Hi-fi  (Lida 45448 vezes)
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Online Online

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #120 : 30 de Dezembro de 2019, as 08:26:33 »

Se você acrescentar mais um estágio de amplificação, lembre-se que ele defasa o sinal em 180° (inverte o sinal na saída em relação ao que entra) de forma que se puxar a realimentação do secundário da mesma forma que você fez atualmente, vai causar oscilação. Você tem de inverter os fios no secundário também se for SE, se for PP inverta os fios do primário (eu já nem sei se a sua montagem é PP ou SE).   Poste o esquema que você usou como foi montado (com as modificações que por ventura tenha feito em relação ao desenho original).
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
tcholopi
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 174

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 14



« Responder #121 : 30 de Dezembro de 2019, as 09:10:07 »

O esquema está como o original. Em single ended. Minha ideia é adicionar mais um estagio de amplificação conforme as ultimas imagens postadas, juntamente com a realimentação. Nesse caso eu teria que fazer a realimentação entrando no segundo estágio?
« Última modificação: 30 de Dezembro de 2019, as 10:11:58 por tcholopi » Registrado
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.222

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 352



WWW
« Responder #122 : 30 de Dezembro de 2019, as 11:35:44 »

Olá.

Se a realimentação incluir três estágios o amplificador ficará potencialmente instável, além de exigir a inversão da polaridade do secundário do transformador de saída. Vai ser necessário aterrar o fio cinza ( 8 ohms ) ao invés do preto. Não é possível corrigir a fase do sinal realimentado invertendo o primário pois a proporção da derivação ultra-linear passará de 43% para 57%, o que irá reduzir o ganho do estágio em demasia.
« Última modificação: 30 de Dezembro de 2019, as 11:37:33 por A.Sim » Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
tcholopi
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 174

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 14



« Responder #123 : 30 de Dezembro de 2019, as 11:50:51 »

Então seria inviável realimentar um circuito com dois estágios no pré? Ou a realimentação pode ser feita no segundo estágio desde que invertida a polaridade do secundário do transformador de saída? Qual fração de realimentação poderia ser utilizada? 10%?
« Última modificação: 30 de Dezembro de 2019, as 12:56:21 por tcholopi » Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Online Online

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #124 : 30 de Dezembro de 2019, as 12:55:43 »

Às  vezes eu tenho vontade de ajudar num tópico como esse, mas não vejo como, já que parece que o circuito não está à  disposição.  Também gostaria de dar umas dicas na montagem, mas a foto que apareceu da montagem mostrava pouco capricho. Nessas condições  não vai haver amplificador tão cedo.

Roll Eyes
Registrado
tcholopi
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 174

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 14



« Responder #125 : 30 de Dezembro de 2019, as 13:02:32 »

Citar
Às  vezes eu tenho vontade de ajudar num tópico como esse, mas não vejo como, já que parece que o circuito não está à  disposição
O esquema está no tópico. Resposta #46. Fique a vontade para dar sugestões e críticas na montagem.
Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Online Online

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #126 : 30 de Dezembro de 2019, as 13:17:27 »

O esquema está no tópico. Resposta #46. Fique a vontade para dar sugestões e críticas na montagem.

Você diz que o esquema é esse:



No entanto, você já colocou uma realimentação nele? Se colocou o esquema está desatualizado.

 Angry
Registrado
tcholopi
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 174

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 14



« Responder #127 : 30 de Dezembro de 2019, as 13:30:41 »

Citar
Ao realizar alguns testes, removendo o capacitor do catodo e utilizando realimentação negativa, percebi que o som ficou mais nítido, porém a perda no ganho foi significativa. Tenho uma 6SN7 sobrando aqui. Pensei em utilizar mais um estágio no circuito, e implementar com realimentação negativa. Gostaria de sugestões da configuração a ser usada de forma a manter a distorção reduzida (se for possível).

Essas foram as modificações que fiz, mas como o ganho ficou reduzido, deixei o esquema conforme original.
Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Online Online

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #128 : 30 de Dezembro de 2019, as 13:38:04 »

Citar
Ao realizar alguns testes, removendo o capacitor do catodo e utilizando realimentação negativa, percebi que o som ficou mais nítido, porém a perda no ganho foi significativa. Tenho uma 6SN7 sobrando aqui. Pensei em utilizar mais um estágio no circuito, e implementar com realimentação negativa. Gostaria de sugestões da configuração a ser usada de forma a manter a distorção reduzida (se for possível).

Essas foram as modificações que fiz, mas como o ganho ficou reduzido, deixei o esquema conforme original.

Então o circuito vai ficar assim, ou você pretende modificar mais alguma coisa? O quê você acha que precisa nesse circuito?

 Angry
« Última modificação: 30 de Dezembro de 2019, as 14:16:14 por Matec » Registrado
tcholopi
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 174

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 14



« Responder #129 : 30 de Dezembro de 2019, as 13:48:04 »

Citar
O esquema está como o original. Em single ended. Minha ideia é adicionar mais um estagio de amplificação conforme as ultimas imagens postadas, juntamente com a realimentação. Nesse caso eu teria que fazer a realimentação entrando no segundo estágio?
Isto é o que pretendo.
Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Online Online

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #130 : 30 de Dezembro de 2019, as 14:15:11 »

Bom, eu fiz uma simulação do seu amplificador do esquema aqui. aparentemente ele funciona muito bem, mesmo sem a realimentação.
 
Se você colocar mais um estágio amplificador, ele vai ficar com um ganho absurdo, e isso com certeza você não vai controlar com realimentação, muito pelo contrário. Se ele estava oscilando com o ganho atual, seria muito pior com mais ganho.

Você pode desenhar o esquema com a realimentação que você testou?
Às vezes o os valores dos resistores do NFB podem ser ajustados.
Registrado
tcholopi
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 174

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 14



« Responder #131 : 30 de Dezembro de 2019, as 14:36:58 »

Não tem segredo no esquema. Retirei o capacitor do catodo da 6SN7. Dividi o resistor de 2500 ohms em 2200 e 330 ohms. Realimentei com 22k entrando entre esses dois resistores. Mas se for mesmo necessário eu desenho. Retirando o capacitor do catodo já fica inviável o ganho. Não acredito que apenas alterando o valor do resistor da realimentação se consiga um resultado satisfatório. A propósito, qual simulador você utiliza?
« Última modificação: 30 de Dezembro de 2019, as 14:49:22 por tcholopi » Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Online Online

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #132 : 30 de Dezembro de 2019, as 14:49:42 »

Não tem segredo no esquema. Retirei o capacitor do catodo da 6SN7. Dividi o resistor de 2500 ohms em 2200 e 330 ohms. Realimentei com 22k entrando entre esses dois resistores. Mas se for mesmo necessário eu desenho.

Não tem segredo?
Sempre é melhor desenhar, inclusive a fonte com as tensões que você está obtendo agora. (Já dá até pra saber porque o ganho caiu bastante...)
Registrado
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.222

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 352



WWW
« Responder #133 : 30 de Dezembro de 2019, as 15:49:19 »

Não tem segredo no esquema. Retirei o capacitor do catodo da 6SN7. Dividi o resistor de 2500 ohms em 2200 e 330 ohms. Realimentei com 22k entrando entre esses dois resistores. Mas se for mesmo necessário eu desenho. Retirando o capacitor do catodo já fica inviável o ganho.

Pois é; tenta colocar em paralelo com o resistor de 2200 ohms o capacitor que foi retirado, para ver o que acontece...
« Última modificação: 30 de Dezembro de 2019, as 15:51:09 por A.Sim » Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
tcholopi
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 174

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 14



« Responder #134 : 30 de Dezembro de 2019, as 16:07:59 »

Citar
Pois é; tenta colocar em paralelo com o resistor de 2200 ohms o capacitor que foi retirado, para ver o que acontece...
Com essa configuração o som fica bem próximo do circuito original.
Registrado
Páginas:  1 ... 7 8 [9] 10 11 ... 17   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.039 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal