Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Março de 2024, as 07:44:20


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 ... 8 9 [10] 11 12   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Restauro de um Tremendão SL - O que fazer?  (Lida 50084 vezes)
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.272

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 447



« Responder #135 : 25 de Março de 2021, as 01:25:26 »

Você mediu essas tensões com o multímetro novo ?  Porque aqueles multímetros baratinhos amarelinhos medem tudo errado essas tensões AC de valor baixo. Era pra tensão de 0,8 V mais o 5,4 V resultar 6,2 V e não medir 6,7 V.

Utilizei um Minipa ET1002
Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

Ele estava mais fácil na hora. Vou refazer os testes com o Aneng para ver a diferença.

O mesmo que eu usei pra medir um transformador aqui e o xformer me escreveu a mesmíssima coisa  Cheesy Serve pra se basear mas, não dá pra confiar cegamente nele

Quando puder invista num true rms
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.222

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 352



WWW
« Responder #136 : 25 de Março de 2021, as 02:04:01 »

Quando puder invista num true rms

O A.Sim. ainda tem alguns RM-102 para venda, preço R$ 160,00 + PAC. Vai com pilhas e seis fusíveis de reserva.
Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
Pedro Augusto
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 195

Obrigado
-Dado: 49
-Recebido: 20



« Responder #137 : 25 de Março de 2021, as 02:34:57 »

Quando puder invista num true rms

O A.Sim. ainda tem alguns RM-102 para venda, preço R$ 160,00 + PAC. Vai com pilhas e seis fusíveis de reserva.

Pois é, eu comprei um Aneng AN 8002, que é true rms, que é o mesmo modelo que o RM-102.
Spoiler (clique para mostrar ou esconder)
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #138 : 25 de Março de 2021, as 02:49:52 »

Utilizei um Minipa ET1002

Ele estava mais fácil na hora. Vou refazer os testes com o Aneng para ver a diferença.

É o mesmo multímetro a que me referi (o amarelinho baratinho, que no seu caso é azulzinho e a ordem das escalas é outra, mas é o mesmo circuito).



Ele não consegue medir corretamente as tensões alternadas de valor baixo. Só serve para medir se na sua tomada tem 127 V ou 220 V, qualquer coisa a exigir a mais, é incerteza    Cheesy Cheesy Cheesy.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Pedro Augusto
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 195

Obrigado
-Dado: 49
-Recebido: 20



« Responder #139 : 25 de Março de 2021, as 05:04:06 »

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

Tensões abaixo aferidas com o multímetro true rms.

No primário do primeiro, liguei os fios azul e vermelho à rede elétrica com uma tensão de 113.4V. 3.9 ohms.
A partir dessa tensão eu medi as tensões nos demais fios.
Nos fios amarelo e preto do primário havia uma tensão de 114V. 3.5 ohms.
Entre os fios vermelhos do secundário eu aferi 331V (HT). 18.8 ohms.
Entre os vermelhos e o amarelo do secundário aferi 166.1V. 9.5 ohms.
Entre os fios verdes do secundário aferi 7.27V (filamentos). 0.1 ohm.
Entre os verdes e o amarelo, 3.63V. 0.1 ohm.
Entre os laranjas do secundário, 63.5V (Bias). 15.2 ohms.

Liguei os fios azuis do primário à rede elétrica com uma tensão de 113V.
No secundário aferi a tensão entre os fios preto e verde, 6.1V.
Entre o preto e o amarelo, 7.5V.
Entre o verde e o amarelo, 1.4V.

É o mesmo multímetro a que me referi (o amarelinho baratinho, que no seu caso é azulzinho e a ordem das escalas é outra, mas é o mesmo circuito).
E eu jurava que estava com um multímetro melhor que o amarelinho...  Batendo Cabeça
« Última modificação: 25 de Março de 2021, as 07:01:10 por Pedro Augusto » Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #140 : 25 de Março de 2021, as 07:09:54 »

Citar
Tensões abaixo aferidas com o multímetro true rms.

No primário do primeiro, liguei os fios azul e vermelho à rede elétrica com uma tensão de 113.4V. 3.9 ohms.
A partir dessa tensão eu medi as tensões nos demais fios.
Nos fios amarelo e preto do primário havia uma tensão de 114V. 3.5 ohms.
Entre os fios vermelhos do secundário eu aferi 331V (HT). 18.8 ohms.
Entre os vermelhos e o amarelo do secundário aferi 166.1V. 9.5 ohms.
Entre os fios verdes do secundário aferi 7.27V (filamentos). 0.1 ohm.
Entre os verdes e o amarelo, 3.63V. 0.1 ohm.
Entre os laranjas do secundário, 63.5V (Bias). 15.2 ohms.

Liguei os fios azuis do primário à rede elétrica com uma tensão de 113V.
No secundário aferi a tensão entre os fios preto e verde, 6.1V.
Entre o preto e o amarelo, 7.5V.
Entre o verde e o amarelo, 1.4V.


Será que vou ter que mudar a tabela de novo?  Batendo Cabeça Batendo Cabeça

 Roll Eyes
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #141 : 25 de Março de 2021, as 15:36:13 »

A partir dessa tensão eu medi as tensões nos demais fios.
Nos fios amarelo e preto do primário havia uma tensão de 114V. 3.5 ohms.
Entre os fios vermelhos do secundário eu aferi 331V (HT). 18.8 ohms.
Entre os vermelhos e o amarelo do secundário aferi 166.1V. 9.5 ohms.
Entre os fios verdes do secundário aferi 7.27V (filamentos). 0.1 ohm.
Entre os verdes e o amarelo, 3.63V. 0.1 ohm.
Entre os laranjas do secundário, 63.5V (Bias). 15.2 ohms.

Liguei os fios azuis do primário à rede elétrica com uma tensão de 113V.
No secundário aferi a tensão entre os fios preto e verde, 6.1V.
Entre o preto e o amarelo, 7.5V.
Entre o verde e o amarelo, 1.4V.

Agora pelo menos as medições tem mais sentido e os valores se complementam mais corretamente:
166 + 166 medidos = 332 (331 medido)
3.63 + 3.63 medidos = 7.26  (7.27 medido)
6.1 + 1.4 medidos = 7.5 medido

Esse multímetro barato até pode medir corretamente as tensões contínuas (em DC), no meu caso eu fiz uma calibração num trimpot que existe e ficou bom, mas mesmo assim, as tensões alternadas medem com erro (seja por não ser true rms ou pelo retificador ruim). A vantagem é realmente o preço dele e a possibilidade de ser consertado em caso de fazer uma besteira na medição (ontem mesmo eu fui medir a tensão na rede e a chave ficou na escala de 200 uA, que é vizinha da 200 Vac, igual ao vídeo da Ana Maria Braga  Cheesy ). Mas ao contrário do multímetro da Ana, o meu não explodiu, apenas queimou o fusível e torrou um resistor. Foi só trocar os dois e o multímetro voltou a funcionar nas escalas avariadas.
« Última modificação: 25 de Março de 2021, as 15:44:41 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
silvioalvim
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 109

Obrigado
-Dado: 85
-Recebido: 9


Aprendendo a jogar


« Responder #142 : 26 de Março de 2021, as 05:14:37 »

Entre os fios verdes do secundário aferi 7.27V (filamentos). 0.1 ohm.

Essa tensão para filamentos da 12AX7 não está um pouco alta demais?
 Roll Eyes
Registrado
emanuelneto
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 675

Obrigado
-Dado: 264
-Recebido: 82



« Responder #143 : 26 de Março de 2021, as 12:45:20 »

Entre os fios verdes do secundário aferi 7.27V (filamentos). 0.1 ohm.

Essa tensão para filamentos da 12AX7 não está um pouco alta demais?
 Roll Eyes

Com carga (válvulas conectadas) essa tensão cai bastante
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #144 : 26 de Março de 2021, as 18:18:53 »

Essa tensão para filamentos da 12AX7 não está um pouco alta demais?
 Roll Eyes

Tem de lembrar que muito provavelmente, o transformador de força foi feito para ligar o primário em 110 V (tensão de antigamente na tomada). Apesar de que o Pedro esteja com tomada em 113 V, a tensão do secundário está realmente um pouco acima e mesmo que com as cargas dos filamentos, ela caia uns 10% (7.27 - 0,72 = 6.55 V), ainda assim vai ficar acima dos 6.3 Vac.  Isso é temeroso caso o usuário retire algumas válvulas (ou mesmo que algumas tenham seus filamentos queimados e abertos) vai prejudicar as válvulas remanescentes, forçando os filamentos.  Eu acho que não se deve usar esse transformador nos dias de hoje, já que alguma hora ele pode ser ligado numa tomada de 127 V, e a tensão ficar maior ainda.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
raphaelCoelho
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 512

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 112



« Responder #145 : 26 de Março de 2021, as 19:00:40 »

Essa tensão para filamentos da 12AX7 não está um pouco alta demais?
 Roll Eyes

Tem de lembrar que muito provavelmente, o transformador de força foi feito para ligar o primário em 110 V (tensão de antigamente na tomada). Apesar de que o Pedro esteja com tomada em 113 V, a tensão do secundário está realmente um pouco acima e mesmo que com as cargas dos filamentos, ela caia uns 10% (7.27 - 0,72 = 6.55 V), ainda assim vai ficar acima dos 6.3 Vac.  Isso é temeroso caso o usuário retire algumas válvulas (ou mesmo que algumas tenham seus filamentos queimados e abertos) vai prejudicar as válvulas remanescentes, forçando os filamentos.  Eu acho que não se deve usar esse transformador nos dias de hoje, já que alguma hora ele pode ser ligado numa tomada de 127 V, e a tensão ficar maior ainda.

É realmente perigoso. Aqui em casa eu ajustava um amplificador e quando ligava no bar, dava uma diferença. Isso acontecia pelo motivo de que aqui na cidade a tensão da rede é 220V, porém na minha casa o normal é por volta dos 205V e no bar, sempre 220V, esses 15V de diferença faziam um estrago. Como resultado, tive que construir um transformador variável, fiz o meu com 10 taps com um acréscimo de 2V em cada tap, e uma chave que inverte o sentido das espiras dos taps. Então tenho um tranformador que eleva ou abaixa até 20V de 2 em 2 volts.

Uma solução que o amigo pode utilizar é um transformador 127/220 e ligar o primário em 220V (solução mais barata) ou ainda adquirir um variac para este fim, a smithers fabrica um modelo que é justamente para isso. E não serve apenas para este amplificador, citando apenas 1 exemplo, a maioria dos fenders são para 120V, um variac tipo esse da smithers, resolve para os fenders também.

https://smitherstransformadores.lojaintegrada.com.br/buscar?q=Variac
Registrado

Grande abraço, Raphael!
Pedro Augusto
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 195

Obrigado
-Dado: 49
-Recebido: 20



« Responder #146 : 26 de Março de 2021, as 20:36:00 »

Essa diferença de valor poderia ser o multímetro descalibrado? Vou procurar saber como verificar isso.

Vou avisar ao proprietário do amplificador sobre essa questão do transformador e perguntar se ele vai querer comprar um novo.

Espero que o A. Sim tenha desse modelo.
Registrado
Ramsay
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 969

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 127



« Responder #147 : 27 de Março de 2021, as 04:39:31 »

Citar
Essa diferença de valor poderia ser o multímetro descalibrado?
É pouco provável porque o seu multímetro Aneng é true RMS e é novo.

O fato é que eu possuo um multímetro Aneng Q1 true RMS e ele só marca a tensão da rede como 127V.
Será que eu estou fazendo algo de errado? e pergunto isso porque logo quando o comprei eu medi a tensão da rede e ele marcou na faixa de 110/113 VAC.

https://imgur.com/DNJTMSN
« Última modificação: 27 de Março de 2021, as 04:49:39 por Ramsay » Registrado
raphaelCoelho
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 512

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 112



« Responder #148 : 27 de Março de 2021, as 10:35:31 »

Citar
Essa diferença de valor poderia ser o multímetro descalibrado?
É pouco provável porque o seu multímetro Aneng é true RMS e é novo.

O fato é que eu possuo um multímetro Aneng Q1 true RMS e ele só marca a tensão da rede como 127V.
Será que eu estou fazendo algo de errado? e pergunto isso porque logo quando o comprei eu medi a tensão da rede e ele marcou na faixa de 110/113 VAC.


Logo que tu usou ele pela primeira vez, ele marcou 110/113V na tua rede elétrica e algum tempo depois, 127V? Será que não trocaram o transformador e já ajustaram para o padrão (que já faz algum tempo que mudou para 127V)?
Registrado

Grande abraço, Raphael!
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #149 : 27 de Março de 2021, as 20:39:45 »

Na conta de energia elétrica costumava ter o valor da tensão nominal fornecida pela concessionária. Aqui era 115 V. Mas atualmente isso não vem mais informado pela Enel.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Páginas:  1 ... 8 9 [10] 11 12   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.049 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal