Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 29 de Março de 2024, as 06:36:04


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 2 [3] 4 5 ... 8   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Restauração Tremendão T3  (Lida 42579 vezes)
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #30 : 22 de Fevereiro de 2021, as 04:13:00 »

Não sei não. Tente ver com esse outro LDR, se a variação não é maior.

De todo modo, deveria ocorrer alguma variação no sinal, nem que fosse mínima. Então continue verificando, que pode ter algo errado no circuito próximo do LDR.

 Smiley
Registrado
silvioalvim
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 109

Obrigado
-Dado: 85
-Recebido: 9


Aprendendo a jogar


« Responder #31 : 22 de Fevereiro de 2021, as 04:47:36 »

Não sei não. Tente ver com esse outro LDR, se a variação não é maior.

De todo modo, deveria ocorrer alguma variação no sinal, nem que fosse mínima. Então continue verificando, que pode ter algo errado no circuito próximo do LDR.

Acabei de fazer um teste aqui. Liguei o amplificador/guitarra e deixei o LDR exposto. Percebi que ele está atenuando o volume mesmo sem acionar o foot do vibrato. Verifiquei isso simplesmente apagando a luz na sala onde estou. Ao apagar a luz o volume aumentou um pouco, mas esse comportamento era o mesmo com o foot acionado ou não! O certo não seria só com o efeito acionado?

PS: O LDR que tenho solto aqui (aquele da foto) vai de 2k (exposto) a 128k (tampado com fita isolante)
« Última modificação: 22 de Fevereiro de 2021, as 05:02:38 por silvioalvim » Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #32 : 22 de Fevereiro de 2021, as 05:48:59 »


Acabei de fazer um teste aqui. Liguei o amplificador/guitarra e deixei o LDR exposto. Percebi que ele está atenuando o volume mesmo sem acionar o foot do vibrato. Verifiquei isso simplesmente apagando a luz na sala onde estou. Ao apagar a luz o volume aumentou um pouco, mas esse comportamento era o mesmo com o foot acionado ou não! O certo não seria só com o efeito acionado?

PS: O LDR que tenho solto aqui (aquele da foto) vai de 2k (exposto) a 128k (tampado com fita isolante)

Sim o LDR trabalha assim mesmo. No entanto a resistência do LDR que estava no circuito deveria ser maior com a luz coberta.


Esse outro LDR novo que você tem aí, é um ótimo candidato para substituir o outro!

 Legal!
Registrado
silvioalvim
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 109

Obrigado
-Dado: 85
-Recebido: 9


Aprendendo a jogar


« Responder #33 : 22 de Fevereiro de 2021, as 05:59:50 »

Estava providenciando a substituição do LDR, manteve o mesmo padrão do outro. Mas quando fui fazer o novo invólucro para o conjunto neon+LDR cometi uma grande imperícia (eufemismo para burrice): quebrei um dos terminais do neon!!
 Cry Cry Cry Cry Cry Cry Cry Cry
Muito rente, não dá para soldar. Perdi.
Agora preciso comprar outro... No Mercado Livre vi neon ne2... é isso mesmo? Vi que tem 70V e 220V... qual é o correto?

-----
Outro detalhe que preciso mencionar: ao procurar por soldas frias e pontos de problema, sempre acompanhando pelo esquema, observei que há um capacitor de 47k ligado ao neon e à placa (pino 1) de V5 que não consta no esquema original. Ele é novo porque substitui outro de mesmo valor que estava aí da montagem original. Sei que a Giannini fazia várias modificações nos Tremendões que não aparecia nos esquemas, ao longo de seu período de fabricação.  Não tem no esquema original, mas já vi fotos de outros circuitos de T3 na internet que tem esse componente. Esse capacitor aí poderia estar atrapalhando algo?
Spoiler (clique para mostrar ou esconder)
« Última modificação: 22 de Fevereiro de 2021, as 07:03:32 por silvioalvim » Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #34 : 22 de Fevereiro de 2021, as 18:24:33 »

Estava providenciando a substituição do LDR, manteve o mesmo padrão do outro. Mas quando fui fazer o novo invólucro para o conjunto neon+LDR cometi uma grande imperícia (eufemismo para burrice): quebrei um dos terminais do neon!!
 Cry Cry Cry Cry Cry Cry Cry Cry
Muito rente, não dá para soldar. Perdi.
Agora preciso comprar outro... No Mercado Livre vi neon ne2... é isso mesmo? Vi que tem 70V e 220V... qual é o correto?

 Sad Sad  Acontece... Batendo Cabeça

Compre o de 70v.


Citar
Outro detalhe que preciso mencionar: ao procurar por soldas frias e pontos de problema, sempre acompanhando pelo esquema, observei que há um capacitor de 47k ligado ao neon e à placa (pino 1) de V5 que não consta no esquema original. Ele é novo porque substitui outro de mesmo valor que estava aí da montagem original. Sei que a Giannini fazia várias modificações nos Tremendões que não aparecia nos esquemas, ao longo de seu período de fabricação.  Não tem no esquema original, mas já vi fotos de outros circuitos de T3 na internet que tem esse componente. Esse capacitor aí poderia estar atrapalhando algo?


Alguns tem outros não. O capacitor não foi um problema, até você notar... Cheesy Cheesy Cheesy

Registrado
silvioalvim
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 109

Obrigado
-Dado: 85
-Recebido: 9


Aprendendo a jogar


« Responder #35 : 22 de Fevereiro de 2021, as 18:43:58 »

Comprei o neon de 70V no Mercado Livre, agora só esperar.
Espero que resolva com o novo conjunto LDR+neon. A conferir.

Citar
Alguns tem outros não. O capacitor não foi um problema, até você notar... Cheesy Cheesy Cheesy
Então, mantenho o benedito? Seu esquema não tem...
Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #36 : 22 de Fevereiro de 2021, as 19:22:09 »

Pode manter. No T-SL que reformei também tinha esse capacitor, e o trêmulo funcionava...

 Anjo
Registrado
Ronconi
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 56

Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 14


João Ronconi


WWW
« Responder #37 : 23 de Fevereiro de 2021, as 02:23:31 »

Pode manter. No T-SL que reformei também tinha esse capacitor, e o trêmulo funcionava...

 Anjo

Interessante

-----
Comprei o neon de 70V no Mercado Livre, agora só esperar.
Espero que resolva com o novo conjunto LDR+neon. A conferir.

Citar
Alguns tem outros não. O capacitor não foi um problema, até você notar... Cheesy Cheesy Cheesy
Então, mantenho o benedito? Seu esquema não tem...

Esse capacitor tira o "tick, tick, tick" que rola em alguns tremolos
Registrado

.
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #38 : 23 de Fevereiro de 2021, as 03:43:10 »

Pode manter. No T-SL que reformei também tinha esse capacitor, e o trêmulo funcionava...

 Anjo

Interessante

-----
Comprei o neon de 70V no Mercado Livre, agora só esperar.
Espero que resolva com o novo conjunto LDR+neon. A conferir.

Citar
Alguns tem outros não. O capacitor não foi um problema, até você notar... Cheesy Cheesy Cheesy
Então, mantenho o benedito? Seu esquema não tem...

Esse capacitor tira o "tick, tick, tick" que rola em alguns tremolos

Palavras do mestre dos Trêmulos, o amigo João Ronconi!

 Legal!
Registrado
silvioalvim
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 109

Obrigado
-Dado: 85
-Recebido: 9


Aprendendo a jogar


« Responder #39 : 23 de Fevereiro de 2021, as 03:58:50 »

Citar
Esse capacitor tira o "tick, tick, tick" que rola em alguns tremolos

Cara, nem o tick tick eu tô conseguindo por enquanto  Cheesy Cheesy

Mas acho que era o LDR antigo. Assim que chegar o neon que comprei, poderei testar.

-----
Citar
Acabei de fazer um teste aqui. Liguei o amplificador/guitarra e deixei o LDR exposto. Percebi que ele está atenuando o volume mesmo sem acionar o foot do vibrato. Verifiquei isso simplesmente apagando a luz na sala onde estou. Ao apagar a luz o volume aumentou um pouco, mas esse comportamento era o mesmo com o foot acionado ou não! O certo não seria só com o efeito acionado?

Mas afinal, isso não era para acontecer APENAS com o vibrato ACIONADO?

« Última modificação: 24 de Fevereiro de 2021, as 00:18:13 por silvioalvim » Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #40 : 24 de Fevereiro de 2021, as 00:29:00 »

Citar
Mas afinal, isso não era para acontecer APENAS com o vibrato ACIONADO?

Amigo, pense bem. Se você está utilizando um LDR, que responde á luz, então qualquer luz que você colocar, vai atenuar. O outro circuito apenas é para fazer a lâmpada piscar. Você pode testar o LDR simplesmente cobrindo e descobrindo sua superfície. Inclusive fazendo o efeito tremulo manualmente...

Toma na Cabeça
Registrado
silvioalvim
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 109

Obrigado
-Dado: 85
-Recebido: 9


Aprendendo a jogar


« Responder #41 : 24 de Fevereiro de 2021, as 00:37:22 »

Entendo a função do LDR, já uso em circuitos de automação no meu trabalho (tanto que já tinha aqui nos meus cacarecos) - não é isso que quis dizer. O que estava querendo dizer é que, a princípio, pensava que o sinal só passaria por aquela seção caso o efeito estivesse acionado via jack RCA na traseira do amplificador.
Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #42 : 24 de Fevereiro de 2021, as 00:48:04 »

Entendo a função do LDR, já uso em circuitos de automação no meu trabalho (tanto que já tinha aqui nos meus cacarecos) - não é isso que quis dizer. O que estava querendo dizer é que, a princípio, pensava que o sinal só passaria por aquela seção caso o efeito estivesse acionado via jack RCA na traseira do amplificador.


Entendo.   Cheesy

O LDR é um lado de um atenuador em L. Com luz ele atenua mais, sem luz ele atenua menos. O ideal é ele ficar totalmente fechado naquele rolo de fita isolante preta, junto do Neon, ficando totalmente no escuro. Aí ele atenua o mínimo.

Quando o tremulo é acionado, o neon, que permanecia apagado começa a piscar. Aí que aparece o efeito.

 Grin
Registrado
silvioalvim
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 109

Obrigado
-Dado: 85
-Recebido: 9


Aprendendo a jogar


« Responder #43 : 25 de Fevereiro de 2021, as 00:58:38 »

Chegou o neon, instalei e o efeito surgiu! Fiz o novo invólucro meio na base da gambiarra com fita isolante (não que o original fosse assim tão melhor) e agora os dois canais estão com o volume parecido. Enfim, era mesmo o LDR.
O efeito não está tão profundo como no meu Duovox 50G e no meu Tremendão SL, mas está lá. O reverb está excelente, melhor que o do SL.
Acho que estou terminando a saga. Porém, penso que agora vem o terreno mais espinhoso (e caro). Percebo que ele não tem tanto volume quanto o SL, e nem mesmo tanta qualidade. Outro detalhe percebido é que após algum tempo ligado, o som vai ficando embolado, sobretudo nos graves, e perde em headroom e um pouco de volume.
As válvulas parecem ser as originais do aparelho (76/77). As do pré onde é possível ler algo, são Miniwatt. As do power são 6L6 RCA. Quando tirei as válvulas para limpar e pintar a parte de cima do chassi, observei que umas duas do power pareciam ter "caquinhos" dentro do bulbo. Quanto à luminosidade, parecem normal, nenhuma fica avermelhada. Ele esquenta bem mais que o SL  Embarrassed
Esses sintomas acima... condizem com válvulas ruins?
É seguro colocar as 6L6 do SL para fazer um teste ou terei que fazer ajustes para isso?
Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #44 : 25 de Fevereiro de 2021, as 01:29:04 »

Chegou o neon, instalei e o efeito surgiu! Fiz o novo invólucro meio na base da gambiarra com fita isolante (não que o original fosse assim tão melhor) e agora os dois canais estão com o volume parecido. Enfim, era mesmo o LDR.
O efeito não está tão profundo como no meu Duovox 50G e no meu Tremendão SL, mas está lá. O reverb está excelente, melhor que o do SL.
Acho que estou terminando a saga. Porém, penso que agora vem o terreno mais espinhoso (e caro). Percebo que ele não tem tanto volume quanto o SL, e nem mesmo tanta qualidade. Outro detalhe percebido é que após algum tempo ligado, o som vai ficando embolado, sobretudo nos graves, e perde em headroom e um pouco de volume.
As válvulas parecem ser as originais do aparelho (76/77). As do pré onde é possível ler algo, são Miniwatt. As do power são 6L6 RCA. Quando tirei as válvulas para limpar e pintar a parte de cima do chassi, observei que umas duas do power pareciam ter "caquinhos" dentro do bulbo. Quanto à luminosidade, parecem normal, nenhuma fica avermelhada. Ele esquenta bem mais que o SL  Embarrassed
Esses sintomas acima... condizem com válvulas ruins?
É seguro colocar as 6L6 do SL para fazer um teste ou terei que fazer ajustes para isso?

Excelente que o Amplificador voltou à vida.
Parabéns! Palmas Palmas Palmas

Na questão do T3 X T-SL o som deveria ser o mesmo. O circuito é o mesmo, diferente pelo controle Master, e acessórios ligados à esse controle.

Para saber algo mais sobre as válvulas seria bom conferir a corrente que passa por elas, a tensão que está na grade, e quem sabe um teste de emissão. Mas uma coisa é certa. Essas válvulas que apresentam as manchas como se estivessem descascando, com certeza já deram tudo que podiam, e estão fazendo hora extra forçada.

 Smiley
Registrado
Páginas:  1 2 [3] 4 5 ... 8   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.043 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal