E o Baby Wonder cresceu... Apresento-lhes o Teen Wonder.

Started by kem, 03 de August de 2021, as 03:02:46

Previous topic - Next topic

Matheus Halme

*
Iniciante
Quote from: xformer on 18 de October de 2021, as 15:53:14
Se você alimentar os filamentos com corrente alternada, não faça o retorno via terra geral. Isso pode causar um ruído de 60 Hz no circuito já que o plano de terra vai conduzir uma corrente AC considerável. O melhor é fazer o retorno da corrente que passa pelos filamentos por uma trilha só dela e fazer o balanceamento do enrolamento com dois resistores iguais em série, com o meio deles ligado ao terra, ou um trimpot para ajuste mais fino.  

Obrigado pela orientação xformer! Depois que vi seu post pensei no problema ao misturar corrente AC com DC  )>| Fiz uma atualização na PCB com o center tap artificial e deixei um espaço proposital ali na frente... você têm alguma sugestão para tonestack de 3 bandas? (Me desculpa a audácia com seu projeto Kem)

[spoiler][/spoiler]

xformer

Administrator
DIY Freak
e^(i x pi)+1=0
É melhor você colocar um jumper do que fazer a trilha de alimentação do filamento ficar passeando pela placa e induzindo ruído pelo circuito. Cogite alimentar os filamentos com fios externos à placa e trançados entre si. Veja o tópico do amplificador Percolator e olhe como fizeram.
O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.

kem

DIY Freak
Quote from: Matheus Halme on 28 de October de 2021, as 05:06:50
...você têm alguma sugestão para tonestack de 3 bandas? (Me desculpa a audácia com seu projeto Kem)...
Audácia nenhuma. O primeiro rascunho tinha um TMB, mas fazendo as contas vi que um pêntodo só no pré não ia dar conta. Ia faltar sinal para excitar o power.
Sobre seu layout, a idéia é que todos os componentes fiquem no mesmo lado da placa (incluindo válvulas)?
I don't want to die young...
I want to diode!

Matheus Halme

*
Iniciante
Quote from: xformer on 28 de October de 2021, as 05:53:14
É melhor você colocar um jumper do que fazer a trilha de alimentação do filamento ficar passeando pela placa e induzindo ruído pelo circuito. Cogite alimentar os filamentos com fios externos à placa e trançados entre si. Veja o tópico do amplificador Percolator e olhe como fizeram.

Obrigado pela dica, nesse projeto ter feito isso antes até me pouparia certo trabalho, mas valeu a experiência. Já estou com o esquema de um outro pequeno valvulado com uma 12AU7 no power e vou seguir com o manual das boas práticas.

Quote from: kem on 28 de October de 2021, as 18:13:00
Audácia nenhuma. O primeiro rascunho tinha um TMB, mas fazendo as contas vi que um pêntodo só no pré não ia dar conta. Ia faltar sinal para excitar o power.
Sobre seu layout, a idéia é que todos os componentes fiquem no mesmo lado da placa (incluindo válvulas)?

Entendi Kem! Vou seguir o original como está. A idéia foi manter tudo do mesmo lado, a EF84 próximo ao capacitor ali não me deixou muito satisfeito, mas foi o mais compacto que consegui sem precisar de jumper (placa 10x10), que mesmo evitado a todo custo foi recomendado pelo xformer para evitar ruido AC nos filamentos, não dá para ganhar todas! Alguma sugestão com o posicionamento do layout?

xformer

Administrator
DIY Freak
e^(i x pi)+1=0
O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.

blackcorvo

Handmaker
  1. ICQ - 169805101
Uma coisa que vou querer experimentar, se fizer a montagem desse amplificador, é o controle de tom do
canal Normal do Marshall 18W, que sinto ter mais flexibilidade.
http://blackcorvo.com
|||
Ela/dela desde Agosto 2021

Matheus Halme

*
Iniciante
Quote from: xformer on 29 de October de 2021, as 23:40:38
A postagem a que me referi, é esta:

http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=11304.msg195189#msg195189

Eu encontrei pesquisando "Percolator", obrigado!

Fiz uma atualização no layout com as dicas. Além de conseguir mais espaço para isolamento entre as trilhas ao optar pela montagem com a alimentação dos filamentos em jumper, esse layout ficou visualmente mais agradável, não parece um circuito tão amador  :pinchX
Mais alguma sugestão para esse projeto? Vou comprar os componentes hoje e partir para a montagem assim que chegarem.

[spoiler][/spoiler]

xformer

Administrator
DIY Freak
e^(i x pi)+1=0
Como eu acho que o footprint do capacitor de 22 uF 350 V deve estar com o desenho em tamanho exagerado, não deve ficar tão encostado com a EF94 na montagem real. Caso fique encostado demais, o calor da válvula vai estragar o capacitor (em todo caso procure os de 105°C ou mais).
Acho que ficou bom. O negócio é fazer a placa e montá-la e ver se funciona como teste final.

Matheus Halme

*
Iniciante
Quote from: xformer on 02 de November de 2021, as 19:08:15
Como eu acho que o footprint do capacitor de 22 uF 350 V deve estar com o desenho em tamanho exagerado, não deve ficar tão encostado com a EF94 na montagem real. Caso fique encostado demais, o calor da válvula vai estragar o capacitor (em todo caso procure os de 105°C ou mais).
Acho que ficou bom. O negócio é fazer a placa e montá-la e ver se funciona como teste final.

Mais um detalhe pertinente que muda tudo, obrigado! Apesar de não ter os capacitores de 22 uF e 47uF para conferir as dimensões do footprint, consegui encontrar num site de componentes as dimensões deles e ajustar minha biblioteca (que ainda não está apropriada para os valvulados). Isso permitiu reduzir bem as dimensões da placa e alinhar as válvulas, melhorou muito!

[spoiler]
[/spoiler]

kem

DIY Freak
Gostei mais desse último...
Qual o tamanho dessa placa?
I don't want to die young...
I want to diode!

Matheus Halme

*
Iniciante
Quote from: kem on 03 de November de 2021, as 00:48:04
Gostei mais desse último...
Qual o tamanho dessa placa?

Essa última vai ser a mula de testes Kem.
Ficou 10 x 6,8 cm.

Matheus Halme

*
Iniciante
Em conversa com o Matec e com as dicas de vocês acabei evoluindo o layout da versão para PCB, que amadureceu bem e está mais fiel ao proposto no irmão caçula (Baby Wonder). Como faltam os soquete e a EL90 para finalizar a montagem (estão a caminho) e o transformador de força (em produção na TRL) para finalizar os testes, não vai ser nesse fim de semana que vou conseguir dar um veredito.  :(

Agradeço a colaboração de todos até aqui e continuo contando com vocês para avaliarem o que está em andamento, essa troca de conhecimento e experiências têm sido muito boa.

Quote from: Matheus Halme on 03 de November de 2021, as 01:13:46
Essa última vai ser a mula de testes Kem.

Na verdade não foi a mula de testes, mas a placa segue com os 10x7cm  8)

[spoiler]

Placa com a maioria dos componentes montados, falta alargar os furos dos soquetes, bornes, pots e jack (que durante a transferência térmica acabou ficando muito no limite da placa, detalhe já corrigi no layout abaixo junto com reposicionamento de RF2 e RF3)

Nessa versão as válvulas serão montadas no lado dos componentes.

Alteração nos resistores RF2 e RF3 para encurtar a alimentação.
[/spoiler]

Em breve o som da criança adolescente!

bossman

Administrator
DIY Freak
Quote from: Matheus Halme on 04 de December de 2021, as 11:37:12
Em breve o som da criança adolescente!

Não foi lá muito breve... mas:

https://drive.google.com/file/d/1124MzqVLEi6b-fKs8ONjfvzfYrg0SFIO/view?usp=sharing

Não me permiti gravar a coisa de qualquer maneira, sem um mínimo de infraestrutura ( leia-se guitarra com cordas novas, caixa com falante decente e o mais importante, o tal do tempo !) apesar dos pedidos do kem

Mas, está ai para os srs. se deleitarem com o timbre. Excelente em minha sincera e humilde opnião  :anjo:

Cabe sempre lembrar de pedir pra escutarem em bons sonofletores ! Feliz Natal a todos
Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof

Matec

Hand MasterMind
Quote from: bossman on 25 de December de 2021, as 13:33:24

https://drive.google.com/file/d/1124MzqVLEi6b-fKs8ONjfvzfYrg0SFIO/view?usp=sharing

Não me permiti gravar a coisa de qualquer maneira, sem um mínimo de infraestrutura ( leia-se guitarra com cordas novas, caixa com falante decente e o mais importante, o tal do tempo !) apesar dos pedidos do kem

Mas, está ai para os srs. se deleitarem com o timbre. Excelente em minha sincera e humilde opnião  :anjo:

Cabe sempre lembrar de pedir pra escutarem em bons sonofletores ! Feliz Natal a todos

Muito legal Filipe. Está contratado! Poderia fazer com mais tempo de vídeo...   :-)
[spoiler]Precisando, tem o circuito com os Mosfets, que dão um pouco timbre diferente...   :anjo: :anjo:[/spoiler]

(rckt

Matheus Halme

*
Iniciante
Quote from: bossman on 25 de December de 2021, as 13:33:24

haha

Eu estou aguardando a chegada o transformador de força que foi enviado essa semana e deve chegar no início da próxima, a PCB já está montada com o último layout só aguardando o transformador! Até o ano novo acredito conseguir enviar meu teste também!

Parabéns Boss, mais um projeto bacana do Kem ganhando vida! [beer] (rckt

E feliz Natal a todos.