Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Março de 2024, as 10:33:50


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 [2] 3 4 5   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: E o Baby Wonder cresceu... Apresento-lhes o Teen Wonder.  (Lida 27782 vezes)
Matheus Halme
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 69

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 18



« Responder #15 : 28 de Outubro de 2021, as 05:06:50 »

Se você alimentar os filamentos com corrente alternada, não faça o retorno via terra geral. Isso pode causar um ruído de 60 Hz no circuito já que o plano de terra vai conduzir uma corrente AC considerável. O melhor é fazer o retorno da corrente que passa pelos filamentos por uma trilha só dela e fazer o balanceamento do enrolamento com dois resistores iguais em série, com o meio deles ligado ao terra, ou um trimpot para ajuste mais fino.  

Obrigado pela orientação xformer! Depois que vi seu post pensei no problema ao misturar corrente AC com DC  Batendo Cabeça Fiz uma atualização na PCB com o center tap artificial e deixei um espaço proposital ali na frente... você têm alguma sugestão para tonestack de 3 bandas? (Me desculpa a audácia com seu projeto Kem)

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)
« Última modificação: 28 de Outubro de 2021, as 19:42:06 por kem » Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #16 : 28 de Outubro de 2021, as 05:53:14 »

É melhor você colocar um jumper do que fazer a trilha de alimentação do filamento ficar passeando pela placa e induzindo ruído pelo circuito. Cogite alimentar os filamentos com fios externos à placa e trançados entre si. Veja o tópico do amplificador Percolator e olhe como fizeram.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #17 : 28 de Outubro de 2021, as 18:13:00 »

...você têm alguma sugestão para tonestack de 3 bandas? (Me desculpa a audácia com seu projeto Kem)...
Audácia nenhuma. O primeiro rascunho tinha um TMB, mas fazendo as contas vi que um pêntodo só no pré não ia dar conta. Ia faltar sinal para excitar o power.
Sobre seu layout, a idéia é que todos os componentes fiquem no mesmo lado da placa (incluindo válvulas)?
« Última modificação: 28 de Outubro de 2021, as 18:15:53 por kem » Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Matheus Halme
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 69

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 18



« Responder #18 : 29 de Outubro de 2021, as 02:36:31 »

É melhor você colocar um jumper do que fazer a trilha de alimentação do filamento ficar passeando pela placa e induzindo ruído pelo circuito. Cogite alimentar os filamentos com fios externos à placa e trançados entre si. Veja o tópico do amplificador Percolator e olhe como fizeram.

Obrigado pela dica, nesse projeto ter feito isso antes até me pouparia certo trabalho, mas valeu a experiência. Já estou com o esquema de um outro pequeno valvulado com uma 12AU7 no power e vou seguir com o manual das boas práticas.

Audácia nenhuma. O primeiro rascunho tinha um TMB, mas fazendo as contas vi que um pêntodo só no pré não ia dar conta. Ia faltar sinal para excitar o power.
Sobre seu layout, a idéia é que todos os componentes fiquem no mesmo lado da placa (incluindo válvulas)?

Entendi Kem! Vou seguir o original como está. A idéia foi manter tudo do mesmo lado, a EF84 próximo ao capacitor ali não me deixou muito satisfeito, mas foi o mais compacto que consegui sem precisar de jumper (placa 10x10), que mesmo evitado a todo custo foi recomendado pelo xformer para evitar ruido AC nos filamentos, não dá para ganhar todas! Alguma sugestão com o posicionamento do layout?
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #19 : 29 de Outubro de 2021, as 23:40:38 »

A postagem a que me referi, é esta:

http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=11304.msg195189#msg195189
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
blackcorvo
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 1.203

Obrigado
-Dado: 175
-Recebido: 169



WWW
« Responder #20 : 30 de Outubro de 2021, as 00:42:07 »

Uma coisa que vou querer experimentar, se fizer a montagem desse amplificador, é o controle de tom do
canal Normal do Marshall 18W, que sinto ter mais flexibilidade.
Registrado

http://blackcorvo.com

Ela/dela desde Agosto 2021
Matheus Halme
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 69

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 18



« Responder #21 : 02 de Novembro de 2021, as 18:30:06 »


Eu encontrei pesquisando "Percolator", obrigado!

Fiz uma atualização no layout com as dicas. Além de conseguir mais espaço para isolamento entre as trilhas ao optar pela montagem com a alimentação dos filamentos em jumper, esse layout ficou visualmente mais agradável, não parece um circuito tão amador  Ui
Mais alguma sugestão para esse projeto? Vou comprar os componentes hoje e partir para a montagem assim que chegarem.

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)
« Última modificação: 02 de Novembro de 2021, as 18:39:10 por Matheus Halme » Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #22 : 02 de Novembro de 2021, as 19:08:15 »

Como eu acho que o footprint do capacitor de 22 uF 350 V deve estar com o desenho em tamanho exagerado, não deve ficar tão encostado com a EF94 na montagem real. Caso fique encostado demais, o calor da válvula vai estragar o capacitor (em todo caso procure os de 105°C ou mais).
Acho que ficou bom. O negócio é fazer a placa e montá-la e ver se funciona como teste final.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Matheus Halme
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 69

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 18



« Responder #23 : 02 de Novembro de 2021, as 23:46:16 »

Como eu acho que o footprint do capacitor de 22 uF 350 V deve estar com o desenho em tamanho exagerado, não deve ficar tão encostado com a EF94 na montagem real. Caso fique encostado demais, o calor da válvula vai estragar o capacitor (em todo caso procure os de 105°C ou mais).
Acho que ficou bom. O negócio é fazer a placa e montá-la e ver se funciona como teste final.

Mais um detalhe pertinente que muda tudo, obrigado! Apesar de não ter os capacitores de 22 uF e 47uF para conferir as dimensões do footprint, consegui encontrar num site de componentes as dimensões deles e ajustar minha biblioteca (que ainda não está apropriada para os valvulados). Isso permitiu reduzir bem as dimensões da placa e alinhar as válvulas, melhorou muito!

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)
« Última modificação: 03 de Novembro de 2021, as 00:00:21 por Matheus Halme » Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #24 : 03 de Novembro de 2021, as 00:48:04 »

Gostei mais desse último...
Qual o tamanho dessa placa?
« Última modificação: 03 de Novembro de 2021, as 00:52:04 por kem » Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Matheus Halme
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 69

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 18



« Responder #25 : 03 de Novembro de 2021, as 01:13:46 »

Gostei mais desse último...
Qual o tamanho dessa placa?

Essa última vai ser a mula de testes Kem.
Ficou 10 x 6,8 cm.
« Última modificação: 03 de Novembro de 2021, as 01:17:20 por Matheus Halme » Registrado
Matheus Halme
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 69

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 18



« Responder #26 : 04 de Dezembro de 2021, as 11:37:12 »

Em conversa com o Matec e com as dicas de vocês acabei evoluindo o layout da versão para PCB, que amadureceu bem e está mais fiel ao proposto no irmão caçula (Baby Wonder). Como faltam os soquete e a EL90 para finalizar a montagem (estão a caminho) e o transformador de força (em produção na TRL) para finalizar os testes, não vai ser nesse fim de semana que vou conseguir dar um veredito.  Sad

Agradeço a colaboração de todos até aqui e continuo contando com vocês para avaliarem o que está em andamento, essa troca de conhecimento e experiências têm sido muito boa.

Essa última vai ser a mula de testes Kem.

Na verdade não foi a mula de testes, mas a placa segue com os 10x7cm  Cool

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

Em breve o som da criança adolescente!
Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.272

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 447



« Responder #27 : 25 de Dezembro de 2021, as 13:33:24 »

Em breve o som da criança adolescente!

Não foi lá muito breve... mas:

https://drive.google.com/file/d/1124MzqVLEi6b-fKs8ONjfvzfYrg0SFIO/view?usp=sharing


Não me permiti gravar a coisa de qualquer maneira, sem um mínimo de infraestrutura ( leia-se guitarra com cordas novas, caixa com falante decente e o mais importante, o tal do tempo !) apesar dos pedidos do kem

Mas, está ai para os srs. se deleitarem com o timbre. Excelente em minha sincera e humilde opnião  Anjo

Cabe sempre lembrar de pedir pra escutarem em bons sonofletores ! Feliz Natal a todos
« Última modificação: 25 de Dezembro de 2021, as 13:36:01 por bossman » Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #28 : 25 de Dezembro de 2021, as 15:49:54 »

Não foi lá muito breve... mas:

https://drive.google.com/file/d/1124MzqVLEi6b-fKs8ONjfvzfYrg0SFIO/view?usp=sharing


Não me permiti gravar a coisa de qualquer maneira, sem um mínimo de infraestrutura ( leia-se guitarra com cordas novas, caixa com falante decente e o mais importante, o tal do tempo !) apesar dos pedidos do kem

Mas, está ai para os srs. se deleitarem com o timbre. Excelente em minha sincera e humilde opnião  Anjo

Cabe sempre lembrar de pedir pra escutarem em bons sonofletores ! Feliz Natal a todos

Muito legal Filipe. Está contratado! Poderia fazer com mais tempo de vídeo...   Roll Eyes
Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

 Roqueiro
Registrado
Matheus Halme
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 69

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 18



« Responder #29 : 25 de Dezembro de 2021, as 19:50:39 »

Não foi lá muito breve... mas:

haha

Eu estou aguardando a chegada o transformador de força que foi enviado essa semana e deve chegar no início da próxima, a PCB já está montada com o último layout só aguardando o transformador! Até o ano novo acredito conseguir enviar meu teste também!

Parabéns Boss, mais um projeto bacana do Kem ganhando vida! Roqueiro

E feliz Natal a todos.
« Última modificação: 25 de Dezembro de 2021, as 20:03:36 por Matheus Halme » Registrado
Páginas:  1 [2] 3 4 5   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.053 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal