Handmades</center>

*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 18 de Setembro de 2021, as 01:19:51

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Páginas:  1 2 3 [4]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Rádio Valvulado - Preciso de Ajuda  (Lida 2005 vezes)
Fauzi
Iniciante
*

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 0

« Responder #45 : 14 de Setembro de 2021, as 08:43:15 »

Agora ficou bem estranho. Depois que remontei o circuito (usando os mesmos componentes), o multimetro está medido 5 volts em todos aqueles 3 pontos que você recomendou medir. Acho que o CI 1 curto circuitou.
Administrator
Hand MasterMind

Obrigado
-Dado: 154
-Recebido: 744

« Responder #46 : 14 de Setembro de 2021, as 09:12:01 »

Agora ficou bem estranho. Depois que remontei o circuito (usando os mesmos componentes), o multimetro está medido 5 volts em todos aqueles 3 pontos que você recomendou medir. Acho que o CI 1 curto circuitou.

Muitos CIs desses podem queimar se forem excessivamente aquecidos ou muito manuseados.
 É recomendável, nesses casos, utilizar soquetes para evitar isso.

Smiley
Administrator
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 1840

e^(i x pi)+1=0

« Responder #47 : 14 de Setembro de 2021, as 12:48:19 »

Existe uma questão para poder fazer esse circuito funcionar com o CD4011, que é se ele é bufferizado ou não bufferizado. Os sufixos UB ou B (depois do 4011) indicam de que tipo são as portas lógicas.  Eu usei o do tipo B (bufferizado) para conseguir funcionar o oscilador de baixa frequência. Por outro lado, ele não vai funcionar com a frequência de FI porque os bufferizados tem um atraso de propagação maior e a resposta de frequência é menor.
Esses detalhes podem explicar porque não tem a partida da oscilação (atraso, corrente de saída, imunidade a ruído, etc que são diferentes nas duas versões).   Veja qual é a versão dos seu CD4011.   Se for comprar outros cis, compre os TTL 7400, que são baratos também e acho que são mais garantidos para funcionar. 
O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
hgamal
Hand MasterMind

Obrigado
-Dado: 21
-Recebido: 490

« Responder #48 : 14 de Setembro de 2021, as 13:03:13 »

Se for comprar outros cis, compre os TTL 7400, que são baratos também e acho que são mais garantidos para funcionar. 

Não esqueça que, diferente das portas CMOS, os circuitos TTL não toleram tensões maiores que 5V. Sendo assim, alimente o circuito com 5V!
Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
Fauzi
Iniciante
*

Obrigado

« Responder #49 : 14 de Setembro de 2021, as 14:36:05 »

O que tá escrito nele é: 2AE99VK
                                   CD4011BE
De qualquer forma, comprarei o TTL7400.
Os demais componentes e montagem continuam os mesmos?
Mais uma vez obrigado amigos.

Administrator
DIY Freak

Obrigado

e^(i x pi)+1=0

« Responder #50 : 14 de Setembro de 2021, as 14:58:57 »

R1 e R2 mudam para 1200 ohms (1k2).

R3 muda para 330 ohms.

A pinagem do 7400 é diferente do 4011.  Pegue o esquema original do NCB ou pegue a datasheet do 7400 e faça as mudanças.
O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Fauzi
Iniciante
*

Obrigado

« Responder #51 : 14 de Setembro de 2021, as 15:46:28 »

Ah sim, o que você sugere é montar o esquema original do NCB, ok.
PS.: vou precisar me ausentar por uns dias. Quando estiver tudo pronto, posto aqui.
Obrigado pela atenção.
Iniciante
*

Obrigado

« Responder #52 : 15 de Setembro de 2021, as 21:14:46 »

Também achei outro circuito. Se vocês acharem que tem possibilidade de ser melhor, poderei tentar montar esse.

http://www.siliconchip.com.au/cms/A_109838/article.html

Administrator
Hand MasterMind

Obrigado

« Responder #53 : 15 de Setembro de 2021, as 23:55:52 »

Também achei outro circuito. Se vocês acharem que tem possibilidade de ser melhor, poderei tentar montar esse.
http://www.siliconchip.com.au/cms/A_109838/article.html

Também é um bom circuito, se funcionar. Se tiver o Layout também, fica mais fácil!

Smiley
Iniciante
*

Obrigado

« Responder #54 : 16 de Setembro de 2021, as 08:49:09 »

Olha esse outro! Apenas 3 componentes. Realmente o mundo da eletrônica é fascinante.

http://www.tompolk.com/inventions/455_KHz_Oscillator/455_KHz_Oscillator.html
Administrator
DIY Freak

Obrigado

e^(i x pi)+1=0

« Responder #55 : 16 de Setembro de 2021, as 14:44:06 »

Você está parecido com o cara que quer trocar o pneu furado do carro, mas não tem nem o macaco e nem a chave de roda.  Então quer improvisar um galho para levantar o carro como alavanca, mas precisa cortar uma árvore com uma faca de cozinha pra conseguir o pau,  e a chave de roda deixa pra pensar depois.    Cheesy
Matec
Administrator
Hand MasterMind

Obrigado

« Responder #56 : 16 de Setembro de 2021, as 15:49:13 »

Olha esse outro! Apenas 3 componentes. Realmente o mundo da eletrônica é fascinante.

http://www.tompolk.com/inventions/455_KHz_Oscillator/455_KHz_Oscillator.html

Só que não serve pro seu propósito. Não é tudo que você vê que vai fazer o serviço. Enquanto você não tiver os equipamentos para aferição, vai ficar só criando plaquinhas...

Angry
Iniciante
*

Obrigado

« Responder #57 : 16 de Setembro de 2021, as 19:10:01 »

É ... talvez eu não consiga mesmo calibrar o rádio, mas não me custa tentar. Eu outros ramos de atividade já fiz coisas que muito não acreditavam ser possível. Porém, agora que estou contando com a preciosa ajuda de vocês, tenho muito esperança de conseguir.
Sei bem que seria muito mais fácil mandar alguém consertar, ou mesmo comprar os equipamentos necessários o que felizmente pra mim não seria tanto problema, mas perderia todo o sentido pra mim. Sou mesmo movido a desafios e não costumo desistir diante de dificuldades.

Imprimir  

Ir para: