Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 18 de Abril de 2024, as 14:27:58


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 2 3 [4]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Rádio Valvulado - Preciso de Ajuda  (Lida 33362 vezes)
Fauzi
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 24

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 0


« Responder #45 : 14 de Setembro de 2021, as 14:43:15 »

Agora ficou bem estranho. Depois que remontei o circuito (usando os mesmos componentes), o multimetro está medido 5 volts em todos aqueles 3 pontos que você recomendou medir. Acho que o CI 1 curto circuitou.
Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #46 : 14 de Setembro de 2021, as 15:12:01 »

Agora ficou bem estranho. Depois que remontei o circuito (usando os mesmos componentes), o multimetro está medido 5 volts em todos aqueles 3 pontos que você recomendou medir. Acho que o CI 1 curto circuitou.

Muitos CIs desses podem queimar se forem excessivamente aquecidos ou muito manuseados.
 É recomendável, nesses casos, utilizar soquetes para evitar isso.

 Smiley
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.257

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2010


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #47 : 14 de Setembro de 2021, as 18:48:19 »

Existe uma questão para poder fazer esse circuito funcionar com o CD4011, que é se ele é bufferizado ou não bufferizado. Os sufixos UB ou B (depois do 4011) indicam de que tipo são as portas lógicas.  Eu usei o do tipo B (bufferizado) para conseguir funcionar o oscilador de baixa frequência. Por outro lado, ele não vai funcionar com a frequência de FI porque os bufferizados tem um atraso de propagação maior e a resposta de frequência é menor.
Esses detalhes podem explicar porque não tem a partida da oscilação (atraso, corrente de saída, imunidade a ruído, etc que são diferentes nas duas versões).   Veja qual é a versão dos seu CD4011.   Se for comprar outros cis, compre os TTL 7400, que são baratos também e acho que são mais garantidos para funcionar. 
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #48 : 14 de Setembro de 2021, as 19:03:13 »

Se for comprar outros cis, compre os TTL 7400, que são baratos também e acho que são mais garantidos para funcionar. 

Não esqueça que, diferente das portas CMOS, os circuitos TTL não toleram tensões maiores que 5V. Sendo assim, alimente o circuito com 5V!
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
Fauzi
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 24

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 0


« Responder #49 : 14 de Setembro de 2021, as 20:36:05 »

O que tá escrito nele é: 2AE99VK
                                   CD4011BE
De qualquer forma, comprarei o TTL7400.
Os demais componentes e montagem continuam os mesmos?
Mais uma vez obrigado amigos.

Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.257

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2010


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #50 : 14 de Setembro de 2021, as 20:58:57 »

R1 e R2 mudam para 1200 ohms (1k2).

R3 muda para 330 ohms.

A pinagem do 7400 é diferente do 4011.  Pegue o esquema original do NCB ou pegue a datasheet do 7400 e faça as mudanças.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Fauzi
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 24

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 0


« Responder #51 : 14 de Setembro de 2021, as 21:46:28 »

Ah sim, o que você sugere é montar o esquema original do NCB, ok.
PS.: vou precisar me ausentar por uns dias. Quando estiver tudo pronto, posto aqui.
Obrigado pela atenção.
Registrado
Fauzi
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 24

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 0


« Responder #52 : 16 de Setembro de 2021, as 03:14:46 »

Também achei outro circuito. Se vocês acharem que tem possibilidade de ser melhor, poderei tentar montar esse.

http://www.siliconchip.com.au/cms/A_109838/article.html


Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #53 : 16 de Setembro de 2021, as 05:55:52 »

Também achei outro circuito. Se vocês acharem que tem possibilidade de ser melhor, poderei tentar montar esse.
http://www.siliconchip.com.au/cms/A_109838/article.html

Também é um bom circuito, se funcionar. Se tiver o Layout também, fica mais fácil!

 Smiley
Registrado
Fauzi
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 24

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 0


« Responder #54 : 16 de Setembro de 2021, as 14:49:09 »

Olha esse outro! Apenas 3 componentes. Realmente o mundo da eletrônica é fascinante.

http://www.tompolk.com/inventions/455_KHz_Oscillator/455_KHz_Oscillator.html
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.257

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2010


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #55 : 16 de Setembro de 2021, as 20:44:06 »

Você está parecido com o cara que quer trocar o pneu furado do carro, mas não tem nem o macaco e nem a chave de roda.  Então quer improvisar um galho para levantar o carro como alavanca, mas precisa cortar uma árvore com uma faca de cozinha pra conseguir o pau,  e a chave de roda deixa pra pensar depois.    Cheesy
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #56 : 16 de Setembro de 2021, as 21:49:13 »

Olha esse outro! Apenas 3 componentes. Realmente o mundo da eletrônica é fascinante.

http://www.tompolk.com/inventions/455_KHz_Oscillator/455_KHz_Oscillator.html


Só que não serve pro seu propósito. Não é tudo que você vê que vai fazer o serviço. Enquanto você não tiver os equipamentos para aferição, vai ficar só criando plaquinhas...

 Angry
Registrado
Fauzi
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 24

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 0


« Responder #57 : 17 de Setembro de 2021, as 01:10:01 »

É ... talvez eu não consiga mesmo calibrar o rádio, mas não me custa tentar. Eu outros ramos de atividade já fiz coisas que muito não acreditavam ser possível. Porém, agora que estou contando com a preciosa ajuda de vocês, tenho muito esperança de conseguir.
Sei bem que seria muito mais fácil mandar alguém consertar, ou mesmo comprar os equipamentos necessários o que felizmente pra mim não seria tanto problema, mas perderia todo o sentido pra mim. Sou mesmo movido a desafios e não costumo desistir diante de dificuldades.











Registrado
Fauzi
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 24

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 0


« Responder #58 : 06 de Outubro de 2021, as 02:28:42 »

Boa noite amigos. Mais uma vez obrigado pela paciência para comigo.
Bem, na loja de componentes em Bauru não achei o SN7400. Ai comprei 2 CD4011 novos com soquetes e mais um capacitor de 220nF.
Remontei o circuito e agora apresentou as seguintes medições: (alimentando com 5V).
CI1 - pino 4: 1,93V - pino 10: 4,00V
CI2 - pino 4: 1,97V.

Também gostaria de saber se com um multímetro VICI, modelo vc99, seria possível saber se está oscilando. Esse multímetro tem a função "frequência" e chegou hoje pra mim.

Finalmente, fiquei sabendo hoje que um antigo técnico de rádio aqui da minha cidade, que eu tinha quase certeza que estava definitivamente aposentado, ainda faz algumas coisinhas. Lembro que antigamente ele tinha instrumentos. Essa semana vou procurá-lo.


Registrado
Páginas:  1 2 3 [4]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.038 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal