Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 19 de Abril de 2024, as 02:39:32


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 ... 3 4 [5] 6   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Pedal com 3pdt pode dar pop?  (Lida 34469 vezes)
Ledod
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.132

Obrigado
-Dado: 17
-Recebido: 139



« Responder #60 : 23 de Dezembro de 2012, as 10:03:05 »

Quanto à chave, acho que não é. Ontem fiz uns testes nele e ligo e escuto o pop. Posso pisar dezenas de vezes e nada de dar pop. Quando o mesmo passa cinco minutos quietinho, volta a dar um pop no acionamento e assim continua.

 Deixe eu perguntar, qual o tipo de jack que está usando para alimentar o pedal?

 Certa vez (e não faz tanto tempo assim!) eu utilizei em um pedal um jack de alimentação metálico e não atentei para o fato de que a caixa do pedal era conectada diretamente a carcaça externa do plug! Bem, todos sabem que o padrão das fontes é o centro negativo, ou seja o que acontecia é que o pedal funcionava normalmente (pois agora estava trabalhando entre 0v e -9v, mantendo a referência na carcaça), mas no chaveamento ocorria um POP muito alto!! Com certeza algum capacitor de desacoplamento carregado negativamente, descarregando na linha de sinal.
 Após esse primeiro pop, se ficasse ligando e desligando não haveria problemas (pois o capacitor ainda não estava carregado) e só após um tempo é que voltava a dar esse pop estrondoso.

 Demorei para encontrar o problema, pois o pedal funcionava (por sorte não deu curto na fonte), resolvi ao isolar a carcaça do jack, e referenciar corretamente os terras...

 Talvez seja algo assim!

 Um abraço

 Eduardo
« Última modificação: 23 de Dezembro de 2012, as 10:04:46 por Ledod » Registrado
Marcos Kb
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 594

Obrigado
-Dado: 26
-Recebido: 41


Ele E A vErDade Que LiBeRtA!!!


« Responder #61 : 26 de Setembro de 2013, as 17:19:35 »

Ola, Senhores montei um egodrive da madbeans e o mesmo me apareceu com um "pop" insuportavel, ja tentei aumentar o resistor pull down de 1m para 2m2 e depois 4m7, ja coloquei um resistor de 100k(testei tambem valores menores e maiores, 56k, 68k 220k) do out para o gnd mas tambem, não houve melhora, ja troquei a 3pdt, ja desliguei o led, mas nada faz com que esse pop melhore, so falta fazer como o Ledod citou aqui em cima, tirar o jack fora e ver se continua o problema, existe algo mais que eu ainda possa tentar?

um abraço.
Registrado

Tudo CoOpEra ParA o Bem DaquelEs que O amaM.
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #62 : 26 de Setembro de 2013, as 17:33:43 »

Onde colocou os resistores de pulldown, na placa ou na chave?
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
felixmeirelles
Visitante
« Responder #63 : 26 de Setembro de 2013, as 18:00:57 »

Tenta usar:
Anti Pop gaussmarkov modificado para evitar efeito antena na chave 3PDT
Registrado
Marcos Kb
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 594

Obrigado
-Dado: 26
-Recebido: 41


Ele E A vErDade Que LiBeRtA!!!


« Responder #64 : 26 de Setembro de 2013, as 20:39:34 »

Onde colocou os resistores de pulldown, na placa ou na chave?
na chave!

Tenta usar:
Anti Pop gaussmarkov modificado para evitar efeito antena na chave 3PDT


felix não entendi o resistor de 68k fica em serie m s m (moderador, peço que me suspenda do fórum)?

o "pop" só aparece quando eu bypasso o efeito!

novamente troquei a 3pdt, e observei que quando eu desoldo o out  do efeito o pop fica bem baixinho, mas ainda existente, tentarei essa ligação do Gausmarkov
« Última modificação: 26 de Setembro de 2013, as 21:32:58 por Marcos Kb » Registrado

Tudo CoOpEra ParA o Bem DaquelEs que O amaM.
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #65 : 26 de Setembro de 2013, as 21:52:38 »

Marcos, o ideal seria você entender que normalmente os resistores usados ajudam a descarregar os capacitores de acoplamento de entrada e saída do circuito. Se ele não estiverem em contato o tempo todo com a entrada do circuito (no PCB, não do jack) e a saída, não vão adiantar nada!

O esquema do Gaussmarkov funciona, se você entender bem as ligações...
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
Marcos Kb
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 594

Obrigado
-Dado: 26
-Recebido: 41


Ele E A vErDade Que LiBeRtA!!!


« Responder #66 : 26 de Setembro de 2013, as 22:09:15 »

esse circuito em sí não possui desacoplamento na saida, isso esta me entrigando! irei testar a ligação do gaussmarkov agora!

-----
não funcionou! que beleza hein?!  Ui
« Última modificação: 26 de Setembro de 2013, as 22:37:10 por Marcos Kb » Registrado

Tudo CoOpEra ParA o Bem DaquelEs que O amaM.
felixmeirelles
Visitante
« Responder #67 : 26 de Setembro de 2013, as 23:20:45 »

Esse resistor de 68K (pode ser 100K) fica ligado cruzado na entrada do efeito, quando a chave 3pdt passa a condição de bypass o terra do LED se conecta ao pino abaixo ligando-se ao resistor de 68K que esvazia o capacitor da entrada.
Você pode fazer a mesma coisa no out com 150K direto no terra.


Assim
Jack in = 3pdt pos 1 polo 2
Jack out = 3pdt pos 3 polo 1
Effect in = 3pdt pos 1 polo 1
Effect Out = 3pdt pos 3 polo 1
Bypass jumper = 3pdt pos1 polo 3 ligado a 3pdt pos3 polo 3
Led polo negativo = 3pdt pos 2 polo 1
Terra = 3pdt pos 2 polo 2
(Gaussmarkov modificado)
3pdt pos 1 polo 1 resistor 2m2 ligado a 3pdt pos 2 polo 2
3pdt pos 1 polo 1 resistor 68k ligado a 3pdt pos 3 polo 2

Sugestão nova:
Gaussmarkov modificado com anti pop de saída
3pdt pos 3 polo 1 resistor 150k ligado a 3pdt pos 2 polo 2



-----
O pop pode ser do led ou do capacitor de 10uf na saída do pedal, pelo que eu andei lendo, se esse capacitor for de má qualidade ele pode gerar pops horrendos.

Teste desligar o led da chave primeiro, depois troque o capacitor de 10uf por outro de outro fornecedor.
« Última modificação: 26 de Setembro de 2013, as 23:46:22 por felixmeirelles » Registrado
Tiarlei Crist
Visitante
« Responder #68 : 26 de Setembro de 2013, as 23:48:51 »

Verifique também se este capacitor (ou outro) não está invertido.
Registrado
Marcos Kb
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 594

Obrigado
-Dado: 26
-Recebido: 41


Ele E A vErDade Que LiBeRtA!!!


« Responder #69 : 27 de Setembro de 2013, as 08:02:19 »

ola, ja estou testando sem o led, a tempo hahahah, eu substitui sim esse capacitor, e ate ja aumentei o valor para 22u, e não obtive nenhuma melhora, estou partindo pra uma nova placa a da (stratostrato), p q (moderador, peço que me suspenda do fórum) tenho pressa em ter o ocd pronto( é para uma troca), mas ainda vou quebrar sim a cabeça com esse aqui, ja virou questão pessoal hahaha.
Registrado

Tudo CoOpEra ParA o Bem DaquelEs que O amaM.
Ledod
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.132

Obrigado
-Dado: 17
-Recebido: 139



« Responder #70 : 27 de Setembro de 2013, as 13:14:54 »

 Não adianta aumentar o valor do capacitor de desacoplamento da saída, o POP é causado pela variação da linha do sinal, geralmente pela descarga de um capacitor ou chaveamento de um nível DC (quando o circuito não está desacoplado).

 Analisando o circuito do pedal, quem faz o papel de resistor de pull-down (e não deixa o capacitor C7 "flutuando") é o potenciômetro de volume. Se você retirou este pot ou ele estiver defeituoso o capacitor não irá se carregar (entre os terminais dele terá 0v) e portanto, o terminal (-) ficará com Vcc/2 (que é a tensão VB para o funcionamento do amp-op). Ao chavear, o Vcc/2 vai para a linha do sinal e causa o POP.

 Um teste simples é medir a tensão (em escala DC) entre os terminais do capacitor (deverá possuir aproximadamente Vcc/2) ou a saída do potênciometro em relação ao terra (que deve ser muito próximo de 0v).  Qualquer coisa diferente disso irá causar POP!

 Um abraço

 Eduardo
« Última modificação: 27 de Setembro de 2013, as 13:16:35 por Ledod » Registrado
viagem_mental
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.660

Obrigado
-Dado: 260
-Recebido: 277



« Responder #71 : 27 de Setembro de 2013, as 15:13:50 »

Dar pop é um problema sério. Os pedaizinhos deveriam dar rock! Roqueiro
Essa foi péssima... 
Tinha um circuitinho, acho que no geofx, que usava uns resistores e uns capacitores eletrolíticos para evitar o pop.
Registrado

Guitar Craft
Marcos Kb
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 594

Obrigado
-Dado: 26
-Recebido: 41


Ele E A vErDade Que LiBeRtA!!!


« Responder #72 : 27 de Setembro de 2013, as 21:25:39 »

Não adianta aumentar o valor do capacitor de desacoplamento da saída, o POP é causado pela variação da linha do sinal, geralmente pela descarga de um capacitor ou chaveamento de um nível DC (quando o circuito não está desacoplado).

 Analisando o circuito do pedal, quem faz o papel de resistor de pull-down (e não deixa o capacitor C7 "flutuando") é o potenciômetro de volume. Se você retirou este pot ou ele estiver defeituoso o capacitor não irá se carregar (entre os terminais dele terá 0v) e portanto, o terminal (-) ficará com Vcc/2 (que é a tensão VB para o funcionamento do amp-op). Ao chavear, o Vcc/2 vai para a linha do sinal e causa o POP.

 Um teste simples é medir a tensão (em escala DC) entre os terminais do capacitor (deverá possuir aproximadamente Vcc/2) ou a saída do potênciometro em relação ao terra (que deve ser muito próximo de 0v).
 Qualquer coisa diferente disso irá causar POP!

 Um abraço

 Eduardo

Ola Ledod tem 300mv na saida do pot quando este esta no maximo, seria essa a causa para o pop? se for o c7 esta vazando? ou seria outro problema?
Registrado

Tudo CoOpEra ParA o Bem DaquelEs que O amaM.
Ledod
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.132

Obrigado
-Dado: 17
-Recebido: 139



« Responder #73 : 28 de Setembro de 2013, as 00:06:50 »

 Considerando que a faixa de tensão de saída de captadores, segundo artigo da wikipedia, é de 100mV a 1V rms, 300mV dc pode ser sim a causa do pop.
 Com o pedal no caminho do sinal ou fora, ainda existe os 300mV na saída?

 Capacitores reaproveitados de sucata, velhos (eletrólito seco), que foram submetidos a uma tensão maior/ligados invertidos, ou de qualidade baixa podem apresentar uma resistência em paralelo que deixaria passar uma pequena corrente dc que ocasionaria o problema...

 Se tiver outro capacitor de mesmo valor, experimente trocá-lo e realize novamente as medições.

 Se não, como teste, você pode colocar no lugar um capacitor cerâmico/poliéster de qualquer valor, apenas para verificar se ainda permanece a tensão de 300mV dc na saída.
Registrado
felixmeirelles
Visitante
« Responder #74 : 28 de Setembro de 2013, as 00:18:30 »

Ledod os 300mv dos captadores só são alcançados quando aplicado movimento nas cordas, mas o pot de volume já aterra no minimo 500K.
Então o problema deve ser do capacitor de saída ou das chaves, eu acho que ele deve testar com outro de outro lote e de outro fornecedor.
Pode ser mal contato no pot também.
Registrado
Páginas:  1 ... 3 4 [5] 6   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.049 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal