Handmades</center>

*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 16 de Outubro de 2019, as 06:43:05

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Páginas:  1 ... 87 88 [89] 90 91   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: The 100Buck Amp Family  (Lida 244235 vezes)
Matec
Administrator
Hand MasterMind

« Responder #1320 : 03 de Maio de 2018, as 22:25:45 »

Relendo minha pergunta, me veio a cabeça a seguinte questão: O terra da alimentação AC, no esquema, não seria o terceiro pino, o neutro, da tomada?

Sim. É o GND, Pino central da tomada de 3 pinos.

recomendável fazer o aterramento com o neutro da alimentação? Tenho a impressão que esse neutro não é neutro exatamrnte, sempre passando alguma corrente ali, sem contar o fato de que algum lambão pode fazer uma inversão em alguma tomada...
.

Não. O neutro costuma estar carregado, quer dizer que numa ligação 127v ele transporta corrente. O aterramento e o neutro estão interligados, mas o GND serve apenas como proteção, e normalmente não passa corrente por ele. O circuito de aterramento bem executado é um circuito à parte do Neutro.

Smiley
Administrator
DIY Freak

« Responder #1321 : 04 de Maio de 2018, as 03:40:57 »

- É necessário que todos os terras convirjam para um único ponto (star ground), para evitar o groun loop, certo? No projeto da PCB tem um ground bus na placa, mas fiquei na dúvida para onde direcionar o terra do alto falante e da alimentação "AC" (cabo de força tomada), pág. 24 e 25 do PDF.

Relendo minha pergunta, me veio a cabeça a seguinte questão: O terra da alimentação AC, no esquema, não seria o terceiro pino, o neutro, da tomada?

É recomendável fazer o aterramento com o neutro da alimentação? Tenho a impressão que esse neutro não é neutro exatamrnte, sempre passando alguma corrente ali, sem contar o fato de que algum lambão pode fazer uma inversão em alguma tomada...

Estou certo ou é paranóia besta?
O terra que vem da "tomada" deve ser ligado ao chassis por parafusos o mais próximo possível da entrada do fio de alimentação.
Como no foto abaixo.
E não aterre o neutro... principalmente porque você nunca sabe na tomada qual o neutro e qual a fase...

I don't want to die young...
I want to diode!
rodrigo_amaral
Iniciante
*

« Responder #1322 : 04 de Maio de 2018, as 04:50:46 »

Perfeito,

Muito obrigado à todos!
Administrator
DIY Freak

e^(i x pi)+1=0

« Responder #1323 : 04 de Maio de 2018, as 16:40:52 »

É recomendável fazer o aterramento com o neutro da alimentação? Tenho a impressão que esse neutro não é neutro exatamrnte, sempre passando alguma corrente ali, sem contar o fato de que algum lambão pode fazer uma inversão em alguma tomada...

Rodrigo, é assim: na sua tomada existem 3 ou 2 contatos ligados a fios. Dois deles são para o fornecimento da energia (o fio fase e o fio neutro) e um que nem sempre existe (o terra).

O fio fase é o fio energizado e tem tensão elétrica sempre (120V, 127V ou 220V). O  fio neutro é o retorno do circuito e em algum lugar ele é aterrado pela concessionária de energia elétrica. Mas como o fio neutro tem uma resistência elétrica até o ponto de aterramento da rede elétrica, ele pode ter uma tensão diferente de zero (terra) quando houver cargas ligadas (i.e. passa corrente elétrica pelo fio neutro). Em algumas localidades, principalmente em tomadas com 220V, pode não ter um fio fase e um neutro, mas dois fios fase (dois de 127V).

Já o fio terra é uma instalação de responsabilidade do consumidor. O fio terra é aterrado em um ponto de terra físico (podem ser barras metálicas enterradas no solo) do domicílio. O aterramento é para segurança dos usuários dos equipamentos elétricos. O chassis deve ter ligação com o aterramento para que uma fuga de corrente flua para o aterramento e não dê choque no usuário. Um bom exemplo é nos chuveiros elétricos. A resistência do chuveiro fica em contato direto com a água e ligada na rede elétrica. Sem o fio terra no chuveiro, a chance de levar choque é grande (principalmente ao tocar na torneira). O fio terra desvia a corrente vinda da água para o aterramento da casa ou prédio. O objetivo de aterrar o chassis é principalmente de segurança.

O fio neutro nunca deve ser usado como aterramento, pois o neutro pode ter tensão também.
O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
rodrigo_amaral
Iniciante
*

« Responder #1324 : 06 de Maio de 2018, as 19:43:07 »

Rodrigo, é assim: na sua tomada existem 3 ou 2 contatos ligados a fios. Dois deles são para o fornecimento da energia (o fio fase e o fio neutro) e um que nem sempre existe (o terra).

. Em algumas localidades, principalmente em tomadas com 220V, pode não ter um fio fase e um neutro, mas dois fios fase (dois de 127V).

O fio neutro nunca deve ser usado como aterramento, pois o neutro pode ter tensão também.

Sim, me expressei mal, me referia ao terceiro pino das tomadas novas. Obrigado pelas dicas!

-----
Estou me organizando aqui, e pretendo construir uma caixa para o amplificador, no estilo mini-stack.

Quais as especificações de falantes (fora a sensibilidade em torno dos 120db) que eu obtenho o melhor resultado? 8", 10" ou 12"? em relação aos watts e impedância?

A idéia é uma caixa aberta atrás.

Obrigado!
« Última modificação: 06 de Maio de 2018, as 19:45:57 por rodrigo_amaral » Registrado
marcao_cfh
Handmaker

« Responder #1325 : 07 de Maio de 2018, as 02:23:52 »

Eu iria de 12", questão de gosto. Como o 100Buck possui pouco mais de 2W, a potência do falante acaba sendo um fator irrelevante.
Iniciante
*

« Responder #1326 : 11 de Maio de 2018, as 01:44:45 »

Se esse amp for ligado sem nenhum falante, ou se o mesmo queimar ou aparecer algum curto na saída para as caixas, algum componente pode ser danificado, estou certo? há como se colocar alguma proteção? UM fusível ou algo assim? Como fazer? Obrigado, desde já.
Handmaker

« Responder #1327 : 11 de Maio de 2018, as 02:49:48 »

Em todo amplificador valvulado há grandes riscos de queimar o transformador de saída caso alguma dessas coisas que você comentou aconteça.
Iniciante
*

« Responder #1328 : 11 de Maio de 2018, as 14:36:30 »

Imaginei. E quanto à algum circuito de proteção?
Administrator
DIY Freak

e^(i x pi)+1=0

« Responder #1329 : 11 de Maio de 2018, as 16:19:54 »

Imaginei. E quanto à algum circuito de proteção?

Pode usar um resistor de valor médio (por exemplo 330 ohms) ligado permanentemente na saída e o alto-falante vai ligado em paralelo com ele. Dessa forma a saída nunca fica sem carga.
O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
bossman
Administrator
DIY Freak

« Responder #1330 : 11 de Maio de 2018, as 16:47:01 »

Pode usar um resistor de valor médio (por exemplo 330 ohms) ligado permanentemente na saída e o alto-falante vai ligado em paralelo com ele. Dessa forma a saída nunca fica sem carga.

Qual seria a potência necessária pra esse resistor ?
Ding-Ling things, low-cost, low protection. Verbis defectis musica incipit
marcao_cfh
Handmaker

« Responder #1331 : 11 de Maio de 2018, as 17:20:27 »

Acredito que, como o 100Buck tem potência de 2W (acho que é isso), o ideal seria algo acima dessa potência. 5W para garantir Cheesy
Administrator
DIY Freak

e^(i x pi)+1=0

« Responder #1332 : 11 de Maio de 2018, as 17:21:01 »

No caso do HB1 e outros de até 5W, um resistor de 1/4W aguenta.

Se a potência de saída for 5W sobre carga de 8 ohms quer dizer que a tensão será de raiz (5×8) = 6.3V.
Assim o resistor vai dissipar   P = VxV/R = 6.3x6.3/330 =  0.12W
marcao_cfh
Handmaker

« Responder #1333 : 11 de Maio de 2018, as 19:20:19 »

Só isso? Achei que deveria ter potência maior.
Iniciante
*

« Responder #1334 : 12 de Maio de 2018, as 01:55:38 »

Xformer, achei interessante a ideia do resistor em paralelo na saída dos falantes.

Ele causa alguma alteração na sonoridade (timbre, volume)?
No caso do meu Thunder Sound (50w, - 5,3Ohms), 330Ohms e 10w dão conta?
Páginas:  1 ... 87 88 [89] 90 91   Ir para o Topo
  Imprimir  

Ir para: