Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 29 de Abril de 2024, as 13:22:48


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 2 [3] 4 5 6   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Fim das lâmpadas incandescentes  (Lida 33006 vezes)
Marcos Câmara
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5

Obrigado
-Dado: 57
-Recebido: 218


Mateus 11:28


« Responder #30 : 05 de Julho de 2012, as 09:33:02 »

Nesse caso a lâmpada estará trabalhando com aproximadamente 50% da sua capacidade o que aumenta a vida útil, mas diminui a luminosudade na mesma proporção.
Registrado
alfredo
Visitante
« Responder #31 : 05 de Julho de 2012, as 09:38:03 »

Sim, mas ele disse que nào precisava de uma luz muito forte... e comprou uma lampada "potente" (150W) devia estar usando uns 70W dela...
Registrado
diego.fcs
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 837

Obrigado
-Dado: 40
-Recebido: 31



« Responder #32 : 05 de Julho de 2012, as 09:45:32 »

Em minha casa todas as lâmpadas são econômicas, que iluminam amarelado, somente a da churrasqueira é a incandescente, já estão instaladas faz uns 2 anos, e nenhuma queimou ainda. As econômicas finalmente tem ficado mais barato e tem aparecido mais modelos, como as de 85W, que substituem as de vapor de sódio e/ou metálicas de 250W. O LED aqui no interior tá demorando um pouco para chegar as novidades, por enquanto somente lâmpadas "pequenas" e de pouca luminosidade, vi alguns projetores LED aqui bem bacanas, porém o preço não tem ajudado.
Registrado

Parem o mundo que eu quero descer.
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.262

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #33 : 05 de Julho de 2012, as 11:03:39 »

Nesse caso a lâmpada estará trabalhando com aproximadamente 50% da sua capacidade o que aumenta a vida útil, mas diminui a luminosudade na mesma proporção.

Meu pai usava o mesmo artifício para a lâmpada de um lustre que ficava sobre a escada e portanto era dificílimo de trocar a lâmpada quando ela queimava, pois era um local alto e sem jeito pra colocar escada móvel. Usando uma de 220V 150W no local de 110V, o brilho era menor, mas suficiente pra iluminar a escadaria, já que ninguém ia ficar parado lendo nos degraus.

No caso, não seria 50% da potência, mas apenas 25%, já que ao diminuir a tensão por 2, a potência cai pelo quadrado, ou seja 4.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
bec2010
Visitante
« Responder #34 : 05 de Julho de 2012, as 11:11:54 »

Eu até tentei usar essas lâmpadas econônicas, coloquei em toda minha casa, achei umas porcarias, agora já subtitui todas por incandescentes.

Se não houver uma tremenda melhora na qualidade e preço o negócio vai ser contrabandear lampadas incandescentes...
Registrado
diego.fcs
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 837

Obrigado
-Dado: 40
-Recebido: 31



« Responder #35 : 05 de Julho de 2012, as 12:01:59 »

Eu até tentei usar essas lâmpadas econônicas, coloquei em toda minha casa, achei umas porcarias, agora já subtitui todas por incandescentes.

Se não houver uma tremenda melhora na qualidade e preço o negócio vai ser contrabandear lampadas incandescentes...

Cara, eu nunca gostei delas, mas como agora tem delas "amarelas", a iluminação fica quase igual das incandescentes, e não mais branco. Tem que comprar de marcas boas para durar bastante, em casa é tudo de 20 a 25W, mais que isso não precisa.
Registrado

Parem o mundo que eu quero descer.
Jairo
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.705

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 131


É muita falcatrua, com um pouquinho de vadiagem


« Responder #36 : 05 de Julho de 2012, as 13:05:50 »

Para ambientes internos, tipo a nossa residência, a luz amarela é mais aconchegante. Todos os ambientes de alta rotatividade, onde é necessário que as pessoas vão embora rápido (tipo uma lanchonete fast food, por exemplo) usam a luz branca
Registrado

Nunca desista do seu sonho. Se acabou numa padaria, procure em outra!
Marcos Câmara
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5

Obrigado
-Dado: 57
-Recebido: 218


Mateus 11:28


« Responder #37 : 05 de Julho de 2012, as 13:26:31 »

Nesse caso a lâmpada estará trabalhando com aproximadamente 50% da sua capacidade o que aumenta a vida útil, mas diminui a luminosudade na mesma proporção.
No caso, não seria 50% da potência, mas apenas 25%, já que ao diminuir a tensão por 2, a potência cai pelo quadrado, ou seja 4.

Realmente Xformer. Fiz uns calculozinhos relacionando potência, corrente N e resistência. Fica em torno de 1/4 mesmo.
Registrado
alfredo
Visitante
« Responder #38 : 05 de Julho de 2012, as 13:40:12 »

Realmente esse lance da luz ser branca é ruin para alguns ambientes... então em casa ficou assim:
Quartos, salas de estar, etc... Luz amarela
Banheiro, cozinha, escritório, etc... Luz branca... Fica muito bom!
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.262

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #39 : 05 de Julho de 2012, as 13:49:12 »

Nesse caso a lâmpada estará trabalhando com aproximadamente 50% da sua capacidade o que aumenta a vida útil, mas diminui a luminosudade na mesma proporção.
No caso, não seria 50% da potência, mas apenas 25%, já que ao diminuir a tensão por 2, a potência cai pelo quadrado, ou seja 4.

Realmente Xformer. Fiz uns calculozinhos relacionando potência, corrente N e resistência. Fica em torno de 1/4 mesmo.

Na verdade eu fiz uma simplificação também porque a resistência da lâmpada é altamente dependente da temperatura que o filamento atinge (filamento frio = resistência baixa, filamento incandescente = resistência mais alta), se a tensão for menor a potência será menor, então o filamento não vai brilhar tanto e vai ter temperatura menor. Com isso, a resistência do filamento sob 110V não vai ser igual (vai ser menor) à resistência do filamento em 220V, de forma que a potência em 110v não deve chegar a 1/4 da original, mas um pouco acima. Mas é difícil prever por cálculo, teria que medir mesmo.

-----
Para ambientes internos, tipo a nossa residência, a luz amarela é mais aconchegante. Todos os ambientes de alta rotatividade, onde é necessário que as pessoas vão embora rápido (tipo uma lanchonete fast food, por exemplo) usam a luz branca

Deve ser por isso que no trabalho, no escritório (com luz fluorescente branca), não vemos a hora de chegar o fim do expediente e ir embora ha ha ha ha
« Última modificação: 05 de Julho de 2012, as 13:51:02 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Marcos Câmara
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5

Obrigado
-Dado: 57
-Recebido: 218


Mateus 11:28


« Responder #40 : 05 de Julho de 2012, as 14:06:28 »

Deve ser por isso que no trabalho, no escritório (com luz fluorescente branca), não vemos a hora de chegar o fim do expediente e ir embora ha ha ha ha


De repente me deu uma vontade de ir para casa...  Roll Eyes
Registrado
Espanhol
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.025

Obrigado
-Dado: 401
-Recebido: 338



« Responder #41 : 05 de Julho de 2012, as 14:10:42 »

Troca as lâmpadas aí Marcos...dá pra trabalhar até as 22:00 Evil
Registrado

"Quando falares, cuide para que suas palavras sejam melhores que o silêncio".
Marcos Câmara
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5

Obrigado
-Dado: 57
-Recebido: 218


Mateus 11:28


« Responder #42 : 05 de Julho de 2012, as 14:19:25 »

Pô, que sacanagem Espanhol. _

Em época de Imposto de Renda eu trabalho até mais tarde mesmo...
Registrado
felixmeirelles
Visitante
« Responder #43 : 05 de Julho de 2012, as 18:48:50 »

Voltemos as velas, são muito mais econômicas e algumas ficam acesas mais de 7 dias.  Anjo
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.262

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #44 : 05 de Julho de 2012, as 19:14:21 »

Citar
Na verdade eu fiz uma simplificação também porque a resistência da lâmpada é altamente dependente da temperatura que o filamento atinge (filamento frio = resistência baixa, filamento incandescente = resistência mais alta), se a tensão for menor a potência será menor, então o filamento não vai brilhar tanto e vai ter temperatura menor. Com isso, a resistência do filamento sob 110V não vai ser igual (vai ser menor) à resistência do filamento em 220V, de forma que a potência em 110v não deve chegar a 1/4 da original, mas um pouco acima. Mas é difícil prever por cálculo, teria que medir mesmo.


Bom, há pouco eu medi e fiz o experimento de reduzir a tensão pra metade de uma lâmpada de 12V (não tinha de 220V e porque fica mais fácil de medir em DC com fonte variável) e também com uma válvula.  O que aconteceu é que a corrente não caiu pra metade, mas ficou em 66% da corrente nominal, o que significa que a potência fica em torno de 1/3 da potência nominal em tensão nominal. Isso porque a resistência tanto da lâmpada como do filamento da válvula, não se manteve igual, com uma tensão menor.
Só pra terem uma idéia de como varia a resistência dos filamentos com a temperatura, uma lâmpada de 127V 60W  fica com uma resistência de 127^2/60 = 268 ohms quando ligada e de apenas 18 a 19 ohms quando fria, uma variação de mais de 14 vezes (lógico que ao ligar, quase instantaneamente a lâmpada atinge a temperatura e resistência normal de trabalho e estabiliza). Na válvula, essa estabilização demora um pouco mais e a fonte da tensão (com retificação e regulação) de filamentos tem que aguentar esse surto maior de corrente por causa da baixa resistência inicial, se for somente o transformador alimentando os filamentos (AC) geralmente ele suporta isso.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Páginas:  1 2 [3] 4 5 6   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.041 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal