Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 29 de Março de 2024, as 10:17:09


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 ... 6 7 [8] 9 10 ... 16   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: HTM1-3 Diário de Montagem (O JTM1 Handmades)  (Lida 171911 vezes)
c.stoffel
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 4

Obrigado
-Dado: 2
-Recebido: 0


« Responder #105 : 23 de Dezembro de 2014, as 10:01:14 »

Matec,

A impedância do transformador de saída do JTM1 foi verificada com um original ou calculada a partir de experimentos?
É que mandei um e-mail pro pessoal da Dagnall e, apesar de me dizerem que não poderiam me dar as especificações pois o OT é customizado pra Marshall, me disseram que o transformador tem primário de 12K pp e secundários de 4, 8 e 16 ohms.
Achei que a informação pudesse interessar  Wink

Abraço
Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #106 : 23 de Dezembro de 2014, as 11:52:40 »

c.stoffel

Essa é uma história longa.

A princípio achamos que a impedância primária estaria num valor bem alto, entre 22k e 30kpp.

Após vários testes (incluindo o do xformer, aqui do fórum que obteve 20kpp) e e cálculos feitos através de softwares, cheguei  a um valor um pouco menor, de 18kpp. Esse é um valor que considero ideal, pois faz com que a válvula ainda trabalhe dentro de sua curva de dissipação, e forneça a potência indicada.

Porém eu sabia que essa impedância deveria ser menor, pelas palavras do próprio projetista do ampli.

Quando comecei a divulgar o esquema apareceram várias pessoas para ajudar, e inclusive uma que fez o favor de medir várias vezes  a relação de espiras do OT, e o valor alcançado foi de 10kpp.

Mais tarde essa pessoa encomendou à própria Dagnall um OT com as especificações do  TX OP 00039, e as especificações que acompanharam essa peça eram as seguintes: Primário 0-111-222 V Secundário 0 - 6,3 - 8,9v (8 e 16 ohms). O que dá também uma impedância de 10kpp.


Agora você chega também com especificações da Dagnall de impedância primária de 12kpp .
É claro que essa informação também pode ser levada em consideração, pois talvez a impedância de  10kpp possa vir a ser baixa demais.

Em pesquisas pelos fóruns, eu vi relatos de que alguns amplificadores desses tinham tido problemas de envelhecimento precoce das 12AU7. Talvez não sejam fatos isolados.

Abraço.  
« Última modificação: 30 de Março de 2018, as 15:43:18 por Matec » Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #107 : 07 de Maio de 2015, as 10:38:52 »

Eu estava verificando alguns modelos de transformadores e aí passei no site da Schatz Transformadores.

Para surpresa minha, o Prof. Alexandre colocou na sua tabela de produtos, um kit para a montagem do HTM1-3.

É o transformador de força TF 25B e o de saída TS 3.6E.

Aqui nesta pàgina http://www.schatz.eng.br/produtos.htm

Agora está mais fácil de se fazer o HTM1-3.

Obrigado a.sim  Legal!
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #108 : 07 de Maio de 2015, as 15:47:14 »

É o transformador de força TF 25B e o de saída TS 3.6E.

O de saída eu vi como TS 3.60E.  Ele fez a impedância do primário com 18k  placa a placa.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #109 : 07 de Maio de 2015, as 16:10:31 »



O de saída eu vi como TS 3.60E.  Ele fez a impedância do primário com 18k  placa a placa.

Foi engano meu, é TS 3.60E mesmo.

Os meus protótipos estão agora com 18k p-p, e não tenho problemas com eles. Quando veio a notícia sobre 10k p-p esses transformadores já tinham sido fabricados.

Agora a Schatz tem algum acordo com uma loja virtual. Eu entrei em contato com eles e ficaram de enviar informações sobre os transformadores (preço, entrega, frete, etc). Quando houver alguma resposta eu postarei aqui.

Abs
Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #110 : 23 de Maio de 2015, as 11:56:48 »

Olá

Quando eu comecei com esse negócio de tirar os esquemas dos Marshalls 1W , não achei que seria algo de muito interesse das pessoas. Eu achava que logo mais a internet ficaria lotada desses esquemas, e que todos os que possuíssem os amplificadores e achassem interessante, iriam  postar o “seu” esquema.
No entanto, apesar de certo interesse das pessoas em possuir os esquemas, quase ninguém está disposto à desenhá-los. Muitos não tem paciência, e outros não saberiam mesmo fazê-lo.

Resolvi então postar aqui o máximo de 1W que eu pudesse.

Como no começo eu não tinha as informações precisas, eu juntei tudo o que podia e “criei” o HTM1-3, que foi minha primeira versão do JTM1. Até que foi bom, pois o esquema estava correto, apenas alguns componentes tinham seu valor diferente, já que as fontes de informação não eram precisas.

Depois, no The_Amp_Garage, apareceram informações mais precisas, e eu pude, com a ajuda de vários amigos, conseguir o esquema do JTM1, JCM1, e parte do CS-JTM145.

O JTM145, tem uma placa (Toneboard) que não pôde ser vista , mas não vai demorar muito tempo para se ter essa parte do esquema. Se alguém quisesse hoje montar esse amplificador, poderia fazê-lo, pois a toneboard do HTM1-3 é 100% compatível com o esquema. O esquema parcial do JTM145 que foi publicado no The _Amp_Garage no final de agosto de 2014 vem agora fazer parte dos esquemas deste tópico do Handmades.

Aqui está: Huh?




(Para ver o esquema em tamanho  real, clique na imagem e abra em nova guia).



Tenho mais uma novidade; abri um novo tópico de pedido de informações sobre o esquema do JMP1, e estou começando a ter algum retorno.
Daqui a um tempo creio que teremos o esquema desse 1W SE com 4 triodos em paralelo.

Abs  Legal!
« Última modificação: 15 de Abril de 2017, as 11:11:40 por Matec » Registrado
Mallermb
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 854

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 200



« Responder #111 : 23 de Maio de 2015, as 12:43:34 »

Matec, dá uma olhada aqui! Vê se ajuda.

http://s26.postimg.cc/8ujnrkm15/HTM1_REV1_2_08_04_2014.png

http://www.marshallforum.com/workbench/69572-jtm1h-jtm145h-mod.html

-----
Grin Esquece, nem havia reparado que era você que havia postado lá! que mico o meu!  Cheesy
« Última modificação: 23 de Maio de 2015, as 12:45:33 por Mallermb » Registrado

A vida não é complicada, o viver não é complicado, nós é que temos o costume de complicar a vida e o viver...,
ricardox
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 33

Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 0


« Responder #112 : 23 de Maio de 2015, as 13:32:13 »

Matec, eu dei início ao projeto do HTM1 usando as pcb que você postou, mas a qualidade das pcb que eu fiz ficou péssima Cry, precisei preencher as trilhas com estanho, e o som acabou ficando com muito ruido e não gostei do resultado obtido, usei os transformadores da Schatz e as tensões estão ok!!!

Vou retomar este projeto nas férias da faculdade, já mandei até fazer o chassis pra ele e o gabinete falta revestir, vou fazer as pcb do zero até obter um resultado satisfatório, pois os clones que a galera postam na internet, a qualidade do som não fica devendo nada ao original!!!

Mesmo assim, boa sorte pra quem for fazer este excelente amplificador.

Abraço
Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #113 : 23 de Maio de 2015, as 13:57:16 »

ricardox

Mesmo sem ter ficado bom, poste fotos dele. Aí poderemos fazer uma checagem. O importante é sempre localizar as possíveis falhas de um projeto, e assim evitar que as próximas montagens apresentem os mesmos problemas.

Mallermb

Não esquenta, isso acontece, e obrigado pela ajuda.  Cheesy Cheesy

Abs
« Última modificação: 23 de Maio de 2015, as 14:00:01 por Matec » Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #114 : 08 de Julho de 2015, as 12:29:00 »

JMP1

Finalmente, fechando o ciclo dos esquemas Marshall 1W , eis aqui o esquema do JMP1 ; o ampli SE da série. Esse amplificador é, como diria o James Marchant, engenheiro da Marshall, “algo estranho”. Apresenta soluções diferentes de todos os outros 1W. Mas ainda assim apresenta o som característico da marca. A impedância primária medida do OT (TXOP00038) foi de 6,4k.



(Para ver o esquema em tamanho  real, clique na imagem e abra em nova guia).




Vou agradecer aqui às pessoas que ajudaram a obter esses esquemas, e sem as quais eu não chegaria a nenhum resultado:

Ao John G., da Nova Zelândia, que comprou o JMP1 só para que o esquema pudesse ser tirado. Além de ter feito comentários e correções desde o primeiro esquema do HTM1-3 (considero um grande amigo); e ao Cassoulet, da França, por ter conseguido outro esquema do JMP1, que serviu de na comparação e correção desse atual esquema.

CS JTM145




(Para ver o esquema em tamanho  real, clique na imagem e abra em nova guia).




Agradeço ao Freddy, da Bélgica, pelas fotos do CS e sua disponibilidade, inclusive de desvendar as impedâncias dos transformadores de saída. Também ao Built, pelas fotos postadas no fórum The Amp Garage


JCM1




(Para ver o esquema em tamanho  real, clique na imagem e abra em nova guia).





Agradeço ao JC Bazzi, radicado na França, por fotos do JCM1


JTM1




(Para ver o esquema em tamanho  real, clique na imagem e abra em nova guia).

 


Jazzkramer, atualmente na República Dominicana, pelo trabalho no fórum The Amp Garage com o JTM1.


HTM1-3




(Para ver o esquema em tamanho  real, clique na imagem e abra em nova guia).


Smokebreak, dos EUA, por ter construído em tempo recorde o primeiro HTM1 “internacional” que eu tive confirmação.

Agradeço também a todos que de uma forma ou de outra, ajudaram a desenvolver este tópico.


E claro, ao Ferro Velho, que criou toda a bagunça.

Em Tempo: Não posso esquecer do xformer que logo no início do tópico fez seu próprio protótipo, e com suas observações, contribuiu para que o amplificador chegasse ao ponto ótimo de desempenho. Obrigado!

Abs

Atenção!
Esquemas atualizados em 11/07/2015.
Correção na impedância primária dos transformadores TXOP 00039.
« Última modificação: 11 de Julho de 2015, as 11:08:52 por Matec » Registrado
Mallermb
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 854

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 200



« Responder #115 : 08 de Julho de 2015, as 13:46:08 »

Matec, simplesmente sensacional, fiquei de queixo caído, simplesmente parabéns é pouco!!!
Registrado

A vida não é complicada, o viver não é complicado, nós é que temos o costume de complicar a vida e o viver...,
AdrianoLima
Visitante
« Responder #116 : 08 de Julho de 2015, as 15:19:35 »

Cada dia que entro aqui no fórum eu me inspiro e me surpreendo ! Realmente o pessoal aqui é do mais alto nível, espero um dia conseguir alcançar pelo menos um pouco de todo o conhecimento aqui passado e claro futuramente quando ao invés de engatinhar, começar a andar pelo menos nesta arte tão bonita que é a construção de amplificadores, poder também publicar algo relevante no forúm.

Parabéns a você Matec e a todos os envolvidos do projeto! Bravo
Registrado
Ferro_Velho
Visitante
« Responder #117 : 08 de Julho de 2015, as 19:28:18 »

Citar
E claro, ao Ferro Velho, que criou toda a bagunça.

 Cheesy

Matec nos todos é que agradecemos o teu empenho em desvendar estas pérolas para nos, uma contribuição sem preço para o Handmades.

Eu reclamei que só bode embarcado durante um tempão por não haver esquemáticos destes amps na net, foi uma época que estava louco por amps de baixa potência e som clássico pois moro em apartamento e não posso "botar no talo" um amp grande.

Me contentei em fazer prés valvulados para poder curtir o som dos amps clássicos, depois com a grande ajuda de alguns amigos aqui fiz os powers também valvulados.

Recentemente comecei a construir amps completos e agora mesmo estava trabalhando no meu 2204 (JMP/JCM800), mas sei que ficarei frustrado quando terminar pois não poderei aumentar muito o volume.

Então estes amps de 1Watt são muito bem vindos e muito importante aqui pra gente.

Estou com as mãos cheias agora com os JMP e o JTM, mas depois que terminar estes dois, vou escolher um desses "Onewatters" para colocar no meu combo crate fw15r.

Valeu Matec, trabalho de gente grande!   Legal!

Abraços.     
Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #118 : 08 de Julho de 2015, as 19:45:05 »

Obrigado Ferro_Velho.

Essa é uma pequena retribuição ao ótimo pessoal desse fórum, que entre um tópico e outro, sempre ensina algo útil.

Espero que todos aproveitem o que for possível, e precisando de ajuda, é só perguntar.

 Legal!

Abs
Registrado
Electric Effects
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.941

Obrigado
-Dado: 352
-Recebido: 383



WWW
« Responder #119 : 08 de Julho de 2015, as 20:03:00 »

Esse vai ser um ampli que eu quero fazer desde a parte de confecção dos transformadores, semestre que vem vou estudar sobre transformadores na faculdade então vou ficar bem animado! Ótimo trabalho Matec. 
Registrado
Páginas:  1 ... 6 7 [8] 9 10 ... 16   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.049 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal