Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 29 de Abril de 2024, as 13:09:15


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2 3 4   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Indutor para Wah-wah, realmente faz a diferença? onde encontrar?  (Lida 13252 vezes)
David Loos
Visitante
« : 05 de Novembro de 2014, as 09:58:36 »

Não sei se estou postando no lugar certo, caso esteja errado, peço aos moderadores que o removam!

Encomendei no aliexpress uma carcaça de wah-wah e agora estou começando a montar o circuito dele, mas preciso de um indutor... já li muita coisa a respeito e sou meio cético quanto á isso, já me falaram em várias marcas, modelos, etc... pra mim indutor é medido em henry, e se ele tem 500uH vai ter estes mesmos 500uH em qualquer outra marca, pode até haver diferenças de tolerância entre uma marca e outra, mas não acredito que daria tanta mudança assim, alguém já fez estes testes? realmente o som muda da água pro vinho como falam por aí?


onde posso encontrar o indutor?

abraço
Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #1 : 05 de Novembro de 2014, as 10:26:24 »

A diferença chega a ser enorme.

Existem muitos fabricantes que são citados nos tópicos relacionados aqui no fórum. O Kem aqui do Handmades tinha uma produção própria:http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=5582.0.

Abraço
Registrado
Ledod
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.132

Obrigado
-Dado: 17
-Recebido: 139



« Responder #2 : 05 de Novembro de 2014, as 10:53:00 »

Citar
...pra mim indutor é medido em henry, e se ele tem 500uH vai ter estes mesmos 500uH em qualquer outra marca.

 Sim, mas isso é válido para indutores ideais.

 O problema começa a surgir quando outros fatores são levados em consideração, como a resistência do fio (que fornece o fator Q do indutor), o material do núcleo e se ocorre saturação ou a magnetização proposital do mesmo, o tamanho do núcleo, a resposta em frequência e ressonância, capacitâncias parasitas...
 No fim, tudo isso influência bem ou mal como o circuito vai se comportar, é difícil de prever.

 Um abraço,

 Eduardo
Registrado
David Loos
Visitante
« Responder #3 : 05 de Novembro de 2014, as 11:24:34 »

uuhm, certo!

agora faz sentido!  Smiley nem me liguei do fator Q e da saturação do núcelo, achei que nesse caso somente a indutância era levado em conta! muito obrigado!

Fiz esta pergunta porque isso me lembrou de uma discussão que tive com um amigo meu sobre capacitores, ele insistia em usar um bumblebee na guitarra dele dizendo que a guitarra mudava de timbre do dia para a noite, e eu questionando o porquê disso...

mas obrigado mesmo!
Registrado
laerteandrade
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 899

Obrigado
-Dado: 9
-Recebido: 52


« Responder #4 : 05 de Novembro de 2014, as 14:04:15 »

Esse assunto é pior do que discutir política no fórum. Sempre termina com gente presa.


uuhm, certo!

agora faz sentido!  Smiley nem me liguei do fator Q e da saturação do núcelo, achei que nesse caso somente a indutância era levado em conta! muito obrigado!

Fiz esta pergunta porque isso me lembrou de uma discussão que tive com um amigo meu sobre capacitores, ele insistia em usar um bumblebee na guitarra dele dizendo que a guitarra mudava de timbre do dia para a noite, e eu questionando o porquê disso...

mas obrigado mesmo!
Registrado
Ferro_Velho
Visitante
« Responder #5 : 05 de Novembro de 2014, as 14:50:38 »

David, seja bem vindo ao mundo maravilhoso do mojo.  Cheesy

Onde tudo pode (ou não) fazer diferença, onde as juras que "ficou melhor" são feitas para tudo, onde até tocar o tal equipamento sem tomar banho influencia no som. Shocked

Brincadeiras a parte, pense assim: se você nota a diferença para melhor, então ela existe; se não, compre qualquer um que vai lhe servir igualmente.


Abraço.
Registrado
David Loos
Visitante
« Responder #6 : 05 de Novembro de 2014, as 15:23:08 »



É... Este mesmo cara que colocou o tal do bumblebee na strato dele falou que o som da minha era bom igual a dele só pelo fato de eu ter dito que era um capacitor especial que tinha na minha (e era um capacitor SMD e 47nF quase invisível hehehe)

Mas fazer o que né... Tem coisas que sou extremamente cético!
Registrado
Ferro_Velho
Visitante
« Responder #7 : 05 de Novembro de 2014, as 15:35:06 »

Eu já lí por aí na net que estes bumblebee modernos são capacitores de poliester comuns, que não são como os de antigamente.

Mas algumas coisas fazem efeito sim, gosto de pensar que mesmo pagando mais caro e a melhora sendo sutil, eu fiz o que era possivel para melhorar o som.

Tenho uma guitarra que coloquei caps russos militares de papel em óleo e notei o som ficar mais aveludado, como disse, se você nota a diferença, então ela existe.


Abraço.
Registrado
laerteandrade
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 899

Obrigado
-Dado: 9
-Recebido: 52


« Responder #8 : 05 de Novembro de 2014, as 17:22:49 »

David, eu acredito em provas, e este vídeo demonstra que há diferença mesmo com o tone todo aberto:

http://www.youtube.com/watch?v=92G-jw4TqS4
Registrado
cobalto777
Visitante
« Responder #9 : 05 de Novembro de 2014, as 17:57:25 »

menos em algumas stratos usa,que tem aquele sistema que quando o tone está no máximo,o sinal vai do potenciometro de volume direto pro jack...
Registrado
EddieTavares
Visitante
« Responder #10 : 05 de Novembro de 2014, as 18:55:57 »

menos em algumas stratos usa,que tem aquele sistema que quando o tone está no máximo,o sinal vai do potenciometro de volume direto pro jack...

Chama-se "no load", da pra modificar o pot raspando o inicio da trilha resistiva do potenciômetro.
Registrado
David Loos
Visitante
« Responder #11 : 06 de Novembro de 2014, as 06:32:10 »

Estou na empresa e aqui não abre o youtube, é bloqueado...

Mas para não desvirtuar o tópico, faço esta última postagem sobre capacitores (talvez eu abra um post só para debatê-los depois...) http://guitarra99.blogspot.com.br/2011/05/capacitores.html aqui tem uma explicação razoável da diferenças entre eles num vídeo! (que continua sendo mínima, e pra mim não faz taaaanta diferença hehe)

abraço
Registrado
EddieTavares
Visitante
« Responder #12 : 06 de Novembro de 2014, as 09:55:07 »

   Com o tempo, tocando e mexendo em circuitos de pedais, amps, guitarras... O nosso ouvido vai ficando afinado (e chato), aquela ponta de agudo que ninguém percebe, soam como um estilete rompendo a membrana do tímpano!

   Mas, na verdade, já vi vários testes deste na net, mas nenhum deles (pelo menos os que eu vi) começam o teste medindo a capacitância dos componentes.

   Via de regra, quanto mais antigo o componente maior é a faixa de tolerância, e em se tratando de capacitores em que os multímetros mais antigos não mediam e mesmo os novos são mais caros que os que não o fazem, e os bons mais caros ainda, não é incomum ver capacitores cerâmicos por exemplo, com metade do valor expresso no corpo, uma safadeza do mercado.

   Vamos pensar assim, se eu tenho um pacotinho com 100 capacitores de 100 nanofarads e este tem uma tolerância de 5%, segundo o fabricante, posso ter componentes de 95 até 105 nano, ou seja, uma diferença de até 10 nano num mesmo pacote, pergunto: Você consegue notar uma diferença de 10 nano? Dependendo de onde este componente será empregado, não, mas no caso do tone da guitarra da pra notar sim.

   Geralmente os componentes de um mesmo lote tem discrepâncias muito próximas entre eles, ou seja, se um capacitor for 3% mais capacitivo, os demais vão estar bem próximos deste valor +- 1%. Como o teste é feito com componentes de tipos e épocas diferentes é bem possível que a diferença entre um bunblebee, um orange drop ou blue box... chegue perto dos 20%.
Registrado
David Loos
Visitante
« Responder #13 : 06 de Novembro de 2014, as 11:41:44 »

Concordo...

O valor do componente pode fazer a diferença, sou muito chato com áudio,  e escuto coisas que normalmente pessoas normais deixariam passar despercebido ( o lance do estilete que descrevesse  Grin )

Mas daí voltamos ao que falei no começo, 100nF são 100nF, independente do material que é feito!

sendo mais objetivo, digamos que medimos o tal bumblebee e de acordo com a tolerância dele, o valor deu 49nF. Se eu usar uma associação EXATA de 49nF com capacitores de outro material, como capacitores á óleo, cerâmicos, styroflex, etc... Achas que vai ter alguma diferença?

Não sei se tinha me expressado mal, mas o ponto que eu quis chegar foi neste! (falando de capacitores, o esquema do indutor já caiu a minha ficha que tem várias variáveis  Legal! )

abraço!
Registrado
felix
Visitante
« Responder #14 : 06 de Novembro de 2014, as 12:20:10 »

100nF são teoricamente 100nF.
Mas não existe componente ideal, todo componente, apresenta em si efeitos predominantes de outros tipos de componentes.
Simplificando com 3 possibilidades só:
Capacitores, possuem efeitos secundários indutivos e resistivos.
Resistores, possuem  efeitos secundários  capacitivos e indutivos.
Indutores , possuem  efeitos secundários  capacitivos e resistivos.

Tudo irá variar com os materiais e os designs utilizados.

Muito se argumenta que para áudio não existe muita diferença nestes "pentelhésimos"
Mas subestimar um sentido, independente de n fatores, é uma coisa complicada.

Veja o caso por exemplo de gente que enxerga por sonar...
3 casos diferentes:
http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MUL1330775-5603,00-MENINO+CEGO+USA+SONAR+PARA+SE+LOCALIZAR+E+ATE+JOGA+BASQUETE.html
http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2012/09/120912_localizacao_cego_bg
http://www.estimulanet.com/2008/01/super-humanos-1-o-menino-sonar.html


 
Registrado
Páginas:  [1] 2 3 4   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.042 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal