Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 24 de Abril de 2024, as 01:57:52


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 ... 3 4 [5] 6   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Montagem Head baixo 250W  (Lida 33982 vezes)
laerteandrade
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 899

Obrigado
-Dado: 9
-Recebido: 52


« Responder #60 : 07 de Fevereiro de 2017, as 16:13:34 »

Estou acompanhando o tópico. Tenho este pré montado mas terminei deixando ele de lado em razão da dificuldade informada em casar ele com um Power. A minha questão é bem simples: porque ninguém tentou fazer o power do amplificador original?
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.260

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2012


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #61 : 07 de Fevereiro de 2017, as 18:41:24 »

Olá xformer, até fiquei com dúvida quando vi isso e perguntei aqui no fórum, e o Matec achou que estava errado o texto do autor, olha só:

Não sei porque essa recomendação de colocar os diodos encostados no dissipador dos drivers. Os drivers trabalham quentes seja qual for a potência que o amplificador forneça ao falante. Já os Transístores de saída trabalham desde quase frios à extremamente quentes, e esses sim precisam da compensação. Na minha opinião o texto está errado.  Bufando

Para mim até que fez sentido porque no amplificador anterior que eu ia montar o 'sensor de temperatura' também ficava no mesmo dissipador dos transistores de saída.

Note que o texto do projetista está de acordo com a montagem dele (vide foto na mesma página e comentário). Se o projetista fez assim e não deu problema, então deve ser possível o funcionamento assim.  No texto ele diz que alguns acham essa afirmação dele confusa, mas é assim mesmo. Veja o que ele diz nessa página dele:
http://sound.whsites.net/articles/cmpd-vs-darl.htm
Leia o que está depois da figura 5.

Veja o que o Douglas Self (um autor muito conhecido) diz no livro dele (Audio Power Amplifier Design Handbook):

Citar
"Na configuração EF (seguidor de emissor), tanto os drivers como os transistores de saída tem igual influência na tensão quiescente Vq, mas os de saída normalmente ficam mais quentes que os drivers, e sua dissipação varia muito mais com o nível de saída. Nesse caso, o sensor vai perto de um dos dispositivos de saída, termicamente perto da junção de saída."

Mas esse que você montou agora, tem configuração CFP, e aí a coisa muda:

Citar
"Na configuração CFP (complementary feedback pair) os drivers tem mais efeito e os dispositivos de saída, embora ainda quentes, tem menos de um vigésimo da influência. A dissipação dos drivers é também mais variável, assim agora o lugar correto para colocar o sensor térmico é o mais perto da junção dos drivers que você conseguir."




Eu mal entendi o circuito do amplificador que você montou antes, é muito complicado e o circuito de polarização é totalmente diferente.
« Última modificação: 07 de Fevereiro de 2017, as 20:44:22 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #62 : 07 de Fevereiro de 2017, as 20:22:11 »

Estou acompanhando o tópico. Tenho este pré montado mas terminei deixando ele de lado em razão da dificuldade informada em casar ele com um Power. A minha questão é bem simples: porque ninguém tentou fazer o power do amplificador original?

Na verdade eu também me pergunto isso.

Mas também casar o pré com o power não é nenhum problema em nenhuma montagem de amplificador. Basta ajustar o ganho do novo amplificador ao ganho do amplificador original. No caso do RB400 III e IV é de 43X. No RB800 é de 56X. Mas vai depender da tensão da fonte. O ajuste é mais simples que ficar inventando Boosters.


xformer

Eu concordaria com você, com o projetista do circuito e com o Douglas Self, se os transístores de saída fossem só os compound transistors, Q5/Q7 e  Q6/Q8.  

Essa é uma combinação de transístores bem conhecida. Porém eles, nesse circuito fazem o papel de drivers, já que quem trabalha com alta corrente são mesmo os transístores Q9,Q10,Q11 e Q12 .
Esses últimos, não estão dentro da malha de realimentação local dos drivers. Então, alta temperatura fará com que a corrente que passa por eles possa aumentar muito. Os Drivers, como o próprio castrodga falou, não aquecem muito, mas os transístores de potência vão atuar mais. Os transístores Q7 e Q9 serão em parte compensados na realimentação interna dos compound, mas até que isso aconteça os transístores de saída já estarão um tanto mais quentes pois é neles que é gerado o calor. Veja que, pela relação entre os resistores de emissor, que a corrente que passa pelo sistema composto é 10 vezes menor que a que passa por cada um dos 2 pares de saída.

Um par de transistors compoud entre outras coisas, é considerado um único transístor (um super transístor). Então se você considerar Q5/Q7 ou  Q6/Q8 como um só, verá que esse amplificador é um EF e não um CFP.

(Aliás a imagem do sistema CFP está errada, os transístores TR3 e TR4 deveriam ter suas polaridades e conexões coletor/emissor invertidas).

Veja o circuito correto na imagem da direita (C):



Enfim, para este amplificador em específico, o melhor é uma solução tradicional.

Abs
« Última modificação: 07 de Fevereiro de 2017, as 23:59:34 por Matec » Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.260

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2012


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #63 : 08 de Fevereiro de 2017, as 07:30:47 »

Sim, o desenho do Self, está errado, eu tinha notado, mas o que importa é a explicação do conceito. Se considerar que o desenho do Elliot está correto, e a configuração C é a mesma usada no projeto dele que o Gabriel montou, então o estágio de saída é CFP mesmo (veja que há uma diferença importante no resistor usado na associação dos transistores, um vai no emissor e outro no coletor) bem como no número de diodos usados para gerar a polarização.  
Talvez, mesmo considerando que seja EF no seu ponto de vista, os transistores de saída do projeto não sejam muito forçados e portanto não esquentem muito, passando a criticidade quanto ao colapso térmico, para os drivers.

Eu acho que o melhor a seguir é o que o autor diz, já que ele montou do jeito dele e por certo funciona (ele comercializa as placas) e não ia demorar tanto tempo pra fazer uma correção no projeto caso estivesse errado e desse defeito, e o projeto já tem mais de 10 anos.
Pode escrever ao Rod Elliot pedindo esclarecimento e explicando sua discordância do ponto de vista dele. Ele é muito atencioso e responde com prazer.
« Última modificação: 08 de Fevereiro de 2017, as 07:51:34 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
castrodga
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 62

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 7



« Responder #64 : 08 de Fevereiro de 2017, as 09:54:27 »

Olá pessoal,

No próprio site do Rod, como o xformer postou o link, ele fala que quando usa-se a configuração 'compound' a influência dos transistores de saída é menor que a dos drivers, olhem só:
"In a compound pair, the influence of the output device is considerably less than that of the driver. There is some effect as the output transistor gets hotter, but it is somewhat smaller. The primary device that determines the bias current is the driver transistor, and it is much easier to maintain a reasonably constant temperature for a transistor that dissipates comparatively little power. The overall sensitivity of the compound pair is significantly better than that for a Darlington pair, and the power transistor sensitivity is far lower."

Pelo que eu entendi na página e lendo esse capitulo do livro do Self, realmente os drivers que devem ser compensados. Mas também concordo com o Matec que dá para considerar um único transistor o par compound.

Só para deixar bem claro, como moro em apartamento não pude colocar muito volume, então obviamente o dissipador dos transistores de saída estava frio. O que eu fiz foi colocar um dissipador separado para cada um dos outros transistores(Q4,Q5 e Q6). O que eu notei foi que o Q4 esquentou bastante, e o Q6 estava praticamente frio. Em comparação com o Q6 o Q5 estava um pouco quente, mas bem pouco mesmo, comparado ao Q4. O Q4 ia ficando mais quente enquanto o amplificador ficava ligado, mas não cheguei a deixar ele ligado por muito tempo.
« Última modificação: 08 de Fevereiro de 2017, as 10:18:19 por castrodga » Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.260

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2012


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #65 : 08 de Fevereiro de 2017, as 11:09:42 »

Foi fácil de encontrar e comprar esses transistores ?
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
castrodga
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 62

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 7



« Responder #66 : 08 de Fevereiro de 2017, as 11:51:16 »

Os originais(MJL4302/4281) não, só achei no ML e por 30 reais CADA UM. Mas os MJL21193/21194 que o autor sugere como opção eu achei na MultComercial por 20 o par. Comprei esses e os MJEs na mult mesmo.
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.260

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2012


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #67 : 08 de Fevereiro de 2017, as 12:42:27 »

Os originais(MJL4302/4281) não, só achei no ML e por 30 reais CADA UM. Mas os MJL21193/21194 que o autor sugere como opção eu achei na MultComercial por 20 o par. Comprei esses e os MJEs na mult mesmo.

Por esses preços, não dá pra ficar queimando transistores a toa.  Nem imagino o custo total desse amplificador.
Bom, tomara que funcione tudo certo.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
laerteandrade
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 899

Obrigado
-Dado: 9
-Recebido: 52


« Responder #68 : 08 de Fevereiro de 2017, as 13:09:23 »

Se algum dia eu tiver um tempinho e fizer o layout do power original no eagle, alguém teria interesse em me auxiliar? Sou novato no layout e construção de amps.
Registrado
castrodga
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 62

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 7



« Responder #69 : 08 de Fevereiro de 2017, as 13:16:26 »

Pois é, mas por enquanto não chegou ao limite máximo que eu tinha estipulado pra esse projeto, que era ficar um pouco baixo de alguns amplificadores comerciais nessa faixa de potência.

Eu já tirei os transistores Q4,5 e 6 e estão bons. Será que tem algum risco com os outros?

laerteandrade

Cara é muito tranquilo, você aprende a fazer o layout tranquilamente só de ir mexendo no eagle.
Registrado
laerteandrade
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 899

Obrigado
-Dado: 9
-Recebido: 52


« Responder #70 : 08 de Fevereiro de 2017, as 13:23:53 »

Valeu, eu já fiz muitos layouts e disponibilizei muitos PDFs aqui, mas isto no túnel do tempo, inclusive vendem algumas placas que fiz pelo Mercado Livre. A minha questão é entender o esquemático e as peculiaridades de layouts de amplificadores.

Pois é, mas por enquanto não chegou ao limite máximo que eu tinha estipulado pra esse projeto, que era ficar um pouco baixo de alguns amplificadores comerciais nessa faixa de potência.

Eu já tirei os transistores Q4,5 e 6 e estão bons. Será que tem algum risco com os outros?

laerteandrade

Cara é muito tranquilo, você aprende a fazer o layout tranquilamente só de ir mexendo no eagle.
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.260

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2012


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #71 : 08 de Fevereiro de 2017, as 17:08:36 »

Eu já tirei os transistores Q4,5 e 6 e estão bons. Será que tem algum risco com os outros?

Se o amplificador estava funcionando, não deve ter havido problema com nenhum transistor.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
castrodga
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 62

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 7



« Responder #72 : 08 de Fevereiro de 2017, as 18:16:55 »

Bom galera, fiz as alterações, agora os transistores estão todos no mesmo dissipador, o problema é que tive que ligar eles a placa por fios  Sad

Mas o amplificador funcionou, segue algumas fotos:(ignorem a gambiarra hahaha)

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

E um vídeo que fiz com o celular(qualidade não tá muito boa) e como estou no quarto não dava pra abusar muito do volume e nem deu pra filmar muito tempo, acabou a memória do meu celular, mas pretendo gravar alguma coisa com ele com banda.

https://www.youtube.com/watch?v=74tCMEdHD2s&feature=youtu.be

Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.260

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2012


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #73 : 08 de Fevereiro de 2017, as 18:41:50 »

Gabriel,  como sugestão pra evitar problemas, compre espaguete termocontrátil (de 2 a 3 mm de diâmetro) e coloque nos terminais dos transistores soldados aos fios.  Corte o espaguete (tubinhos de plástico molinho) em pedaços de 3 a 4 cm e coloque antes de soldar os fios aos terminais ou dessolde o fio da placa (melhor) e empurre o espaguete até cobrir o terminal do transistor. Depois passe um isqueiro aceso rapidamente para o tubo encolher e se fixar às partes descobertas. Isso isola os terminais e fios e previne algum curto-circuito, bem como ajuda na resistência mecânica da ligação.

Você usou SilPad pra isolar os transistores dos dissipadores ?
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
castrodga
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 62

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 7



« Responder #74 : 08 de Fevereiro de 2017, as 20:16:02 »

xformer

Obrigado pela dica, vou arrumar isso  Legal!

Usei sim, achei bem mais prático que mica mais pasta, porém é um pouco mais caro. Na eletrodex eles vendem em 'pedaços' menores, aí fica mais tranquilo. Se reparar na foto dos drivers, tem um plastico branquinho entre o parafuso e a parte de metal do transistor, sem ele o parafuso faz o contato elétrico.

Registrado
Páginas:  1 ... 3 4 [5] 6   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.051 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal