Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Março de 2024, as 07:09:10


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 ... 4 5 [6] 7   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: A madeira não influencia no timbre (visão técnica)  (Lida 35022 vezes)
Solenoide
Visitante
« Responder #75 : 07 de Novembro de 2017, as 08:24:45 »


em resumo, a ordem de importância, seria, mais ou menos, isso:

1) captação
2) fiação e dispositivos
3) cabo
4) amplificador
5) mão do músico
6) madeira


Eu colocaria o amplificador bem antes da 4° posição, e incluiria o(s) alto falante(s) logo em seguida, tamanha sua importância no que tange a timbres de guitarra.

No mais, se tratando de guitarras elétricas sólidas, devemos pensar no timbre como resultado do conjunto dos componentes que formam o todo. Cada um tem sua relevância, de acordo com sua interação com os demais itens, porém todos são indispensáveis. 
Registrado
andrelimabass
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 9

Obrigado
-Dado: 8
-Recebido: 0


« Responder #76 : 07 de Novembro de 2017, as 12:30:33 »

Discordo, pois já coloquei captadores de ponta tipo Dimarzio e Seymour Duncan em guitarras baratas e o som praticamente não melhorou nada ou quase nada. Agora quando colocados em guitarras melhores com madeiras e ferragens de boa qualidade o som melhorou em até uns 15% em relação aos captadores stock.
Por isso, captadores são só um elo da equação.
Esse negócio de dizer que captadores são a parte mais importante é pura balela.

Acho excelente que discorde. Isso torna o assunto cada vez mais interessante.
Em relação a experiência que você teve, colocando captadores de ponta, em instrumentos mais baratos, e o mesmo não melhorar na questão desempenho, podemos levar em consideração algum erro na hora da instalação.
Mais que isso. Devemos levar em consideração (e MUITO), o fato da guitarra mais barata, não estar em condições de receber esse captador. Não basta apenas ser uma guitarra mais barata. Ela precisa ser uma guitarra barata, mas bem construída (sim. existem guitarras baratas bem construídas), bem (MUITO BEM) regulada, trastes alinhados, braço alinhado, etc....
Uma série de fatores, que irão e deverão ser levados em consideração, antes de sair instalando um captador de ponta em qualquer guitarra mais barata.
Captador não é a solução dos problemas.
O fato de pegar o captador e colocar em qualquer guitarra mais barata, não faz dela, uma super guitarra.

Eu já fiz esse tipo de experiência também. Mas no meu caso, eu tive sucesso. (uma guitarra Michael que comprei por 150 reais)

Em relação aos captadores serem considerados "balela", quando falamos de ser um dispositivo de extrema importância no instrumento, aconselho que você aprofunde um pouco mais seu conhecimento nessa área, e verá que foi precipitado em seu comentário.

Por favor, não leia esse meu comentário como uma ofensa, é apenas uma conversa. (interpretação de texto é algo muito particular, e cada um leva para o sentido que quer, ou acha que deve ser)

Por fim, aconselho que veja essa matéria da Fender, aonde eles elaboram um modelo de papelão. Esse artigo foi bastante falado na ocasião, e desmistificou muitos paradigmas.

Um forte abraço

-----
em resumo, a ordem de importância, seria, mais ou menos, isso:

1) captação
2) fiação e dispositivos
3) cabo
4) amplificador
5) mão do músico
6) madeira



Cade as ferragens nessa lista? A influência é enorme...
Ou estariam incluídos nos "dispositivos"?


Bom dia.
Sua informação foi deveras conveniente.
Apesar de as ferragens não terem uma importância muito significativa na questão sonora (elas são importantes na questão de precisão de regulagem), elas estão no bolo denominado "dispositivos"

-----
Tenho 2 baixos modelo jazz Bass:
1- corpo de mogno, braço de marfim e escala de pau-ferro;
2- corpo em ash, braço e escala em hard maple.

Ambos possuem as mesmas medidas e às ferragens muito semelhantes. Tenho um par de captadores fender custom shop vintage 62, que pertenciam ao baixo número 1. Retirei a eletrônica inteira e as cordas do baixo 1 e coloquei no baixo 2. A diferença foi muito perceptível para mim e outros 3 amigos. Ficou melhor, na minha opinião, tanto que assim deixei até hoje.


Bom dia.
Muito bom quando encontramos o som que nos agrada.
provavelmente esse configuração te agradou mais, pois o seu baixo 1 era mais pesado e te causava algum desconforto. Talvez também, o seu baixo 2 estivesse melhor regulado que o 1

forte abraço

-----
Madeira em instrumentos musicais de corda faz e sempre fará muita diferença sonora!! IMHO

Bom dia.
Concordo contigo, quando se refere a instrumentos ARCH TOP

grande abraço

-----

em resumo, a ordem de importância, seria, mais ou menos, isso:

1) captação
2) fiação e dispositivos
3) cabo
4) amplificador
5) mão do músico
6) madeira


Eu colocaria o amplificador bem antes da 4° posição, e incluiria o(s) alto falante(s) logo em seguida, tamanha sua importância no que tange a timbres de guitarra.

No mais, se tratando de guitarras elétricas sólidas, devemos pensar no timbre como resultado do conjunto dos componentes que formam o todo. Cada um tem sua relevância, de acordo com sua interação com os demais itens, porém todos são indispensáveis. 


Bom dia.
Perfeita colocação

De fato, os falantes possuem importância notória no quesito som, timbre, etc... Até mais que a madeira.
Na verdade, eu fiz essa relação de forma resumida, sem querer estender muito nesse quesito.
Mas a linha de raciocínio é exatamente essa.

Forte abraço
« Última modificação: 07 de Novembro de 2017, as 12:40:20 por andrelimabass » Registrado

André Lima
"Se traste fosse bom, não teria esse nome".
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #77 : 07 de Novembro de 2017, as 23:51:59 »



-----
em resumo, a ordem de importância, seria, mais ou menos, isso:

1) captação
2) fiação e dispositivos
3) cabo
4) amplificador
5) mão do músico
6) madeira



Cade as ferragens nessa lista? A influência é enorme...
Ou estariam incluídos nos "dispositivos"?


Bom dia.
Sua informação foi deveras conveniente.
Apesar de as ferragens não terem uma importância muito significativa na questão sonora (elas são importantes na questão de precisão de regulagem), elas estão no bolo denominado "dispositivos"

Oi? Quer dizer que a ponte não faz diferença no timbre? Tanto faz uma ponte chinesa que pesa 10gr de Stratocaster quanto uma com bloco de aço? Tanto faz um nut de plástico quanto um de osso ou latão?
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Ramsay
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 969

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 127



« Responder #78 : 07 de Novembro de 2017, as 23:57:28 »

Citar
podemos levar em consideração algum erro na hora da instalação.
De forma alguma, não houve erro nenhum na instalação, tanto de um Dimarzio Fred na ponte de uma Cort Viva Gold nova, quanto na instalação de um Seymour Duncan Invader SH-8 na ponte de uma Condor FC-400FM igualmente nova e tanto é que o som saia normalmente. No caso do Fred, ficou a sensação de ter trocado seis por meia dúzia e o Invader SH-8 na ponte da Condor soou horrivelmente mal, pior que o captador original. Então eu o coloquei no braço e o som da guitarra melhorou um pouco, mas, ainda assim, bem aquém do esperado.
Depois disso, eu parei de comprar guitarras baratas para colocar captadores de ponta.

Citar
Em relação aos captadores serem considerados "balela", quando falamos de ser um dispositivo de extrema importância no instrumento, aconselho que você aprofunde um pouco mais seu conhecimento nessa área, e verá que foi precipitado em seu comentário.
Eu não preciso aprofundar o meu conhecimento nessa área, porque, como pode ver, eu testei e aferi por mim mesmo, e no seu caso, ou você deu sorte, ou o captador original da sua Michael de 150 Reais estava desmagnetizado ou era de baixíssima qualidade.

Um captador de guitarra apenas capta o som fornecido pelo conjunto de partes que forma a guitarra e altera um pouco a curva de frequência, através de enrolamentos descasados ou não, com maior ou menor resistência ôhmica e/ou através da utilização de revestimentos de material diferente nos fios de cobre.
Ele até pode ter uma importância relativa no timbre, mas, longe de ser a principal.
 
« Última modificação: 08 de Novembro de 2017, as 00:10:50 por Ramsay » Registrado
alambike
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 369

Obrigado
-Dado: 271
-Recebido: 56


Saravah !


« Responder #79 : 08 de Novembro de 2017, as 01:12:08 »

Fisicamente falando, como se pode desmagnetizar um captador ? 
Registrado
EddieTavares
Visitante
« Responder #80 : 08 de Novembro de 2017, as 03:07:14 »

Fisicamente falando, como se pode desmagnetizar um captador ? 

O alnico de alguns captadores perde o magnetismo ao longo dos anos, mas também pode ser desmagnetizado aproximando um outro imã com o mesmo polo, ou ainda, se sofrer impacto.

-----


-----
em resumo, a ordem de importância, seria, mais ou menos, isso:

1) captação
2) fiação e dispositivos
3) cabo
4) amplificador
5) mão do músico
6) madeira



Cade as ferragens nessa lista? A influência é enorme...
Ou estariam incluídos nos "dispositivos"?


Bom dia.
Sua informação foi deveras conveniente.
Apesar de as ferragens não terem uma importância muito significativa na questão sonora (elas são importantes na questão de precisão de regulagem), elas estão no bolo denominado "dispositivos"

Oi? Quer dizer que a ponte não faz diferença no timbre? Tanto faz uma ponte chinesa que pesa 10gr de Stratocaster quanto uma com bloco de aço? Tanto faz um nut de plástico quanto um de osso ou latão?

kem, não é só isso que não faz sentido, note que "captadores", "fiação e dispositivos" e "cabos" seriam mais importantes que ter um bom amplificador...
« Última modificação: 08 de Novembro de 2017, as 03:24:19 por EddieTavares » Registrado
laerteandrade
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 899

Obrigado
-Dado: 9
-Recebido: 52


« Responder #81 : 08 de Novembro de 2017, as 18:49:42 »

Vou dar meu pitaco:


1) amplificador
2) Madeira e construção  do Braço
3) captação
4) mão do músico
5) fiação e dispositivos
6) cabo
7) ponte e nut
8 ) madeira do corpo
Registrado
Mallermb
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 854

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 200



« Responder #82 : 08 de Novembro de 2017, as 19:20:01 »

Ferragens de qualidade, como a ponte, nut, molas, fazem uma diferença gigantesca no som final!
Registrado

A vida não é complicada, o viver não é complicado, nós é que temos o costume de complicar a vida e o viver...,
andrelimabass
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 9

Obrigado
-Dado: 8
-Recebido: 0


« Responder #83 : 06 de Dezembro de 2017, as 15:28:25 »



-----
em resumo, a ordem de importância, seria, mais ou menos, isso:

1) captação
2) fiação e dispositivos
3) cabo
4) amplificador
5) mão do músico
6) madeira



Cade as ferragens nessa lista? A influência é enorme...
Ou estariam incluídos nos "dispositivos"?


Bom dia.
Sua informação foi deveras conveniente.
Apesar de as ferragens não terem uma importância muito significativa na questão sonora (elas são importantes na questão de precisão de regulagem), elas estão no bolo denominado "dispositivos"

Oi? Quer dizer que a ponte não faz diferença no timbre? Tanto faz uma ponte chinesa que pesa 10gr de Stratocaster quanto uma com bloco de aço? Tanto faz um nut de plástico quanto um de osso ou latão?


Bom dia.
Acredito que tenha havido algum desacordo de informação.
Quando eu me referi a ferragens, me referi apenas as tarraxas e outras ferragens que não possuem ação direta.
Mas em relação ao NUT. Sim. tanto faz. Eles podem até possuirem uma diferença sonora (que acredito que tenham), mas ao ligar o amplificador, essa relevância some.

-----
Fisicamente falando, como se pode desmagnetizar um captador ? 

O alnico de alguns captadores perde o magnetismo ao longo dos anos, mas também pode ser desmagnetizado aproximando um outro imã com o mesmo polo, ou ainda, se sofrer impacto.

-----


-----
em resumo, a ordem de importância, seria, mais ou menos, isso:

1) captação
2) fiação e dispositivos
3) cabo
4) amplificador
5) mão do músico
6) madeira



Cade as ferragens nessa lista? A influência é enorme...
Ou estariam incluídos nos "dispositivos"?


Bom dia.
Sua informação foi deveras conveniente.
Apesar de as ferragens não terem uma importância muito significativa na questão sonora (elas são importantes na questão de precisão de regulagem), elas estão no bolo denominado "dispositivos"

Oi? Quer dizer que a ponte não faz diferença no timbre? Tanto faz uma ponte chinesa que pesa 10gr de Stratocaster quanto uma com bloco de aço? Tanto faz um nut de plástico quanto um de osso ou latão?

kem, não é só isso que não faz sentido, note que "captadores", "fiação e dispositivos" e "cabos" seriam mais importantes que ter um bom amplificador...

Bom dia. Não amigo. Se perceber bem. Tentei apenas manter uma ordem cronológica iniciando "de dentro para fora"
Grande abraço
« Última modificação: 06 de Dezembro de 2017, as 15:33:39 por andrelimabass » Registrado

André Lima
"Se traste fosse bom, não teria esse nome".
EddieTavares
Visitante
« Responder #84 : 06 de Dezembro de 2017, as 20:43:04 »

Ordem cronológica iniciando "de dentro para fora"... Vish!
Registrado
andrelimabass
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 9

Obrigado
-Dado: 8
-Recebido: 0


« Responder #85 : 26 de Dezembro de 2017, as 14:23:44 »

Ordem cronológica iniciando "de dentro para fora"... Vish!


Isso mesmo.
Estranho, né?
mas espero que tenha conseguido entender, mesmo diante dessa analogia estranha.
grande abraço


-----
Ferragens de qualidade, como a ponte, nut, molas, fazem uma diferença gigantesca no som final!

Ponte não tem influência sonora.
ela tem influencia mecânica.
Se ela for de boa qualidade, e estiver muito bem instalada, o máximo que ela pode auxiliar no som é NADA.

NUT, pode até ser que tenha alguma influência. Mas os efeitos escondem qualquer possibilidade de influência, além de que, ele só tem alguma influência em corda solta.

a mola também é questão mecânica.
« Última modificação: 26 de Dezembro de 2017, as 14:32:05 por andrelimabass » Registrado

André Lima
"Se traste fosse bom, não teria esse nome".
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #86 : 26 de Dezembro de 2017, as 16:00:48 »

Citar

Ponte não tem influência sonora.
ela tem influencia mecânica.
Se ela for de boa qualidade, e estiver muito bem instalada, o máximo que ela pode auxiliar no som é NADA.


Basta ler matérias sobre Telecaster (o exemplo mais clássico) para perceber que essa colocação não se aplica sempre... Como o modelo tem um captador "envolvido" pela ponte, o material e massa desta afetam diretamente o timbre.
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #87 : 26 de Dezembro de 2017, as 18:17:54 »

Basta ler matérias sobre Telecaster (o exemplo mais clássico) para perceber que essa colocação não se aplica sempre... Como o modelo tem um captador "envolvido" pela ponte, o material e massa desta afetam diretamente o timbre.
O tamanho, material e a densidade do bloco da ponte de strato também influencia o timbre.
« Última modificação: 26 de Dezembro de 2017, as 18:23:47 por kem » Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
andrelimabass
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 9

Obrigado
-Dado: 8
-Recebido: 0


« Responder #88 : 26 de Dezembro de 2017, as 19:41:42 »

Respeito a opinião de vocês, sem dúvidas.
Mas a não se torna eficaz, qualquer tipo de comparativo desse cunho.

Mas é bacana esse papo. Isso é assunto para horas, ou dias....

Legal
Registrado

André Lima
"Se traste fosse bom, não teria esse nome".
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #89 : 26 de Dezembro de 2017, as 19:45:48 »

Sem dúvida. A ponte sempre afeta o resultado, mas claro que a influência pode ser mais ou menos perceptível, conforme a situação.
A ponte integra o conjunto magnético que interage com os captadores. Dizer que a ponte não afeta o timbre praticamente equivale a dizer que as cordas também não afetam. E sabemos que o material das cordas tem uma influência muito grande no resultado.



-----
Mas é bacana esse papo. Isso é assunto para horas, ou dias....

E cervejas
« Última modificação: 26 de Dezembro de 2017, as 19:47:51 por Finck » Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
Páginas:  1 ... 4 5 [6] 7   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.053 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal