Montagem Head baixo 250W

Started by castrodga, 24 de August de 2016, as 20:31:26

Previous topic - Next topic

castrodga

*
Iniciante
Quote from: A.Sim on 04 de January de 2017, as 21:44:00
Olá.

A solução do item ( c ) vale para o amplificador com os quatro transistores, ou só dois, se quiser.

Quanto a testar o amplificador, sugiro colocar um resistor de 100 ohms x 10 W no lugar de cada um dos fusíveis de +B / -B para limitar a corrente e evitar novas queimas. Com os resistores, dá para testar o amplificador e verificar as tensões quiescentes sem medo de queimar os transistores de saída.

Olá A.Sim,

desculpe a ignorância mas não entendi sobre os fusíveis de +B/-B. Estou usando um fusível no primário do transformador apenas.

-----

Quote from: Matec on 05 de January de 2017, as 18:57:37
Olá

Só pra finalizar minha "avaliação" sobre esse esquema de power; fui fazer uma simulação e descobri que há um erro no projeto muito mais sério que oscilações em alta frequência. O amplificador não é estável em DC, o que pode fazer com que "trave" a saída, ou em +B ou -B, e leve à imediata destruição dos transístores de saída, falantes e fonte.  :'(

Não tem como garantir o bom funcionamento desse amplificador. >;(

De modo que o melhor é partir para outro projeto de power que seja já aprovado, sem haver surpresas escondidas.  )>|

Tem alguns Powers Prá lá de testados que vou mostrar mais tarde.

Abs

Olá Matec,

Estranho pois no próprio site tem um vídeo desse amplificador funcionando  :(

Mas aproveitando seu diagnóstico, poderia indicar outros projetos mais simples, ou que se tenha certeza que funcione? Detalhe que preciso de uma potência de pelo menos 150W, e se fosse possível um projeto que desse para aproveitar o transformador desse projeto  :'(

Matec

Hand MasterMind
Quote from: A.Sim on 05 de January de 2017, as 19:40:05
Olá, Matec :

O amplificador é estável em DC, sim. A fase da realimentação está correta. Notaste que ela entra na entrada (+) do operacional ?

É nada A.Sim.   :(

Se a fonte dc do amplificador ficasse entre 30 e -30, talvez. Porém em tensões maiores o integrado satura e não consegue controlar  tensão de saída.

Veja que a saída do integrado passa por um divisor de tensão, os resistores de 18k e 240 ohms.
Isso significa que se você precisar de uma variação PP de 1V, (+0,5V -0,5V), na base dos transístores amplificadores de tensão, o integrado terá que suprir uma variação de: 0,5 x 18000/240 = 37,5v Ou seja: de +37,5v à -37,5V = 75v PP Para cada 1V. Lembrando que a fonte do Circuito Integrado é de +15 e -15V (30v).

Como os transístores têm polaridades diferentes, o ponto de funcionamento não é igual. Uma variação de de 0,03v já obriga o CI à deslocar a tensão de offset  no pino 1 em 2,25v. Esses detalhes, além de outros já tornam o projeto ruim. Não duvido que funcione bem com uma fonte de tensão mais baixa, mas com mais de 100v dão dá .

E existem muitos projetos bons que trabalham bem com essas condições.

QuoteNotaste que ela entra na entrada (+) do operacional

Sim, como o power é inversor, tem que inverter as entradas do CI para que a Realimentação Negativa funcione. É comum esse procedimento

castrodga

QuoteEstranho pois no próprio site tem um vídeo desse amplificador funcionando

O amplificador funciona... até que torra, do nada...  >d

Vou pesquisar aqui e em alguns dias posto alguma coisa.

Abs

castrodga

*
Iniciante
Muito obrigado pela ajuda Matec  :tup

xformer

Administrator
DIY Freak
e^(i x pi)+1=0
Com esse projeto aqui, daria pra aproveitar o seu transformador de força. Mas pena que não tem o layout do circuito impresso:

http://sound.whsites.net/project68.htm

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.

castrodga

*
Iniciante
Obrigado xformer, vou dar uma lida nele!

xformer

Administrator
DIY Freak
e^(i x pi)+1=0
Veja esses aqui também:

http://sound.whsites.net/project101.htm

Bass Guitar Amplifier - Part 1:
http://sound.whsites.net/project152-1.htm

Bass Guitar Amplifier - Part 2:
http://sound.whsites.net/project152-2.htm
O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.

A.Sim

Handmaker
Olá, Matec :

Em repouso, a tensão na saída do operacional é zero e as quedas nos resistores de 240 ohms são de 0,83 V. Descontando os 0,7 V do Vbe, sobram 130 mV para os resistores de 100 ohms, com o que teremos uma corrente quiescente de cerca de 1 mA atravessando os transistores driver. É pouco, na minha opinião, mas não impede de o circuito funcionar.

Qaundo a saída do operacional excursiona os +/-15 V, as quedas nos resistores de 240 V vão para 0,63 V / 1,03 V alternadamente, o que garante que um transistor vai estar em plena condução e o outro praticamente cortado. Nos coletores teremos facilmente uma excursão de " fonte a fonte ". Não vejo problema com a excursão do operacional.

Como toda a corrente que entra pelo 2SA940 precisa sair pelo 2SC2073, eventuais diferenças nos parâmetros dos transistores serão compensadas por um offset na saída do operacional, a fim de que a tensão de saída seja zero em repouso. Nenhum problema quanto a isso, desde que não seja excessivo.

O que vejo de objecionável neste projeto é o excesso de ganho em laço aberto... um TL071 em laço aberto, seguido de um estágio em emissor comum ( o driver ) com mais ganho... esse amplificador é um prato cheio para oscilações.
Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !

Electric Effects

Handmaker
Pessoal, conheço pessoalmente o castrodga, ele é meu colega de banda/faculdade.

Como parece que essa potência não tem muita salvação e o xformer já propôs até uma nova, acho que ele poderia usar uma que estou prestes a fazer a placa, já foi simulada com êxito e tem resposta em frequência suficiente em 20Hz até 20kHz. Se for mudar algum componente poderia ser o capacitor de entrada e o de realimentação, além de adicionar mais um par de transistores de saída para aguentar maior potência.

O que acham? Esse seria uma solução legal para o problema?

https://drive.google.com/file/d/0B12cFs-e4eD_R2ZqX3BIUzZNUms/view?usp=sharing

Abraços.

Matec

Hand MasterMind
Olá A.Sim

Em repouso, a saída do operacional dificilmente será zero. Nessa situação desse amplificador qualquer diferença mínima será no mínimo multiplicada por 37,5 o que já não é pouco.

Devido ás diferenças entre transístores PNP e NPN o CI vai sempre trabalhar compensando mais um lado que outro.
Com carga, essa situação torna-se pior, pois a saída composta por um único driver para cada polaridade e esse driver carregado por e transístores de power, torna-se uma carga pesada para os transístores amplificadores de tensão. E o CI tem que aplicar tensão maior para corrigir esse fenômeno, e aí acontece a saturação. Uma vez saturado o CI, o amplificador perde sua função.

Electric Effects

O amplificador que você postou é um exemplo de bom projeto. O único detalhe é que ele está programado para uma fonte de +-50V , e me parece que a fonte do amplificador do castrodga tem mais de +-60v (Qual é o valor correto?) aí tem que ver se os transístores todos aguentam essa diferença (Os tip 41C e 42C já não devem ser utilizados em fontes de +- 55V) . Além de que a regulagem de Bias é outra. Essa saída não foi feita para mais de 120W o que limita o amplificador à cargas de 8 ohms . Teria que ter mais um par de 2sc5200/2sa1493 para chegar nos 200W sem sobrecarga nem superaquecimento.

O primeiro esquema que o xformer postou é clássico. Está chegando perto do que vocês precisam.

O power com Mosfets também parece bem legal. Bem estável (Nesse caso uma avaliação pela arquitetura do amplificador, pois nunca vi um desses funcionando)
Algo que pode ser um problema é conseguir os pares 2sk1058/2sj162. Pelo que vi são caros e talvez um tanto difíceis de achar, mas a internet está aí para ajudar.

Abs

castrodga

*
Iniciante
Olá

Gostei bastante do primeiro projeto que o xformer postou, o layout seria o menor dos problemas, quando acabei achando o par MJL4281A/MJL4302A apenas no ML por 32R$ cada peça(ai meu rim, quase nem li o resto do projeto  ???). Felizmente ele sugere algumas alternativas mais em conta MJL3281/ MJL1302 ou MJL21193/ MJL21194. Achei o par MJL21193/ MJL21194 no ML por 19R$, estou pensando em usar esse par.

Vou fazer uma simulação desse amplificador. A minha dúvida é quando aos dois símbolos de terra no esquema, são o mesmo ponto? Ou são nós diferentes?

Bom, se possível gostaria de saber a opinião dos mais experientes quanto a este amplificador, gostei bastante do projeto e talvez tente ele. Algum detalhe importante além do que está na página do projeto?

Abraços

xformer

Administrator
DIY Freak
e^(i x pi)+1=0
Nessa página ele faz a diferenciação entre o terra-chassis e terra-circuito:

http://sound.whsites.net/earthing.htm

Pelo esquema acima e do amplificador, os dois pontos são separados por um resistor de 10 ohms em paralelo com um capacitor de 100nF.  Só não consegui descobrir se o terra do chassis é o do símbolo com triângulo ou do hachurado. No esquema do amplificador com MOSFETs, o hachurado é P-GND  (terra da fonte ?) e o triângulo é apenas GND.

Eu não montei esses amplificadores, então não posso opinar. Apenas sugeri porque eles podem atender as suas especificações e necessidade.  Observe que o amplificador a MOSFET nem tem os valores dos componentes, então não tem muita valia.

A.Sim

Handmaker
Quote from: xformer on 06 de January de 2017, as 15:25:27
Nessa página ele faz a diferenciação entre o terra-chassis e terra-circuito:
http://sound.whsites.net/earthing.htm

Olá.

C4 deveria ser bipolar.

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !

Matec

Hand MasterMind
castrodga

Sobre o projeto, é preciso saber que é bastante potente, e por isso, os cuidados com a dissipação de calor é fundamental.

Os diodos D2 e D3 DEVEM ficar encostados física e termicamente ao dissipador principal mas eletricamente isolado deste.
Os transístores, amplificador de tensão e os drivers, devem ter um (ou mais) dissipador(es) SEPARADO(s) do principal. Nada de "aproveitar um espaço".

Uma sugestão seria implementar o circuito de proteção dos transístores de saída, ele não é 100% garantido mas pode retardar a queima da saída em alguns segundos.

Ele é mostrado em outras versões desse mesmo circuito:

[spoiler][/spoiler]

O circuito de proteção nesse esquema inclui R13, R14, R15, R16; D5, D6, D7, D8; Q7, Q8; C6, C7. Os valores dos resistores devem ser alterados.

Outra coisa é um circuito limiter que aparece também no site. Ele parece simples e pode ser uma boa para um amplificador de baixo.

http://sound.whsites.net/project53.htm

Abs.

castrodga

*
Iniciante
xformer

O esquema do aterramento eu sei fazer, a minha dúvida é exatamente a sua, qual símbolo é qual. Simulando o circuito com o terra da fonte sendo hachurado e o triangular como sendo a entrada do circuito(vindo do pré) consegui ver que o amplificador realmente funciona, com 1Vrms na entrada obtive algo em torno de 30V de pico na saída e 5A. Porém aí que eu me confundi mais ainda, não sei mas então o terra do pré não é o mesmo do power. E no caso qual dos dois eu aterraria no chassis, ou os dois.

Matec

Essa dos diodos eu não sabia, fiquei até surpreso nunca tinha visto. O dissipador que tenho aqui é bem grande e seria para os transistores de potência (3 MJL21193 e 3 MJL21194), então os diodos também vão nesse dissipador? Esse é o principal?

Quais são os transistores de driver? MJE15033 e MJE 15032?

Abraços

Electric Effects

Handmaker
Eu já arrumei um Marshall Bi-Chorus stereo de 200W no total, ele usava esse esquema de aterramento ai junto com 2 diodos parrudos em anti-paralelo. Nesse Marshall os "triângulos" eram juntados todos num só ponto e então depois de passar pelo resistor de 10 ohms era passado para o chassis.
Mas você pode fazer igual no desenho, pega o terra geral do circuito e liga ele por meio do resistor + capacitor + ponte de diodos bem perto do terra da tomada isso encostado no chassis.