Handmades</center>

*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 25 de Abril de 2018, as 05:46:22

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Páginas:  1 [2]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Ajuda na compra de um Giannini Thunder Sound ou construção de um Bassman  (Lida 683 vezes)
Emachado
Iniciante
*

« Responder #15 : 11 de Abril de 2018, as 21:54:06 »

Que amplificador!!!

De fato, creio que não será necessária nenhuma modificação para guitarra. Está lindo o som. Encorpado, com graves bem nítidos, médios e agudos na medida (só toquei com strato até agora).

Obrigado pelas dicas dos colegas.

O gabinete 2 x 12 com os Noviks deve ser em 4Ohms. Estão ligados em paralelo.
Será que pode danificar o head? Convém religar o fio verde do transformador de saída?

Outro ponto, posso trocar o capacitor danificado que está nele de 50+50uf 350v por outro de 500v? Creio que está voltagem deve ser de tolerância do capacitor. Isso?
Administrator
Handmaker

« Responder #16 : 11 de Abril de 2018, as 22:55:49 »

Poderia ser muito bom para a durabilidade das válvulas de saída, se você ligasse o fio verde nos jacks de saída.

Uma coisa, mantenha o fio amarelo na mesma posição que chega na PCB.  Desligue o fio que sai do jack de saída na PCB e ligue no fio verde do transformador.
Caso tenha dúvidas pergunte. Huh?

Pode trocar o capacitor pelo de 500v. O de 350 deve ser mais barato, mas se não encontrar um assim o de 500 é até melhor. Verifique cuidadosamente se não há nenhum outro capacitor desses com problemas, aí é um trabalho só.

Smiley
Iniciante
*

« Responder #17 : 12 de Abril de 2018, as 16:43:08 »

Tenho pouco conhecimento mas tenho certeza que uma saída de 8 ohms não trabalha corretamente com uma caixa de impedância menor, inclusive com riscos de danificar o transformador de saída, e eu te digo você NÃO vai querer estragar esse transformador de saída, pode até ser maior, o ideal é que seja a mesma impedância.
Questione sempre!!!
Emachado
Iniciante
*

« Responder #18 : 22 de Abril de 2018, as 23:28:58 »

Boa noite colegas.

Nesta semana chegam meus capacitores da fonte e vou aproveitar para mudar a saída para 5,3 Ohms (fio verde) conforme dicas dos colegas.

Ainda algumas dúvidas:
1- Convém fazer novo ajuste de bias? Qual o valor apropriado?
2- Convém trocar o eletrolítico do circuito de bias -B?
3- Convém trocar os capacitores de poliéster de áudio por modelos mais modernos?
Administrator
Handmaker

« Responder #19 : 23 de Abril de 2018, as 11:29:12 »

1- Você pode checar e ver se a corrente de bias está nos valores aceitáveis. Para isso você terá que inserir um resistor de 1ohm 2W entre o cátodo e o terra de cada 6L6GC, para poder medir indiretamente a corrente de cátodo. Valores entre 40mV (40mA) e 45mV (45mA), podem ser bons para esse amplificador.
2- Normalmente é bom trocar os eletrolíticos do amplificador. Eletrolíticos antigos funcionam, mas é bom manter a atenção sobre eles.
3- Esses capacitores coloridos funcionam bem. Eu sempre verifico se não há rachaduras no invólucro, próximo aos terminais. Caso haja alguma, troque.
 Smiley
Iniciante
*

« Responder #20 : Hoje às 00:16:32 »

Como vou trocar o capacitor do circuito de bias, terei que conferir ou mesmo ajustar.

Para ajustar o bias devo:
1- Interromper a ligação do pino 8 ao terra?
2- Instalar dois resistores de 1 Ohms "casados" entre o pino 8 e chassis para cada válvula?
3- Posso deixar estes resistores no amplificador? Creio que não vá interferir no uso posterior do amplificador.

Matec, fiquei confuso com o esquema e dados deste tópico abaixo, no qual você contribuiu com o usuário Djentleman.

http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=4969.0

Nas fotos do amplificador dele aparecem apenas 3 capacitores duplos na fonte.
No esquema do Thunder Sound III constam para a fonte 2 capacitores 50+50uf 350v ligados em série e outros 3 de 20+20uf 350v.
No meu não é esta a configuração de capacitores na fonte. São 4 capacitores duplos de 50uf. Houve troca de pelo menos um par destes, ou seja, não são todos originais.

Obrigado pela contribuição dos colegas.
Administrator
Handmaker

« Responder #21 : Hoje às 01:10:03 »

Emachado

1- Correto
2- Correto
3- Correto

Tenho certeza que o seu amplificador está mais original e mais correto que o amplificador daquele tópico.

Nesse seu amplificador, vejo um capacitor duplo de 50+50uF 350v, em série com outro de 50+50uF 350v; o que acaba por criar um único de 50uF por 750v. Aí vejo um de 20+20 por 500v o que resulta num  equivalente de 40uF por 500v. Mais um duplo capacitor usando os estágios de modo separado; um estágio de 20uf 500v, e no fim, mais um estágio de 20uF 500v.

Isso resulta em ---50uF---40uF---20uF---20uF.  A única diferença do esquema é o valor de 40uF.

Smiley
  Imprimir  

Ir para: