Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 29 de Março de 2024, as 04:50:05


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 ... 33 34 [35] 36   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: The Secret Weapon - Preamplificador de guitarra completo (Canal Clean + Sujo)  (Lida 321504 vezes)
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.272

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 447



« Responder #510 : 06 de Outubro de 2021, as 15:32:11 »

Recebi um alvará de algumas horas ontem (da patroa) e consegui fazer meu gabinete....
Apesar de muitos não concordarem com a aplicação de MDF para gabinetes, foi o material que tive disponível na hora, a montagem ficou tosca de tão simples, sem finger joint, com cola e parafusos mesmo...

A desvantagem do MDF versus o compensado é o peso muito maior ! Palavra de quem já pode fazer caixas com os dois tipos de materiais e prefere o compensado (a coluna cervical agradece  Smiley)
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Matheus Halme
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 69

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 18



« Responder #511 : 07 de Outubro de 2021, as 03:44:12 »

A desvantagem do MDF versus o compensado é o peso muito maior ! Palavra de quem já pode fazer caixas com os dois tipos de materiais e prefere o compensado (a coluna cervical agradece  Smiley)

Isso é fato boss _ Mdf é mais denso que compensado naval, minha opção foi pela disponibilidade no momento! Esse combo não pretendo ficar carregando, mas também não achei tão pesado. Quando finalizar a montagem vou pesar com tudo no lugar!

Os próximos serão preferencialmente em compensado naval e com finger joint  Ui
Registrado
Matheus Halme
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 69

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 18



« Responder #512 : 11 de Outubro de 2021, as 20:03:05 »

Bem, antes de fechar a eletrônica do TSW resolvi testar um circuito chinês de reverb baseado no PT2399 no qual paguei uma merreca (cerca de R$9,00) e para minha surpresa, funcionou bem! Claro que não estamos falando de um efeito comparável a um bom reverb de molas, mas a ambiência é aprazível e casou muito bem com o conjunto, é impressionante a qualidade do TSW. Como disse o próprio Haroldo, nesses anos ele só não testou o TSW com queijo  Cheesy

Quem quiser adicionar uma ambiência legal ao seu amplificador gastando pouco, acho uma ótima pedida. Detalhe, o circuito aceita alimentação de 6 a 15V DC (no meu caso puxei uma perna da alimentação do TSW) e existe opção de utilizar mais um potenciômetro/trimpot para controle "depth" do efeito (mod que não fiz, só liguei e saí tocando).  Legal!

O TSW merece um reverb de molas a altura de sua construção, mas por enquanto por razões puramente econômicas, vou seguir com essa montagem.

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)
Registrado
Sergiodam
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 599

Obrigado
-Dado: 85
-Recebido: 122



« Responder #513 : 11 de Outubro de 2021, as 20:23:02 »


Quem quiser adicionar uma ambiência legal ao seu amplificador gastando pouco, acho uma ótima pedida. Detalhe, o circuito aceita alimentação de 6 a 15V DC (no meu caso puxei uma perna da alimentação do TSW) e existe opção de utilizar mais um potenciômetro/trimpot para controle "depth" do efeito (mod que não fiz, só liguei e saí tocando).  Legal!

Muito boa a dica...  Legal!  Tem o endereço de onde você encontrou essa placa?
Registrado
Matheus Halme
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 69

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 18



« Responder #514 : 11 de Outubro de 2021, as 20:49:27 »

Muito boa a dica...  Legal!  Tem o endereço de onde você encontrou essa placa?

Sergio eu comprei com esse vendedor do Aliexpress, já faz um mês ou dois, me lembro que com cupom etc ficou nesse valor que falei, comprei 3 plaquinhas. Segue o link:

https://pt.aliexpress.com/item/1005001638747835.html?spm=a2g0o.productlist.0.0.6c1372a97M7b6X&algo_pvid=4e55e674-01fb-4b9d-b4c7-6b93faae3edc&algo_exp_id=4e55e674-01fb-4b9d-b4c7-6b93faae3edc-0&pdp_ext_f=%7B%22sku_id%22%3A%2212000016927777580%22%7D

Aproveitando, queria te agradecer pela ajuda, montei o pré Twin com seu layout e postei umas fotos num outro tópico, vou acabar montando um híbrido com ele e um gabinete + power de Nux 50w que comprei a troco de pinga! Muito obrigado!  Legal!
http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=12426.msg199060;topicseen#new
Registrado
Diego Bueno
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 171

Obrigado
-Dado: 51
-Recebido: 20


I'm back again


WWW
« Responder #515 : 29 de Outubro de 2021, as 16:41:28 »

Bom dia, senhores. Estou utilizando esse tópico apenas para não criar outro desnecessariamente. Mas, se acaso houver qualquer problema nisso, por favor, me corrijam. Tentarei ser breve e claro.

Após sucesso nos testes do TSW usando um gabinete tipo "Head", decidi montar um combo, imitando o estilo do Orange CrushPix 35LDX. Porém após montagem no novo chassi, ele está apresentando muito ruido. Vou especificar o material que utilizei e o que foi feito até o momento, para que possam me dar uma luz, pois com certeza estou deixando algo passar batido.

PS: O ruído, sem o cabo da guitarra plugado na entrada do pré, aumenta quando aproximo minha mão do cabo que liga o jack à placa. Com a guitarra plugada, o ruído diminui, não aumenta quando aproximo minha mão do cabo, mas ainda muito audível e continuo. Estou utilizando jacks plasticos.

Estou revisando toda a montagem, até pelo fato de ter montado os potenciômetros fora da placa, mas eu ACHO que tenha algo à ver com aterramento deficiente, pelos seguintes motivos:

- No canal limpo, o "agudo" comanda o volume, e o volume comanda o agudo (e adiciona mais ruído quando no máximo)

- A chapa utilizada para o chassi é a carcaça de um microondas velho, já com pintura epoxy/eletrostática branca, que acredito impedir o contato do potenciometro com o chassi afetando o aterramento.

- Como os jacks são de plastico fui obrigado à puxar um fio da malha, do cabo que liga o jack à entrada do pré, e ligà-lo na carcaça. O ruído diminuiu, mas pouco.

- O power é um TDA7293 que está em contato direto no dissipador. Como a carcaça do TDA não pode ser aterrada, isolei o dissipador de qualquer contato com o chassi, ou seja, o dissipador se tornou "parte" do TDA, mas está "flutuando" sem contato com nada. Para prender o conjunto, o dissipador foi parafusado em um sarrafo de madeira. O mais estranho é que quando coloco a mão no dissipador do TDA o ruido diminui, tal qual quando coloco a mão no chassi ou nas cordas da guitarra, como se o dissipador estivesse aterrado. Mas utilizando o multimetro testei todos os possíveis pontos de contato do dissipador com o chassi, e não encontrei qualquer problema.

O que me intriga é que montei tudo exatamente como estava no gabinete antigo. No gabinete antigo, todo de madeira com apenas a "frente" em metal, estava tudo estava bagunçado, transformadores e power soltos, e mesmo assim funcionou muito bem.

Enfim, se alguem puder me dar uma luz, agradeço. Como disse, estou revisando toda a montagem, mas posso ter deixado algo passar batido. Inclusive tenho outro power, TDA7294, com fonte já inclusa, vou testá-lo também.

No link abaixo está uma foto da montagem atual. Os fios preto e vermelho que ligam o jack à placa, no lado direito da foto, ja foram substituidos por cabo adequado (estéreo, 2 vias + malha, era o que eu tinha no momento).

https://i.imgur.com/XQ5x3is.jpg
Registrado
Sergiodam
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 599

Obrigado
-Dado: 85
-Recebido: 122



« Responder #516 : 29 de Outubro de 2021, as 19:05:27 »

Oi, Diego. Parece mesmo algo com aterramento. Nos que eu montei eu utilizei cabos blindados no caminho do sinal de áudio (jack de entrada, de saída e comunicação com o power), também fiz o aterramento tipo estrela e posicionei os transformadores a 90 graus um em relação ao outro. Isso resolveu o problema de ruído. Abração.
Registrado
Diego Bueno
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 171

Obrigado
-Dado: 51
-Recebido: 20


I'm back again


WWW
« Responder #517 : 29 de Outubro de 2021, as 19:10:58 »

Também fiz o aterramento tipo estrela e posicionei os transformadores a 90 graus um em relação ao outro. Isso resolveu o problema de ruído. Abração.

Obrigado, Sergio, farei isso. Vou remover a tinta em um ponto do chassi pra fazer o aterramento dessa forma, e mudar a posiçao dos transformadores, visto que estão patalelos.
Registrado
nediam_461
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 42

Obrigado
-Dado: 2
-Recebido: 2


« Responder #518 : 04 de Setembro de 2022, as 14:08:55 »

Boa Tarde Pessoal,

Terminei meu TSW e estou usando com ele com a placa chinesa com TDA 7293. Por hora tudo certo, a única questão que tive foi o tal tum do alto falante, quando liga e pior ainda quando desliga. Coloquei um pot de volume na entrada do power, para sempre ligar e desligar o amp com a entrada do power no ground (volume mínimo), o que resolveu. Tem alguma outra forma de fazer?

Também detectei que o tum vem dos capacitores (C17 e C18) de saída do buffer do TSW, fiz um teste sem eles no circuito e não teve o barulho no falante.

Alguém também teve esse problema? E o tum acontece mesmo com os volumes do pré tudo no mínimo, tanto pro canais limpo e sujo.
Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #519 : 04 de Setembro de 2022, as 15:28:39 »

Boa Tarde Pessoal,

Terminei meu TSW e estou usando com ele com a placa chinesa com TDA 7293. Por hora tudo certo, a única questão que tive foi o tal tum do alto falante, quando liga e pior ainda quando desliga. Coloquei um pot de volume na entrada do power, para sempre ligar e desligar o amp com a entrada do power no ground (volume mínimo), o que resolveu. Tem alguma outra forma de fazer?

Também detectei que o tum vem dos capacitores (C17 e C18) de saída do buffer do TSW, fiz um teste sem eles no circuito e não teve o barulho no falante.

Alguém também teve esse problema? E o tum acontece mesmo com os volumes do pré tudo no mínimo, tanto pro canais limpo e sujo.

 A princípio não deveria acontecer nada disso. Deve ter algum equívoco na ligação da fonte, principalmente no aterramento. Verifique se está tudo feito corretamente, e mostre como você ligou os módulos: TSW, Power e fonte.

 Smiley
« Última modificação: 04 de Setembro de 2022, as 15:29:10 por Matec » Registrado
Doug
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 925

Obrigado
-Dado: 84
-Recebido: 122



« Responder #520 : 04 de Setembro de 2022, as 16:24:22 »

o TDA7293/94 e outros da série possuem um circuito para evitar os "pops" ao ligar e desligar o amplificador, esse controle é feito pelo resistores e capacitores ligados aos pinos de Stand-by e mute, cruze os valores usados nessa placa com os encontrados no datasheet e veja se não há alguma discordância.
Registrado

Essa Estória de viver em paz, não me satisfaz
nediam_461
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 42

Obrigado
-Dado: 2
-Recebido: 2


« Responder #521 : 04 de Setembro de 2022, as 22:50:04 »

Boa Noite,

Vou conferir a placa TDA, mas a principio nao deve ser ele, pois sozinho sem o TSW ele não faz o tum no falante.

Quanto as fontes, a fonte simétrica é do pdf -12VDC e +12VDC, sendo que fiz ela externa e ligo no TSW via 2 jacks P4.

O ground esta na carcaça do gabinete.

Para o TDA uso outro transformador direto na placa chinesa, ja tem a fonte retificadora. Esquema da ligação dos Jacks. O fio verde com marcação de terra, é esse que esta ligado na carcaça.







« Última modificação: 04 de Setembro de 2022, as 22:53:43 por nediam_461 » Registrado
Lamer
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.629

Obrigado
-Dado: 79
-Recebido: 105


« Responder #522 : 05 de Setembro de 2022, as 07:51:54 »

Olá!
Nediam_461, se possível, poste fotos da sua montagem.
Uma inspeção visual ajudará bastante na detecção de possíveis problemas.
At.te.
Registrado
Doug
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 925

Obrigado
-Dado: 84
-Recebido: 122



« Responder #523 : 05 de Setembro de 2022, as 09:32:57 »

Por esse diagrama da montagem, aparentemente você já tem um problema de loop de terra, com a ligação entre os jacks, placas e chassi.
se a montagem estiver realmente como nessa imagem, recomendo que você escolha um ponto do chassi como terra e ligue todas as conexões ali, o terra da placa, da fonte e de todos os jacks, sempre partindo desse mesmo ponto, como um asterisco * (é o aterramento em estrela).
esse esquema de ligar a placa no terra, da placa puxar terra para os jacks e saida normalmente é uma fonte de ruido.

se o power e o pré estão no mesmo gabinete, o terra de ambos deve ser ligado nesse mesmo ponto, independente de terem fontes independentes e se estiver usando cabo blindado para ligação entre eles, a malha deve estar ligada em apenas um lado (o mesmo vale para qualquer jack).


======
editando para adicionar imagem.
« Última modificação: 05 de Setembro de 2022, as 09:58:36 por Doug » Registrado

Essa Estória de viver em paz, não me satisfaz
nediam_461
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 42

Obrigado
-Dado: 2
-Recebido: 2


« Responder #524 : 06 de Setembro de 2022, as 10:21:15 »

Bom dia,

As imagens:




Marquei em verde meu ponto único de terra. Mas, depois interligo os terras via Jacks, vou fazer as alterações então conforme acima.



-----


-----
Fiz assim agora, vou testar mais tarde.

« Última modificação: 06 de Setembro de 2022, as 11:57:04 por nediam_461 » Registrado
Páginas:  1 ... 33 34 [35] 36   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.081 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal