Fim das lâmpadas incandescentes

Started by xformer, 04 de July de 2012, as 09:37:28

Previous topic - Next topic

Marcos Câmara

*
Iniciante
Mateus 11:28
Nesse caso a lâmpada estará trabalhando com aproximadamente 50% da sua capacidade o que aumenta a vida útil, mas diminui a luminosudade na mesma proporção.

alfredo

Guest
Sim, mas ele disse que nào precisava de uma luz muito forte... e comprou uma lampada "potente" (150W) devia estar usando uns 70W dela...

diego.fcs

Colaborador
  1. diego.fcs@hotmail.com
Em minha casa todas as lâmpadas são econômicas, que iluminam amarelado, somente a da churrasqueira é a incandescente, já estão instaladas faz uns 2 anos, e nenhuma queimou ainda. As econômicas finalmente tem ficado mais barato e tem aparecido mais modelos, como as de 85W, que substituem as de vapor de sódio e/ou metálicas de 250W. O LED aqui no interior tá demorando um pouco para chegar as novidades, por enquanto somente lâmpadas "pequenas" e de pouca luminosidade, vi alguns projetores LED aqui bem bacanas, porém o preço não tem ajudado.
Parem o mundo que eu quero descer.

xformer

Administrator
DIY Freak
e^(i x pi)+1=0
Quote from: Marcos Câmara on 05 de July de 2012, as 09:33:02
Nesse caso a lâmpada estará trabalhando com aproximadamente 50% da sua capacidade o que aumenta a vida útil, mas diminui a luminosudade na mesma proporção.

Meu pai usava o mesmo artifício para a lâmpada de um lustre que ficava sobre a escada e portanto era dificílimo de trocar a lâmpada quando ela queimava, pois era um local alto e sem jeito pra colocar escada móvel. Usando uma de 220V 150W no local de 110V, o brilho era menor, mas suficiente pra iluminar a escadaria, já que ninguém ia ficar parado lendo nos degraus.

No caso, não seria 50% da potência, mas apenas 25%, já que ao diminuir a tensão por 2, a potência cai pelo quadrado, ou seja 4.
O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.

bec2010

Guest
Eu até tentei usar essas lâmpadas econônicas, coloquei em toda minha casa, achei umas porcarias, agora já subtitui todas por incandescentes.

Se não houver uma tremenda melhora na qualidade e preço o negócio vai ser contrabandear lampadas incandescentes...

diego.fcs

Colaborador
  1. diego.fcs@hotmail.com
Quote from: bec2010 on 05 de July de 2012, as 11:11:54
Eu até tentei usar essas lâmpadas econônicas, coloquei em toda minha casa, achei umas porcarias, agora já subtitui todas por incandescentes.

Se não houver uma tremenda melhora na qualidade e preço o negócio vai ser contrabandear lampadas incandescentes...

Cara, eu nunca gostei delas, mas como agora tem delas "amarelas", a iluminação fica quase igual das incandescentes, e não mais branco. Tem que comprar de marcas boas para durar bastante, em casa é tudo de 20 a 25W, mais que isso não precisa.
Parem o mundo que eu quero descer.

Jairo

Handmaker
É muita falcatrua, com um pouquinho de vadiagem
Para ambientes internos, tipo a nossa residência, a luz amarela é mais aconchegante. Todos os ambientes de alta rotatividade, onde é necessário que as pessoas vão embora rápido (tipo uma lanchonete fast food, por exemplo) usam a luz branca
Nunca desista do seu sonho. Se acabou numa padaria, procure em outra!

Marcos Câmara

*
Iniciante
Quote from: xformer on 05 de July de 2012, as 11:03:39
No caso, não seria 50% da potência, mas apenas 25%, já que ao diminuir a tensão por 2, a potência cai pelo quadrado, ou seja 4.

Realmente Xformer. Fiz uns calculozinhos relacionando potência, corrente N e resistência. Fica em torno de 1/4 mesmo.

alfredo

Guest
Realmente esse lance da luz ser branca é ruin para alguns ambientes... então em casa ficou assim:
Quartos, salas de estar, etc... Luz amarela
Banheiro, cozinha, escritório, etc... Luz branca... Fica muito bom!

xformer

Administrator
DIY Freak
e^(i x pi)+1=0
Quote from: Marcos Câmara on 05 de July de 2012, as 13:26:31
Quote from: xformer on 05 de July de 2012, as 11:03:39

Realmente Xformer. Fiz uns calculozinhos relacionando potência, corrente N e resistência. Fica em torno de 1/4 mesmo.

Na verdade eu fiz uma simplificação também porque a resistência da lâmpada é altamente dependente da temperatura que o filamento atinge (filamento frio = resistência baixa, filamento incandescente = resistência mais alta), se a tensão for menor a potência será menor, então o filamento não vai brilhar tanto e vai ter temperatura menor. Com isso, a resistência do filamento sob 110V não vai ser igual (vai ser menor) à resistência do filamento em 220V, de forma que a potência em 110v não deve chegar a 1/4 da original, mas um pouco acima. Mas é difícil prever por cálculo, teria que medir mesmo.

-----

Quote from: Jairo on 05 de July de 2012, as 13:05:50
Para ambientes internos, tipo a nossa residência, a luz amarela é mais aconchegante. Todos os ambientes de alta rotatividade, onde é necessário que as pessoas vão embora rápido (tipo uma lanchonete fast food, por exemplo) usam a luz branca

Deve ser por isso que no trabalho, no escritório (com luz fluorescente branca), não vemos a hora de chegar o fim do expediente e ir embora ha ha ha ha
O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.

Marcos Câmara

*
Iniciante
Quote from: xformer on 05 de July de 2012, as 13:49:12
Deve ser por isso que no trabalho, no escritório (com luz fluorescente branca), não vemos a hora de chegar o fim do expediente e ir embora ha ha ha ha

De repente me deu uma vontade de ir para casa...  :-)

Espanhol

Hand MasterMind
Troca as lâmpadas aí Marcos...dá pra trabalhar até as 22:00 >d
"Quando falares, cuide para que suas palavras sejam melhores que o silêncio".

Marcos Câmara

*
Iniciante
Pô, que sacanagem Espanhol. _

Em época de Imposto de Renda eu trabalho até mais tarde mesmo...

felixmeirelles

Guest
Voltemos as velas, são muito mais econômicas e algumas ficam acesas mais de 7 dias.  :anjo:

xformer

Administrator
DIY Freak
e^(i x pi)+1=0
QuoteNa verdade eu fiz uma simplificação também porque a resistência da lâmpada é altamente dependente da temperatura que o filamento atinge (filamento frio = resistência baixa, filamento incandescente = resistência mais alta), se a tensão for menor a potência será menor, então o filamento não vai brilhar tanto e vai ter temperatura menor. Com isso, a resistência do filamento sob 110V não vai ser igual (vai ser menor) à resistência do filamento em 220V, de forma que a potência em 110v não deve chegar a 1/4 da original, mas um pouco acima. Mas é difícil prever por cálculo, teria que medir mesmo.

Bom, há pouco eu medi e fiz o experimento de reduzir a tensão pra metade de uma lâmpada de 12V (não tinha de 220V e porque fica mais fácil de medir em DC com fonte variável) e também com uma válvula.  O que aconteceu é que a corrente não caiu pra metade, mas ficou em 66% da corrente nominal, o que significa que a potência fica em torno de 1/3 da potência nominal em tensão nominal. Isso porque a resistência tanto da lâmpada como do filamento da válvula, não se manteve igual, com uma tensão menor.
Só pra terem uma idéia de como varia a resistência dos filamentos com a temperatura, uma lâmpada de 127V 60W  fica com uma resistência de 127^2/60 = 268 ohms quando ligada e de apenas 18 a 19 ohms quando fria, uma variação de mais de 14 vezes (lógico que ao ligar, quase instantaneamente a lâmpada atinge a temperatura e resistência normal de trabalho e estabiliza). Na válvula, essa estabilização demora um pouco mais e a fonte da tensão (com retificação e regulação) de filamentos tem que aguentar esse surto maior de corrente por causa da baixa resistência inicial, se for somente o transformador alimentando os filamentos (AC) geralmente ele suporta isso.