Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Março de 2024, as 12:25:37


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 2 [3] 4 5 ... 16   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: HTM1-3 Diário de Montagem (O JTM1 Handmades)  (Lida 171846 vezes)
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #30 : 25 de Outubro de 2013, as 14:52:29 »

Algumas medições que fiz com o transformador de saída e as 12AU7 em PP, com resistor de catodo de 510 ohms (capacitor de 10uF em paralelo) comum aos dois triodos e uma derivação de 82 ohms pra cada catodo. Na prática é como se tivesse 1100 ohms pra cada catodo, bias de -15,7V. Fonte de 250V e regulados.  Apenas que usei o PI com a 12AU7 e não 12AX7 e não tem a etapa do tone stack e sem feedback.

A carga é uma resistência de 8 ohms 40W (duas de 4 ohms 20W).

Impedância de primário placa a placa e tensão na carga:
32,6k ohms   -    2,40Vrms
24,7k ohms   -    2,44Vrms
21,4k ohms   -    2,45Vrms
20k ohms      -   2,46Vrms
16k ohms      -   2,44Vrms
12,5k ohms   -   2,36Vrms
10k ohms      -   2,29Vrms

Medições com multímetro true rms  a 1kHz.

O sinal de saída tinha um pouco de distorção, tava difícil conseguir um sinal clean, mas nesse nível de tensão, se consegue 750mW (em 20k). O máximo deu 3,1Vrms com clipping, mas mais de 1W de saída.






Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #31 : 25 de Outubro de 2013, as 15:35:00 »

YESSS  Legal!

Talvez seu transformador tenha melhor aproveitamento/qualidade que o meu e sua montagem esteja melhor elaborada.

O melhor do seu ampli foi em 20k.

Mas é por aí!

Qual a tensão da fonte?   Já vi.

Aproveitando os ensaios verifique o desempenho com outros resistores de cátodo nas válvulas de saída.

O resistor de cátodo da inversora também alterou o desempenho do circuito ( eu consegui o melhor com 470R, mas nesses testes não tinha o capacitor bypass de 10 uF em paralelo), deu menos distorção nesse estágio,

Também nos testes que fiz não deixei nenhum nível de distorção na onda, no seu teste acredito que haja uns 5%. (olhômetro  Grin)

Depois por favor você poderia me passar os specs desse seu transformador?

Parabéns.
-----------------------------------------------------------------
Prá não faltar com minha parte aqui está o meu layout desse ampli, Talvez muitos não gostem dos meus aterramentos, mas eles são "bonzinhos". Funcionam..

Minha idéia é deixar as válvulas do lado cobreado.
LAYOUT TESTADO




LAYOUT TESTADO
Qualquer dúvida não gritem...

Abs
« Última modificação: 14 de Janeiro de 2016, as 19:55:56 por Matec » Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #32 : 25 de Outubro de 2013, as 16:05:42 »

Como eu usei no PI (inversor de fases) a 12AU7, o resistor de catodo ficou em 6k1  (3k9+2k2) e dois resistores de 47k nos braços.  Daí saem dois caps de 39nF com resistor de 220k para as grades dos triodos de saída. Antes do PI tem um estágio de amplificação com o triodo restante da 12AU7, com resistor de placa de 100k, resistor de catodo de 6k8 paralelo com cap de 10uF.  Ou seja só tem duas 12AU7, pois não tem o controle de tom.  Veja que o feedback diminui o sinal e a distorção. Como eu não usei feedback ...

Eu comecei com valores mais altos para o resistor de catodo do estágio de saída, e fui baixando até os 510 ohms e parei.  Com valores mais altos a distorção é maior e assimétrica.

O transformador deve ter uma potência de 3 a 4W máximos.  Primário PP, com resistências do enrolamentos de 183,1 ohms num braço e 183,5 ohms no outro (ficou bem balanceado).  A impedância do primário eu consigo alterar, conectando a carga de 8 ohms a taps diversos no secundário (6 fios), assim consigo obter 14 valores diferentes para a impedância refletida no primário: 3,5k  5,5k   10k  10,4k  12,5k 16k  20k  21,4k  24,7k  32,6k  85k(2 vezes)  115k  222k e 1,4M.  Fiz com núcleo comum (grão não orientado) de 3/4".  O pessoal da CROW me arrumou um pouco de fio (valeu Thiago) e pude fazer o transformador tipo Hammond universal bem versátil.

Mas já está perto do 1W.
« Última modificação: 25 de Outubro de 2013, as 16:11:23 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #33 : 25 de Outubro de 2013, as 16:52:02 »

Minhas medições foram feitas com a carga de falantes(2x de 12" 4r em série), que não são lineares e provavelmente não tenham resistência ôhmica de 8R cravados, (isso eu acho que também não havia comentado Roll Eyes ), talvez se eu tivesse utilizado o resistor tivesse obtido um desempenho melhor. Mas o som desse arranjo é que me levou a continuar a trabalhar nesse projeto.  Angry
Altas possibilidades...
Registrado
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #34 : 29 de Outubro de 2013, as 20:48:09 »

Peraí...

Vocês estão dizendo que o esquema da primeira página funciona? Ou é melhor esperar por alterações?

Desculpa por dar uma de chupim, mas meus conhecimentos estão mais na praia dos "acabamentos" do que na de eletrônica...

Em tempo: já disse que amo vocês?
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #35 : 29 de Outubro de 2013, as 22:19:23 »

Finck

O esquema da primeira página funciona, não tenho dúvidas. Só não posso garantir 100% de compatibilidade com o esquema do Marshall JTM1, visto que tive que ficar esquadrinhando fotos para obter aquele esquema.  Batendo Cabeça

Mas não se preocupe, dentro de alguns dias vamos ver se minha vista, e uma certa experiência em tirar esquemas, vai render bons frutos. A placa cujo layout aparece aí acima já está pronta e quase totalmente montada. Os testes começam logo nesta semana.  Guitarrista
(Num teste anterior eu achei o som bem bacana.)

Citar
Em tempo: já disse que amo vocês?

Pára com isso!
Esses caras perdem a compostura só em ouvir falar em "Valvulados" Cheesy Cheesy Cheesy Cheesy
Abs
Registrado
Marcel.
Visitante
« Responder #36 : 30 de Outubro de 2013, as 17:30:31 »

Roendo as unhas aqui pra ver esse "amp do século"!
Registrado
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #37 : 30 de Outubro de 2013, as 18:33:26 »

Consideremos como "homenagem Handmades a memória de Jim Marshall"...
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #38 : 30 de Outubro de 2013, as 21:58:27 »

Consideremos como "homenagem Handmades a memória de Jim Marshall"...

Então 1 hora de rock em Homenagem ao Jim e ao seu legado:

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)
Metaleiro Guitarrista Head Banger

Bom, agora um pouco mais do trabalho.
Prá quem acha que a placa vai ficar muito complicada dá só uma olhadinha:
















Ela poderia ter ficado bem menor, mas assim é fácil de se localizar e inserir componentes.
Pode ser usado o modo de todos os componentes e válvulas no mesmo lado, mas aí tem que se inverter a máscara antes da corrosão.

Parece que quando se tem algo simples para se fazer, vem sempre algo prá complicar.  Bufando
Não encontro algumas ferramentas para trabalhar no chassis, acho que vou ter que arrumar a "oficina".

Até mais.
« Última modificação: 14 de Janeiro de 2016, as 20:07:53 por Matec » Registrado
Nefi
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 428

Obrigado
-Dado: 82
-Recebido: 70


« Responder #39 : 31 de Outubro de 2013, as 23:25:34 »

tenho pesquisado bastante sobre o jcm1... Como você disse Matec, está difícil de encontrar fotos em que os componentes estejam bem visíveis. Agora, será que esse circuito do jtm com o tonestack do jcm original, seria o que está por trás desse mistério?
Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #40 : 31 de Outubro de 2013, as 23:58:32 »

tenho pesquisado bastante sobre o jcm1... Como você disse Matec, está difícil de encontrar fotos em que os componentes estejam bem visíveis. Agora, será que esse circuito do jtm com o tonestack do jcm original, seria o que está por trás desse mistério?

Eu creio que não. O Projetista do JCM1 falou que esse modelo foi baseado no modelo 2550 ou 2555, não me recordo ao certo, e tudo leva a crer que foi isso mesmo. Mas como a minha proposta é fazer "o" ampli JCM1, ainda não quero afirmar que o esquema que eu tenho estado desenhando "é" o próprio.

Então: quanto a esse HTM1-3

Já está mais perto...

Logo mais vão começar os testes...

Look:



(Desculpem a baixa resolução atualmente só tenho essa Webcam para tirar fotos...)

Vamos lá!  Metaleiro  Guitarrista  Guitarrista  Head Banger

  
« Última modificação: 14 de Janeiro de 2016, as 20:11:02 por Matec » Registrado
Nefi
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 428

Obrigado
-Dado: 82
-Recebido: 70


« Responder #41 : 01 de Novembro de 2013, as 07:35:43 »

Entendi. Não havia visto essa informação. Mas está ficando bem legal!!!

Quais controles tem?

Curiosidade: Vi que o boost do jcm1 é baseado na clipagem do 2550. Você fez a associação dos diodos e leds no seu projeto?  Guitarrista
Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #42 : 01 de Novembro de 2013, as 23:15:47 »

Entendi. Não havia visto essa informação. Mas está ficando bem legal!!!

Quais controles tem?

Curiosidade: Vi que o boost do jcm1 é baseado na clipagem do 2550. Você fez a associação dos diodos e leds no seu projeto?  Guitarrista

Olá Nefi

Ele está com volume, agudos, médios e graves. O interessante foi o projetista do ampli falando que ele apresentou um protótipo do JTM1 só com volume e Treble, ( a ideia dele era implementar tudo depois), mas o ampli foi aprovado só com o treble mesmo.

No JTM1 o circuito é assim mesmo, sem diodos ou leds. No JCM1, aí sim, temos toda essa sessão de clipagem.

---------------------------------------------------------

As novidades são:

O amplificador funcionou de prima, O layout ficou justo não tive que fazer nada, a montagem ficou como está na foto, bem cleam. O que tem no esquema está ali.

Vamos ao que interessa.

Agora pouco (23:00 hs) eu mantive tudo em silêncio por aqui e fiquei escutando os ruidos produzidos pelo ampli. De frente aos falantes , a menos de 1 metro havia um ligeiro humming. Muito abaixo de qualquer nota dedilhada.

A maior desvantagem que eu senti: o ampli cruncha já em meio volume.

Agora as vantagens:

O ampli cruncha de meio volume prá cima.

O som é cristalino com ou sem distorção. Tem bastante agudo quando você “chama” ele. Mas tem um grave ... Que grave! Eu não pensei que com toda essa filtragem e brilho ainda aparecesse esse grave.

O brilho (capacitor de 1nF ligado no pot de volume) ainda é minha dúvida. Vou ver se sem ele o som melhora ou não.

Interessante é que mesmo crunchando o som da guitarra é o som da guitarra, a gente sabe que está distorcido mas continua tendo dinâmica e volume. É, o volume ainda cresce cerca de 50%, principalmente no médio e agudo.

Até parece que eu sou guitarrista.

Samples? Infelizmente só na semana que vem.

Não estarei em casa e só acompanharei o tópico com o notebook.

(Alguém conhece um guitarrista que faça testes em amplis?)

Agora as fotinhos:









Por enquanto é só.

Com calma vou postar o layout das PCBs.

Obrigado.
« Última modificação: 14 de Janeiro de 2016, as 20:20:48 por Matec » Registrado
Nefi
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 428

Obrigado
-Dado: 82
-Recebido: 70


« Responder #43 : 02 de Novembro de 2013, as 00:29:13 »

Ficou lindão Matec! Parabéns!!
Registrado
Electric Effects
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.941

Obrigado
-Dado: 352
-Recebido: 383



WWW
« Responder #44 : 02 de Novembro de 2013, as 00:36:37 »

Legal, acho que vou fazer esse ampli para meus testes, já que moro em apartamento, e já é hora de ter um ampli decente.
Registrado
Páginas:  1 2 [3] 4 5 ... 16   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.046 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal