Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 23 de Abril de 2024, as 03:33:55


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 ... 3 4 [5] 6 7   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Bypass - Comutação Eletrônica com Transistores Bipolares  (Lida 50929 vezes)
Chris
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.807

Obrigado
-Dado: 90
-Recebido: 64


Shut Up 'n Play Yer Guitar!


« Responder #60 : 06 de Agosto de 2012, as 03:12:28 »

Adiel

olha o que eu encontrei, que tinha esquecido de postar  Cheesy



Layout não testado!

obs: o valor correto de C3 e C4 é 220p



« Última modificação: 06 de Agosto de 2012, as 13:49:00 por Chris » Registrado

Shut Up 'n Play Yer Guitar!
Adiel
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.156

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837


Resistance is futile, if <1R


WWW
« Responder #61 : 06 de Agosto de 2012, as 07:55:05 »

Muito legal, Chris!    Legal!

Será que dá para atualizar os valores de C3 e C4 ali, para os 220pF?

Esse pdf ficou muito bacana, parabéns!   Bravo
Registrado

guitar_luthier
Visitante
« Responder #62 : 20 de Setembro de 2012, as 09:49:04 »

Muito bom o layout Chris! como sempre parabéns!!! Legal!
Registrado
EddieTavares
Visitante
« Responder #63 : 12 de Fevereiro de 2016, as 22:20:07 »

Galera, desculpe ressuscitar um tópico tão antigo,  mas, alguém teria aí a última versão do circuito?
Registrado
EddieTavares
Visitante
« Responder #64 : 11 de Novembro de 2016, as 15:16:05 »

Boa tarde galera.

Fiz uma pequena atualização pessoal no "projeto" original do Adiel, implementei o circuito algumas vezes em pedais meus e desta forma, estava ocorrendo um ploc, na verdade era mais um click, nada exagerado mas me causava um certo incomodo. Conversei um pouco com o próprio Adiel e ele me disse que o problema residia na descarga dos capacitores de acoplamento de saída dos pedais (quanto maior o valor do capacitor maior o ruido), a solução seria reduzir os valores, assim a descarga seria menor e o ruido poderia até sumir. Ok, reduzir os capacitores reduz sim o ruido de acoplamento, mas também levava uma parte das frequências graves.

Então me ocorreu que se as cargas e descargas dos capacitores demorassem uma fração de segundo a mais o ruido seria suavizado, e como fazer isso? Honestamente foi a primeira ideia: Incluir um capacitor (Cb1 e Cb9) em cada divisor resistivo e mais um resistor (Rb20 e Rb21) de valor alto para desacoplar o capacitor adicional ao buffer e minimizar alguma perda.



Fiz alguns testes e devo dizer que dificilmente vou usar true bypass novamente, o pedal eleito foi um Vibe baseado no Microvibe com um lfo baseado no CE2 da boss, além do click ter sumido totalmente, o áudio em bypass não apresentou mudança alguma em comparação ao true bypass, verifiquei isso com um pedal bypass que eu uso pra testar circuitos que eu implemento na protoboard.

Quem conhece os circuitos de chaveamento usados no mercado sabe que o que deteriora o sinal são os fets que adicionam distorção ao sinal, pois bem, este circuito não usa fets...

A única desvantagem é um pequeno fade in/out que ocorre quando é feita a comutação, mas ajustando os valores de Cb1, Cb9 e o capacitor de acoplamento de saída do efeito o problema é minimizado.


Registrado
Alfredo Padrao
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.452

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 311


"Fui eu que fiz"


WWW
« Responder #65 : 11 de Novembro de 2016, as 15:54:01 »

Eddie, Toda vez que liga o circuito vem em "Bypass", posição aleatória ou última posição deixada?

Abraços,
Alfredo
Registrado

EddieTavares
Visitante
« Responder #66 : 11 de Novembro de 2016, as 17:41:01 »

Alfredo

O conjunto do led e o resistor Rb10 tem que ter um valor baixo pra que o pedal ao ser alimentado com energia volte não acionado, como o pedal que eu montei é um vibe, eu conectei o led ao lfo e assim o pedal sempre volta acionado... Mas eu acho que há um jeito de resolver isso.

-----
Nos meus testes, os leds de alto brilho não são ideais pra este fim, prefira os comuns.
« Última modificação: 11 de Novembro de 2016, as 17:43:58 por EddieTavares » Registrado
Alfredo Padrao
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.452

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 311


"Fui eu que fiz"


WWW
« Responder #67 : 11 de Novembro de 2016, as 20:54:21 »

Ok, Obrigado!

Se entendi bem; neste caso, o conjunto LED + Rb10 que também está em paralelo com Rb7, tem menor resistência que Rb6, polarizando Qb1 (priorizando).  É isto mesmo?
Registrado

Adiel
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.156

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837


Resistance is futile, if <1R


WWW
« Responder #68 : 11 de Novembro de 2016, as 22:25:57 »

Eddie, sugiro usar um potenciômetro provisório no lugar de Rb8 e/ou Rb9, para determinar o melhor valor para o menor tempo de comutação sem ruído.  Já fiz isso há algum tempo, mas eu estava usando diodos para comutação, em conjunto com alguns resistores.  Depois usei apenas resistores e capacitores para temporizar a comutação, também, mas acabei abandonando o projeto há algum tempo, depois que consegui um canal para a aquisição das DPDTs e 3PDTs.  As chaves de contato momentâneo da época eram muito frágeis, ou muito feias...  Ui

Gostei do projeto, parabéns!  Bravo
Registrado

EddieTavares
Visitante
« Responder #69 : 12 de Novembro de 2016, as 12:42:16 »

Alfredo, Adiel

No pedal mais recente eu estava usando um capacitor de 220n na saida, como estava chaveando sem click algum, aumentei pra 1uf e então o fade começou a ocorrer, junto com isso eu também conectei o led ao lfo... Depois disso, quando alimentado o pedal já fica acionado.

Como o lfo inicia com a onda no vale, o lfo acaba escolhendo o lado menos resistivo, qual lado é menos resistivo? Demorei pra perceber,  mas é o lado do out por causa do capacitor maior, que funciona como um buraco sem fundo no início do funcionamento.
Registrado
Albuquerque
Visitante
« Responder #70 : 23 de Agosto de 2017, as 09:35:33 »

E aí EddieTavares, conseguiu alguma melhoria significativa no circuito? Estou procurando um circuito de chaveamento eletrônico e me deparei com esse do mestre Adiel, ligeiramente melhorado por você, e com o do Plautz com CD4066 se não me engano. Você testou o do Plautz também?
Registrado
EddieTavares
Visitante
« Responder #71 : 24 de Agosto de 2017, as 08:14:12 »

Albuquerque

Me mudei pra Blumenau no início do ano, de lá pra cá não consegui mais fazer meus testes, até consegui prototipar alguma coisa, mas não mas não consegui produzir quase nada...

O problema dos circuitos que chaveiam os sinal com fets é que estes possuem uma pequena resistência quando deixam passar os sinal e é como se você colocasse diodos na cadeia de sinal, de uma olhada nesta página:

Aqui comparando uma senoide sendo enviada diretamente para o osciloscópio e a mesma senoide passando por 2 pedais boss em modo bypass, note que o sinal original tem um pouco mais de amplitude, e que a senoide "processada" é mais grossa, isso porque os fets adicionam distorção ao sinal:


Usando somente os buffers não teremos esta distorção, o problema é um breve "mute", que não passa de 0,2 segundo. logicamente os bufers alteram o sinal, mas bem menos que os fets.
 
Honestamente não testei este circuito com o CD4066, mas acredito que sofra do mesmo mal dos fets, preciso testar, mas falta tempo...

https://guitarrasegambiarras.com/2013/05/09/bypass-eletronico/
Registrado
Albuquerque
Visitante
« Responder #72 : 24 de Agosto de 2017, as 08:38:18 »

Interessante o comportamento dos dois. Têm seus prós e seus contras, realmente! No meu caso eu iria adicionar esses sistemas de comutação eletrônica em amplificadores, para alternar entre 2 ou 3 efeitos que já vão de "brinde". É como se fosse o Predator TriEFX da Landscape. Se fosse pra colocar interruptores (true bypass), só achei DPDT. E eu quero acionar LEDs também.

Veja que ele possui interruptores momentâneos daqueles pequenos.

Seria mais ou menos por aí o interesse em bypass eletrônico. Então acho que no meu caso, uma pequena perda de sinal pode ser melhor que um atraso tipo fade, por menor que seja. O que você acha?
« Última modificação: 25 de Agosto de 2017, as 13:58:39 por xformer » Registrado
EddieTavares
Visitante
« Responder #73 : 24 de Agosto de 2017, as 17:24:56 »

Eu prefiro evitar os fets pra esse fim, o "fade" não me incomoda, nos meus pedais mais recentes eu só usei este tipo.

Mas no caso de comutação em amplificadores, que geralmente se tem um espaço enorme de sobra e uma fonte bem mais parruda do que em pedais eu usaria relês, outra opção interessante e bem silenciosa seria o uso de acopladores ópticos, se não me engano a Mesa/Boogie usa opto acopladores pra comutar os canais.

Honestamente nunca vi o uso de flip-flops para comutação de canais em amplificadores, não quero dizer que não existe, mas a grande maioria usa uma chave SPDT ou latch, a vantagem é que fica mais fácil de implementar um led indicador no controlador, cada canal pode usar apenas um par de fios e ainda ter o led indicador.
Registrado
Albuquerque
Visitante
« Responder #74 : 24 de Agosto de 2017, as 17:39:24 »

Entendo. Tipo, o TSW usa um rele como bypass não é? Será que daria pra implementar usando o circuito do esquema? E como se fazem os bypasses por opto-acopladores? Você lembra de algum esquema aqui no site?
Seria esse: http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=2708.msg53811#msg53811

-----
Referente a esse esquema que você postou:





Você ainda usar ele da mesma forma sem mudar nenhum componente, ou existe alguma atualização?
« Última modificação: 24 de Agosto de 2017, as 18:39:49 por Albuquerque » Registrado
Páginas:  1 ... 3 4 [5] 6 7   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.041 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal